Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Erro clínico grosseiro mata prematuro em Espanha

Ir para baixo

Erro clínico grosseiro mata prematuro em Espanha Empty Erro clínico grosseiro mata prematuro em Espanha

Mensagem por BUFFA General Aladeen Ter Jul 14, 2009 3:44 am

Erro clínico grosseiro mata prematuro em Espanha


O destino parecia traçado: menos de uma semana depois da mãe, com gripe A, ter falecido, o bebé prematuro, que conseguira ser salvo, morreu hoje em Madrid na sequência de um erro clínico grosseiro.

Um bebé prematuro, filho de uma jovem marroquina que foi a primeira vítima mortal da gripe A (H1N1) em Espanha, morreu hoje num hospital de Madrid devido a um "terrível erro profissional", informam fontes sanitárias.

O pessoal de enfermagem "confundiu a via de administração de um leite específico para bebés prematuros e introduziram-no na veia, quando devia ser por via nasogástrica", explica António Barba Ruiz de Gauna, director do Hospital Gregório Maranon.

A sonda nasogástrica é um tubo de material plástico, mais ou menos flexível, que normalmente se coloca por via nasal.

O bebé, que nasceu por cesariana às 28 semanas de gestação, não ficou infectado com a gripe A (H1N1) que matou a mãe. A jovem de 20 anos morrera há menos de uma semana, 30 de Junho.

"É uma negligência gravíssima que não tem desculpa", acusa o director do hospital, adiantando que foi aberta uma investigação interna à pessoa que cometeu o erro.

O bebé "estava a evoluir bem", quando domingo à noite lhe foi administrado o leite pela via errada. Embora o erro tenha sido detectado pouco depois e os médicos tenham "tentado limpar-lhe o sangue", o bebé morreu hoje.

Em relação à possibilidade da família do bebé processar o hospital por negligência, o director adianta que o estabelecimento de saúde assume "todas as responsabilidades humanas". A família da jovem anunciou poucos dias após a sua morte que iria iniciar um processo judicial pelo facto.

Após a morte do bebé, os profissionais de enfermagem foram afastados do serviço no Hospital Gregório Maranon. O caso está também a ser investigado pela tutela.



Lusa
BUFFA General Aladeen
BUFFA General Aladeen

Pontos : 4887

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos