Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

«Vislumbre de verdade»

Ir para baixo

«Vislumbre de verdade» Empty «Vislumbre de verdade»

Mensagem por Joao Ruiz Qua Jan 06, 2010 11:28 am

«Vislumbre de verdade»

«Vislumbre de verdade» Museu_douro2

Mostra de Casal Aguiar no Museu do Douro

Uma retrospectiva de pintura, «Vislumbre de verdade», de Manuel Casal Aguiar, decorre até 5 de Abril, no Museu do Douro, na Régua. São 45 obras, criadas entre 1975 e 2008, que se reportam a quatro lugares: Londres, Oceania, Douro e Trás-os Montes.

Através da mostra poderá o observador inteirar-se do percurso artístico mais relevante de Casal Aguiar, professor na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto entre 1977 e 2003.

Esta exposição, no recém inaugurado Museu do Douro, coloca em evidência a obra pertencente a quatro fases fundamentais do seu trabalho. Inicia-se em Londres, aquando da frequência da pós-graduação na Saint Martin´s School of Art, atravessando diversos lugares do Douro e de Trás -os-Montes, concluindo com a série \"Timor\", território onde cumpriu serviço militar e onde se desloca com regularidade.

Da fase de Londres, sublinhe-se a presença de telas como \"Adão e Eva\", \"Auto-retrato\" e \"Georgia O´Keeffe\". De Trás-os Montes, o destaque incide na série \"Desenhos rurais\" e no óleo sobre tela \"A paisagem (representação de quem merece ser representado)\".

Paixão por Timor

São surpreendentes, por outro lado, os diversos trabalhos sobre o Douro, tema que, aliás, é comum em Casal Aguiar, que, utilizando o pastel, aborda a região nas suas mais variadas características.

Incluído na série \"Oceania\", a presente exposição exibe alguns trabalhos sobre Timor, concebidos entre 1995 e 2003. Por exemplo, na tela \"Ocenia II\", Casal Aguiar explora a beleza do mar, colocando-o a em confronto com a não menos bela terra, relevando sinais da presença dos habitantes daquele território.

Convém referir que Timor tem sido um dos lugares que mais têm inspirado o pintor, onde o carinho e dedicação a este território são narrados esteticamente e de forma vincada em dezenas de obras.

Casal Aguiar tem 68 anos, nasceu em Rio Tinto, vive e trabalha em Penafiel. Realizou várias mostras individuais e está representado em colecções particulares e oficiais.


Agostinho Santos in JN, 2010-01-04

«Vislumbre de verdade» 11109

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos