Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Computador Magalhães custou 854 milhões

Ir para baixo

Computador Magalhães custou 854 milhões Empty Computador Magalhães custou 854 milhões

Mensagem por ricardonunes Ter Mar 02, 2010 10:31 am

Filipe Alves
02/03/10 16:05


Começaram hoje as audições no Parlamento com o custo do computador Magalhães em pano de fundo.

O presidente da Fundação das Comunicações Móveis, Mário Franco, afirmou há momentos no Parlamento que até Setembro de 2009 foram investidos 854 milhões de euros no Programa e-Escolas, dos quais cerca de 373 milhões correspondem ao contributo dos operadores de telecomunicações, 256 milhões ao dos beneficiários e cerca de 225 milhões ao Estado.

O programa e-Escolas levou a cabo a distribuição de computadores Magalhães junto dos estudantes do ensino básico.

O responsável está neste momento a ser ouvido pela Comissão Eventual de Inquérito Parlamentar à actuação do Governo em relação à Fundação para as Comunicações Móveis. Em causa está o eventual desrespeito das regras da contratação pública na compra de computadores à JP Sá Couto, a fabricante do Magalhães.

Confrontado pelos deputados, Mário Franco garantiu que as regras foram cumpridas.

"Da leitura dos documentos da fundação, o que depreende é que é precisamente o contrário, isto é, não nasceu para fugir às regras da contratação pública. A fundação tem de cumprir essas regras porque tem um órgão de gestão com representantes do Estado. Três do Ministério das Obras Públicas e um das Finanças", afirmou.

"Não creio que a fundação seja um instrumento do governo. Tem é um mandato do governo para executar o programa e-Escolas, no sentido de verificar que o programa está a ser executado pelos operadoras. Esses contratos não foram assinados por mim, porque a fundação ainda não existia. Só quando a fundação passou a existir e a fazer a gestão do programa, é que passou a surgir a assinatura do representante da fundação nos contratos", concluiu Mário Franco.

DE
ricardonunes
ricardonunes

Pontos : 3302

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos