Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Um Sherlock Holmes combativo

Ir para baixo

Um Sherlock Holmes combativo Empty Um Sherlock Holmes combativo

Mensagem por Vitor mango Qua Dez 23, 2009 12:24 pm

Um Sherlock Holmes combativo

por LUÍS FILIPE RODRIGUESHoje
Um Sherlock Holmes combativo

'Sherlock Holmes' de Guy Ritchie estreia-se amanhã. Protagonizado por Robert Downey Jr., o novo filme mostra um detective muito diferente daquele que tem sido levado ao grande ecrã.

Guy Ritchie deu-se a conhecer em 1998, com Um Mal Nunca Vem Só (Lock, Stock and Two Smoking Barrels, no original), filme de culto sobre um grupo de golpistas quase amadores. Pouco depois, uma segunda longa-metragem, Snatch - Porcos e Diamantes (2000), voltava a ser alvo dos elogios de alguma crítica. Mas quando em 2002 parou de filmar o submundo britânico, em Ao Sabor das Ondas, com Madonna, com quem era casado na altura, as críticas não se fizeram esperar. Voltaria de seguida às histórias de bandidos com as quais estava à vontade. Agora, volta a surpreender o público com este Sherlock Holmes, que se estreia amanhã.

Não se pense, contudo, que Ritchie filmou um Sherlock Holmes convencional. Esqueçam o perspicaz detective introvertido, que usava os seus dons de dedução para resolver mistérios. De acordo com o realizador britânico, Holmes (Robert Downey Jr.) continua a ser brilhante, e a ter a companhia do fiel Watson (Jude Law). Mas é praticamente um herói de acção, um tipo musculado que usa os seus dons de dedução para prever o próximo movimento do inimigo. E neste filme vê-se obrigado a pôr termo a um plano para destruir o Reino Unido.

Estamos, portanto, muito longe da figura encarnada pelo britânico Basil Rathbone ao longo de 14 filmes, estreados entre 1939 e 1946. Ou por um dos muitos actores que ao longo dos anos interpretaram a personagem, sem se desviarem do cânone.

A lista de actores que já fizeram o papel de Sherlock Holmes é vasta, incluindo nomes como o do português Joaquim de Almeida. Ou os famosos Roger Moore, Peter O'Toole, Charlton Heston e Christopher Lee, que nalguns casos interpretaram o herói em filmes que não passaram sequer nos cinemas. Agora é Robert Downey Jr. quem interpreta a icónica personagem.

Olhando para o sucesso atingido nos últimos anos, é difícil acreditar que este é o mesmo actor que entre 1996 e 2001 passou mais tempo em clínicas de desintoxicação e na prisão que atrás das câmaras. Na altura, todos diziam que o intérprete, um dos melhores da sua geração, tinha desperdiçado uma promissora carreira.

Até que, subitamente, o actor começou a aparecer em novos filmes, sempre com críticas positivas. Depois de uma série de desempenhos bem acima da média em pequenas produções, foi convidado para protagonizar Homem de Ferro (2008), de Jon Favreau. E Downey era outra vez um nome a ter em conta. Sherlock Holmes só o vem confirmar.


Tags: Artes, Cinema
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117434

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos