Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Jesus é profeta para muçulmanos

2 participantes

Ir para baixo

Jesus é profeta para muçulmanos Empty Jesus é profeta para muçulmanos

Mensagem por Vitor mango Qui Jan 14, 2010 1:37 am

Jesus é profeta para muçulmanos
Islâmicos respeitam comemoração do Natal, mas data não tem significado religioso para eles

Publicado em 23/12/2004 - 18:40
A+ | A- | |

Por Carlos Brazil

A religião islâmica (ou muçulmana) tem Jesus Cristo como um dos seus cinco principais profetas, ao lado de Abraão, Noé, Moisés, e Mohamad (ou Maomé), este último, a principal figura do islamismo, para quem teria sido revelado o Alcorão (ou Corão), o livro sagrado da religião. Jesus é citado 19 vezes no Alcorão. Além disso, a Virgem Maria, sua mãe, também é lembrada no livro sagrado islâmico

"Allah - Sao La Ilaha Ila Allah (não há divindade a não ser Allah - frase dita como testemunho à existência de Allah, um dos cinco pilares da religião) - descreve Jesus no seu sagrado Alcorão como um dos cinco maiores profetas, apesar de Allah - Sao La Ilaha Ila Allah - ter enviado mais de 124 mil profetas. Os cinco maiores profetas são: Abrahão, Noé, Moisés, Jesus e Mohamad. Esses são os profetas que mais se sacrificaram pela causa de Allah - Sao La Ilaha Ila Allah. Jesus, então, é reconhecido como um dos grandes profetas. Não há diferença entre um profeta e outro. E temos uma sorata especialmente em nome de Maria, que é a mãe de Jesus, a Virgem Maria", explica o xeique Aly Saleh, diretor religioso da SBM (Sociedade Beneficente Muçulmana) da Mesquita São Paulo.

Essa percepção é ratificada inclusive por um representante da Igreja Católica Romana. "Para o judeu religioso, Jesus não significa nada. Mas para os muçulmanos, Jesus é o maior dos profetas depois de Maomé, e Maria (mãe de Jesus), é muito homenageada pelos muçulmanos. Inclusive tenho dados de que nas ruínas da cidade de Éfeso, na Turquia, por exemplo, onde existe uma casa a qual, conforme a tradição, teria sido a casa onde Maria residiu com o apóstolo São João, é centro de peregrinação para cristãos e muçulmanos, também. Então, para eles há muito mais sentido religioso no Natal, além do sentido social. Enquanto para o judeu há apenas o sentido social, como mecanismo de adaptação à cultura européia-ocidental que passou também a vigorar no Brasil", afirma o antropólogo e professor da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) Bartolomeu Tito Figueirôa de Medeiros, conhecido como Frei Tito.

Apenas profeta

No entanto, ao contrário das religiões cristãs - para as quais Jesus é o Messias, o enviado de Deus -, o islamismo dá maior relevância aos ensinamentos de Mohamad, profeta posterior a Jesus (que teria vivido entre os anos 570 e 632 d.C.), pois este teria vindo ao mundo completar a mensagem de Jesus e dos demais profetas.

Em relação à celebração do Natal - tradição das religiões cristãs sempre no dia 25 de dezembro de cada ano -, os muçulmanos mantêm uma relação de respeito, apesar de a data não ser considerada sagrado para o seu credo.

"Para nós muçulmanos, logicamente que convivemos com todas as coisas lícitas com felicidade, com prazer, com participação com todas as nações, haja vista que hoje estamos no maior país católico do mundo, que é o Brasil. Respeitamos as leis, temos uma Constituição brasileira e, acima de tudo isso, temos nossos irmãos católicos sobre os quais Allah - Sao La Ilaha Ila Allah - diz: `Se você procurar entre os mais virtuosos de seus amigos, você encontrará aqueles que seguem o Evangelho´. Com certeza, confraternizamos com todas as felicidades que eles têm, todas as comemorações, mas não especialmente para nós muçulmanos. Mas, logicamente, não temos nada contra, desde que não haja nada errado, ilícito", lembra os xeique Aly.
A Mesquita São Paulo


O religioso explica que o islamismo se apega justamente à posterioridade de Mohamad para valorizar seus ensinamentos. "Jesus, para nós, com certeza teve seu tempo, sua época, suas leis no Evangelho. Logicamente teve seus discípulos e ensinou a eles exatamente como nosso profeta Mohamad - Rassul Allah (o último mensageiro de Alá enviado pela humanidade) - nos ensinou. Só que seguimos Mohamad porque nascemos na época de Mohamad. Jesus vem há 2.000 anos atrás e teve sua época. Então, a religião tem seu tempo, sua época e seu profeta, como tivemos Moisés na sua época, Jesus na sua época e Mohamad na sua época. Hoje nós somos seguidores da religião islâmica, porque a palavra Islã significa submissão às ordens do criador Allah - Sao La Ilaha Ila Allah - através das tradições de Mohamad - Rassul Allah", afirma.

"Se eu estivesse há 2.000 atrás, com certeza eu estaria seguindo as tradições e os mandamentos de Allah através das tradições de Jesus filho de Maria - que a paz esteja com eles (expressão utilizada em sinal de respeito pelos islâmicos) -, seguindo as leis verdadeiras do Evangelho e adorando Allah conforme o Evangelho manda. Como existe tempo e época, hoje sou felizardo de estar na época da nação de Mohamad. E para mim também é um grande prazer ter Jesus dentro da linhagem do Alcorão, porque nós não podemos desfazer de nenhum profeta", acrescenta o xeique Aly.

Dificuldades

Apesar de a comunidade muçulmana ter se integrado à sociedade brasileira de forma expressiva - hoje o país conta com entre 1,5 milhão e 2 milhões de muçulmanos, dos cerca de 1,3 bilhões no mundo todo -, há dificuldades a serem suplantadas, segundo avaliam religiosos, em razão da liberdade cultural de nosso país.

"Estou orgulhoso e parabenizo as brasileiras, brasileiros, o Brasil e todo o seu povo, pois é um país muito hospitaleiro. Já viajei a Europa toda e não vi tal hospitalidade, o tipo de povo, o carinho que recebemos aqui e o tratamento de um povo humilde, carinhoso, que tem todas suas qualidades boas. No entanto, para haver a educação dentro do Islã às famílias islâmicas aqui no Brasil, existem certas dificuldades, já que o país tem uma abertura e uma liberdade muito grandes, onde existem várias formas de você cometer erros, cometer o pecado. Há um acesso livre à maioria das coisas, é um país totalmente livre. Existem essas dificuldades, mas o muçulmano sempre está concreto, rígido. A partir do momento em que está com sua crença em dia, com certeza consegue se adaptar a estes momentos e ultrapassar essas dificuldades", afirma o xeique Abdel ´Áti Hussein Addel Rázik, religioso egípcio que é diretor do Centro Islâmico do Brasil.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117434

Ir para o topo Ir para baixo

Jesus é profeta para muçulmanos Empty Re: Jesus é profeta para muçulmanos

Mensagem por Vitor mango Qui Jan 14, 2010 1:38 am

Apesar de a comunidade muçulmana ter se integrado à sociedade brasileira de forma expressiva - hoje o país conta com entre 1,5 milhão e 2 milhões de muçulmanos, dos cerca de 1,3 bilhões no mundo todo -, há dificuldades a serem suplantadas, segundo avaliam religiosos, em razão da liberdade cultural de nosso país.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117434

Ir para o topo Ir para baixo

Jesus é profeta para muçulmanos Empty Re: Jesus é profeta para muçulmanos

Mensagem por Viriato Qui Jan 14, 2010 2:14 am

Vitor mango escreveu:Jesus é profeta para muçulmanos


Qual?? O treinador do Benfica???
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Jesus é profeta para muçulmanos Empty Re: Jesus é profeta para muçulmanos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos