Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Venezuela sem divisas para viajantes

Ir para baixo

Venezuela sem divisas para viajantes Empty Venezuela sem divisas para viajantes

Mensagem por Vitor mango Ter Nov 10, 2009 9:43 am

Venezuela sem divisas para viajantes
A Comissão de Administração de Divisas (CADIVI) da Venezuela está sem divisas pelo que não pode autorizar os viajantes, nacionais ou estrangeiros radicados no país, a gastarem-nas nas suas viagens ao estrangeiro revelaram segunda-feira fontes bancárias


Na Venezuela vigora, desde 2003, um regime de controlo cambial, administrado pela CADIVI, que impede os cidadãos radicados no país de aceder livremente a moeda estrangeira e a ter que solicitar àquele organismo as divisas que pretendem gastar em viagens ao estrangeiro (até um máximo de 1670 euros por ano, com cartão de crédito).

A situação da falta de divisas foi revelada pelo presidente do Banco Venezuelano de Crédito (BCV), Óscar Garcia Mendonza ,citando declarações do presidente da CADIVI, Manuel Barroso, durante uma reunião com representantes da banca Venezuelana.

Na reunião, foram debatidos aspectos relacionados com o compromisso da CADIVI de entregar aos bancos os dólares que aquele organismo autorizou e que as instituições bancárias permitiram que fossem realizadas compras ou pagamentos com os cartões de crédito.

«Não há dólares para (pagar a dívida) aos bancos, a CADIVI não tem um centavo de dólar para poder pagar os compromissos que tem com a banca privada da Venezuela (…) isto quer dizer que não há dólares para os viajantes», disse.

O BCV anunciou segunda-feira que a situação obriga a instituição bancária a suspender o uso de cartões de crédito no estrangeiro.

«Esta morosidade aberta e declarada que indica o próprio presidente da CADIVI é uma irresponsabilidade e desrespeito pelo povo venezuelano», frisou.

Segundo uma nova providência da CADIVI, a atribuição de dólares para viagens ao estrangeiro passará a ter lugar segundo o destino e a duração das viagens.

Os passageiros que se encontram no estrangeiro com data de regresso posterior a 1 de Dezembro de 2009 devem notificar aquele organismo, através do endereço www.cadivi.gob.ve sob risco do cartão de crédito ser desactivado.

Lusa / SOL
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117438

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos