EUROPEU 2012

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

EUROPEU 2012

Mensagem por Joao Ruiz em Qua Fev 10, 2010 10:42 am

Grupos para o Europeu
08 Fevereiro 2010


Com Polónia e Ucrânia apuradas, 51 equipas discutem, de Setembro de 2010 a Novembro de 2011, as 14 vagas no Euro. Apuram-se os vencedores de grupo, o melhor segundo classificado, e os quatro vencedores de um play-off entre os restantes segundos . As federações têm até 9 de Março para fixar o calendário de apuramento.

GRUPO A

Alemanha

Turquia

Áustria

Bélgica

Cazaquistão

Azerbaijão

É talvez o grupo mais forte da fase de qualificação: a superpotência Alemanha frente a três selecções que tentam voltar aos melhores dias (Turquia, Áustria e Bélgica)... e dois pequenos do Leste. O grande duelo deve ser entre alemães e turcos, que têm uma grande comunidade emigrante em solo germânico.

GRUPO B

Rússia

Eslováquia

República da Irlanda

Macedónia

Arménia

Andorra

Rússia e Rep. Irlanda podiam parecer favoritos, mas, do Grupo B, só a Eslováquia está no Mundial 2010. Os russos querem voltar à ribalta, após o brilhante Euro 2008 (meias--finais), enquanto os irlandeses (de Trapattoni) tentam voltar a uma grande prova (falham-no desde 2002). Os restantes fazem número.

GRUPO C

Itália

Sérvia

Irlanda do Norte

Eslovénia

Estónia

Ilhas Féroe

A Itália é sempre vista como favorita, mas o Grupo C é o único que junta três equipas apuradas para o Mundial 2010 (a squadra azzurra, a Sérvia e a Eslovénia). Para lá das duas selecções nascidas das cinzas da antiga Jugoslávia, só a Irlanda do Norte poderá complicar a vida aos transalpinos.

GRUPO D

França

Roménia

Bósnia-Herzegovina

Bielorrússia

Albânia

Luxemburgo

Após a difícil qualificação para o Mundial, a França foi mais feliz no sorteio. A Roménia, que empatou, duas vezes, os gauleses, no último apuramento, é a principal candidata a complicar-lhes as contas. Bósnia e Bielorrússia pensam nos primeiros postos. E os jogos com a Albâ-nia podem ajudar a decidir tudo.

GRUPO E

Holanda

Suécia

Finlândia

Hungria

Moldávia

San Marino

A Holanda teve o mesmo feeling de Portugal: ruma à Escandinávia, para defrontar Suécia e Finlândia... rivais dos portugueses nos últimos apuramentos. Junto com a Hungria (também ex-adversária dos lusos), os nórdicos são mesmo as grandes ameaças à "laranja mecânica" - a única mundialista do Grupo E.

GRUPO F

Croácia

Grécia

Israel

Letónia

Geórgia

Malta

Parece a repetição do Grupo 2 de apuramento para o Mundial 2010. Grécia, Israel e Letónia juntam-se, de novo, e a Croácia rende a Suíça (vencedora de então). Agora, gregos (campeões europeus em 2004) e croatas são favoritos, israelitas e letões são candidatos... e a Geórgia pode roubar pontos.

GRUPO G

Inglaterra

Suíça

Bulgária

País de Gales

Montenegro

Inglaterra contra Gales: se fosse râguebi, seria um grande jogo; como é futebol, é apenas um duelo entre vizinhos, nota de rodapé do Grupo G. Os mundialistas ingleses e suíços são favoritos; a Bulgária tenta o regresso à ribalta (após 2004) e Gales e Montenegro so-nham com uma intromissão inédita.

GRUPO H

PORTUGAL

Dinamarca

Noruega

Chipre

Islândia

Portugal e Dinamarca reencontraram-se após o apuramento para o Mundial 2010 (de sucesso para ambos). Noruega quer voltar aos tempos dourados da década anterior (mundiais 1994 e 1998 e Euro 2000), enquanto o ascendente Chipre e a incógnita Islândia tentarão roubar pontos a todos.

GRUPO I

Espanha

República Checa

Escócia

Lituânia

Liechtenstein

Campeã europeia em título, a Espanha é a superfavorita no Grupo H e encontra duas selecções que procuram rejuvenescer e voltam aos sucessos dos últimos anos (República Checa e Escócia). Com o Liechtenstein como equipa mais fraca, a Lituânia (de José Couceiro) pode ser a outsider desta disputa.

In DN


_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
avatar
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ocasião de ouro para geração de futuro

Mensagem por Joao Ruiz em Qua Fev 10, 2010 10:49 am

Ocasião de ouro para geração de futuro

por SÉRGIO PIRES
08 Fevereiro 2010


Portugal vai defrontar Dinamarca, Noruega, Islândia e Chipre. Já sem Deco, que abandonará após o Mundial, e com outros em fim de linha, que selecção chegará a 2012?

Não é o mais difícil dos grupos, mas não há margem para erros. O sorteio que se realizou ontem em Varsóvia colocou como adversários no apuramento de Portugal para o Euro 2012 a Dinamarca, de má memória na recente qualificação para o Mundial 2010, e um trio de perigosos outsiders: Noruega, Chipre e Islândia. Não são favas contadas, mas, olhando para o historial, Portugal tem todas as condições para se apurar, como primeiro, melhor segundo ou repescado para o play-off dos restantes oito segundos classificados.

Em suma, o caminho para chegar ao Euro polaco-ucraniano é composto por uma longa jornada nórdica, com uma paragem no Mediterrâneo. Porém, nesta viagem já não seguirá Deco e outros companheiros poderão juntar-se-lhe, evocando a idade e o cansaço, e colocar um ponto final no seu contributo para a "equipa das quinas" após a participação no Mundial da África do Sul.

Serve isto para dizer que, além dos quatro adversários no Grupo H, Portugal conta com outro, já recorrente noutras campanhas: a renovação do seu onze-base.

Além da cratera de talento deixada no meio-campo luso pelo abandono do "mágico" do Chelsea, Carlos Queiroz terá outros problemas para resolver. Na fase final do Euro 2012, jogadores nucleares como Ricardo Carvalho e Liedson terão 34 anos; Simão estará prestes a completar 33 e muito provavelmente já não terá a velocidade de outrora… Os guarda-redes Quim e Hilário já terão 36 anos, ao passo que jogadores como Miguel, Paulo Ferreira, Duda, Meira, Tiago ou Pedro Mendes estarão no lote dos trintões.

É nesse sentido que, mais tarde ou mais cedo, vão começar a surgir apostas como Rúben Micael, que parece destinado a substituir Deco como estratega, ou Varela, que pode juntamente com Nani e Cristiano Ronaldo redefinir o ataque de uma equipa que continua à míngua de pontas-de-lança. Deste lote de jovens promissores surgem também Fábio Coentrão e Miguel Veloso como boas soluções para o carenciado flanco esquerdo da defesa - ou até para jogarem um pouco mais à frente. Sendo que outros, como Beto, na baliza, ou João Moutinho, Danny e Nani vão certamente estar nas opções de Queiroz.

Resta esperar e ver se o apuramento para o Euro 2012 se confirma como uma oportunidade de ouro para a geração de futuro.

In DN


_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
avatar
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum