Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Afinal quem descobriu o Brasil

5 participantes

Ir para baixo

Afinal quem descobriu o Brasil Empty Afinal quem descobriu o Brasil

Mensagem por Vitor mango Dom Jul 05, 2009 9:06 am

Pero Vaz Bisagudo
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Pêro Vaz Bisagudo de seu nome Pêro Vaz da Cunha de cognome Bisagudo. Seu pai, Luís Alvares Pais, mestre-sala de D. Duarte I e de D. Afonso V.

Bem colocado desde muito cedo na corte real pela influência de seu pai. D. João II encarregou-o em 1489 do comando de vinte caravelas para ajuda a um príncipe senegalês de etnia wolof ou Jolof, (baptizado com nome português, D. João Bemoin).

D. João de Bemoin tinha a sua autoridade local gravemente afectada assim D. João II, no interesse de estabelecer alianças e autoridade através dos regentes locais, enviou uma armada de 20 caravelas, no entanto esta decisão ocultava a verdadeira natureza da missão que era a de construir uma fortaleza nas costas do Senegal, devendo Pêro Vaz da Cunha tomar capitania quando terminada. No entanto não foi bem sucedido e a expedição acaba tragicamente.

Chegados á foz do rio Senegal e iniciada a construção da fortaleza, Pêro Vaz da Cunha assassina Bemoin por suspeitas de traição. João de Barros diz o seguinte sobre este episódio: "o que mais condenou á morte D. João Bemoin foi começar alguma gente adoecer por seu lugar, doentio que ele, Pêro Vaz, mais temeu que a traição, como quem havia de ficar na fortaleza, depois que fosse feita" (Década I liv. III, cap. VIII). Por este facto não mais foi chamado pela coroa para desempenhar qualquer outra missão.

Todavia o seu nome aparece ligado ao descobrimento do Brasil, mas apenas devido ao seu interesse pela cartografia. É referido na Carta de Mestre João como detentor de um mapa que indicava "o sytio desta terra, empero aquel mapamundi non certyfica esta terra ser habytada, o no: es mapamundi antiguo e ally hallará vosa alteza escrita tam byen la mina", o que reforça a tese dos que sustentam um anterior conhecimento do Brasil. Presume-se ser o mapa uma reprodução do Andrea Bianco (1448), onde parece indicada a "ixola otinticha, a ponête 1500 mile". Como obteve esse mapa é ainda hoje motivo de especulação.

[editar] Bibliografia

* I. da Costa Quintela. Annaes da Marinha Portuguesa, I parte, 2ª memória, Lisboa, 1975
* A. Teixeira da Mota, D. João Bemoin e a expedição Portuguesa ao Senegal em 1489, Lisboa, 1971.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117360

Ir para o topo Ir para baixo

Afinal quem descobriu o Brasil Empty Re: Afinal quem descobriu o Brasil

Mensagem por Viriato Dom Jul 05, 2009 11:17 am

Eu juro que não fui....
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Afinal quem descobriu o Brasil Empty Re: Afinal quem descobriu o Brasil

Mensagem por Admin Dom Jul 05, 2009 12:17 pm

Viriato escreveu:Eu juro que não fui....

mas eu juro que descobri varias Brasileiras que corriam atras kaduboy
Manguinhoooooooooooooooooooooooo


olha olha
Julgavam que eu era o pedro alvarez cabral
Admin
Admin
Admin

Pontos : 5709

Ir para o topo Ir para baixo

Afinal quem descobriu o Brasil Empty Re: Afinal quem descobriu o Brasil

Mensagem por RONALDO ALMEIDA Dom Jul 05, 2009 12:23 pm

EU DESCOBRI O Brasil EM 1986!!! Fiz LA Fortuna ATE 1996!!! Adoro o Brasil!!!
RONALDO ALMEIDA
RONALDO ALMEIDA

Pontos : 10367

Ir para o topo Ir para baixo

Afinal quem descobriu o Brasil Empty Re: Afinal quem descobriu o Brasil

Mensagem por Joao Ruiz Ter Jul 07, 2009 2:47 pm

Admin escreveu:
Viriato escreveu:Eu juro que não fui....

mas eu juro que descobri varias Brasileiras que corriam atras kaduboy
Manguinhoooooooooooooooooooooooo


olha olha
Julgavam que eu era o pedro alvarez cabral

Presunbenta e aguação, cadal quer toma a quea!
eheheheheheh
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Afinal quem descobriu o Brasil Empty Re: Afinal quem descobriu o Brasil

Mensagem por Admin Ter Jul 07, 2009 3:23 pm

RONALDO ALMEIDA escreveu:EU DESCOBRI O Brasil EM 1986!!! Fiz LA Fortuna ATE 1996!!! Adoro o Brasil!!!

Amigo Ronaldo eu fiz melhor
Descobri Portugal no Brasil
Olhei para aquele pais vasto gordo e imenso e esgravatei na historia para que queria Portugal Tanta Terra
e Descobri
Foi a maior descoberta que fiz ate Hoje


LUZ

andamos na rota do SOL boas praias mar por perto porque nos esta no sangue
Admin
Admin
Admin

Pontos : 5709

Ir para o topo Ir para baixo

Afinal quem descobriu o Brasil Empty Re: Afinal quem descobriu o Brasil

Mensagem por Vitor mango Qua Jul 08, 2009 1:14 am

Vitor mango escreveu:Pero Vaz Bisagudo
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Pêro Vaz Bisagudo de seu nome Pêro Vaz da Cunha de cognome Bisagudo. Seu pai, Luís Alvares Pais, mestre-sala de D. Duarte I e de D. Afonso V.

Bem colocado desde muito cedo na corte real pela influência de seu pai. D. João II encarregou-o em 1489 do comando de vinte caravelas para ajuda a um príncipe senegalês de etnia wolof ou Jolof, (baptizado com nome português, D. João Bemoin).

D. João de Bemoin tinha a sua autoridade local gravemente afectada assim D. João II, no interesse de estabelecer alianças e autoridade através dos regentes locais, enviou uma armada de 20 caravelas, no entanto esta decisão ocultava a verdadeira natureza da missão que era a de construir uma fortaleza nas costas do Senegal, devendo Pêro Vaz da Cunha tomar capitania quando terminada. No entanto não foi bem sucedido e a expedição acaba tragicamente.

Chegados á foz do rio Senegal e iniciada a construção da fortaleza, Pêro Vaz da Cunha assassina Bemoin por suspeitas de traição. João de Barros diz o seguinte sobre este episódio: "o que mais condenou á morte D. João Bemoin foi começar alguma gente adoecer por seu lugar, doentio que ele, Pêro Vaz, mais temeu que a traição, como quem havia de ficar na fortaleza, depois que fosse feita" (Década I liv. III, cap. VIII). Por este facto não mais foi chamado pela coroa para desempenhar qualquer outra missão.

Todavia o seu nome aparece ligado ao descobrimento do Brasil, mas apenas devido ao seu interesse pela cartografia. É referido na Carta de Mestre João como detentor de um mapa que indicava "o sytio desta terra, empero aquel mapamundi non certyfica esta terra ser habytada, o no: es mapamundi antiguo e ally hallará vosa alteza escrita tam byen la mina", o que reforça a tese dos que sustentam um anterior conhecimento do Brasil. Presume-se ser o mapa uma reprodução do Andrea Bianco (1448), onde parece indicada a "ixola otinticha, a ponête 1500 mile". Como obteve esse mapa é ainda hoje motivo de especulação.

[editar] Bibliografia

* I. da Costa Quintela. Annaes da Marinha Portuguesa, I parte, 2ª memória, Lisboa, 1975
* A. Teixeira da Mota, D. João Bemoin e a expedição Portuguesa ao Senegal em 1489, Lisboa, 1971.

Como agora tenho OCR logo que descubra onde esta o calhamaoço onde li about Bisagudo trago o tema para aqui
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117360

Ir para o topo Ir para baixo

Afinal quem descobriu o Brasil Empty Re: Afinal quem descobriu o Brasil

Mensagem por Joao Ruiz Qui Jul 09, 2009 3:40 am

Não precisa de ir buscar o calhamaço.

O que transcreveu acima, foi tirado daqui:

Pero Vaz Bisagudo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Pêro Vaz Bisagudo de seu nome Pêro Vaz da Cunha de cognome Bisagudo. Seu pai, Luís Alvares Pais, mestre-sala de D. Duarte I e de D. Afonso V.

Bem colocado desde muito cedo na corte real pela influência de seu pai. D. João II encarregou-o em 1489 do comando de vinte caravelas para ajuda a um príncipe senegalês de etnia wolof ou Jolof, (baptizado com nome português, D. João Bemoin).

D. João de Bemoin tinha a sua autoridade local gravemente afectada assim D. João II, no interesse de estabelecer alianças e autoridade através dos regentes locais, enviou uma armada de 20 caravelas, no entanto esta decisão ocultava a verdadeira natureza da missão que era a de construir uma fortaleza nas costas do Senegal, devendo Pêro Vaz da Cunha tomar capitania quando terminada. No entanto não foi bem sucedido e a expedição acaba tragicamente.

Chegados á foz do rio Senegal e iniciada a construção da fortaleza, Pêro Vaz da Cunha assassina Bemoin por suspeitas de traição. João de Barros diz o seguinte sobre este episódio: "o que mais condenou á morte D. João Bemoin foi começar alguma gente adoecer por seu lugar, doentio que ele, Pêro Vaz, mais temeu que a traição, como quem havia de ficar na fortaleza, depois que fosse feita" (Década I liv. III, cap. VIII). Por este facto não mais foi chamado pela coroa para desempenhar qualquer outra missão.

Todavia o seu nome aparece ligado ao descobrimento do Brasil, mas apenas devido ao seu interesse pela cartografia. É referido na Carta de Mestre João como detentor de um mapa que indicava "o sytio desta terra, empero aquel mapamundi non certyfica esta terra ser habytada, o no: es mapamundi antiguo e ally hallará vosa alteza escrita tam byen la mina", o que reforça a tese dos que sustentam um anterior conhecimento do Brasil. Presume-se ser o mapa uma reprodução do Andrea Bianco (1448), onde parece indicada a "ixola otinticha, a ponête 1500 mile". Como obteve esse mapa é ainda hoje motivo de especulação.


[editar] Bibliografia
I. da Costa Quintela. Annaes da Marinha Portuguesa, I parte, 2ª memória, Lisboa, 1975
A. Teixeira da Mota, D. João Bemoin e a expedição Portuguesa ao Senegal em 1489, Lisboa, 1971.


eheheheheheh
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Afinal quem descobriu o Brasil Empty Re: Afinal quem descobriu o Brasil

Mensagem por Vitor mango Qua Out 03, 2012 12:55 am

amen

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Afinal quem descobriu o Brasil Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117360

Ir para o topo Ir para baixo

Afinal quem descobriu o Brasil Empty Re: Afinal quem descobriu o Brasil

Mensagem por Vitor mango Ter Out 29, 2013 3:27 am

amen

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Afinal quem descobriu o Brasil Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117360

Ir para o topo Ir para baixo

Afinal quem descobriu o Brasil Empty Re: Afinal quem descobriu o Brasil

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos