Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pastor salva militares perdidos na serra do Alvão

4 participantes

Ir para baixo

Pastor salva militares perdidos na serra do Alvão Empty Pastor salva militares perdidos na serra do Alvão

Mensagem por Vitor mango Ter Dez 08, 2009 2:09 am

Pastor salva militares perdidos na serra do Alvão

por JOSÉ ANTÓNIO CARDOSO,Hoje

GNR e bombeiros pediram ajuda a pastor experiente. Sérgio Alves localizou homens no fundo de ravina

"Sou pastor há mais de 35 anos e conheço a serra como as minhas mãos." Sérgio Alves, 41 anos, provou ontem esta afirmação. Com ajuda de uma lanterna encontrou, de madrugada, no fundo de uma ravina ao lado das Fisgas de Ermelo, na serra do Alvão (Vila Real), dois militares que se perderam na montanha devido ao nevoeiro. A GNR e os bombeiros andavam no terreno e não conseguiam detectar os dois homens, perdidos desde as 22.00.

Foi um elemento do corpo de vigilantes da serra do Alvão que se lembrou de recorrer a um pastor da aldeia de Varzigueto, em plena serra, que seria conhecedor de todos os pontos perigosos da montanha. "Cerca da meia-noite fui acordado por dois elementos da GNR, solicitando a minha ajuda para encontrar dois militares que estariam perdidos junto da queda das Fisgas", contou Sérgio Alves. "Munido de uma pequena lanterna, acompanhado de dois bombeiros fui de imediato para a ravina seguinte à queda de água e cerca das 02.30 consegui ir até meio do declive. Tinha a certeza de que só poderiam estar ali. Fiz sinais, chamei e ouvi uma voz", relatou.

Os dois militares - um tenente--coronel e um 1º sargento - só puderam ser salvos já com a luz do dia. "Tivemos de aguardar até cerca das 06.30 para que os Bombeiros da Cruz Branca, através de técnica de cordas de grande ângulo conseguissem o resgate", relatou. Até lá manteve-se junto dos militares. "Tenho para mim que se o socorro demorasse mais uma hora teria a vida em perigo", disse referindo-se a um dos homens.

Os militares, com um grupo de 30 elementos do Centro da Serra da Carregueira, estavam a realizar a carta militar geográfica do rio Olo. O porta-voz do exército, Hélder Perdigão, desvalorizou os factos, adiantando que tudo esteve controlado ao longo do dia e noite e que os militares resgatados estavam já de boa saúde no aquartelamento respectivo.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117328

Ir para o topo Ir para baixo

Pastor salva militares perdidos na serra do Alvão Empty Re: Pastor salva militares perdidos na serra do Alvão

Mensagem por Vitor mango Ter Dez 08, 2009 2:12 am

Pastor salva militares perdidos na serra do Alvão Dscn7192axw7

fisgas do rio OLO
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117328

Ir para o topo Ir para baixo

Pastor salva militares perdidos na serra do Alvão Empty Re: Pastor salva militares perdidos na serra do Alvão

Mensagem por Vitor mango Ter Dez 08, 2009 2:14 am

o pastor

Pastor salva militares perdidos na serra do Alvão Ng1227524
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117328

Ir para o topo Ir para baixo

Pastor salva militares perdidos na serra do Alvão Empty Re: Pastor salva militares perdidos na serra do Alvão

Mensagem por ricardonunes Ter Dez 08, 2009 3:08 am

Noticia confusa, que roça o ridículo!

Mas algo de muito mau vai no exercito, que já têm de pôr tenentes-coronéis a dar instrução study
ricardonunes
ricardonunes

Pontos : 3302

Ir para o topo Ir para baixo

Pastor salva militares perdidos na serra do Alvão Empty Re: Pastor salva militares perdidos na serra do Alvão

Mensagem por Vagueante Ter Dez 08, 2009 3:30 pm

ricardonunes escreveu:Noticia confusa, que roça o ridículo!

Mas algo de muito mau vai no exercito, que já têm de pôr tenentes-coronéis a dar instrução study

Completamente de acordo.
Para além do posto militar que está a dar instrução, o exército já não tem mapas, nem bússulas e, ainda não usa GPS?

Vagueante

Pontos : 1698

Ir para o topo Ir para baixo

Pastor salva militares perdidos na serra do Alvão Empty Re: Pastor salva militares perdidos na serra do Alvão

Mensagem por Vitor mango Ter Dez 08, 2009 3:33 pm

nunca me perdi porque de diua sei onde fica o norte
de noite basta-me uma estrela a Polar
se nao funcionar ha varias dicas a analisar
Uma é ver de que ladso ha musgo nos troncos das arvores ou...ou...
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117328

Ir para o topo Ir para baixo

Pastor salva militares perdidos na serra do Alvão Empty Re: Pastor salva militares perdidos na serra do Alvão

Mensagem por Vagueante Ter Dez 08, 2009 3:38 pm

Vitor mango escreveu:nunca me perdi porque de diua sei onde fica o norte
de noite basta-me uma estrela a Polar
se nao funcionar ha varias dicas a analisar
Uma é ver de que ladso ha musgo nos troncos das arvores ou...ou...

Parece que o Mango também andou na tropa.

Vagueante

Pontos : 1698

Ir para o topo Ir para baixo

Pastor salva militares perdidos na serra do Alvão Empty Re: Pastor salva militares perdidos na serra do Alvão

Mensagem por Vitor mango Ter Dez 08, 2009 3:40 pm

Vagueante escreveu:
Vitor mango escreveu:nunca me perdi porque de diua sei onde fica o norte
de noite basta-me uma estrela a Polar
se nao funcionar ha varias dicas a analisar
Uma é ver de que ladso ha musgo nos troncos das arvores ou...ou...

Parece que o Mango também andou na tropa.
mano ate na Mocidade portuguesa se aprendia orientaçao
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117328

Ir para o topo Ir para baixo

Pastor salva militares perdidos na serra do Alvão Empty Re: Pastor salva militares perdidos na serra do Alvão

Mensagem por Joao Ruiz Ter Dez 08, 2009 4:04 pm

Não brinque, Mango!

Sabe realmente o que é perder-se numa serra, em tempo de nevoeiro cerrado, sem alguém profundamente conhecedor do terreno, como o são os pastores, que passam lá a sua vida?

Mesmo em tempo claro o perigo é enorme e há lugares, que eles mesmos encontram grandes dificuldades em contornar ou ultrapassar.

Passei muito tempo da minha infância e juventude (férias) em aldeias serranas e assisti a alguns acidentes, graves alguns, precisamente por explorações irresponsáveis e ousadas da serra, por jovens inexperientes, que se aventuravam sozinhos.

E nesse tempo ainda se podia contar com auxílio de muitos aldeões, que por ali viviam...


Basketball

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Pastor salva militares perdidos na serra do Alvão Empty Re: Pastor salva militares perdidos na serra do Alvão

Mensagem por ricardonunes Dom Jan 17, 2010 2:59 am

Liga dos Bombeiros esquece pastor que salvou militares

por JOSÉ ANTÓNIO CARDOSO

Oito bombeiros foram medalhados por resgate na serra do Alvão. Mas sucesso da acção deveu-se ao conhecimento de um pastor.

A Liga dos Bombeiros Portugueses atribuiu oito medalhas de serviços distintos de prata e ouro a oito elementos dos Bombeiros da Cruz Branca de Vila Real que resgataram, em Dezembro, dois militares perdidos na serra do Alvão. Mas quem os encontrou foi um pastor, que conhece cada trilho daquela serra com a palma das suas mãos.
"Não quero medalhas, fiz a minha obrigação, se hoje fosse necessário faria o mesmo", respondeu ao DN Sérgio Alves, pastor de 35 anos que na madrugada de 7 de Dezembro salvou a vida a dois militares que se encontravam no fundo de uma ravina, a uma profundidade de 350 metros.
Foi esta a reacção de Sérgio Alves, residente na aldeia de Varzigueto, quando o DN lhe anunciou que a Liga dos Bombeiros Portugueses medalhou oito elementos dos Bombeiros da Cruz Branca de Vila Real, que através da técnica de cordas de grande ângulo resgataram os militares do fundo da ravina nas Fisgas de Ermelo.
"A atribuição das medalhas foi-nos proposta pela própria Associação Humanitária da Cruz Branca. Somos uma associação de bombeiros e não de cidadãos. Por isso a actuação do pastor extravasa o nosso âmbito", explicou ao DN o vice-presidente da Liga, Paulo Ortênsio.
Apesar de reconhecer o mérito do pastor, o responsável lembra que também no local estavam bombeiros de uma corporação próxima que não foram medalhados. "Atribuímos duas medalhas de ouro aos bombeiros que desceram até ao local onde se encontravam os militares. E seis de prata aos que ficaram na retaguarda, pelo acto que merecia grande complexidade técnica", explicou.
Recorde-se que os dois militares, um tenente-coronel e um 1º sargento, comandavam um grupo de trinta elementos de Comandos do Centro da Serra da Carregueira. Estavam no local a traçar a carta geográfica do rio Olo quando se depararam com uma ravina.
Os dois instrutores, dado o grande caudal do rio, não conseguiram transpor o obstáculo. Com o cair da noite, acabaram por perder de vista os companheiros. Após buscas da GNR, pela meia-noite, um militar lembrou-se de recorrer a Sérgio Alves. "Sou pastor há mais de 25 anos e conheço a serra como as minhas mãos", disse ao DN. "Não podia dizer que não, e com ajuda de uma lanterna encontrei-os, cerca das 2.00 , ao lado da queda das Fisgas de Ermelo", recordou.
"Ainda escorreguei pelas fragas muitas vezes mas não desisti", disse o pastor. O tenente-coronel e o sargento estavam completamente perdidos entre o nevoeiro. Sérgio encontrou-os "em muito mau estado, enregelados e abrigados na fenda de uma rocha", descreveu. "Fiquei admirado que numa missão em pleno Inverno as militares estivessem vestidos apenas com uma camisa de manga curta".
O pastor esteve com eles até às 6.30, altura em que os Bombeiros iniciaram a operação de resgate. "Fui eu que lhes atei as cordas para serem içados", diz orgulhoso do acto que, a ser necessário, voltará a repetir.

DN
ricardonunes
ricardonunes

Pontos : 3302

Ir para o topo Ir para baixo

Pastor salva militares perdidos na serra do Alvão Empty Re: Pastor salva militares perdidos na serra do Alvão

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos