Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

«A Fárria» de Bento da Cruz

Ir para baixo

«A Fárria» de Bento da Cruz Empty «A Fárria» de Bento da Cruz

Mensagem por Joao Ruiz Ter Dez 15, 2009 10:32 am

«A Fárria» de Bento da Cruz


«A Fárria» de Bento da Cruz Bentodacruz

[«O Barroso não me deve nada. Eu é que devo tudo ao Barroso»

O escritor Bento da Cruz tem um novo romance. Chama-se «A Fárria» e descreve o «ambiente» das Minas da Borralha, «a única indústria do Barroso». A obra foi apresentada no passado sábado, em Montalegre, numa cerimónia de homenagem da autarquia ao autor. «O Barroso não me deve nada. Eu a que devo tudo ao Barroso», respondeu Bento da Cruz.

Para o vereador da Cultura da Câmara de Montalegre, Orlando Alves, à “longa e prestigiada carreira literária” de Bento da Cruz “faltava” algo: “uma incursão a um dos períodos mais vibrantes e esplendorosos da vida económica e social de Barroso: a exploração de volfrâmio nas Minas da Borralha”. Já não falta. “Eis que chega a recompensa e vemos finalmente o escritor virado para a Borralha”. Orlando Alves, num texto publicado no último número do jornal o Correio do Planalto, fundado e dirigido por Bento da Cruz, fala sobre “A Fárria”, último romance do escritor.

A obra foi apresentada, no passado sábado, no auditório do Pavilhão Multiusos, após uma cerimónia durante a qual a Câmara Municipal de Montalegre rendeu uma homenagem ao escritor, que este ano completa os 50 anos de carreira literária. “Congratulamo-nos com a sua obra pelo repositório que ela encerra, verdadeiro e valioso espólio de um Ecomuseu de Barroso que estamos a construir. Congratulamo-nos com a grandeza do homem, do político e do escritor que há muito conquistou a sua afirmação local, regional e nacional”, disse, durante o discurso, o presidente da Câmara, o socialista Fernando Rodrigues, para acrescentar: “Sentimo-nos honrados com a sua obra porque toda ela é o nosso retrato fiel e contribui para o reforço da auto-estima local e do nosso orgulho colectivo.

Bento da Cruz tem por isso o nosso reconhecimento”. Emocionado, Bento da Cruz afirmou que é ele quem está grato ao Barroso: “O Barroso não me deve nada. Eu é que devo tudo ao Barroso”.

Quanto à obra, em declarações à Rádio Montalegre, Bento da Cruz disse que o livro “A Fárria” é “uma história romanesca à volta de amores e, ao mesmo tempo, dá uma ideia do que eram as Minas da Borralha, a única indústria do Barroso, que trabalhou quase cem anos”. “Mostrar como se vivia, se trabalhava e se morria na Borralha. É isso que eu pretendo. Não procuro fazer história”, precisou o autor. Questionado sobre o facto de o Barroso continuar a ser sua fonte de inspiração, Bento da Cruz lembrou que este foi sempre o seu “tema” e a sua “matéria--prima”. “Cada um fala do que sabe. Eu só conheço uma coisa neste mundo, que é o Barroso. Não sou viajado. Nunca vivi noutro lado, a não ser no Porto, mas nunca me desliguei do Barroso”, explicou o escritor.

António Chaves, que apresentou a obra, considerou se está perante “uma das obras de Bento da Cruz com mais condições de perdurar na memória dos barrosões”.


Margarida Luzio, Semanário Transmontano, 2009-12-15

«A Fárria» de Bento da Cruz SHa_reading

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos