Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Douro Turístico

Página 1 de 6 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para baixo

Douro Turístico Empty Douro Turístico

Mensagem por Joao Ruiz Qua Abr 07, 2010 5:05 am

Empreendimento de cinco estrelas

Hotel de cinco estrelas na margem do Douro

Os investidores do Douro Palace Hotel, a primeira unidade hoteleira de Baião, preparam-se para lançar um segundo investimento no concelho: um empreendimento de cinco estrelas, a construir na Pala, margem direita do Douro. Entretanto, o Douro Palace passou ostentar o título de \"utilidade turística\", o que lhe garante maior visibilidade e benefícios em taxas.

A decisão, assinada pelo secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, já foi publicada em Diário da República. O hotel fica isento de pagar as taxas devidas à Inspecção-Geral das Actividades Culturais, mas também não poderá fazer alterações ao imóvel sem prévia comunicação ao Turismo de Portugal.

Joaquim Ribeiro, sócio gerente da unidade, sublinha que a grande vantagem da classificação é a notoriedade. Mas admitiu, também, que a decisão poderá beneficiar uma eventual candidatura a fundos europeus do QREN (Quadro de Referência e Estratégico Nacional), no âmbito do projecto de restruturação da unidade. A ambição é transformar, a curto prazo, o Douro Palace num \"hotel verde\", passando a unidade a utilizar 80% de energia própria.

\"É um projecto que estamos a avaliar e esta distinção poderá apoiar-nos nos processos de candidatura ao QREN\"; afiançou, ao JN, Joaquim Ribeiro.

Após dois anos de portas abertas, e apesar da crise económica, Joaquim Ribeiro considera o hotel \"uma aposta ganha\". Com uma taxa de ocupação média de 47%, bem acima da média do turismo no Douro, que se situa nos 28%, o Douro Palace, do primeiro para o segundo ano de actividade, registou \"ganhos de 30% em facturação e em ocupação\".

O segundo hotel, de cinco estrelas, está para breve. \"Se tudo correr bem, estamos a dois meses de concluir o projecto de arquitectura para licenciamento. A nossa intenção é de começar a construção no inicio do próximo ano\", referiu Joaquim Ribeiro.


Antonio Orlando in JN, 2010-04-06

Douro Turístico 0002056D

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Douro Turístico Empty Sem navegar desde Janeiro

Mensagem por Joao Ruiz Seg Abr 12, 2010 4:38 am

Sem navegar desde Janeiro

Empresas somam prejuízos com barcos parados no rio

Desde o início do ano que as embarcações comerciais estão proibidas de navegar no rio Douro. A situação afecta, sobretudo, exportadores de granito e algumas empresas já suspenderam a produção. Os prejuízos avolumam-se e a revolta está instalada.

O Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM) alega que, até agora, o caudal do rio não tem permitido a eclusagem em condições de segurança.

As embarcações turísticas têm permissão para navegar no Douro, mas os barcos comerciais estão impedidos desde Janeiro. A culpa é do caudal do rio, ainda muito elevado por causa do volume descarregado pelas barragens espanholas, afirmou Joaquim Gonçalves, director do IPTM.

O responsável acrescentou que \"face aos caudais que estão a ser processados (turbinados e descarregados) na barragem de Crestuma\", não é possível garantir que a eclusagem das embarcações comerciais se faça em totais condições de segurança.

\"Admitimos esse argumento em Janeiro e Fevereiro, mas agora não há razões. O prejuízo é enorme\", desabafou um empresário do sector, que prefere manter o anonimato. \"Tivemos quatro barcos vindos do estrangeiro que tiveram de procurar outras cargas. O granito já estava vendido a clientes estrangeiros, mas ficou todo no cais\", lamentou fonte da empresa \"Stoneset\", com produção em Alpendorada (Marco de Canaveses). Esta empresa produz 50 mil toneladas por ano e já suspendeu parte da laboração.

\"Esse perigo só existe para os barcos comerciais? E para as embarcações turísticas?\", interroga-se um outro empresário do sector.

\"As condições de navegabilidade das embarcações comerciais são mais restritivas, tendo em conta as dimensões, calado e capacidade de manobra. As turísticas têm uma capacidade de manobra e propulsão bem superior\", referiu o director do IPTM, admitindo que a situação esteja ultrapassada na próxima semana.

Um outro empresário revelou que quem opera nos cais de Sardoura e Várzea do Douro (Marco e Castelo de Paiva) está cansado de \"burocracias a mais\". \"Cada barco custa entre 100 a 150 mil euros. Se regressam vazios, imagine-se o prejuízo que isso dá\", frisou.


José Vinha in JN, 2010-04-12

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Douro Turístico Empty «Birdwatching» na Quinta Nova

Mensagem por Joao Ruiz Ter Abr 13, 2010 5:13 am

Workshop de 28 a 30 de Maio

«Birdwatching» na Quinta Nova

Um esclarecimento teórico sobre aves e observação dos animais do Vale do Douro fazem parte de um workshop de «birdwatching» que decorre de 28 a 30 de Maio, na Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, em Covas do Douro.

A Quinta Nova é o local escolhido para o workshop que alia a deslumbrante paisagem duriense aos vinhos. Em Portugal, a região do Douro é um dos locais com melhores condições para o \"birdwatching\", devido à sua orografia montanhosa, por vezes inóspita, e também pela natureza mediterrânea do clima, que favorece a diversidade biológica. O programa inclui a observação de aves no seu habitat natural, ao ar livre, nas arribas do Douro Internacional, que são casa de diversas aves de rapina, algumas ameaçadas de extinção, como a Águia-de-Bonelli, da Águia-Real, do Abutre-do-Egipto, da Cegonha Negra e do Grifo. À medida que o Douro corre para a sua foz predominam as águias de asa-redonda, conhecidas por Búteos, os milhafres e uma grande variedade de pássaros, desde os papa-figos e pega-azul aos canoros pintassilgos.

A Quinta Nova pretende proporcionar um fim-de-semana inesquecível aos amantes da natureza que se queiram dedicar ao \"birdwatching\", em visitas ao Parque Natural do Douro Internacional e a locais por descobrir do Douro Vinhateiro. Primeiro é feito um esclarecimento teórico e depois os participantes saem para campo para a observação de aves. O programa inclui provas de vinhos do Douro e Porto e tem também uma componente científica, organizada pela Birds & Nature, que inclui um guia especializado em aves, utilização de binóculos e telescópios de qualidade, guias de campo, entre outros temas.

Os participantes ficam alojados na Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, no coração do Alto Douro, perto do Pinhão, onde se consegue desfrutar da companhia do rio Douro. Apesar de ainda faltar mais de um mês para o curso, tenha em atenção que o número de inscrições é limitado.


Susana Ribeiro in JN, 2010-04-13

Douro Turístico 10792

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Douro Turístico Empty Passeio de Barcos e Motos de Água no Rio Douro

Mensagem por Joao Ruiz Sex Abr 16, 2010 5:16 am

De 10 a 13 de Junho

Passeio de Barcos e Motos de Água no Rio Douro

A Associação de Municípios do Douro Superior e os Municípios de Torre de Moncorvo, Vila Nova de Foz Côa e Carrazeda de Ansiães, organizam de 10 a 13 de Junho, o Passeio Fluvial no Rio Douro.

Pelo nono ano consecutivo, o passeio vai-se realizar e a parceria deste ano vai permitir um passeio náutico na sua componente turística e de lazer, inesquecível.

A organização quer levar os participantes à região do Douro Superior, num programa onde o objectivo é desfrutar do património Mundial do Alto Douro Vinhateiro, património paisagístico e construído, típicos da região duriense, em quatro dias de novas experiências tripulando o seu próprio barco ou mota de água.

Torre de Moncorvo, Vila Nova de Foz Côa e Carrazeda de Ansiães são os locais de destino, e onde estão previstas visitas guiadas. Quanto ao alojamento, durante os quatro dias em que se navega no Douro, tem lugar nas mais modernas unidades hoteleiras do Douro, onde se inclui o CS Vintage House.

Os participantes podem ainda contar com o acompanhamento da organização e todos os transferes de participantes e bagagens, desde o rio até ao local das visitas, refeições e dormidas, utilizando para o efeito um mini-bus e viaturas 4x4, para visitar as gravuras rupestres de Foz Côa e as Quintas existentes.

Todos podem participar e no rio funciona a entreajuda, significa que quem já fez o rio Douro de barco ou mota de água e tem mais experiência, poderá apoiar quem não o fez e queira participar.

As inscrições estão já abertas e limitadas a 25 embarcações, têm o custo de 280 euros por pessoa, em Quarto duplo, para os 4 dias. Podem ser feitas através do site www.sabordouro.com ou pelos contactos 964801332 / 964801280, Fax: 279258270 e info@sabordouro.com.

, 2010-04-16
In DTM

Douro Turístico 0002029C

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Douro Turístico Empty Passeio de Barcos e Motos de Água no Rio Douro

Mensagem por Joao Ruiz Seg Abr 19, 2010 4:32 am

De 10 a 13 de Junho

Douro Turístico Passeiofluvial2010

Passeio de Barcos e Motos de Água no Rio Douro

A Associação de Municípios do Douro Superior e os Municípios de Torre de Moncorvo, Vila Nova de Foz Côa e Carrazeda de Ansiães, organizam de 10 a 13 de Junho, o Passeio Fluvial no Rio Douro- 2010. Pelo nono ano consecutivo, o passeio vai-se realizar e a parceria deste ano vai permitir um passeio náutico na sua componente turística e de lazer, inesquecível.

A organização quer levar os participantes à região do Douro Superior, num programa onde o objectivo é desfrutar do património Mundial do Alto Douro Vinhateiro, património paisagístico e construído, típicos da região duriense, em 4 dias de novas experiências tripulando o seu próprio barco ou mota de água.

Torre de Moncorvo, Vila Nova de Foz Côa e Carrazeda de Ansiães são os locais de destino, e onde estão previstas visitas guiadas. Quanto ao alojamento, durante os quatro dias em que se navega no Douro, tem lugar nas mais modernas unidades hoteleiras do Douro, onde se inclui o CS Vintage House.

Os participantes podem ainda contar com o acompanhamento da organização e todos os transferes de participantes e bagagens, desde o rio até ao local das visitas, refeições e dormidas, utilizando para o efeito um mini-bus e viaturas 4x4, para visitar as Gravuras Rupestres de Foz Côa e as Quintas existentes.

Todos podem participar e no rio funciona a entreajuda, significa que quem já fez o rio Douro de barco ou mota de água e tem mais experiência, poderá apoiar quem não o fez e queira participar.

As inscrições estão já abertas e limitadas a 25 embarcações, têm o custo de 280€ por pessoa em Quarto duplo para os 4 dias. Podem ser feitas através do site www.sabordouro.com ou pelos contactos 964801332 / 964801280, Fax: 279258270 e info@sabordouro.com.


, 2010-04-18
In DTM

Douro Turístico 10792

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Douro Turístico Empty Programa ON.2 aprova 24 projetos somando 30 M€

Mensagem por Joao Ruiz Dom Abr 25, 2010 4:13 am

21 milhões de euros

Programa ON.2 aprova 24 projetos somando 30 M€

O Plano de Desenvolvimento Turístico do Vale do Douro vai receber 20,8 milhões de euros de fundos comunitários através do Programa Operacional Regional do Norte para aplicação em 24 projectos de investimento no valor total de 29,8 milhões de euros.

\"A aprovação destes projectos marca uma viragem face aos investimentos que têm sido feitos em infra-estruturas de apoio turístico. Havia uma retórica interessante sobre o Plano de Desenvolvimento Turístico do Vale do Douro, mas apenas com intervenções pontuais\", adiantou Carlos Lage, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

A grande vantagem dos projectos seleccionados é, na opinião de Carlos Lage, \"a arte de conjugar o estímulo à actividade turística com a valorização do património.

Nos projectos apoiados contam-se, por exemplo, uma rede de monumentos do Vale do Douro, submetidos pela Direcção Regional da Cultura do Norte, que inclui igrejas matrizes, sítios arqueológicos, castelos e museus, entre outros. \"Ao mesmo tempo que se cria um ponto de atracção turística, preserva-se o património\", apontou Lage.

Por outro lado, foram seleccionados \"projectos que têm a ver com a própria navegabilidade do Douro\", como a requalificação do cais do Pocinho e o rearranjo e beneficiação das infra-estruturas fluviais do cais do Pinhão, na perspectiva de um desenvolvimento sustentável da própria actividade turística. A lista completa dos investimentos co-financiados será divulgada dentro de alguns dias.

\"Um dos critérios de selecção prende-se com o facto de todos os projectos estarem inseridos na área Património Mundial e o facto de serem apoiados prende-se com a criação de um eixo original do Programa Operacional Regional (POR) que se destina aos recursos específicos da região: o turismo, a economia do mar e as indústrias criativas\", sintetizou.

, 2010-04-25
In DTM

Douro Turístico 0002044C

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Douro Turístico Empty II Mostra de Teatro Amador arranca no Douro

Mensagem por Joao Ruiz Seg Abr 26, 2010 3:21 am

De 2 a 29 de Maio

Douro Turístico Pinhao_vistaaeria

II Mostra de Teatro Amador arranca no Douro

A Associação Sócio-Cultural Vale dOuro (ASCVD) volta a apostar em 2010 no teatro como a sua grande bandeira. Na segunda edição da II Mostra de Teatro Amador que decorre de 2 a 29 de Maio a ASCVD procedeu a algumas alterações no formato do evento e iniciou o processo de expansão pela região. O primeiro espectáculo é já no próximo Domingo em Casal de Loivos.

Este ano a Mostra de Teatro Amador da ASCVD, uma associação do Douro que faz dois anos de actividade no próximo mês de Junho, vai brindar a região com 6 espectáculos distribuídos por três palcos. Além da mostra se estender além do Pinhão às localidades de Favaios e Casal de Loivos a programação do evento conta ainda com diversas vertentes da arte teatral. Desde espectáculos direccionados aos mais novos até à variante de revista misturada com um musical sem esquecer peças contemporâneas ou mesmo de época.

Os grupos este ano vêm um pouco de toda o vale do Douro com especial destaque para a presença dos três grupos do concelho de Alijó. Também do distrito de Viseu, de Lazarim, Lamego, vem um dos grupos mais antigos da região e que é responsável pela organização de um dos festivais mais importantes de teatro amador da região.

Depois do sucesso do ano passado as expectativas da organização são ainda mais elevadas. Na opinião do Presidente da Direcção da ASCVD será fácil superar o número de espectadores dado que haverá mais espectáculos. Contudo a aposta está também na qualidade, na mais criteriosa escolha dos grupos participantes e claro em chamar ainda mais público. Foi ainda privilegiada a produção original já que duas das seis peças são originais. O ano passado a Mostra decorreu no mês de Março mas o facto de o tempo ser melhor à noite e haver espectáculos aos Domingos à tarde deverá ser suficiente para superar os cerca de 1000 espectadores registados em 2009.

Luís Almeida, presidente da Direcção da ASCVD, considera importante este tipo de iniciativas próximas da população: “Trata-se de cultura com qualidade protagonizada por grupos compostos muitas vezes por pessoas que conhecemos. É uma cultura de proximidade e com muito talento que as pessoas valorizam e gostam de ver mesmo que por vezes tenhamos que improvisar e não haja salas adequadas para apresentar as peças. Mas estou muito satisfeito porque os grupos não se importam com isso e dão o seu melhor seja o palco de um grande auditório seja a praça central da localidade. Isto é importante e é o verdadeiro serviço público de divulgação cultural”.

Este ano será Maio o mês do teatro no vale do Douro com a II Mostra de Teatro Amador organizada pela ASCVD que arranca dia 2 de Maio em Casal de Loivos e termina a 29 de Maio de 2010 no Pinhão.

A II Mostra de Teatro Amador realiza-se pelo segundo ano consecutivo. Depois de ano passado se ter concentrado no Pinhão, a mostra deste ano terá espectáculos também nas localidades de Casal de Loivos e Favaios num total de 6 peças e 5 grupos amadores ou semi-profissionais. Destas peças, três constituem textos originais. O destaque vai para a presença de três grupos do concelho de Alijó mas também dos distritos de Vila Real e Viseu.
O site oficial do evento, onde serão disponibilizadas informações detalhadas sobre peças, grupos e locais de espectáculos é www.ascvd.pt.

Os espectáculos que não se realizam no Pinhão serão sempre a um Domingo e às 16h. No Pinhão todos os espectáculos são às 21h30 e ao Sábado com excepção do dia 16 de Maio de 2010 que será a um Domingo e às 16h por se tratar de uma peça infantil motivo ainda que levou à sua classificação para M/3 anos. Todos os espectáculos se iniciarão à hora prevista com uma tolerância de 15 minutos salvo alguma contrariedade não prevista pela organização.

A entrada em TODOS os espectáculos é gratuita. Poderão ser feitas reservas de lugar sem qualquer encargo adicional apenas para os espectáculos do Pinhão através do mail geral@ascvd.pt. Será dada prioridade de reserva aos associados da ASCVD.

, 2010-04-26
In DTM

Douro Turístico 10806

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Douro Turístico Empty Papa vai sobrevoar de helicóptero as vinhas do Douro

Mensagem por Joao Ruiz Sex Abr 30, 2010 3:52 pm

Papa é «apreciador» deste vinho

Papa vai sobrevoar de helicóptero as vinhas do Douro

Porto. Esperadas 200 mil pessoas. Comércio vê na visita oportunidade de negócio. Há restaurantes abertos 24 horas e hotéis a alugar varandas. População convida amigos para assistirem à missa de Bento XVI

Bento XVI, um grande apreciador do vinho do Porto, vai sobrevoar as vinhas do Douro antes de aterrar na Invicta a 14 de Maio. \"Já que gosta tanto de vinho do Porto, a organização entendeu que era uma oportunidade para o Papa conhecer a região\", afirmou ao DN o padre Américo Aguiar, porta-voz do evento no Porto.

E é também uma forma de resolver uma questão operacional de segurança, pois, entre os três que integram a comitiva, o helicóptero papal tem de ser o primeiro a levantar voo de Fátima e o último a aterrar no Porto.

\"Estou todo arrepiado. Eu tinha esse sonho e vai realizar-se\", disse ao DN o presidente da Casa do Douro (CD), Manuel António Santos, quando soube que o Papa vai sobrevoar durante alguns minutos as vinhas na ida para o Porto. \"É um momento extremamente importante e significativo\", pois \"o Douro bem precisa de um olhar superior, de ser abençoado, porque os nossos governantes há muito que se esqueceram de nós\".

O presidente da CD sabe que o Papa é \"apreciador\" deste vinho e conta que há cerca de um ano mandou \"entregar a Sua Santidade duas garrafas de vinho do Porto com a data do seu nascimento (1946), através de um grupo de Vila Real, recebido em audiência colectiva no Vaticano\". Manuel António gostava que \"algum representante do Douro pudesse também dar ao Papa alguns produtos da região\", mas garante que os durienses vão estar em vários pontos a transmitir carinho e apreço pelo gesto tão justo de Sua Santidade\".

Certo é que o Papa vai receber do bispo do Porto uma peça em prata e biscuit (porcelana não vidrada) que representa a inspiração do Espírito Santo. A obra é apresentada hoje de manhã, no Porto, pelo arquitecto Siza Vieira.

Bento XVI aterra no dia 14 no Regimento de Artilharia da Serra do Pilar e é recebido por um grupo de crianças do concelho de Gaia e várias individualidades. Mas nos arredores poucos parecem interessados em ver o Papa de perto. \"Prefiro ver em casa, sossegada, e faço os pedidos na mesma\", diz Maria Teresa.

Quando passar na Ponte do Infante, Bento XVI irá fazer uma breve bênção às embarcações de pesca da Afurada, que vão estar junto à ponte. \"Vão ser para aí 200 barcos e 300 pescadores\", diz Hermínio Pereira, do Patrícia e Marta. \"Sou católico, acredito muito em Deus e já em 1982 fui saudar o João Paulo II\", acrescenta. Nos barcos estarão ainda familiares e amigos. Já Joaquim Tavares falha a saudação, ao contrário do que sucedeu há 18 anos. \"Agora, a vida não o permite\", lamenta este pescador.

Carminda Rola conta lá estar. Mas só se não estiver muito cansada, pois a 3 de Maio parte a pé para Fátima, com mais 27 peregrinos da Afurada. \"Contamos chegar lá a 11 e, se não estiver muito cansada, vou à ponte. Já em 1982 o fiz\", conta. O sorriso surge assim que recorda João Paulo II e não esconde que preferia o anterior papa. \"Não tenho nada que dizer deste, mas preferia o outro, que já me concedeu uma graça\", explica.

Enquanto o Papa abençoa os barcos no Douro, Paulo Santana e a mulher, da varanda de casa na Rua Alexandre Herculano, estarão atentos ao que se passa na ponte. \"Vou filmar tudo\", diz ela, divertida, recusando abrir a casa a estranhos. \"Se a família ou os amigos quiserem vir, tudo bem, agora alugar não\", justifica o marido.

A comitiva papal segue depois pela Duque de Loulé em direcção aos Aliados, passando junto à Sé do Porto e à estação de São Bento. Onde só os comerciantes de restauração parecem entusiasmados. \"Aqui é só uns segundinhos\", conta Rosa Maria Freitas, dona de um cabeleireiro. \"Só vai tirar clientes porque com a confusão ninguém vem cá\", lamenta. \"Pela minha experiência será dos piores dias, as pessoas não vão comprar nada\", assegura Eugénio Soares, dono de um quiosque na estação. Já Elisabete Ferreira, gerente de um café, acredita que terá a casa cheia. Mas não muda o horário: \"Vamos abrir às seis da manhã como é habitual.\"

Ansiosos estão o senhor Ribeiro e a esposa, funcionários da Pensão Avenida. \"Vou estar mesmo ao pé dele\", conta Laurinda, explicando que integram o coro da Igreja Paroquial de Santo António do Corim, um dos 400 que estarão na Eucaristia. \"Não volto a ter outra oportunidade na vida\", diz ela, enquanto o marido recorda que também em 1982 viram João Paulo II no Porto. \"Espero que seja tão bonito como nessa altura.\"

A missa papal será vista por dezenas de pessoas a partir das varandas das pensões. Os preços, oficiais, dos quartos virados para a avenida variam entre os 45 euros na Pensão Avenida, os 100 na Chique, os 200 na dos Aliados e os 300 na Universal. Oficiosamente, os gerentes dizem que os preços, dos outros, são mais altos. Chegando aos 500 euros. Já os lugares à janela variam entre os 30 e 50 euros. E há comerciantes que garantem que há quem alugue as varandas de casa a 300 euros por pessoa.

Entre os cafés e restaurantes da Praça da Liberdade há quem admita ficar aberto 24 horas. É o caso de Virgínia Mansilhas, da pizzaria Celeste, que acredita que muitos dos cerca de 200 mil que se estima que assistam à missa nos Aliados e arredores comecem a guardar lugar de véspera. Já António Vasconcelos, da Cervejaria Capitólio, ainda não decidiu. \"Se puder, estou aberto a noite toda ou abro mais cedo\", explica. Fernando Fernandes já decidiu. A loja de roupa fica fechada de manhã. \"Não sou muito católico, mas não me parece bem estar o Papa a celebrar missa e eu a vender roupa\", diz.

Valentina Marcelino in DN, 2010-04-30
In DTM

Laughing

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Douro Turístico Empty Documentário de António Barreto e Joana Pontes em antestreia sábado

Mensagem por Joao Ruiz Sáb maio 08, 2010 9:02 am

«As Horas do Douro»

Documentário de António Barreto e Joana Pontes em antestreia sábado

O documentário As Horas do Douro de António Barreto e Joana Pontes, que faz uma apologia ao Douro, ao vinho do Porto e aos construtores dos socalcos, vai ser exibido, em antestreia, sábado, no Museu do Douro.

É a história de mais antiga Região Demarcada do Mundo, feita ao longo de mais de quatro séculos, feita de paisagens e do árduo trabalho de milhares de pessoas que ergueram os socalcos onde ainda hoje se colhe o vinho do Porto e mais recentemente o vinho do Douro.

Filmado ao longo de 50 dias, entre Março de 2008 e Janeiro de 2009, na região do Douro, Porto e Vila Nova de Gaia, o documentário de António Barreto e de Joana Pontes pretende mostrar o que é a região do Douro e o que são hoje as vinhas deste território.

Este texto da agência Lusa foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.


Lusa, 2010-05-07

Douro Turístico Fruits-17

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Douro Turístico Empty S.Mamede, a terra da laranja

Mensagem por Joao Ruiz Qui maio 13, 2010 6:05 am

Aldeia em festa

S.Mamede, a terra da laranja

A aldeia de São Mamede de Ribatua pertencente ao concelho de Alijó realizou entre os dias 30 de Abril e 3 Maio a terceira edição da feira da laranja e dos produtos regionais.

Esta feira abrangeu um leque variado de animações, contando com a parceria entre a banda filarmónica de São Mamede, a junta de freguesia e a Câmara Municipal de Alijó. Esta feira foi inaugurada com a actuação do grupo de cantares de São Mamede. Em seguida o grupo musical “Amigos da música” brindou todos os presentes com uma grande actuação seguindo-se ainda o baile, com “George Canário” tendo este satisfeito as delícias de todos pela noite dentro.

No segundo dia as comemorações contaram com a participação do grupo de bombos de Sanfins do Douro, a banda de música de Alfandega da Fé, e o rancho do Pinhão, encerrando com a actuação do conjunto “Banda Norte”.

O último dia de festa foi brindado com a participação do grupo de bombos de Cheires, e a actuação do Rancho de Alijó e Santa Eugénia. No final, ainda se ouviu o concerto da banda filarmónica de São Mamede de Ribatua tendo esta encerrado as festividades.

Este certame tem como principal objectivo divulgar um produto típico da terra, promovendo também todos os sectores sociais, culturais, e económicos da região envolvente. Segundo Tânia Iglésias, uma residente local, este evento “poderia ter tido uma melhor organização, uma vez que ocorreram problemas com o transito local, não tendo os visitantes lugar para estacionar as viaturas” considerando assim que os eventos realizados anteriormente tiveram uma melhor organização.

Este ano o recinto escolhido como diz esta leitora “não foi de grande comodidade, uma vez que se realizou no centro da aldeia onde o trânsito é intenso, não havendo deste modo a mesma comodidade de anos anteriores.

Durante a actividade decorreram também alguns desportos radicais, animações de rua e insufláveis.

Relativamente às vendas tal como tem acontecido em anos anteriores, o produto esgotou, levando os vendedores a recorrer a alternativas, uma vez que a fruta no domingo já se encontrava esgotada. Para além da laranja também outros produtos se encontraram à venda como o fumeiro, o vinho o azeite e as amêndoas, tudo produtos do Douro.
Um dos momentos altos desta feira, foi o Passeio TT – Rota da laranja, que maravilhou todos os participantes com um vista de excelência e renome nacional.


Ângela Raquel Marinho, 2010-05-12
In DTM



Douro Turístico Laranja-feliz-thumb8337946Douro Turístico Image219

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Douro Turístico Empty «Galinha dos ovos de ouro»

Mensagem por Joao Ruiz Qui maio 13, 2010 6:22 am

«Galinha dos ovos de ouro»

Douro Turístico Douro_vinha_rio3

32 milhões de euros pagam 25 projectos turísticos no Douro

Até 2013, vão ser investidos na região do Douro mais 32,4 milhões de euros em 25 novos projectos que visam potenciar o turismo, desde Baião a Freixo de Espada à Cinta. O Espaço Miguel Torga, em Sabrosa, é um dos mais emblemáticos.

A Estrutura de Missão do Douro recebeu 41 candidaturas, mas só passaram 25. O chefe do organismo, Ricardo Magalhães, explica que \"houve uma selecção em função do mérito\". Alguns deles ainda poderão ser aproveitados, \"desde que se encontre enquadramento financeiro\". Mas isso só vai acontecer depois de os agora eleitos estarem concretizados, o que terá de ocorrer até 2013.

As candidaturas aprovadas integram o Plano de Desenvolvimento Turístico do Vale do Douro (PDTVD). Vão ser apoiadas por fundos comunitários em 21 milhões, ao abrigo do ON.2 - O Novo Norte. A restante fatia do investimento (11,4 milhões) fica por conta dos promotores.

Alta qualidade

O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte, Carlos Lage, que ontem participou na apresentação oficial dos projectos, em Vila Real, salientou que se trata de \"um investimento de alta qualidade\". Porque permitirá \"melhorar a qualidade da oferta turística da região\" e porque \"boa parte do investimento se destina a requalificar monumentos\". O responsável assumiu que \"mesmo que do ponto de vista turístico o resultado fosse escasso, o património ficará muito valorizado\".

Ricardo Magalhães destaca esta opção pelo investimento no campo cultural. Dos 25 projectos, 15 referem-se ao aproveitamento de recursos patrimoniais. Considera que \"não há desenvolvimento sustentável sem que os recursos culturais sejam uma prioridade\".

Neste campo, inserem-se os projectos de requalificação de centros históricos de vilas e uma rede de monumentos da Ordem de Cister, em Tarouca e Lamego, que inclui os mosteiros de Salzedas e S. João de Tarouca, a torre fortificada de Ucanha, o convento de Ferreirim e a capela de S. Pedro de Balsemão.

Espaço Miguel Torga

Entre os novos projectos destaca--se a construção do Espaço Miguel Torga, na terra natal do escritor, S. Martinho de Anta (Sabrosa). O autarca, José Marques, espera tê-lo pronto \"no final do ano, para quecomece a funcionar no início de 2011\". Trata-se de um investimento de 3,2 milhões de euros, o segundo mais caro dos 25. O mais dispendioso é o Centro de Artes e Eventos de Torre de Moncorvo, que vai custar 3,4 milhões.

O presidente da Câmara de Lamego, Francisco Lopes, não escondeu, à margem da apresentação de ontem, a sua insatisfação com a prioridade dada a alguns projectos em detrimento de outros. \"Há uma concentração excessiva de projectos da responsabilidade do Estado, neste caso, da Direcção Regional de Cultura do Norte\", criticou, lembrando que os programas que antecederam o PDTVD \"sempre privilegiaram os promotores locais\". Por outro lado, não gostou de ver preterido o Museu do Entrudo de Lazarim, quando, na sua opinião, por ser diferenciador, \"era mais importante que um o novo cais fluvial de Bagaúste, que não acrescenta muito mais ao Douro\".


Eduardo Pinto in JN, 2010-05-12

Douro Turístico 10806

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Douro Turístico Empty DRCN investe 7.4 M€ na valorização do património

Mensagem por Joao Ruiz Sex maio 14, 2010 5:30 am

Musealização da Fonte do Milho

DRCN investe 7.4 M€ na valorização do património

A Direcção Regional da Cultura do Norte (DRCN) vai investir 7.4 milhões de euros em quatro projetos de valorização do património da região do Douro, onde se inclui a musealização da Fonte do Milho, na Régua.

Paula Silva, diretora da DRCN, afirmou, no decorrer da apresentação dos projetos apoiados pelo Programa Operacional Regional do Norte (ON.2 - O Novo Norte) para o Douro, que o «turismo cultural está a ganhar dimensão à escala mundial».

E é precisamente para desenvolver este tipo de turismo na mais antiga região demarcada do mundo que a DRCN vai avançar com quatro projetos que implicam um investimento na ordem dos 7.4 milhões de euros, comparticipados pelo FEDER.


Lusa, 2010-05-14


Douro Turístico 12060

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Douro Turístico Empty Douro Azul readquire Douro Marina Hotel

Mensagem por Joao Ruiz Ter maio 18, 2010 6:59 am

Um hotel com 175 quartos

Douro Azul readquire Douro Marina Hotel

A empresa Douro Azul readquiriu o projecto do Douro Marina Hotel, a unidade hoteleira prevista para o concelho de Mesão Frio.

O empresário Mário Ferreira, proprietário da Douro Azul, que readquiriu o projecto e os terrenos onde irá ser construído o Douro Marina Hotel, está a negociar com empresários suíços para que estes sejam parceiros no empreendimento.

Lançado por Mário Ferreira, o projecto foi adquirido pela CS Hotéis, pertencente a Carlos Saraiva que agora a voltou a vender à Douro Azul.

Classificado como projecto de interessa nacional (PIN), o Douro Marina Hotel teve que passar por 25 entidades para ser aprovado e alvo de uma reformulação para ser integrado no Plano de Pormenor da Rede, junto do rio Douro.

A ideia da CS Hotéis era construir um hotel com 175 quartos, SPA, piano bar, restaurante, um campo de golfe com 18 buracos espalhados pelas duas margens do rio, num investimento de 54,5 milhões de euros.

Além deste empreendimento, está ainda prevista a construção de um hotel rural em Cidadelhe, cujas obras, segundo o presidente da autarquia local, Alberto Pereira, deverão começar no próximo mês.

O grupo promotor deste projecto adquiriu uma quinta onde, além do hotel com 42 camas, irá também reactivar a Casa de Carvalhais onde irá instalar um centro de estudos.

Este empreendimento funcionará em conjunto com o Castro de Cidadelhe, que a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) vai reabilitar, numa iniciativa que tem como parceiros a autarquia e os empresários.

, 2010-05-18
In DTM

Douro Turístico 12060

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Douro Turístico Empty BB King em Sabrosa dá notoriedade ao Douro

Mensagem por Joao Ruiz Qua maio 26, 2010 6:40 am

Entrada gratuita

BB King em Sabrosa dá notoriedade ao Douro

No parque verde das piscinas cobertas de Sabrosa, funcionários da Câmara têm passado os últimos dias a preparar o terreno para receber o concerto do ano no Douro. Sábado, às 22 horas, o palco estará pronto para que o \"monstro\" dos blues BB King faça a sua aparição. Um concerto gratuito marcará o arranque da sua digressão europeia e está a gerar grande expectativa.

A Rota do Vinho do Porto, que organiza o evento, faz uma associação: «Vinho do Porto e BB King, quanto mais velhos melhores». E faz uma estimativa inicial: «uma assistência de cinco a sete mil pessoas».

Mas o presidente da Rota, António José Teixeira, tem vindo a ser surpreendido pela \"grande adesão a este concerto\". Não ficará admirado se aquelas contas forem \"largamente ultrapassadas\". Quem não vai faltar é Maria José Martins. Esta habitante da terra de Miguel Torga, São Martinho de Anta, tem 83 anos e garantiu, ao JN, que vai ver BBKing, que, afinal, só lhe leva mais um ano. Soube do concerto pelo filho que vive em Paris. Viu na Internet. \"Gosto muito de música e por isso lá estarei\". Sentado ao lado de Maria, Cidálio Pereira, 74 anos, dizia desconhecer a vinda de tão ilustre músico. \"Isso é lá para a rapaziada nova. A mim esse (BBKing) não me diz nada, nem nunca ouvi falar de semelhante pessoa. O que eu gosto mesmo é de fado!\"

A Maria José também não lhe diz muito, mas vai vê-lo porque gosta de alargar horizontes. \"Esse senhor (BBKing) é muito conhecido, não é?, questionou, em jeito de afirmação. No passado dia 1 de Maio convenceu o filho a levá-la à Ópera de Paris. \"Aquilo é excepcional!\" \"Eu é mais Quim Barreiros e Tony Carreira\", atalhou Cidálio.

Maria José há-de ir dormir a casa, mas os forasteiros têm tratado de se acomodar no Douro. O problema é que a capacidade hoteleira é bem capaz de ficar esgotada até sábado, pois o número de camas anda pelas 2500. \"Temos andado desesperadamente à procura de um ou outro quarto para reservar pois à volta de Sabrosa já não há alojamento disponível\", nota António José Teixeira, que pretende responder às solicitações, mesmo as vindas do estrangeiro.

Confirma-o o presidente da Câmara de Sabrosa, José Marques, que recebeu telefonemas dando-lhe conta de \"espanhóis, belgas, ingleses, entre outros\", que querem assistir ao concerto.

O presidente da Turismo do Douro, António Martinho, acrescenta que \"já há reservas de pessoas do Algarve\" e também sabe que \"há marcações de cantores portugueses que começaram a sua carreira nas últimas décadas de 70 e 80 e que querem ver BB King\".

Por outro lado, Martinho acredita que o concerto vai ajudar a \"dar notoriedade ao destino Douro e atrair turistas\". Daí que a Câmara esteja a fazer tudo para garantir as melhores condições aos visitantes, nomeadamente em termos de estacionamento e sanitários. Também haverá uma zona para campismo.

Eduardo Pinto in JN, 2010-05-25

Douro Turístico 00020579

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Douro Turístico Empty Edição do Douro Fillm Harvest vai custar 600 mil euros

Mensagem por Joao Ruiz Qua maio 26, 2010 6:54 am

De 7 e 11 de Setembro

Douro Turístico Douro_filmharvest

Edição do Douro Fillm Harvest vai custar 600 mil euros

A segunda edição do Douro Film Harvest vai custar cerca de 600 mil euros e tem como grande desafio levar o público às salas de cinema de Vila Real, Lamego, Sabrosa e Freixo de Espada à Cinta, disse hoje o presidente da Turismo do Douro.

Lançado pela Entidade Regional de Turismo do Douro, a mostra de cinema do Douro arrancou em 2009 e repete-se entre os dias 7 e 11 de Setembro.

António Martinho referiu que o orçamento previsto para esta edição é de 600 mil euros. Para ajudar a pagar, o responsável referiu que a organização está a procurar parcerias junto dos municípios envolvidos e empresas.

Para já conta com o apoio do Turismo de Portugal, Instituto dos Vinhos do Douto e Porto (IVDP) e da Agência de Promoção Externa, já que o evento, garantiu Martinho, vai contribuir para a \"internacionalização do norte de Portugal\".

A primeira edição do Harvest custou cerca de 500 mil euros, financiados por apoios comunitários e patrocinadores.

Esta edição do festival tem ainda, segundo frisou o responsável, como desafio levar os públicos às salas de cinema.

\"Estamos também a contribuir para criar públicos. Temos ainda que melhorar a divulgação e sobretudo as pessoas têm que começar a quebrar inércias e vir ver\", afirmou.

O director do Harvest, Ivan Dias, referiu que este ano poderão ser estabelecidas parcerias com as escolas para que os alunos possam ter \"uma aula diferente\" nas salas de cinema e acrescentou que esta edição como novidade a realização de workshops e conferências precisamente para atrair também estudantes de cinema.

\"Os filmes não são uma atracção de massas, mas nós queremos contribuir para que as pessoas venham ao douro ver filmes de qualidade e possam aqui permanecer para depois fruir da nossa paisagem e ver riqueza patrimonial\", acrescentou António Martinho.

Uma das críticas que se faz à organização do festival é a data que coincide com o início das vindimas no Douro e a altura do ano que mais turistas visitam esta região.

\"Queremos coincidir com as vindimas por causa da disponibilidade das pessoas ligadas ao cinema e porque queremos ligar uma vindima à outra. Queremos juntar à vindima das nossas uvas uma vindima do turismo tão importante para o país\", salientou António Martinho.

O primeiro festival de cinema do Douro, que se realizou em Vila Real, Lamego, Torre de Moncorvo e Santa Marta de Penaguião, homenageou o realizador Milos Forman, teve Andie MacDowell como actriz convidada e contou com a actuação do compositor Kyle Eastwood.

Lusa, 2010-05-26

Douro Turístico 00020408

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Douro Turístico Empty A cidade «de cara lavada»

Mensagem por Joao Ruiz Dom maio 30, 2010 10:11 am

A cidade «de cara lavada»

«Frente Douro» vai requalificar cidade

A requalificação da ponte metálica da Régua, do antigo teatro e do cais comercial da estação são algumas das intervenções previstas no «Frente Douro», um projeto da autarquia para melhorar a relação da cidade com o rio e atrair investimento.

O custo do «Frente Douro» vai ascender aos 10 milhões de euros, verba elegível no âmbito de uma candidatura ao Quadro de Referencia Estratégico Nacional (QREN), e junta vários parceiros públicos e privados.

O presidente da Câmara de Peso da Régua, Nuno Gonçalves, disse hoje à Agência Lusa que a cidade «vai ficar de cara lavada».


Lusa, 2010-05-30
In DTM

http://www.trasosmontes.com/forum/images/smilies/12060.gif

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Douro Turístico Empty Corridas Automóvel, Mariza, vinho e gastronomia em junho

Mensagem por Joao Ruiz Ter Jun 01, 2010 9:03 am

Muito desporto automóvel

Corridas Automóvel, Mariza, vinho e gastronomia em junho

As corridas automóvel de Vila Real, atuações de Mariza, vinho e gastronomia são algumas das emoções que a região do Douro tem para oferecer entre 17 de junho e 4 de julho, anunciou hoje a organização.

O \"Douro Emoções\" é promovido pelas autarquias de Lamego, Peso da Régua e Vila Real, começa a 17 de junho e prolonga-se até 04 de julho.

Esta é a primeira vez que três autarquias desenvolvem um projeto em parceria para dinamizar uma região, numa iniciativa de promoção e animação que foi alvo de uma candidatura de 750 mil euros, apoiada em 70 por cento pelo Programa Operacional Regional ON 2 - o Novo Norte.

As emoções da alta velocidade regressam ao circuito urbano de Vila Real, entre 19 e 20 de junho, ainda sem a tão ansiada internacionalização mas com cinco competições abertas a concorrentes nacionais e estrangeiros.

O 43.º Circuito Automóvel de Vila Real conta com uma história de \"mais de 80 anos\" e é organizado pelo Clube Automóvel de Vila Real (CAVR), a Câmara Municipal e a Global Sport.

Jorge Fonseca, do CAVR, disse hoje à agência Lusa que, até ao momento, cerca de trinta dezenas de pilotos já estão inscritos no circuito de Vila Real, com as inscrições a terminr a 14 de junho.

Enquanto os automóveis já aceleram pelo circuito, os vinhos do Douro serão a estrela do certame Wine Emotions que decorre, 18 e 19 de junho, no centro histórico de Vila Real.

No Peso da Régua será uma das principais vozes do fado a subir ao palco. A fadista Mariza atua a 19 de junho no Parque Multiusos da cidade na companhia dos convidados especiais Tito Paris e Ricardo Ribeiro.

Neste \"Douro Emoções\", Lamego será o primeiro a servir um dos pratos principais com a nova edição do Festival de Gastronomia do Douro, de 17 de junho a 4 de julho, acompanhada da tradicional Feira da Bôla.

Os autarcas das três cidades promovem uma conferência de imprensa, sábado, na Régua, para apresentarem oficialmente a iniciativa.

Lusa, 2010-06-01

Douro Turístico Smile21

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Douro Turístico Empty New York Times rendido ao Douro

Mensagem por Joao Ruiz Qua Jun 02, 2010 5:23 am

«Região encantada»

New York Times rendido ao Douro

Um jornalista do New York Times cruzou o Atlântico à procura do Douro e da região portuense regressou à redacção do conceituado jornal norte-americano perfeitamente encantado.

Sob o título “Portugal Old, New and Undiscovered (Portugal Velho, Novo e por Descobrir)”, mais do que as vinhas, oliveiras ou laranjeiras, que, escreve o jornalista, resultam em vinhos, azeite e laranjas que \"não mudaram\" a sua vida, são destacados os cenários naturais “superlativos” que a natureza ofereceu a uma “região encantada\", \"paleta de verdes, vermelhos, castanhos e cinzentos\" serpenteada pelo Rio Douro.

O artigo termina com o elogio da \"atitude defensiva, argumentativa, doce\", com que os portugueses dão a conhecer a sua cultura, e atribui uma nota positiva à resposta que a região tem dado face à crise económica que Portugal atravessa.

“Esses problemas fazem com que tentem chegar de forma mais ardente junto dos turistas, um esforço explicito em novos hotéis e num vasto leque de belos restaurantes ao longo do Douro, onde uma crescente infra-estrutura turística tem suportado um crescente interesse internacional pelos vinhos do Douro e seus fabricantes.”

, 2010-06-02
In DTM

Douro Turístico Cheer

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Douro Turístico Empty Douro já é marca prioritária no turismo

Mensagem por Joao Ruiz Qua Jun 23, 2010 2:27 am

32 milhões de euros atribuídos

Douro já é marca prioritária no turismo

O Douro é a próxima marca portuguesa a promover intensivamente pelo Turismo de Portugal, entidade que admite estarmos atrasados cerca de uma década para aproveitar o potencial daquela região elevada a Património Mundial, mas ainda «subaproveitada».

Entre os 32 milhões de euros atribuídos pelo QREN à recuperação do património cultural da região do Douro, em execução até 2013, e os "7,5 milhões de euros aprovados para iniciativas imateriais", como o recente concerto de BB King, em Sabrosa, como explica Ricardo Magalhães, chefe da Estrutura de Missão do Douro, esta será uma "oportunidade única e uma alavanca poderosa para fazer do Douro um negócio (turístico)".

No total, estão aprovados projectos no valor de 160 milhões de euros e o objectivo é passar de 250 mil dormidas anuais na região (2500 camas) para 400 mil, em 2013, tomando como matriz as "Quintas do Douro", em termos de qualidade. Ricardo Magalhães aponta, contudo, a discrepância entre os apoios concedidos a projectos públicos e diz-se "desapontado" ao verificar as verbas atribuídas, no âmbito de programas nacionais de apoio aos privados, devido "ao regime de incentivos não se ajustar às especificidades da região".

O caso do Vale do Douro esteve em análise, ontem, no Palácio da Bolsa, no Porto, numa conferência internacional sobre as oportunidades para ganhos económicos em destinos turísticos classificados como património mundial.

Luís Patrão, presidente do Turismo de Portugal, colocou a responsabilidade do fraco aproveitamento dos incentivos por parte dos privados nos "maus projectos" que, por vezes, apresentam e assegurou que "falta iniciativa, quer a nível das entidades públicas, quer autárquicas, quer, principalmente, dos empresários". Anualmente, têm sido distribuídos "100 milhões de euros, uma oportunidade única que poderá não voltar a repetir-se no turismo" para projectos privados, ao passo que, só no Norte, há 15 milhões de euros para a promoção.

Erika Nunes in JN, 2010-06-22

Douro Turístico 10792

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Douro Turístico Empty «7 maravilhas naturais de Portugal»[/size]

Mensagem por Joao Ruiz Qua Jun 23, 2010 8:47 am

«7 maravilhas naturais de Portugal»

Concelho de Baião escolhido para a apresentação do Vale do Douro

Amanhã, vai ser apresentada no concelho de Baião, mais concretamente no Douro Palace Hotel, a campanha da candidatura do Vale do Douro ao projecto «7 Maravilhas Naturais de Portugal», onde estarão presentes os municípios ribeirinhos do Douro.

O evento é organizado pela Estrutura de Missão Douro, Associação de Empresários de Turismo do Douro, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte e o pelo Pólo de Turismo do Douro e conta com o apoio da Câmara Municipal de Baião e do Douro Palace Hotel.

José Luís Carneiro, presidente da Câmara Municipal de Baião estará presente também em representação da Associação Ibérica de Municípios Ribeirinhos do Douro.

O PROJECTO – “7 MARAVILHAS NATURAIS DE PORTUGAL”

Depois do sucesso obtido das “Novas 7 Maravilhas do Mundo” e “7 Maravilhas de Portugal” em 2007 e “7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo” em 2009, a New 7 Wonders Portugal está a desenvolver o projecto “7 Maravilhas Naturais de Portugal”.

O objectivo deste projecto não se resume ao interesse meramente estético das belas paisagens do nosso país, mas será antes, uma forma de divulgar para poder preservar.

São consideradas “Maravilhas Naturais de Portugal”, os monumentos naturais em território nacional que contenham um ou mais aspectos de raridade ou representatividade em termos ecológicos, estéticos, científicos e culturais. As finalistas estão organizadas nas seguintes sete categorias, que representam a diversidade paisagística de Portugal: “Grutas e Cavernas”; “Praias e Falésias”; “Florestas e Matas”; “Grandes Relevos”; “Zonas Aquáticas não Marinhas”(categoria na qual se encontra o Vale do Douro); “Zonas Protegidas” e “Zonas Marinhas”.

No inicio de Janeiro de 2010 foram apresentadas 323 candidaturas as quais foram sujeitas a votação por um painel de especialistas que elegeu 77 pré-finalistas. Em Março foram escolhidas as 21 Maravilhas finalistas por um painel de notáveis representantes de várias áreas científicas e figuras públicas de elevado relevo.

Esta lista de 21 Maravilhas, tem no mínimo, um finalista de cada uma das sete regiões do país: Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira. Desta forma, a New 7 Wonders assegura a representatividade geográfica.

De referir ainda que, a votação pública decorre até 7 de Setembro e poder ser realizada no site do projecto(www.7maravilhas.sapo.pt), por telechamada e sms. A 11 de Setembro, as “7 Maravilhas Naturais de Portugal” são conhecidas numa cerimónia única de S. Miguel, nos Açores.

Programa: 10h00m: Partida da Régua, no comboio histórico, com destino ao Cais de Aregos, em Santa Cruz do Douro; 10h35m:Transfer para o Douro Palace Hotel, em autocarro; 11h00m: Recepção dos convidados no Bar Tertúlia; 11h30m: Apresentação da campanha da candidatura do Vale do Douro às “7Marvailhas Naturais de Portugal”; 13h00: Almoço; 15h30m: Transfer para o Cais de Aregos e embarque para a Régua.


, 2010-06-22
In DTM

Douro Turístico 10792

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Douro Turístico Empty ]«7 Maravilhas Naturais de Portugal»

Mensagem por Joao Ruiz Qua Jun 23, 2010 8:53 am

«7 Maravilhas Naturais de Portugal»

«Candidatura do Douro reforça coesão da região de Miranda até à Foz» - Rui Moreira

O presidente da Associação Comercial do Porto, Rui Moreira, disse hoje em Baião que a candidatura do Vale do Douro às «7 Maravilhas Naturais de Portugal» «pode reforçar a coesão da região de Miranda até à Foz»

"Espero que este espírito que congrega tantas pessoas, dos sectores público e privado, vá contribuir para a autoestima e coesão de uma região que vai de Miranda do Douro até à Foz do Douro", afirmou Rui Moreira em declarações à agência Lusa.

O presidente da Associação Comercial do Porto é o padrinho da candidatura que a região duriense apresentou ao projecto "7 Maravilhas Naturais de Portugal", cuja votação decorre até 7 de Setembro.

A candidatura do Vale do Douro encontra-se, conjuntamente com as Portas de Ródão, no rio Tejo, e a Lagoa das Sete Cidades, no Açores, entre as três finalistas das "7 Maravilhas Naturais de Portugal", na categoria de Zonas Aquáticas Não Marítimas.

Rui Moreira participou hoje em Baião na sessão de apresentação da campanha promocional da candidatura, a qual envolvente vários organismos, nomeadamente a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte, o Pólo de Turismo do Douro, a Estrutura de Missão Douro e a Associação de Empresários de Turismo do Douro.

Rui Moreira sublinhou o facto de tanta gente da "espinha dorsal do Douro" estar envolvida no projecto.

"Espero que este espírito perdure para além daquilo que é um concurso importantíssimo que gostaríamos muito de ganhar. A candidatura tem de ser esta aposta numa imagem unificada, mas tem de ser também esta ideia da sustentabilidade, da biodiversidade. Mostrarmos o Douro às pessoas que não o conhecem, de percebermos que isto é algo que vale também a pena para quem é de cá, porque se assim não for esgota-se num concurso", observou.

A cerimónia realizou-se no Douro Palace Hotel, em Santa Cruz do Douro, Baião, com a presença de Ricardo Magalhães, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), e de vários representantes de municípios e empresários turísticos.

Para o presidente da CCDR-N, que também lidera o Projecto da Estrutura de Missão para a Região Demarcada do Douro, "a candidatura tem de ser um instrumento de divulgação que permita levar mais longe a riqueza do património natural, porque se está a falar de um recurso estratégico com valor económico".

Os presidentes das câmaras de Baião, José Luís Carneiro, de Alijó, Artur Cascarejo, e de Freixo de Espada à Cinta, José Santos, disseram que os municípios do todo o Vale do Douro apoiam esta candidatura.

A campanha de promoção vai começar em Julho, prolongando-se até Setembro, e incluirá material publicitário nos órgãos de comunicação social, incluindo a televisão.

DN, 2010-06-23

Douro Turístico 000203CD

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Douro Turístico Empty Douro: «Maravilhe-se com ele»

Mensagem por Joao Ruiz Qui Jul 08, 2010 7:54 am

Slogan da campanha

Douro: «Maravilhe-se com ele»

«Maravilhe-se com ele» , é o slogan da campanha lançada ontem pela Associação dos Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes, em conjunto com o Turismo do Douro e outras entidades. Uma campanha no âmbito da candidatura às Sete Maravilhas Naturais.

Com um investimento de 465 mil euros, a campanha é apresentada como a mais ampla de sempre no Douro. António Martinho, presidente da Turismo do Douro, destaca que esta iniciativa resulta da coordenação de mais de vinte concelhos do Douro, “de braço dado e em sintonia”. Para o responsável, “é esta coesão que pode garantir um futuro sustentável e dar a conhecer a todos a oferta extraordinária da região, sem dúvida uma das mais belas do nosso país”.

Começando por estar visível na imprensa e no Metro do Porto, a campanha é assinada pela agência A Transformadora, em colaboração com a Expandinggroup, e decorre até 7 de Setembro. Até lá vai ser visível também em outdoors, televisão, rádio e internet, incluindo redes sociais. Previstas estão também acções em cidades europeias.

Como se destaca em informação do Turismo do Douro, o Vale do Rio Douro é considerado uma das 77 Maravilhas Naturais do Mundo, a par de outras como o chileno Deserto de Atacama e o Monte Olimpo, da Grécia, de um grupo inicial de mais de 440 candidatos ao concurso que decorreu no ano passado a nível global.

Foi, aliás, a única candidatura portuguesa a qualificar-se para a segunda fase da eleição das 7 Maravilhas Naturais do Mundo.

, 2010-07-08
In DTM

Douro Turístico 00020406

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Douro Turístico Empty douromedia2010 – concurso internacional de promoção da região

Mensagem por Joao Ruiz Seg Jul 12, 2010 9:22 am

Artistas promovem o Douro

douromedia2010 – concurso internacional de promoção da região

O turista vai ao Douro e fotografa, filma… depois selecciona, cria e concorre. Assim se espera alimentar o douromedia2010 – concurso internacional de promoção da região. Zé Pedro, dos Xutos e Pontapés, faz o primeiro disparo no dia 15 de Julho.

O guitarrista apadrinha o lançamento da iniciativa às zero horas desse dia, a próxima quinta-feira, mas será à luz do Sol que captará as primeiras fotos, durante um passeio de barco, daquilo que mais o marcar na região que é património mundial. O “padrinho” oficial do douromedia2010 deverá ser acompanhado por outros músicos do panorama nacional, mas a organização preferiu não os divulgar já.

Dão a cara pelo projecto Hugo Paredes, Benjamim Fonseca e Miguel Cadeias (na foto), bem como Raul Morais, embora o douromedia2010 faça parte de um desígnio mais abrangente chamado “Portal Douro Region”, agregador de toda a informação sobre a região, e que será apresentado em breve. Hugo Paredes fala dele como “uma porta de entrada no Douro”, mas não se alarga em descrições, que reserva para as entidades que superintendem a estratégia da promoção da região.

Para já, o douromedia2010 “pretende que as pessoas criem conteúdos que ajudem a divulgar a região”, adianta Hugo Paredes, que espera cativar os turistas para “contarem as suas experiências, porque cada um pode viver o Douro à sua maneira”. O responsável acredita que o projecto também contribuirá para divulgar recantos do Douro mais escondidos aos olhares projectados desde os barcos no rio ou dos carros na estrada. Ou seja, os “passeios de cajado”, tal como os definiu.

O concurso apela à criatividade dos participantes e assenta em quatro pilares: Vinhos e sabores, património e cultura, turismo e paisagem. Divide-se em dois prémios, o me@douro que vai atribuir 2500 euros ao melhor trabalho multimédia. Pode ser entregue em CD interactivo, animação, curta-metragem, jogos, entre outros. O mir@douro, no valor de 1000 euros, vai premiar a melhor fotografia sobre o território. Os trabalhos têm de ser entregues entre 15 de Julho e 15 de Outubro. Mais informações na Internet em www.douromedia2010.com.


Eduardo Pinto in JN, 2010-07-12

Douro Turístico 00020320

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Douro Turístico Empty Land Rover escolhe Douro para apresentação mundial do novo modelo

Mensagem por Joao Ruiz Qua Jul 14, 2010 7:21 am

Percurso pelo concelho de Murça

Land Rover escolhe Douro para apresentação mundial do novo modelo

A marca inglesa de automóveis Land Rover está no Douro a fazer a apresentação mundial do novo modelo Range Rover.

Até 16 de Julho, vão passar pela região cerca de 250 jornalistas vindos de todo o mundo, para experimentarem o novo jipe num percurso pelo concelho de Murça.

O presidente da Turismo do Douro, António Martinho, considera que o percurso escolhido para o «off road» é o desafio ideal para testar um veículo como o Range Rover, fazendo também jus à região, ao percorrer “lanços de grande beleza, no leito de uma ribeira com árvores que fecham em abóbada, por contacto das copas das árvores. Segue-se, depois, um trilho no meio de rochas com uma descida íngreme e uma subida também muito acentuada”.

Os participantes são convidados também a fazer um «test drive» a vários Range Rover, para mostrar a sua evolução ao longo dos anos – é um carro concebido para proporcionar robustez extrema, sendo ainda hoje um dos mais bem preparados para enfrentar alguns dos pisos e obstáculos mais exigentes do mundo.

A Land Rover escolheu o Douro pelas escarpas que conseguem mostrar o potencial do seu jipe, mas também pela capacidade de acolhimento duriense, que, nos últimos anos, de forma consistente e crescente, tem vindo a receber cada vez mais eventos de empresas e entidades a nível mundial. “O que comprova também a nossa excelente oferta hoteleira, de que são exemplos o Aquapura Douro Valley, a Quinta da Pacheca e o Douro River, envolvidos nesta acção”, sublinha António Martins.

Recentemente também o Comité Internacional de Turismo Cultural do ICOMOS (Conselho Internacional para Monumentos e Sítios) elegeu a região para palco do seu encontro anual, de 17 a 21 de Junho.

Espigueiro, 2010-07-14
In DTM

Douro Turístico 10806

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Douro Turístico Empty Hoteleiro do Douro acusa Turismo

Mensagem por Joao Ruiz Dom Ago 08, 2010 4:43 am

.
Hoteleiro do Douro acusa Turismo
Douro


Autoridades garantiram elegibilidade do projecto, mas «esqueceram-se» de comunicar o «chumbo».

É um hotel de charme construído nas margens dos rios Douro e Varosa e tem tido ocupação completa. Mas, apesar do sucesso, o empresário, que construiu o «único hotel do Douro quase dentro de água», está a braços com dívidas de 1,8 milhões de euros,€ porque o Programa Operacional Norte recusou o acesso aos fundos comunitários e esqueceu-se de informar o empresário, que ficou, assim, impedido de concorrer a outros programas.

Em 2009, o River Douro Hotel e SPA abriu portas em Cambres, Lamego. Localizado nas margens de dois rios, o hotel tem registado "taxas de ocupação completas", diz António Marinheira, que investiu 7 milhões de euros na sua construção e que, perante o seu "enorme sucesso", decidiu "aumentar a capacidade de alojamento e criar novos serviços".

Em 7 de Maio de 2009 solicitou novas licenças à autarquia de Lamego e, em finais desse mês, candidatou o projecto ao Sistema de Incentivos à Inovação, "numa altura em que não havia qualquer obra a decorrer", conta o empresário. Com a garantia de que o projecto "era elegível", António Marinheira iniciou as obras "com fundos próprios", a 2 de Julho, enquanto "aguardava pela decisão da atribuição dos fundos".

Em várias reuniões com a Autoridade de Gestão do Programa Operacional Norte, já este ano, nunca recebeu a indicação de que houvesse uma decisão final. Até que, em Maio deste ano, recebeu a "decisão definitiva de inelegibilidade da candidatura, acompanhada de uma informação que datava a decisão em 29 de Dezembro de 2009". Um "hiato que impediu a candidatura a qualquer outro programa de incentivos, já que havia uma a decorrer".

Agora, o empresário está a braços com "graves prejuízos financeiros", porque "investiu 1,8 milhões de euros,€ à espera da aprovação". Sem financiamentos bancários, António Marinheira admite "abandonar um investimento numa localização privilegiada" porque "aceitou o repto de investir no Douro" e acabou "abandonado". O DN tentou, sem sucesso, ouvir a Comissão de Coordenação do Norte que apreciou a candidatura.
Amadeu Araújo, Viseu

DN, 2010-08-08

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Douro Turístico Empty Especialistas debatem futuro do destino turístico D

Mensagem por Joao Ruiz Ter Ago 10, 2010 4:56 am

.
11, 12 e 13 de Novembro

Douro Turístico Ipdt_logotipo

Especialistas debatem futuro do destino turístico Douro

No próximo mês de Novembro, o Douro é palco e tema de uma conferência internacional que visa reflectir sobre a situação actual do turismo na região e a estratégia de desenvolvimento rumo à excelência.

Organizada pelo Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo (IPDT), a conferência tem a duração de três dias – 11, 12 e 13 de Novembro – e decorre na Aula Magna da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

Divulgar o destino Douro no mercado interno e além-fronteiras e contribuir para a reflexão técnica e científica de temas-chave para o turismo da região são alguns dos propósitos do evento.

Tendo sido o primeiro destino a nível mundial a receber a avaliação do Centro de Excelência dos Destinos (CED), o Douro passou a integrar uma rede internacional de destinos que definiram a excelência turística como objectivo central do seu modelo de desenvolvimento.

também neste contexto que surge a Conferencia Internacional de Turismo do Douro, que visa reflectir sobre as várias categorias inerentes ao Sistema de Medição da Excelência dos Destinos e a sua relação com o Destino Douro.

Sendo a conferência um evento dedicado ao Vale do Douro e à sua promoção, a organização pretende que o conjunto de destinatários seja o mais alargado possível, no sentido de representar significativamente todos os agentes com interesse na e para a Região. Nesse sentido, são esperados cerca de 300 participantes, de diferentes nacionalidades (especialistas das diversas áreas temáticas da Conferência, organizações e empresas ligadas aos produtos turísticos do destino, instituições de ensino e de investigação, municípios e profissionais do sector).

A Conferência Internacional surge o âmbito de uma candidatura ao programa ON-2 (Programa Operacional Regional do Norte) e é co-financiado pela União Europeia, através do FEDER. O evento é promovido pelo IPDT, em parceria com as Entidades Regionais de Turismo do Douro e do Porto e Norte de Portugal e conta com o apoio da Estrutura de Missão do Douro e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

, 2010-08-10
In DTM

Douro Turístico 10792

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Douro Turístico Empty Novos hotéis no Douro criam 46 postos de trabalho

Mensagem por Joao Ruiz Dom Ago 15, 2010 9:13 am

.
Quatro projectos, 17,5 milhões
Douro


Novos hotéis no Douro criam 46 postos de trabalho

O Hotel Dona Mafalda, em Penajóia (Lamego), o novo hotel do Pinhão (Alijó), a unidade de agro-turismo da Quinta de Fiães, em Vilar de Maçada (Alijó), e o novo barco-hotel são projectos enquadrados no «Pólo de Competitividade e Tecnologia - Turismo 2015».

Segundo a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte, que canaliza para os quatro promotores ajudas comunitárias de quase 11,5 milhões de euros, visa promover a inovação, a qualificação e a modernização de empresas do sector turístico, reforçando a sua capacidade competitiva e afirmação internacional, para além de aumentar a oferta e a qualidade da capacidade hoteleira do Douro.

O presidente da Turismo do Douro, António Martinho, vê com bons olhos o aumento de pequenas unidades hoteleiras, pois "a região precisa de quatro e cinco estrelas para qualificar a oferta", mas também "é importante ter outras mais acessíveis". Por outro lado, contribuem para ampliar o número de camas no Douro, que o responsável estima já ter "ultrapassado as três mil".

Imóvel classificado

As obras para transformar um conjunto edificado na Quinta Dona Mafalda em hotel de charme já começaram. E com cuidados vários. Porque os imóveis são bastante antigos e porque estão classificados pelo Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico. Segundo a empresa promotora, muitas das características originais vão ser mantidas, como pórticos, o vigamento em castanho, os lagares em pedra e algumas pipas. A unidade fica a meia dúzia de passos do rio Douro com vista para todo o vale.

As obras do novo hotel do Pinhão, que ficará junto à estrada que dá para Casal de Loivos, vão começar no próximo mês de Setembro. O promotor é Luís Filipe Ferreira, empresário que foi emigrante no Luxemburgo e que, após o regresso, abriu dois restaurantes no Pinhão. "Apesar de ser uma ambição, não esperava poder meter-me no hotel tão cedo, mas surgiu a oportunidade e vai avançar agora", confessa. Em todos os projectos espera criar 26 postos de trabalho. No próximo ano prevê arrancar com um serviço de "roteiros turísticos em jipe e autocarro".

A Quinta de Fiães é uma pequena empresa produtora de vinho. O empresário Fernando Morgado avança que o projecto já foi pensado há vários anos mas "infelizmente esbarrou na burocracia". As obras a valer devem começar em Setembro. A ideia de criar uma unidade de agro-turismo pretende diversificar a actividade da quinta. "Apercebi-me que o turismo em espaço rural seria uma alternativa ao sol e à praia, daí ter apostado num projecto desta natureza".

Navio-hotel

O Douro Spirit, novo barco-hotel da Douro Azul, custa 12 milhões de euros e vai começar a sulcar o rio Douro em Abril de 2011, lotado com turistas americanos. O director da empresa, Mário Ferreira, adiantou, ao JN, que os cruzeiros "já estão totalmente vendidos para mercados internacionais". A sociedade turística garantiu um contrato de 16,5 milhões de euros para cinco anos, que prevê "aumentar as receitas em três milhões de euros por ano, todas elas provenientes do estrangeiro".

Eduardo Pinto in JN, 2010-08-15
In DTM

Douro Turístico 00020406

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Douro Turístico Empty Três mil camas no Douro

Mensagem por Joao Ruiz Qua Ago 18, 2010 8:42 am

.
Três mil camas no Douro

Novos hotéis no Douro criam 46 postos de trabalho

11,5 milhões de euros para promover a inovação, a qualificação e a modernização de empresas do sector turístico.

O Hotel Dona Mafalda, em Penajóia (Lamego), o novo hotel do Pinhão (Alijó), a unidade de agro-turismo da Quinta de Fiães, em Vilar de Maçada (Alijó), e o novo barco-hotel são projectos enquadrados no «Pólo de Competitividade e Tecnologia - Turismo 2015».

Segundo a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte, que canaliza para os quatro promotores ajudas comunitárias de quase 11,5 milhões de euros, visa promover a inovação, a qualificação e a modernização de empresas do sector turístico, reforçando a sua capacidade competitiva e afirmação internacional, para além de aumentar a oferta e a qualidade da capacidade hoteleira do Douro.

O presidente da Turismo do Douro, António Martinho, vê com bons olhos o aumento de pequenas unidades hoteleiras, pois "a região precisa de quatro e cinco estrelas para qualificar a oferta", mas também "é importante ter outras mais acessíveis". Por outro lado, contribuem para ampliar o número de camas no Douro, que o responsável estima já ter "ultrapassado as três mil".

Imóvel classificado

As obras para transformar um conjunto edificado na Quinta Dona Mafalda em hotel de charme já começaram. E com cuidados vários. Porque os imóveis são bastante antigos e porque estão classificados pelo Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico. Segundo a empresa promotora, muitas das características originais vão ser mantidas, como pórticos, o vigamento em castanho, os lagares em pedra e algumas pipas. A unidade fica a meia dúzia de passos do rio Douro com vista para todo o vale.

As obras do novo hotel do Pinhão, que ficará junto à estrada que dá para Casal de Loivos, vão começar no próximo mês de Setembro. O promotor é Luís Filipe Ferreira, empresário que foi emigrante no Luxemburgo e que, após o regresso, abriu dois restaurantes no Pinhão. "Apesar de ser uma ambição, não esperava poder meter-me no hotel tão cedo, mas surgiu a oportunidade e vai avançar agora", confessa. Em todos os projectos espera criar 26 postos de trabalho. No próximo ano prevê arrancar com um serviço de "roteiros turísticos em jipe e autocarro".

A Quinta de Fiães é uma pequena empresa produtora de vinho. O empresário Fernando Morgado avança que o projecto já foi pensado há vários anos mas "infelizmente esbarrou na burocracia". As obras a valer devem começar em Setembro. A ideia de criar uma unidade de agro-turismo pretende diversificar a actividade da quinta. "Apercebi-me que o turismo em espaço rural seria uma alternativa ao sol e à praia, daí ter apostado num projecto desta natureza".

Navio-hotel

O Douro Spirit, novo barco-hotel da Douro Azul, custa 12 milhões de euros e vai começar a sulcar o rio Douro em Abril de 2011, lotado com turistas americanos. O director da empresa, Mário Ferreira, adiantou, ao JN, que os cruzeiros "já estão totalmente vendidos para mercados internacionais". A sociedade turística garantiu um contrato de 16,5 milhões de euros para cinco anos, que prevê "aumentar as receitas em três milhões de euros por ano, todas elas provenientes do estrangeiro".


JN, 2010-08-16

Douro Turístico Stop

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Douro Turístico Empty Cavaco abre Douro Film Harvest

Mensagem por Joao Ruiz Sex Set 03, 2010 10:14 am

.
O certame até dia 11
Douro


Cavaco abre Douro Film Harvest

O Presidente da República vai estar presente na abertura do Douro Film Harvest, que decorre no Teatro Ribeiro da Conceição, em Lamego, no próximo domingo, às 20h00.

Cavaco estará no evento que contará com a exibição, em antestreia nacional, da produção moçambicana a partir do livro de Mia Couto «O Último Voo do Flamingo», em que vão estar presentes o realizador João Ribeiro, que apresenta o filme com Mário Augusto, e o produtor, o duriense Luís Galvão Teles.

O certame vai decorrer até ao dia 11 e vai incluir uma homenagem à actriz italiana Sophia Loren, no último dia, às 18h00. O tributo à diva incluirá a exibição do filme «Casamento à Italiana» e a presença de Carlos do Carmo, que vai interpretar um fado.

, 2010-09-02
In DTM

Douro Turístico Tiphat

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Douro Turístico Empty Cruzeiros Douro Azul com vendas recorde de 1,9 M€ em Agosto

Mensagem por Joao Ruiz Sex Set 10, 2010 11:25 am

.
Douro em alta

Douro Turístico 5068

Cruzeiros Douro Azul com vendas recorde de 1,9 M€ em Agosto

A Douro Azul anunciou hoje vendas recorde em agosto, de 1,08 milhões de euros nos cruzeiros diários e 800 mil euros nos navios hotel, e uma receita acumulada de 8,2 milhões de euros nos primeiros oito meses do ano.

«Desde o início da temporada de cruzeiros no Douro (que este ano foi adiada de março para maio devido às condições climatéricas) até final de agosto, a Douro Azul transportou 54.200 clientes, dos quais 49.000 em cruzeiros diários e 5.200 em navios hotel», refere a empresa em comunicado.

Segundo adianta, das receitas totais de 8,2 milhões de euros obtidas até agosto, 5,5 milhões respeitam ao segmento de navios hotel e 2,6 milhões de euros aos cruzeiros diários, tendo a Helitours (voos turísticos de helicóptero) registado vendas de 107 mil euros.


Lusa, 2010-09-10

Douro Turístico 5068

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Douro Turístico Empty Re: Douro Turístico

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 6 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos