Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ciganos: Famílias pobres circulam no Alentejo

4 participantes

Ir para baixo

Ciganos: Famílias pobres circulam no Alentejo Empty Ciganos: Famílias pobres circulam no Alentejo

Mensagem por BUFFA General Aladeen Dom Out 18, 2009 5:13 am

Ciganos:


Famílias pobres circulam no Alentejo



No Alentejo, famílias ciganas pobres, sem casa e com dificuldades em fixarem-se nas suas terras são «forçadas» a circular como nómadas pela região, confrontando-se com a «tolerância temporária» ou com a «expulsão rápida», alerta um antropólogo.

Trata-se de «um número minoritário mas significativo» de famílias ciganas que «não consegue fixar-se nas terras a que sentem pertencer» e onde «são alvo de vigilância apertada», disse à Lusa o antropólogo André Correia, que estudou o fenómeno no Alentejo, onde, tal como no resto do país, «não há dados oficiais».

«Sem casa em lado nenhum nem direito a serem cidadãos daqui ou dali», as famílias «vivem numa situação de nomadismo forçado, de mobilidade extrema» e são «obrigadas a circular por outras terras» da região, «fugindo às autoridades» e «vão ficando hoje num sítio e amanhã noutro», descreve.

Diário Digital / Lusa
BUFFA General Aladeen
BUFFA General Aladeen

Pontos : 4887

Ir para o topo Ir para baixo

Ciganos: Famílias pobres circulam no Alentejo Empty Re: Ciganos: Famílias pobres circulam no Alentejo

Mensagem por ricardonunes Dom Out 18, 2009 5:16 am

BUFFA escreveu:Ciganos:


Famílias pobres circulam no Alentejo



No Alentejo, famílias ciganas pobres, sem casa e com dificuldades em fixarem-se nas suas terras são «forçadas» a circular como nómadas pela região, confrontando-se com a «tolerância temporária» ou com a «expulsão rápida», alerta um antropólogo.

Trata-se de «um número minoritário mas significativo» de famílias ciganas que «não consegue fixar-se nas terras a que sentem pertencer» e onde «são alvo de vigilância apertada», disse à Lusa o antropólogo André Correia, que estudou o fenómeno no Alentejo, onde, tal como no resto do país, «não há dados oficiais».

«Sem casa em lado nenhum nem direito a serem cidadãos daqui ou dali», as famílias «vivem numa situação de nomadismo forçado, de mobilidade extrema» e são «obrigadas a circular por outras terras» da região, «fugindo às autoridades» e «vão ficando hoje num sítio e amanhã noutro», descreve.

Diário Digital / Lusa

Tenho tanta pena desses, como tenho do RON!
ricardonunes
ricardonunes

Pontos : 3302

Ir para o topo Ir para baixo

Ciganos: Famílias pobres circulam no Alentejo Empty Re: Ciganos: Famílias pobres circulam no Alentejo

Mensagem por BUFFA General Aladeen Dom Out 18, 2009 5:23 am

ui ....ka mau ...... Laughing Laughing Laughing


Deus Nosso Senhor ainda te castiga por seres tão mauzinho ....
BUFFA General Aladeen
BUFFA General Aladeen

Pontos : 4887

Ir para o topo Ir para baixo

Ciganos: Famílias pobres circulam no Alentejo Empty Re: Ciganos: Famílias pobres circulam no Alentejo

Mensagem por Terminator Dom Out 18, 2009 6:00 am

ricardonunes escreveu:

Tenho tanta pena desses, como tenho do RON!

oxala k um dia nao tenham todos pena de ti, como tu tens dos ciganos e do ron. e isto eh apenas para nao te chamar racista...porque o teu comentario eh muito frakinho em termos humanos....mas eh o melhor k consegues, ta visto!

Terminator

Pontos : 2544

Ir para o topo Ir para baixo

Ciganos: Famílias pobres circulam no Alentejo Empty Re: Ciganos: Famílias pobres circulam no Alentejo

Mensagem por LJSMN Dom Out 18, 2009 7:58 am

BUFFA escreveu:Ciganos:


Famílias pobres circulam no Alentejo



No Alentejo, famílias ciganas pobres, sem casa e com dificuldades em fixarem-se nas suas terras são «forçadas» a circular como nómadas pela região, confrontando-se com a «tolerância temporária» ou com a «expulsão rápida», alerta um antropólogo.

...

Diário Digital / Lusa [/justify]

Nunca conheci este fenómeno no Alentejo, mas conheci-o (pretérito!) naquele rectângulo trans-fronteiriço que vai, grosso modo, desde Portalegre-Cáceres até à Guarda-Ciudad Rodrigo.

A descrição coincide exactamente com as minhas memórias com mais de trinta anos, incluindo as aspas em torno de "forçadas". As populações locais não tinham o menor pejo em "negociar" (!) com as comunidades ciganas, pelo menos enquanto tivessem algo a ganhar. Nunca consegui perceber se o nomadismo era mais "cigano" ou mais o resultado das reacções locais a episódios de violência e roubo (?!).

Na actualidade, estão a acontecer outros fenómenos de nomadismo cigano (!!!), nas zonas urbanas da Grande Lisboa, envolvendo pessoas oriundas de leste (Roménia e bem mais a leste!). A única certeza que eu tenho é que são ciganos (!!!) - conhecem exactamente alguns rituais próprios, mais ou menos religiosos/culturais/étnicos, sem dominarem minimamente a língua portuguesa mas não são aceites pelos ciganos locais.

Não faço ideia se está a ser feito o mínimo necessário para integrar estas e outras comunidades ciganas, nem sequer faço ideia se eles querem mesmo ser integrados. Esta é uma dúvida que persiste à séculos e não se deve ir embora tão cedo. O único denominador comum é que, quando essas comunidades se tornam mais prósperas tornam-se mais portuguesas (ou espanholas) e que quando se tornam mais pobres se tornam mais ciganas.

Question Question Question

LJSMN

Pontos : 1769

Ir para o topo Ir para baixo

Ciganos: Famílias pobres circulam no Alentejo Empty Re: Ciganos: Famílias pobres circulam no Alentejo

Mensagem por Terminator Dom Out 18, 2009 9:28 am

LJSMN escreveu:

Não faço ideia se está a ser feito o mínimo necessário para integrar estas e outras comunidades ciganas, nem sequer faço ideia se eles querem mesmo ser integrados. Esta é uma dúvida que persiste à séculos e não se deve ir embora tão cedo. O único denominador comum é que, quando essas comunidades se tornam mais prósperas tornam-se mais portuguesas (ou espanholas) e que quando se tornam mais pobres se tornam mais ciganas.

Question Question Question

L, eu acho que eles nao tem grande vontade de se integrarem, mas obviamente "it takes 2, 2 tango"...
o que me faz imensa pena, sao as crianças...essas carroças com umas crianças com ar miseravel, faminto, sem qualquer acesso a cuidados minimos de saude e educaçao, deixa-me o coraçao destroçado... Rolling Eyes bem sei que eh um problema que persiste ha seculos...mas...hoje em dia estamos no seculo XXI, nao é?

soluçao tambem nao tenho...mas as crianças, ao menos......nao sei...
Neutral

Terminator

Pontos : 2544

Ir para o topo Ir para baixo

Ciganos: Famílias pobres circulam no Alentejo Empty Re: Ciganos: Famílias pobres circulam no Alentejo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos