Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Máscaras transmontanas

Ir para baixo

Máscaras transmontanas Empty Máscaras transmontanas

Mensagem por Joao Ruiz Qua Dez 02, 2009 3:54 pm

Máscaras transmontanas

Máscaras transmontanas Mascara_amavel

O mundo diabólico de Amável Antão

A natureza espicaça-lhe a imaginação. A tradição ajuda-o a criar as formas. O saber fazer esculpe na madeira as feições. Da oficina de Amável Antão, em Bragança, saem desde 2003 demónios e caretas. Uma vocação tardia pela máscara transmontana que já colocou os trabalhos do artesão no Museu Ibérico da Máscara e Traje.

Na oficina de Amável Antão, em Bragança, as máscaras tradicionais transmontanas são esculpidas desde 2003. Nesse ano o nosso interlocutor descobre uma vocação. Uma história que começa no dia em que o artesão vê um tronco. Da forma natural, Amável Antão tira inspiração. Vê na madeira ainda em bruto feições. Da oferta que a natureza lhe dá, Amável Antão acaba por tirar forma e cor. Nasce a primeira máscara, escultura primordial, mote para muitas outras.

Para moldar as máscaras, fruto da sua imaginação, Amável Antão não dispensa o uso do formão. Usa-o para «picar» a madeira. A ferramenta, cabo de madeira já gasto, ponta de metal robusta, serve para o corte e entalhe. Para modelar a madeira o artesão das máscaras usa uma espécie de bisturi curvado que, a jeito, entalha «feitios» na madeira. É máscara, logo carece de feições diabólicas. Amável Antão vinca e marca expressões na madeira. Para a operação é indispensável o uso da lixa e grosa que alisa o material.

Para além das máscaras Amável Antão cria também «santos, tenho inclusive um presépio que ganhou o concurso de presépios da Câmara Municipal de Bragança. Gosto muito de criar figuras zoomórficas» afirma orgulhoso.

Dar forma à madeira ocupa grande parte do tempo livre do artesão que também trabalha há 25 anos no Museu do Abade de Baçal. Alguns dos visitantes do museu mostram-se interessados nas máscaras que, de acordo com o artesão, «são símbolo da região e têm muita saída. Muitas pessoas vêm a Bragança e procuram uma máscara». Amável Antão não se coíbe de levar à sua oficina alguns dos visitantes do museu interessados na tradição das máscaras transmontanas. Quando perguntamos de onde vem a imaginação para talhar as suas peças o artista sorri: «quando vou passear pelo campo levo sempre algum instrumento para cortar a madeira. Quando vejo algum pedaço de tronco com uma forma engraçada trago-a para casa». Acaba por confessar que «a madeira inspira-me. A proveito o feitio que a madeira já traz de bom e retiro unicamente o que está a mais». O fruto do trabalho de dois a três dias resulta numa máscara com feições «diabólicas» usada nas festas com mascarados na altura do natal e carnaval. O apego em relação às obras que cria é tão grande que muitas vezes o artista tem dificuldade em vender certas peças.

Apesar das muitas horas dispensadas à arte das máscaras o artesão afirma não poder viver do rendimento da sua arte, embora «as máscaras se vendam bem durante todo o ano». De acordo com Antão, «faço isto por carolice». O artesão não participa em feiras, mas tem o seu trabalho exposto no Museu Ibérico da Máscara e Traje em Bragança, no Museu do Abade de Baçal e Museu de Salsas em Valladolid, Espanha. Amável Antão acompanha de perto os eventos culturais da região que envolvam a temática das máscaras.


Carlos Santos in Café Portugal, 2009-12-02

Máscaras transmontanas 10806

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Máscaras transmontanas Empty Mascararte 2009

Mensagem por Joao Ruiz Qua Dez 02, 2009 4:11 pm

Mascararte 2009


Máscaras transmontanas Mascara_cara

Academia faz levantamento de Máscaras portuguesas e espanholas

Constituída há dois anos, a Academia Ibérica da Máscara está a fazer um levantamento dos exemplares existentes em Portugal e Espanha.

Um trabalho de organização para depois servir como uma espécie de guia a grupos locais.

«Tem desenvolvido um trabalho sobretudo de organização, estando a recolher os dados para servirem como modelo para as actuações que os grupos locais devem fazer» explica o presidente da Academia Ibérica da Máscara.

António Tiza acrescenta que ainda não há uma previsão para a conclusão deste levantamento. «É um trabalho muito demorado porque nós temos bastantes celebrações deste tipo» refere, salientando que para este trabalho há colaboração com Espanha.

A Academia Ibérica da Máscara que surgiu no âmbito da Mascararte.

A quarta Bienal arrancou ontem, em Bragança, com uma exposição de Balbina Mendes sobre as «Máscaras Rituais do Douro e Trás-os-Montes».

Brigantia, 2009-12-02


Máscaras transmontanas Cheer

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Máscaras transmontanas Empty Cortejo dos mascarados

Mensagem por Joao Ruiz Qui Dez 03, 2009 5:36 am

Cortejo dos mascarados
Máscaras transmontanas Careto_podence_200_ap

Bienal da máscara mostra a magia do Inverno transmontano

O silêncio do inverno transmontano foi rasgado, nesta quarta-feira, pelo colorido dos tradicionais mascarados, no primeiro desfile da Mascararte, a bienal que, durante duas semanas, mostra, em Bragança, a magia das máscaras.

Estimular a criatividade dos mais jovens em torno desta tradição secular é um dos propósitos da iniciativa, segundo a vereadora Fátima Fernandes, da Cultura da Câmara de Bragança, uma das entidades que organizam a mostra.

Deriva daí a presença das escolas da cidade em um dos pontos altos do evento, o desfile dos mascarados, que passou, nesta quarta-feira, pela principal avenida de Bragança, a Sá Carneiro, e foi até a Praça Cavaleiro Ferreira, onde os adereços permanecerão expostos até serem queimados na cerimônia de encerramento da bienal.

A Mascararte é, há oito anos, uma mostra e um espaço de promoção e discussão dos rituais por trás das máscaras associados às festas masculinas por ocasião do Natal e do Carnaval, em Trás-os-Montes.

As tradicionais fantasias aquecem o \"Inverno Mágico\" transmontano, animando as aldeias e livrando a comunidade dos males com críticas mordazes, ao mesmo tempo que celebram a emancipação dos jovens homens.

Tudo oculto pelas máscaras de madeira ou lata que a região portuguesa partilha com outras do mundo convidadas da bienal Mascararte, que já está em sua quarta edição.

Depois de África e do Brasil, até 11 de dezembro as convidadas especiais são as máscaras da Espanha, o tema de uma das três exposições da bienal, que está em cartaz no Museu Ibérico da Máscara e do Traje, na zona histórica de Bragança.

Mais máscaras

Outra mostra que acontece em Bragança, desta vez no Centro Cultural, é a de Balbina Mendes, com o tema \"Máscaras Rituais do Douro e de Trás-os-Montes\", título de um livro que a artista acabou de lançar sobre o assunto.

Durante a bienal, o Arquivo Distrital de Bragança também expõe os trabalhos dos concursos lançados pela Mascararte em nível nacional, em que a máscara pode ser vista em diferentes artes, desde a pintura, escultura, arte infantil até a fotografia.

A tradição dos mascarados está sempre associada à música, presente também na bienal com os famosos gaiteiros e pauliteiros portugueses e espanhóis, e dois concertos de música etnográfica no Teatro Municipal de Bragança, com os portugueses Galandum Galundaina e os espanhóis La Bazanca, de 5 a 11 de dezembro, respectivamente.

Aqueles que mantêm a tradição de moldar as diabólicas figuras representadas nas máscaras têm também espaço na bienal, concretamente na feira de artesãos, no centro da cidade, onde será possível assistir, ao vivo, à construção de máscaras e apreciar vários exemplares.

Lusa, 2009-12-03
In DTM

Máscaras transmontanas Smile21

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Máscaras transmontanas Empty Re: Máscaras transmontanas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos