Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Parafita lança mais um livro

Ir para baixo

Parafita lança mais um livro Empty Parafita lança mais um livro

Mensagem por Joao Ruiz Sex Dez 04, 2009 11:20 am

Parafita lança mais um livro

Parafita lança mais um livro Parafita_livro

«Contos ao vento com demónios dentro»

O próximo livro de literatura infanto-juvenil de Alexandre Parafita, intitulado «Contos ao vento com demónios dentro», publicado pela Plátano Editora, vai ser apresentado em Bragança. A cerimónia, uma iniciativa conjunta dos Agrupamentos de Escolas Augusto Moreno e Paulo Quintela, terá lugar no auditório Vilarinho Raposo, da Escola Augusto Moreno, no próximo dia 9, pelas 15 horas. A entrada é aberta a toda a comunidade.

A apresentação será feita por Elisa Ramos e Anabela Rodrigues, coordenadoras das bibliotecas dos respectivos Agrupamentos, juntamente com alunos das EB1,2,3 de Augusto Moreno e de Paulo Quintela, que farão a dramatização de duas das histórias da obra. O escritor, por sua vez, proferirá uma palestra/debate subordinada ao tema «O que se pode aprender com os contos tradicionais», dirigida não só a professores e educadores de infância, como a toda a comunidade em geral interessada nestas temáticas.

Publicado pela Plátano Editora, na sua colecção «O Maravilhoso Infantil», e ilustrado por Miguel Gabriel, este livro inspira-se em antigas narrações da tradição oral transmontana, onde a figura do demónio surge com frequência, muitas vezes para indicar os melhores caminhos, por oposição àqueles que são de evitar.

Promotor de todos os medos, enquanto chefe supremo do mal, o demónio é, neste livro, explicado aos mais novos como um ser ridículo e imbecil, um gigante com pés de barro, num jogo simbólico em que a lealdade, a inteligência e a coragem derrotam sempre a hipocrisia, a estupidez e a cobardia.

Todas as histórias têm títulos muito sugestivos (“O lencinho mágico”, “A lagarta, o diabo e a borboleta”, “O diabo e a cabaça” e “O jogador com pés de cabra”) e têm como fontes informantes pessoas idosas da Região: Ilda de Jesus Paredes (de Pereiro, Macedo de Cavaleiros), Monsenhor Eduardo Sarmento (de Vila Real, já falecido), José Ramos (de Sendim, Miranda do Douro) e Graciano Augusto Morais (de Espinhoso, Vinhais).

http://www.trasosmontes.com/alexandreparafita/

ST, 2009-12-04

Parafita lança mais um livro Smilie34

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos