Tudo começa num beijo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Tudo começa num beijo

Mensagem por Viriato em Dom Dez 13, 2009 4:25 am

Tudo começa num beijo

Sinto-me sempre um bocado defraudada cada vez que dou uma entrevista a um jornalista que não leu o meu livro. É mais ou menos como ter sexo sem dar beijos. Há coisa mais sensaborona do que usufruir do corpo de outra pessoa sem começar pelo início? O beijo é a porta de entrada, o começo da viagem, o passaporte carimbado, o indício certo para o que pode acontecer. A forma como se dá e como se sente um beijo diz quase tudo sobre o que pode vir a seguir. É como uma clave numa pauta de música, que queremos que seja sempre de sol.

Ainda era uma miúda quando o filme Pretty Woman fez sucesso. Lembram-se do que a protagonista fazia aos seus clientes? Então relembro o que ela não fazia: não lhes dava beijos. Os beijos estavam guardados para alguém especial, tornando a boca o último reduto do seu corpo. A recusa em dar beijos, ainda que se pratiquem as mais variadas acrobacias sexuais, tornou-se um mito urbano e reforçou ainda mais a mística do beijo. Quem não se lembra da maravilhosa colagem de beijos no fim de Cinema Paraíso? Todos os beijos cortados e proibidos foram ali recuperados num dos mais belos e comoventes momentos do cinema. Não sei quantos eram, mas nunca me pareceram demais. Dar beijos é uma das minhas actividades preferidas. Acredito que os beijos têm poderes curativos, milagrosos, mágicos e insondáveis. E se conseguisse descrever o que se pode sentir quando se dá um bom beijo, acreditem que me sentiria uma escritora vitoriosa, pois o mais simples e o mais sensitivo constitui a matéria mais difícil para quem trabalha com palavras, logo, abstracções.

Não quero desfiar adjectivos nem alinhar metáforas para tão belo acto, quero antes lançar a seguinte questão: porque é que os jornalistas, cujo trabalho básico é investigar, nem sequer se dão ao trabalho de ler o livro que serve de motivo para a entrevista? É como ir entrevistar o Jorge Palma sem ter ouvido o seu ultimo disco, ou fazer um perfil ao António-Pedro Vasconcelos sem ter assistido a nenhum dos seus filmes.

António Lobo Antunes, conhecido pelo seu mau feitio, a partir de certa altura deixou de dar entrevistas a jornalistas que não tivessem lido o livro que acabara de lançar. E por isso chegou a abandonar conversas bem intencionadas, porém ignorantes, com entrevistadores que não tinham cumprido a sua parte.

Eu também gostava de ter mau feitio, de me levantar e de virar as costas a quem tem a lata de me entrevistar a propósito do meu novo livro sem o ter lido e que argumenta com grande desplante, não li, mas a entrevista também não é só sobre o livro. Então é sobre quê? Sobre a minha maravilhosa colecção de sapatos? Sobre a febre reumática que tive aos 9 anos? Sobre como aprendi a fazer crepes com chocolate?

Caros colegas, já chega de tanta incompetência. Um jornalista que não leu o livro do autor que vai entrevistar é como um parceiro que não sabe o que está a fazer, e que nem sequer percebe que tudo começa num beijo. Os resultados, esses não enganam, uma má entrevista é tão chata e sensaborona como uma má queca. Com a agravante de ficar impressa.

Publicadopor Margarida Rebelo Pinto

A rapariga é um bocado pimba. Mas ás vezes, além de razão, tem graça...
Viriato

Pontos : 16657

Re: Tudo começa num beijo

Mensagem por Vitor mango em Dom Dez 13, 2009 7:54 am

Caros colegas, já chega de tanta incompetência. Um jornalista que não leu o livro do autor que vai entrevistar é como um parceiro que não sabe o que está a fazer, e que nem sequer percebe que tudo começa num beijo. Os resultados, esses não enganam, uma má entrevista é tão chata e sensaborona como uma má queca. Com a agravante de ficar impressa.

eu diria mais
Tudo começo
com o Korrer de Fecho Eclar...para aclarar o teima ou toma
Vitor mango

Pontos : 109300

Mensagem por Vitor mango em Seg Ago 18, 2014 12:35 pm

amen

Pontos : 109300

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado