Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Amorim o português mais rico, Carlos Slim lidera ranking

2 participantes

Ir para baixo

Amorim o português mais rico, Carlos Slim lidera ranking Empty Amorim o português mais rico, Carlos Slim lidera ranking

Mensagem por Vitor mango Qui Mar 11, 2010 10:22 am

Amorim o português mais rico, Carlos Slim lidera ranking

por Dn.ptHoje
Amorim o português mais rico, Carlos Slim lidera ranking

Américo Amorim e Belmiro de Azevedo são os únicos portugueses na lista dos mais ricos do mundo, elaborada pela revista Forbes. Carlos Slim, magnata mexicano das telecomunicações, e a sua família ultrapassaram Bill Gates, fundador da Microsoft, a maior multinacional de programas informáticos.

De acordo com a Forbes, Américo Amorim é detentor de uma fortuna de quatro mil milhões de dólares (quase 2938 milhões de euros, segundo taxa de câmbio de hoje), fruto da Corticeira Amorim, líder mundial no sector da cortiça e de investimentos como accionista em várias empresas de peso, com destaque para os 18% que detém do capital da Galp. Possui ainda 7% do Banco Popular, 25% do BIC Angola, 28% da Finpro, uma empresa de investimento, e 25% da Tom Ford, marca de alta costura.

De acordo com a Forbes, no ano passado a fortuna de Américo Amorim cresceu, enquanto Belmiro de Azevedo voltou ao ranking, depois de um ano de ausência, devido à desvalorização das empresas do grupo Sonae. O patrão do maior aglomerado empresarial do país vale 1,5 mil milhões de dólares (pouco mais de 1,1 mil milhões de euros), resultado do Modelo Continente, Sonae Sierra, Sonae Indústria, Sonaecom, etc.

Carlos Slim e a sua família lideram este ano o ranking da Forbes. Valem 53,5 mil milhões de dólares (quase 39,3 mil milhões de euros), mais 18,5 mil milhões do que no ano passado. A privatização da companhia telefónica mexicana nos anos 90 foi a alavanca para Carlos Slim se lançar no mundo dos negócios globais, sendo uma das referências nas telecomunicações (a América Móvil é a maior operadora na América Latina), construção, energia e agora, aos 70 anos, até na comunicação social, com destaque para a posição que detém no capital do New York Times.

Slim é um filantropo (criou um fundo de 47,7 milhões de euros, juntamente com Eli Broad, para a investigação científica na área da genética), mas neste ponto o líder ainda é Bill Gates, cuja fundação combate a fome em África, possui programas de melhoria de educação secundária nos EUA e financia investigação científica para desenvolver vacinas contra tuberculose, malária e sida.

As suas participações na Microsoft, Four Seasons, Televisa e Auto Natione, entre outras, valem 53 mil milhões de dólares (39922 milhões de euros).

O terceiro mais rico é o investidor norte-americano Warren Buffet (47 mil milhões de dólares/34515 milhões de euros), do grupo de investimentos Berkshire Hathaway, o indiano Mukesh Ambani, magnata das indústrias de petroquímica, petróleo e gás, é quarto (29 mil milhões), o seu compatriota Lakshmi Mittal, patrão da maior multinacional do sector do aço, a ArcelorMittal, é quinto classificado (28,7 mil milhões de dólares/21 mil milhões de euros), e o sexto é o francês Bernard Arnault, dono de participações em fabricantes de marcas de luxo (Louis Vuitton, Moet & Chandon), contructoras de propriedades de luxo, fabricantes de iates e até da retalhista Carrefour (27,5 mil milhões de dólares, quase 20,2 milhões de euros).

O Brasil também está representado no 'top oito', por Eike Batista (27 mil milhões de dólares, 19,83 mil milhões de euros), dono de gigantes nas áreas do minério e do petróleo (OGX), matéria-prima que tem cada vez maior peso na economia brasileira, devido à descoberta regular de novas reservas, essencialmente em alto mar, e tem dado poder à diplomacia de Brasília no jogo político internacional. Batista é proprietário do grupo EBX, que reúne empresas de mineração, energia, logística e exploração de petróleo e gás, segundo a AFP.

"A economia global está a recuperar. Os mercados financeiros reagiram, especialmente os emergentes. (...) Houve um aumento de 50% na riqueza geral global em relação ao ano passado", afirmou Steve Forbes, editor da revista, à AFP.

As 20 maiores fortunas do planeta:
1. Carlos Slim, 70 anos, 53,5 mil milhões de dólares. Telecomunicações, México.
1 a Vitor Mango ,500 paus no bpn
2. Bill Gates, 54 anos, 53. Microsoft, EUA.
3. Warren Buffett, 79 anos, 47. Berkshire Hathaway, EUA.
4. Mukesh Ambani, 52 anos, 29. Petroquímica, Índia.
5. Lakshmi Mittal, 59 anos, 28,7. Aço, Índia.
6. Lawrence Ellison, 65 anos, 28. Oracle, EUA.
7. Bernard Arnault, 61 anos, 27,5. LVMH, França.
8. Eike Batista, 53 anos, 27. Mineração, Petróleo. Brasil.
9. Amancio Ortega, 74 anos, 25. Zara. Espanha.
10. Karl Albrecht, 90 anos, 23,5. Aldi, Alemanha.
11. Ingvar Kamprad, 83 anos, 23. Ikea, Suécia.
12. Christy Walton, 55 anos, 22,5. Wal-Mart, EUA.
13. Stefan Persson, 62 anos, 22,4. Hennes & Mauritz, Suécia.
14. Li Ka-shing, 81 anos, 21. Diversos. China.
15. Jim Walton, 62 anos, 20,7. Wal-Mart, EUA.
16. Alice Walton, 60 anos, 20. Wal-Mart, EUA.
17. Liliane Bettencourt, 87 anos, 20. L'Oreal. França.
18. S. Robson Walton, 66 anos, 19,8. Wal-Mart, EUA.
19. Príncipe Al-Waleed bin Talal bin Abdul Aziz Al Saud, 55 anos, 19,4. Kingdom Holding Company. Arábia Saudita.
20. David Thomson, 52 anos, 19 bi. Comunicação. Canadá.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117360

Ir para o topo Ir para baixo

Amorim o português mais rico, Carlos Slim lidera ranking Empty Re: Amorim o português mais rico, Carlos Slim lidera ranking

Mensagem por RONALDO ALMEIDA Qui Mar 11, 2010 11:08 am

Quem me dera estar na lista!!!! GRANDES HOMENS que criam riqueza e empregos, nao esses merdius de politicos de caca que temos que aturar!!
RONALDO ALMEIDA
RONALDO ALMEIDA

Pontos : 10367

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos