Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Vila Real

Página 4 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

Vila Real - Página 4 Empty Vila Real

Mensagem por Joao Ruiz Qui Abr 08, 2010 7:18 am

Relembrando a primeira mensagem :

A caminho de Vila Real

Polícia atrás de jornalista para o levar a tribunal

O repórter Augusto Freitas de Sousa, que começou esta quarta-feira a ser julgado em Vila Real por alegada difamação a um procurador, foi alvo de um mandado de condução ao tribunal, o segundo daquela instância judicial visando jornalistas.

De acordo com o próprio Augusto Freitas de Sousa, o mandado não chegou a ser cumprido porque o jornalista já se encontrava a caminho da cidade transmontana quando a Polícia se dirigiu à sua residência, em Lisboa.

O julgamento esteve marcado para 24 de Março, tendo sido adiado para hoje por ausência do arguido, justificada por motivos de saúde.

O anterior caso de condução sob prisão de um jornalista ao Tribunal de Vila Real envolveu no final da década de 90 a repórter da SIC Sofia Pinto Coelho e, nesse episódio, o mandado foi mesmo executado. A jornalista, autora do livro «Extraordinárias Aventuras da Justiça Portuguesa», acabou por ser absolvida. Em causa estava, nesse processo, a alegada prática dos crimes de difamação e injúrias.

No julgamento desta quarta-feira, Augusto Freitas de Sousa é acusado de difamação ao procurador adjunto Pereira Monteiro que pede uma indemnização de 7500 euros.

O procurador sustenta que Augusto Freitas de Sousa lhe imputou uma intervenção que não teve num processo judicial concreto e negou que tivesse sido contactado para produzir o contraditório. O jornalista «agarrou-se ao lema \"não deixes que a verdade estrague uma boa notícia\", considerou o procurador queixoso, que à data dos factos estava colocado como procurador adjunto em Vila Real, mas que actualmente presta serviço no Ministério Público junto do Tribunal Administrativo e Fiscal de Penafiel.

Neste processo, está em causa a peça intitulada «Ministério e matrimónio públicos», que Augusto Freitas de Sousa publicou no extinto semanário O Independente em 30 de Dezembro de 2003 e que o procurador adjunto considerou atentatória da sua dignidade.

A notícia teria por base uma carta que a estrutura em Vila Real da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral (APPC) enviou ao responsável máximo pelo Ministério Público local, em que pedia o afastamento de Pereira Monteiro de um processo relacionado com alegados maus tratos a crianças deficientes, imputados a dois funcionários daquela instituição.

A notícia, que nunca citava expressamente o nome do procurador, especificava que a APPC/Vila Real pediu ao procurador da República da comarca que tomasse o caso em mãos, uma vez que, conforme referia, o procurador adjunto titular do processo «é casado com a primeira subscritora da participação que originou todo este caso» e «amigo de longos anos e vizinho da segunda subscritora do documento».

O procurador adjunto - que confirmou ser casado com uma das queixosas e vizinho mas não amigo da segunda - negou sempre qualquer intervenção nesse processo.

TVI24, 2010-04-08

Embarassed Rolling Eyes Laughing

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo


Vila Real - Página 4 Empty Condutor que arrastou cão pelas ruas foi identificado

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Dez 01, 2012 9:59 am

.
Sparky está a recuperar bem

Condutor que arrastou cão pelas ruas foi identificado

A PSP já sabe quem é o condutor da carrinha que, há três semanas, arrastou um cão acorrentado ao para-choques, em Vila Real, e o abandonou no parque do Lidl.

Sparky está a recuperar bem

No momento da fuga, duas estudantes da Universidade de Trás-os-Montes anotaram a matrícula e forneceram-na à PSP. Segundo o comissário Soares, do comando da PSP de Vila Real, esses dados já foram fornecidos ao veterinário municipal, tribunal e à Sociedade Protetora dos Animais.

\"Depois de identificado o veículo, a investigação seguiu no sentido de identificar o condutor e de produzir prova para o incriminar\", esclareceu.

Nesta altura, o processo encontra-se com o veterinário municipal, que depois o encaminhará para a Direção-Geral de Veterinária, que é a entidade que punirá o responsável. \"À luz da nossa Lei, um animal é uma coisa e, como tal, o máximo que pode acontecer ao condutor é uma coima\", explicou o comissário, esclarecendo que \"deverá rondar os 500 euros\". Segundo a legislação, a multa pode ir até aos 3640 euros \"mas, por norma, o Estado aplica o valor mínimo\", elucidou.

Entretanto, Sparky, assim foi batizado pela enfermeira que o salvou, já saiu do Hospital Veterinário da UTAD e ficou com Ana Beatriz Loureiro. Graças ao Facebook, Ana angariou muitos amigos e também dinheiro suficiente para pagar as despesas hospitalares do animal. No final do tratamento, se sobrar algum, Ana Beatriz vai doá-lo a uma instituição escolhida pelos amigos da rede social.

JN, 2012-11-27

Vila Real - Página 4 0002009C

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Vila Real - Página 4 Empty FAG 2012 com balanço francamente positivo

Mensagem por Joao Ruiz Sex Dez 07, 2012 4:03 pm

.
Mais de 14 mil visitantes

FAG 2012 com balanço francamente positivo

De 30 de Novembro a 2 de Dezembro, decorreu a 15ª edição da FAG - Feira de Artesanato e Gastronomia do Distrito de Vila Real. A iniciativa contou com 80 expositores numa área de 1.300 m2. Esta edição da FAG contou com a presença de mais de 14 mil visitantes.

O volume de negócios, de acordo com 95% dos expositores, foi muito superior às expectativas. Artesanato diversificado e produtos de gastronomia de qualidade atraíram a atenção dos milhares de visitantes que nos três dias da feira, afluíram ao Pavilhão de Exposições da NERVIR e apreciaram e compraram produtos aos artesãos e aos produtores de fumeiro e de doçaria conventual presentes.

Para este facto contribuíram decisivamente, algumas alterações que este ano foram feitas na organização desta 15ª edição, nomeadamente a redução o número de dias da feira, o que levou à adesão de um maior número de artesãos e a entrada livre, o que motivou mais visitantes, entre outras.

O público que visitou a FAG teve a oportunidade de apreciar os artesãos a trabalharem ao vivo nas mais diversas áreas, nomeadamente no vidro, nos bordados, linhos, artigos em pele, artes decorativas, madeira, artigos de moda, bijutaria, etc.

O programa de animação com diversos ranchos folclóricos e grupos de cantares contribuiu para o sucesso desta 15.ª edição, que foi inaugurada pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Manuel Martins.

NVR, 2012-12-04

Vila Real - Página 4 Smile21

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Vila Real - Página 4 Empty Décima-quinta Feira de Artesanato e Gastronomia de Vila Real

Mensagem por Joao Ruiz Dom Dez 16, 2012 4:15 pm

.
Entrada livre na FAG

Vila Real - Página 4 Fag-2012

Décima-quinta Feira de Artesanato e Gastronomia de Vila Real

Mais de 80 expositores, vindos de todo o País, participaram na décima-quinta Feira de Artesanato e Gastronomia de Vila Real (FAG).

Esta edição da Feira foi, segundo o presidente da Nervir – Associação Empresarial de Vila Real, Luís Tão, uma “aposta ganha”, uma vez que “a três semanas do início do evento, os stands já estavam todos ocupados”.
Luís Tão revela que este ano “o número de expositores aumentou em relação ao ano anterior”.

Isto porque, “atendendo ao facto de este ser um ano de grandes dificuldades, a Nervir, fez um desconto de antecipação da inscrição”. Para além disso, esta é a primeira edição em que a entrada é livre. O responsável da Associação sublinha que os expositores perceberam que desta forma “o público teria mais facilidade em entrar”, e consequentemente comprar.

Ao contrário do ano anterior, a FAG, passou de quatro para três dias, o que vai permitir diminuir os encargos dos expositores vindos de fora.

Foram vários os expositores que este ano vieram pela primeira vez a Vila Real. Foi o caso de Maria Lopes, que veio de Vila Nova de Famalicão, e confessou estar “a gostar muito da Feira”. “Conheço expositores que vieram cá em anos anteriores e disseram maravilhas da FAG de Vila Real”, frisou.

, 2012-12-14
In DTM

Vila Real - Página 4 00020408

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Vila Real - Página 4 Empty Vila Real contesta aumento «insustentável» na água e resíduos sólidos

Mensagem por Joao Ruiz Seg Dez 24, 2012 4:43 pm

.
«Total desagrado»

Vila Real - Página 4 Agua-torneira

Vila Real contesta aumento «insustentável» na água e resíduos sólidos

A Empresa Municipal de Água e Resíduos (EMAR) de Vila Real mostrou-se hoje preocupada com os aumentos «insustentáveis» nas tarifas da distribuição da água em alta e do tratamento de resíduos sólidos propostos para 2013.

Miguel Esteves, vereador do município de Vila Real e presidente do conselho de administração da EMAR, reagiu com «total desagrado» à proposta de subida de três por cento da tarifa da água proposta pela Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro (AdTMAD).

Ainda por cima, acrescentou, numa «altura em que as famílias e as câmaras estão a atravessar muitas dificuldades».

O valor proposto está acima, segundo o vereador, da taxa de inflação que se esperava para o próximo ano, que seria de 2,1 por cento.

«Perante esta informação, estamos a fazer a análise interna da repercussão que isto possa vir ter nas tarifas aos consumidores a propor para o próximo ano no concelho de Vila Real. Vamos tentar minimizar até ao limite», acrescentou.

O responsável lembrou a posição minoritária das autarquias na empresa, pelo que a única coisa que diz que podem fazer é manifestar publicamente a sua discordância.

Miguel Esteves salientou ainda que os municípios do interior anseiam pela fusão dos quatro sistemas multimunicipais de água e saneamento do norte, que esperam que se venha a refletir num «maior equilíbrio das tarifas».

A mudança no sistema poderá levar a uma gradual convergência da tarifa, a qual é reclamada há muitos anos pelos autarcas transmontanos, que dizem pagar a água mais cara do país.

Dinheiro Vivo, 2012-12-20

Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Vila Real - Página 4 Empty Troço do Parque Corgo será encerrado temporariamente

Mensagem por Joao Ruiz Qui Jan 24, 2013 9:37 am

.
Devido a obras

Troço do Parque Corgo será encerrado temporariamente

No âmbito da empreitada de reabilitação do Parque Corgo, iniciada em dezembro de 2012, do Programa de Preservação da Biodiversidade de Vila Real, materializado pelo projeto SEIVACORGO, cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte (ON 2 – O Novo Norte-QREN)...

...a Câmara Municipal de Vila Real comunica aos munícipes o encerramento temporário do percurso pedonal entre as piscinas e os moinhos, para a construção do muro de gabião com estacaria viva. Esta intervenção pretende resolver uma questão de segurança de quem circula nesse troço do parque.

O encerramento deste troço tem como principal objetivo a salvaguarda da segurança dos utilizadores do Parque Corgo. Está previsto que estes trabalhos decorram entre 28 de janeiro e 18 de fevereiro de 2012.
Pede-se a compreensão de todos os utilizadores, pois estes trabalhos têm como fim a preservação da qualidade ambiental do Parque Corgo, como bem comum.

, 2013-01-24
In DTM

Vila Real - Página 4 Images?q=tbn:ANd9GcRvIn5QIujHWfxQuiYQqVL_3WGqi7nl0TPWokdF81fNCR5XBWzy0boB

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Vila Real - Página 4 Empty Câmara de Vila Real investe 350 mil euros na requalificação do Parque Corgo

Mensagem por Joao Ruiz Ter Jan 29, 2013 5:09 am

.
Requalificar o parque

Câmara de Vila Real investe 350 mil euros na requalificação do Parque Corgo

A Câmara de Vila Real anunciou hoje um investimento de 350 mil euros na reabilitação do Parque Corgo, com vista à requalificação das margens do rio, eliminação dissonâncias ambientais e introdução de espécies autóctones.

O Parque Corgo, construído no âmbito do Polis de Vila Real com um investimento de 5,8 milhões de euros, abriu ao público em 2005 com cinco quilómetros de percursos pedonais.

Este espaço estende-se entre a zona da Timpeira e o Bairro dos Ferreiros, ao longo de cerca de três quilómetros, e rapidamente se tornou num sucesso, sendo percorrido diariamente por centenas de pessoas, quer a caminhar ou a correr.

Agora, segundo afirmou à agência Lusa o vereador do pelouro do ambiente, Miguel Esteves, o município quer requalificar o parque, torna-lo mais agradável e com mais condições de segurança para os utilizadores.

Os trabalhos destinam-se a eliminar as dissonâncias ambientais existentes, nomeadamente a presença de espécies exóticas infestantes, visa ainda a estabilização de taludes, preservação e valorização das margens ribeirinhas, que estão um pouco degradadas.

Para a construção do muro de gabião com estacaria viva, a autarquia vai encerrar a partir de segunda-feira e por cerca de três semanas, o percurso pedonal entre as piscinas de Codessais e os moinhos. Esta obra pretende resolver uma questão de segurança de quem circula nesse troço do parque.

Miguel Esteves salientou que, para a intervenção global no parque Corgo, serão utilizadas \"técnicas de engenharia verde\", ou seja procurar-se-á que o impacto dos trabalhos sobre o meio ambiente seja nulo ou muito pequeno.

A empreitada visa ainda valorizar e reabilitar o património autóctone local, reintroduzindo algumas destas espécies nesta zona.

Numa segunda fase, será ainda requalificada a antiga estação elevatória de Codessais que servirá como lugar de visitação, continuando ligada à temática da água.

Depois, segundo Miguel Esteves, será ainda intervencionado o edifício onde está instalada a Agência de Ecologia Urbana, no bairro dos Ferreiros, que se pretende reaproveitar para a realização de projetos e atividades ligados à preservação da biodiversidade.

Também o antigo moinho, junto à Timpeira, vai ser reabilitado e aberto ao público.

\"No fundo, queremos tornar a zona envolvente ao rio corgo mais atrativa e natural, desfazendo dissonâncias ambientais que foram ao longo destes anos introduzidas no rio. Queremos renaturalizar o rio\", sublinhou.

A intervenção deverá estar concluída, de acordo com Miguel Esteves, até junho.

Até lá, o município vai organizar visitas guiadas à empreitada, com o objetivo de mostrar aos cidadãos as técnicas utilizadas para a requalificação do Parque Corgo, sobretudo as ligadas à engenharia verde.

A iniciativa conta com o cofinanciamento do Programa Operacional Regional do Norte (ON2), através do Seivacorgo.

Este projeto insere-se no Programa da Biodiversidade de Vila Real, que inclui ainda a iniciativa \"Proteger é conhecer\" e conta com um financiamento global de 1,7 milhões de euros.

Lusa, 2013-01-29

Vila Real - Página 4 Images?q=tbn:ANd9GcTTAu6aElZfZ-ybmMjC1GoNWCbFV1LB9-9SZNYb7G7gER8rqyscbiORRg

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Vila Real - Página 4 Empty Desfile de Carnaval regressou às ruas de Vila Real

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Fev 16, 2013 10:56 am

.
Foliões em varios locais

Desfile de Carnaval regressou às ruas de Vila Real

O desfile de Carnaval saiu à rua no passado dia 12 de Fevereiro. A associação Desportiva e Cultura da Lage (ADCL), em Mouçós, organizou, juntamente com o Coro Misto de Mouçós, o Coro Comunitário de Jorjais, e o grupo de bombos “Águias da Lage”, um cortejo repleto de folia, músicas, desfile de máscaras e carros alegóricos onde não faltaram as habituais sátiras ao estado social.

“Carnaval é alegria, com muita animação, na aldeia da Lage já é tradição”, “mantemos a tradição, não pagamos imposto de circulação”, “construir o IP4 foi boa solução, agora ter auto-estrada, só sem Túnel do Marão”, foram algumas das frases que “desfilaram” no cortejo.

Como o desfile percorreu o circuito automóvel vila-realense, não faltaram algumas críticas alusivas ao tema: “Deu nome a Vila Real, este nosso circuito. Gastaram muito dinheiro, para ficar mais bonito”; “Era grande a euforia, mas tudo foi em vão. Os motores já se calaram e nos cofres nem tostão”.

O cortejo saiu da aldeia de Mouçós pelas 14 horas de terça-feira de Carnaval, passou por Mateus, Araucária, Avenida da Europa, Abambres e regressou à Lage. De resto, o único desfile carnavalesco a percorrer parte da cidade de Vila Real.

Pelo concelho de Vila Real não faltaram as celebrações habituais do Entrudo, com destaque para o de Ludares, com o tradicional leilão que reverteu para a festa de Imaculada Conceição, a realizar nos dias 7, 8 e 9 de Dezembro, o de Constantim e, o mais tradicional, em Agarez.

Filipe Ribeiro in NVR, 2013-02-14

Vila Real - Página 4 Images?q=tbn:ANd9GcSoEDxVbXefs4rpgTAj264AFnCy1QyoD2TyemN1iF6JUMTDG_tDrzn0

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Vila Real - Página 4 Empty Vila Real extingue uma empresa municipal e pretende fundir duas

Mensagem por Joao Ruiz Qua Fev 20, 2013 10:05 am

.
Garantindo os postos de trabalho

Vila Real extingue uma empresa municipal e pretende fundir duas

A Câmara de Vila Real vai extinguir a empresa municipal Culturval e poderá fundir mais duas, garantindo todos os postos de trabalho, disse hoje o presidente Manuel Martins.

\"Podemos não concordar mas cumprimos a lei\", afirmou o autarca social-democrata que falava no final de uma reunião extraordinária do executivo que teve como único ponto as empresas municipais.

O município possui quatro destas estruturas: a Culturval, a Merval, a Vila Real Social e a EMAR (Empresa Municipal de Águas e Resíduos).

Lusa, 2013-02-20

Vila Real - Página 4 Images?q=tbn:ANd9GcSoEoHeZJI1pPpOF2pTOsVQZeyq-FaxVwYGinZyly2LFybFBkitQ7_8WA

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Vila Real - Página 4 Empty Neve fecha escola em Pedras Salgadas e afeta 400 alunos

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Mar 02, 2013 9:59 am

.
Escolas fechadas por todo distrito

Vila Real - Página 4 Neve_placa_bgc

Neve fecha escola em Pedras Salgadas e afeta 400 alunos

A queda de neve obrigou hoje ao encerramento da Escola Básica Integrada de Pedras Salgadas, Vila Pouca de Aguiar, afetando 400 alunos, e cancelou o transporte escolar das zonas mais altas de Murça e Ribeira de Pena.

Em Vila Pouca de Aguiar, a neve afetou mais a zona norte do concelho, onde, por precaução, esta manhã não se efetuou o transporte escolar de algumas aldeias da zona da serra da Padrela.

Segundo fonte da autarquia, a Escola Básica Integrada de Pedras Salgadas fechou, afetando cerca de 400 alunos e a ida ao circo, prevista para 1.500 alunos do primeiro ciclo e pré-escolar do concelho, foi adiada.

Em Ribeira de Pena, o presidente da autarquia, Agostinho Pinto, referiu que não houve transporte escolar das aldeias de montanha, como Alvadia, Macieira e Canedo, por uma questão de precaução.

As aulas decorrem com normalidade neste concelho.

O mesmo aconteceu em Murça, onde o presidente da Câmara, João Teixeira, disse que o município optou por suspender o transporte escolar das zonas de Jou e Valongo de Milhais, localizadas na denominada zona da Terra Fria.

No distrito de Vila Real, a queda de neve afetou principalmente os concelhos do Alto Tâmega, localizados a norte, obrigando ao encerramento de escolas em Boticas, Montalegre, Chaves e Valpaços.

Segundo a Proteção Civil, as estradas nacionais 311 e 312, em Boticas, e a 103, entre Chaves e Montalegre, estão cortadas ao trânsito.

Os principais itinerários que atravessam o distrito, nomeadamente o Itinerário Principal 4 (IP4) e as autoestradas A24 e A7, estão transitáveis.


Lusa, 2013-02-27

Vila Real - Página 4 Images?q=tbn:ANd9GcRUzbvrFQhJ-MDVXf-vccJKu4rPniwYUAu6hhdKgupOxCObpY_4YDMFvg

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Vila Real - Página 4 Empty Filandorra leva o teatro a escolas, lares e feiras em março

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Mar 02, 2013 10:05 am

.
«Março, mês do teatro»

Filandorra leva o teatro a escolas, lares e feiras em março

A companhia Filandorra arranca na sexta-feira com a iniciativa «Março, mês do teatro», que prevê a apresentação de peças nos mais variados palcos, desde lares de idosos, a escolas, a universidade e até a uma feira do fumeiro.

O grupo, que tem sede em Vila Real, dá início ao mês de março com a estreia nacional da peça \"Tio Vânia... cenas da vida na quinta\", do dramaturgo russo Anton Tchekhov.

Este espetáculo repete-se no sábado e no domingo e tem como palco a Casa dos Barros, um solar do século XVIII, localizado na vila de Sabrosa.

É também com esta produção que a Filandorra vai ao Museu do Douro, no Peso da Régua, com a sua representação nos dias 27 (Dia Mundial do Teatro) e 28. Nestes dias realiza ainda o workshop \"Teatro em férias no museu\" daquela unidade museológica.

Pelo meio, a companhia promove um ciclo de teatro para escolas, colocando em cena \"O auto da barca do Inferno\" para alunos de Vila Pouca de Aguiar e de Vila Real.

Com a \"História de uma boneca abandonada\", a Filandorra vai ao lar de idosos da Santa Casa da Misericórdia de Vila Real. Nos dias 20 e 21, o teatro vai ao campus da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), onde os universitários poderão ver a peça \"À manhã\".

Na feira do fumeiro de Baião, entre 22 e 24 de março, será feita uma recriação histórica sobre os cinco mil anos da história desta terra.

A companhia realiza ainda mais dois workshops, designadamente \"O texto dramático\", em Pedras Salgadas, e \"Voz e expressão falada\", em Alfandega da Fé.

A iniciativa \"Março, mês do teatro\" encerra no dia 30 com a apresentação pública do Grupo de Teatro de Alfândega da Fé (TAFÈ) e o ensaio aberto \"A farsa de Inês Pereira\" de Gil Vicente.

Em 25 anos de existência, a companhia já montou 59 produções que têm percorrido a região, marcando também presença em certames e festivais nacionais e internacionais.

Neste período a Filandorra realizou cerca de cinco mil espetáculos e está perto de atingir um milhão de espetadores.

Para o quadriénio 2013-2016, a companhia candidatou-se a um apoio direito da Direção-Geral das Artes (DGartes), propondo-se estrear 13 produções neste período.

Lusa, 2013-03-01

Vila Real - Página 4 Images?q=tbn:ANd9GcReut2OIu3gcOahJZEwCfd-U0RchN6qALTbqjur_VIKwns50ekuLCMW

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Vila Real - Página 4 Empty Poemas nos autocarros ou nos cafés de Vila Real

Mensagem por Joao Ruiz Qui Mar 07, 2013 9:38 am

.
Semana da Leitura

Poemas nos autocarros ou nos cafés de Vila Real

Poemas e frases de escritores nacionais ou da autoria dos alunos de Vila Real vão ser servidos à mesa dos cafés ou lidos nos autocarros durante a Semana da Leitura, entre os dias 11 e 15.

A Semana da Leitura, iniciativa promovida pelo Plano Nacional de Leitura desde 2007, pretende este ano mostrar a relevância histórica e cultural do mar na construção da identidade do povo português.

Nesse sentido, a Rede de Bibliotecas de Vila Real (RBVR) está a organizar um conjunto de iniciativas que querem por a leitura e os livros presentes em toda a parte.

Lusa, 2013-03-07

Vila Real - Página 4 Images?q=tbn:ANd9GcRdfvWTg4LhPbfbV-_bA2EE-ij_yOVgdMU4KnBXoDSo62st73fb

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Vila Real - Página 4 Empty Pela primeira vez encerraram mais empresas do que abriram

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Mar 16, 2013 9:54 am

.
Nervir satisfeito

Pela primeira vez encerraram mais empresas do que abriram

Em 2012 e pela primeira vez em Vila Real, o número de empresas dissolvidas foi superior às constituídas ao longo do ano, com 99 negócios a abrir contra os 119 que fecharam portas, segundo a Associação Empresarial.

\"Atingimos um ponto de viragem, que nos dá uma ideia de que as pessoas perderam a esperança e a força na criação de novas empresas\", afirmou hoje à agência Lusa Luís Tão, presidente da Nervir - Associação Empresarial.

Em 2012, o saldo foi negativo pela primeira vez em Vila Real. No ano passado, foram criadas 99 empresas, mas fecharam 119, a maior parte das quais da área dos serviços como restaurantes, cafés, sapatarias ou lojas de roupa.

Lusa, 2013-03-13

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Vila Real - Página 4 Empty Conservatório de Vila Real oferece Concerto de Páscoa à comunidade

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Mar 16, 2013 10:49 am

.
Dia 20 de Março

Conservatório de Vila Real oferece Concerto de Páscoa à comunidade

O Conservatório Regional de Música de Vila Real (CRMVR) vai realizar, à luz dos anos anteriores, mais um concerto de Páscoa no próximo dia 20 de Março pelas 21:30h.

A Sé Catedral de Vila Real foi o local escolhido para a realização deste concerto, onde será apresentada a obra “História di Jephte” de Giacomo Carissimi, oratória composta por volta de 1650 baseada num texto do Livro dos Juízes (A.T.), que será interpretada pelo Coro Misto e Orquestra de Clarinetes do Conservatório de Música de Vila Real, dirigidos pelos professores Plácido de Carvalho, Joana Valente e Luís Santos, respetivamente.

A peça será acompanhada por momentos musicais de órgão a cargo do professor Tadeu Filipe.

Este é um concerto aberto e de entrada livre, para que toda a comunidade possa usufruir de mais um espetáculo onde os alunos e professores da Instituição pretendem assinalar esta data cristã que celebra a crucificação e ressurreição de Jesus Cristo.

O CRMVR e a Fundação Comendador Manuel Correia Botelho agradecem à Diocese de Vila Real, nomeadamente ao Senhor Bispo, D. Amândio Tomás, e ainda à Paróquia de Vila Real na pessoa do Sr. Pe. João Curraleijo, pois sem a colaboração dos mesmos não seria possível a realização do concerto.

, 2013-03-15
In DTM

Vila Real - Página 4 Images?q=tbn:ANd9GcRQqi0WbE27c-lpadDdP6dzBzZ4_AgTfZkp3lE8Cu-8Ak5tvF-sQtIZVw

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Vila Real - Página 4 Empty Vila Real com 25 ocorrências por causa da chuva

Mensagem por Joao Ruiz Dom Mar 31, 2013 11:28 am

.
Subida do caudal do Rio Douro

Vila Real com 25 ocorrências por causa da chuva

A Proteção Civil de Vila Real contabilizou hoje 25 ocorrências, entre quedas de muros, deslizamentos de terras e inundações, destacando-se a subida do caudal do rio Douro um metro e meio acima do nível do cais da Régua.

Devido à subida das águas do rio e por precaução, dois operadores turísticos retiraram os passageiros que estavam em dois barcos-hotel, atracados no cais de mercadorias de Lamego, mesmo em frente à cidade do Peso da Régua.

O comandante dos bombeiros da Régua, António Fonseca, disse à agência Lusa que o rio galgou o cais fluvial desta cidade durante a tarde, tendo subido um metro e meio acima do nível desta estrutura e entrado nos dois estabelecimentos comerciais localizados naquele espaço.

O responsável referiu ainda que, devido às previsões de cheia, já tinham sido retirados os equipamentos e materiais do bar e do posto de venda de produtos regionais.

\"O caudal do rio continua a subir lentamente\", salientou António Fonseca, que referiu que os bombeiros se vão manter atentos ao evoluir da situação.

Segundo o Centro Distrital de Operações de Socorro de Vila Real, durante todo o dia os bombeiros foram chamados para 25 ocorrências, entre inundações, quedas de árvores e de muros e deslizamentos de terras.

Os concelhos mais afetados foram os do sul do distrito, nomeadamente Peso da Régua, Vila Real, Sabrosa e Alijó.

Ao final da tarde, a queda de um muro e de terras levou ao corte de trânsito na Estrada Municipal 323-3, entre Provesende (Sabrosa) e o Pinhão, onde uma máquina da autarquia procede à limpeza da via.

Reaberta ao trânsito foi já a via que liga o Pinhão e Favaios, no concelho de Alijó.

Cerca das 19:00, o despiste de um automóvel no nó de acesso do Itinerário Principal 4 (IP4) à autoestrada 24 (A24), em Mouçós, Vila Real, provocou um ferido.


, 2013-03-30
In DTM

Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Vila Real - Página 4 Empty Instituiçõ​es de Vila Real apoiadas pela Missão Sorriso

Mensagem por Joao Ruiz Dom Mar 31, 2013 11:33 am

.
Várias associações apoiadas

Instituiçõ​es de Vila Real apoiadas pela Missão Sorriso

A Missão Sorriso vai apoiar com uma verba total no valor de 57.598€ três instituições de Vila Real. A Associação de Paralisia Cerebral de Vila Real recebe um donativo no valor de 13.598€ para o projeto “Unidade de Avalização e Reabilitação Neuropsicológica – Continente e APCVR, juntos a pintar sorrisos”; a ACES

Alto Tâmega e Barroso é apadrinhada com 35.000€ para apoiar o projeto “Reabilitar para bem Respirar” e o Centro Social e Paroquial de Torgueda recebe da Missão Sorriso um valor de 9.000€ para apoiar a causa “Liga-te à rede”.

A Associação de Paralisia Cerebral de Vila Real recebe um donativo no valor de 13.598€ para o projeto “Unidade de Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica – Continente e APCVR, juntos a pintar sorrisos”. Este projeto visa a criação de uma unidade de avaliação e reabilitação neuropsicológica para crianças com paralisia cerebral e que permitirá a melhoria da qualidade da intervenção. Este valor será reencaminhado para a aquisição de material/ equipamento para permitir o funcionamento da unidade.

ACES Alto Tâmega e Barroso, apadrinhada com 35.000€, vai aplicar esta verba no projeto “Reabilitar para bem Respirar”. Esta iniciativa surge no âmbito de um projeto das UCCs, que integram o ACES ATB, e pretende dar resposta às necessidades dos idosos dos Concelhos de Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca. Uma necidade qye surge devido ao crescente número de pessoas que desenvolvem Doenças respiratórias. Assim, este projeto tem como objetivo proporcionar uma melhor capacidade funcional aos idosos de ambos os sexos com idade igual ou superior a 65 anos.

Siga-nos no Facebook
“Liga-te à rede” é o projeto do Centro Social e Paroquial de Torgueda que recebe da Missão Sorriso 9.000€, valor que contribuirá para promover a prevenção e intervenção em situações de isolamento. Esta iniciativa visa apoiar os utentes e suas famílias por forma a garantir o acompanhamento permanente, pelo aumento da segurança, autonomia e maior independência e assistência adequada 24 horas por dia, 365 dias por ano.

Recordamos que pelo 10º ano consecutivo os portugueses juntaram-se à Missão Sorriso com uma grandiosa prova de solidariedade, envolvimento e determinação, angariando cerca de 1.4 milhões de Euros. Deste valor foram distribuídos 912 mil euros por 43 instituições portuguesas para a implementação de projetos nas áreas da Saúde Infantil, Envelhecimento Ativo e Luta Contra a Fome, contribuindo para a melhoria das condições de vida das crianças e seniores.

O restante valor foi angariado através da campanha de recolha de Alimentos, em parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa que permitiu doar 522 mil Euros em alimentos que ajudaram certamente muitas famílias que procuram ajuda, bem como do Jogo Solidário Portugal-Equador, resultante da parceria com a Federação Portuguesa de Futebol, no qual foram doados 50 mil euros à Missão Sorriso.

De salientar que desde 2003, a Missão Sorriso já angariou cerca de 6.9 milhões de Euros para a aquisição e melhoria de equipamentos hospitalares e materiais diversos, contribuindo para a melhoria de prestação de cuidados de saúde a crianças e seniores de todo o país.

Este balanço de 10 anos é a prova verdadeira do reconhecimento público já alcançado por este projeto, que conta com o apoio de todos os portugueses. Mais uma vez o Continente continuará a dar todo o seu contributo, empenhado para que a Missão Sorriso continue a desenvolver mais e melhores respostas sociais, ajudando cada vez mais famílias portuguesas a viverem histórias felizes


, 2013-03-30
In DTM

Vila Real - Página 4 Images?q=tbn:ANd9GcTnqXpEJDfo0UEiaEzjnhJ41f5Xyjh3UiEh-x5M3tDLsI4rDPp43HkXbA

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Vila Real - Página 4 Empty Obras-fantasma por acabar há mais de dez anos

Mensagem por Joao Ruiz Ter Abr 16, 2013 4:42 pm

.
Não são indiferentes à vista

Vila Real - Página 4 Obras_tijolos

Obras-fantasma por acabar há mais de dez anos

Não são indiferentes à vista, seja pela dimensão ou pelo desconhecimento do que vai nascer. Nas urbes transmontanas, há obras inacabadas e outras que, só muito tarde, se percebeu não serem bem acolhidas.

Vila Real não se poderá orgulhar de servir de palco a autênticos mamarrachos. O Hotel do Parque é o caso de abandono que mais incomoda os seus habitantes. Idealizado como unidade hoteleira de topo, a estrutura foi erguida junto ao Parque Florestal, numa das artérias principais da cidade. Volvidos mais de 30 anos, a obra continua sem qualquer préstimo e, antes de se proceder à sua vedação, era refúgio de toxicodependentes.

\\"Sendo pouco provável a sua implosão, que serviria como «um grito de revolta» pela sua edificação neste local (com um impacto visual muito negativo) e pelos inúmeros erros urbanísticos cometidos na cidade, talvez pudesse ser adaptado para estrutura hoteleira ou hospital privado de que se fala há muito\\", considera Henrique Silva que, do seu local de trabalho, tem vistas privilegiadas sobre esta \\"nódoa negra na paisagem urbana\\".

Mais recente, o Centro Transfronteiriço de Serviços Logísticos, orçado em 3,5 milhões de euros, é outro exemplo. Em 2007, o prazo de conclusão apontava para 9 meses, mas nunca se cumpriu.

\\"Passa a imagem de que se fazem obras que não são concluídas e é uma situação que em termos urbanísticos não está enquadrada. Gasta-se dinheiro nestas coisas desnecessariamente\\", constata o vila-realense José Fernandes, de passagem pelo local. A falência do empreiteiro terá ditado a suspensão das obras, a perda das verbas comunitárias e a finalidade do edifício. \\"Poderia ser aproveitado para Loja do Cidadão ou para apoio aos contribuintes\\", acrescenta.

Pensado para os adeptos do BTT e do skate, o Parque Radical abriu portas em 1999, mas acabou por cair em desuso. O espaço foi vandalizado, os equipamentos encontram-se degradados e, apesar de a Autarquia já ter prometido uma requalificação, continua desaproveitado.

\\"É uma vergonha, na altura gastaram aqui tanto dinheiro e agora está tudo abandonado. O tempo de funcionamento foi quase nulo\\", revela Fernando Barbosa, 61 anos.

Contactada pelo JN, a Autarquia de Vila Real não se disponibilizou para prestar declarações.

Patricio Posse in JN, 2013-04-15

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Vila Real - Página 4 Empty Ponte Medieval coloca utilizadores em risco

Mensagem por Joao Ruiz Dom Abr 21, 2013 4:16 am

.
Freguesia de São Dinis

Ponte Medieval coloca utilizadores em risco

O Notícias de Vila Real noticiou, em Abril de 2012, a existência de uma ponte medieval, já degradada, localizada entre Freguesia de São Dinis, que servia de principal acesso às freguesias de Mondrões, Vila Marim e São Miguel da Pena.

Trata-se de um monumento românico, designada de Ponte dos Machados, que é utilizada diariamente por centenas de veículos.
Recentemente, a autarquia de Vila Real mandou colocar sinais verticais de proibição, à entrada da ponte, de forma a minimizar consequências mais gravosas que apenas seriam resolvidas com a construção de um ligação paralela a esta e o fecho, em definitivo, da antiga passagem.

Os sinais proíbem, agora, a passagem de peões (apesar de por lá circularem, ainda, dezenas de pessoas por dia, que não têm outra forma de atravessar o rio), e limitam a circulação de veículos a mais de 30 quilómetros/hora (como se as condições da via permitissem ultrapassar os 10 quilómetros/hora).

Problema levantado há 15 anos
O presidente da Junta de Freguesia de Vila Marim, João Paulo da Nóbrega, é uma das vozes mais críticas de uma situação de falta de segurança que já se arrasta há mais de 15 anos. O autarca defende a requalificação da Ponte dos Machados, por um lado, mas também a construção de uma ponte alternativa, que serviria veículos e peões de cinco freguesias: S. Dinis, Parada de Cunhos, Mondrões, Vila Marim e São Miguel da Pena.

Numa reunião com os Presidentes de Junta, realizada em Dezembro, a autarquia prometeu a resolução desse problema, nomeadamente a reconstrução da ponte e colocação das pedras em falta. Até à data, a Câmara Municipal de Vila Real apenas colocou sinais de proibição, na entrada da passagem, “atirando a responsabilidade para os utentes da via”. Em situação de emergência, torna-se difícil a passagem de viaturas médias, ambulâncias e de combate a incêndios”, alertou.

A Ponte de Machados é um dos dois acessos à Freguesia de Vila Marim, para quem se desloca de Vila Real, e causa muitos embaraços no trânsito por permitir apenas a passagem a um veículo de cada vez. Possui, ainda, um piso irregular, que é característica da típica via romana.

Património medieval
A Direção-Geral do Património Cultural, antigo Instituto de Gestão do Património Arquitetónico e Arqueológico (IGESPAR), descarta qualquer competência e responsabilidade sobre a ponte medieval por não estar classificada por este organismo, nem em vias de classificação, nem tão pouco por se encontrar num espaço protegido, próximo de um monumento já classificado. Assim sendo, no caso de ser feita alguma intervenção no referido monumento, não é necessária qualquer autorização por parte do IGESPAR.

Mesmo assim, a Ponte de Machados está catalogada pelo Sistema Informático par o Património Arquitetónico (SIPA), em www.monumentos.pt, e é caracterizada por uma ponte medieval, localizada em São Dinis, “com arquitectura de comunicações e transportes (ponte com circulação rodoviária)”. A mesma fonte informa que a propriedade do imóvel é “pública: municipal”.

Padre João Ribeiro Parente, conhecido arqueólogo, historiador e clérigo do concelho de Vila Real, esclareceu que este monumento, de construção medieval, que fora erguida sobre um rio, une as freguesias de São Dinis e Parada de Cunhos, sendo, portanto, de ambas as localidades. “A ponte era parte integrante de uma via romana que ligava Bragança ao Porto, passando por Vila Real”, informou. Parte da calçada ainda está preservada e pode ser vista em Mondrões, 50 metros a poente da Igreja Matriz.

Construção de ponte paralela é “uma possibilidade”
Questionado pelo NVR, Miguel esteves, responsável pelo pelouro do urbanismo da Câmara Municipal de Vila Real, esclareceu que “estão a ser realizados estudos para uma intervenção ao nível do pavimento que assegure uma maior comodidade para o tráfego, sem colocar em causa o valor patrimonial da ponte que é por todos reconhecido, independentemente de esta não estar classificada”.

O vereador adiantou que “está a ser estudada a possibilidade de construção de uma passagem alternativa” para automóveis ou apenas para peões, “mantendo a actual ponte exclusivamente para veículos ligeiros”. Para já, foram colocados os sinais proibitivos que impedem, também, a passagem de camiões.

A Ponte de Machados
A Ponte de Machados, de características romanas, construída na Idade Média, situa-se entre a freguesia de São Dinis e parada de Cunhos, no desvio a partir da EN2, junto à ponte do Cabril.

O sítio do SIPA descreve o monumento como sendo uma “ponte de tabuleiro plano assente sobre dois arcos de volta perfeita iguais entre si, com aduelas de extradorso paralelo ao intradorso, apresentando algumas siglas, e com agulheiros do cimbre. A montante possui talha-mar baixo e agudo, entre os dois arcos. Paramentos laterais com silhares de tamanho variado, muito encobertos pela vegetação. Pavimento com lajes de granito, tendo em algumas zonas restos de asfalto. Parapeitos laterais de cantaria formados por duas fiadas de silhares sobrepostas. O Enquadramento é rural. A ponte é lançada sobre o Rio Cabril, numa zona agrícola de vale aberto, estando parcialmente coberta por vegetação arbustiva”.

Na obra “Estudos Transmontanos e Durienses”, nº 10, de 2001, é feita a seguinte referência à ponte: “No destrito desta freguesia não tem pontes, nem de pedra, nem de pao. Tem algumas de pedra em outro destrito. O rio chamado de Machado tem huma ponte que se chama ponte de Machados e de pedra de cantaria e não tem outra.”

Filipe Ribeiro in NVR, 2013-04-18

Vila Real - Página 4 Images?q=tbn:ANd9GcS1zbnAN86c3mNe7jK7JSzTV6LqpWkfRic6vhKIV-orDA7X_Ew5yxVahA

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Vila Real - Página 4 Empty Detidos dois suspeitos de tentativa de roubo

Mensagem por Joao Ruiz Dom Abr 21, 2013 4:24 am

.
Localidade de Borbela

Detidos dois suspeitos de tentativa de roubo

A Polícia Judiciária, através da Unidade Local de Investigação Criminal de Vila Real, identificou e deteve dois homens pela presumível autoria de um crime de roubo tentado.

Os factos ocorreram no dia 01 de fevereiro de 2013, cerca das 22H00, numa residência na localidade de Borbela, em Vila Real.

A ação do roubo foi interrompida quando um dos autores, de forma inopinada, efetuou vários disparos de arma de fogo que alertaram a vítima, uma mulher de 64 anos de idade.

Os detidos, de 34 anos de idade, desempregados, foram presentes a interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.


Lusa, 2013-04-19

Vila Real - Página 4 Images?q=tbn:ANd9GcQu9xKHEA8SgqAx5WrKLvVqW0W7bpsgrE5mgM7nXWkmQtsEKzR9fGay

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Vila Real - Página 4 Empty Parque de Ciência e Tecnologia de Vila Real vai custar 9,4 milhões de euros

Mensagem por Joao Ruiz Sáb maio 25, 2013 4:37 pm

.
«Essencial para o nosso progresso»

Parque de Ciência e Tecnologia de Vila Real vai custar 9,4 milhões de euros

O polo de Vila Real do Parque de Ciência e Tecnologia de Trás-os-Montes, cujo investimento ronda os 9,4 milhões de euros, vai dotar a região de um «importante instrumento de desenvolvimento», disse hoje o presidente da autarquia.

\"Ficamos armados aquilo que é essencial para o nosso progresso\", afirmou Manuel Martins à agência Lusa.

O Parque de Ciência e Tecnologia de Trás-os-Montes e Alto Douro divide-se em dois polos -- Régia Douro Park (Vila Real) e o Brigantia EcoPark (Bragança) - e representa um investimento global de 19,3 milhões de euros, apoiado em 15,4 milhões de euros pelo programa operacional.


Lusa, 2013-05-23

Vila Real - Página 4 Images?q=tbn:ANd9GcSrjLCCqDamGDEMCZGDEVxH5K_xHlVWmQ_aMezdSDtyImbpwsOQRGl7jw

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Vila Real - Página 4 Empty Evento vai juntar mais de 5 mil pessoas em Vila Real

Mensagem por Joao Ruiz Dom Jun 02, 2013 11:14 am

.
Associação de Pais organiza

Vila Real - Página 4 Picnik_familias

Evento vai juntar mais de 5 mil pessoas em Vila Real

A Associação de Pais e do Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus organiza, há cinco anos, um mega evento familiar que reúne, anualmente, cerca de duas mil pessoas no Parque do Corgo, em Vila Real.

Este ano, o certame terá direito a transmissão integral do programa “Somos Portugal” da TVI, no domingo, dia 2 de Junho, e pretende chamar muito público ao coração da cidade.

O objectivo do V Mega Pic-Nic Famílias, refere o presidente da Associação de Pais, Justino Silva, passa por valorizar o conceito de família, num evento que reúne instituições, empresas, associações de pais e agrupamentos escolares. “Esperamos motivar uma maior aproximação entre as crianças e os pais, entre as famílias e as instituições envolventes à comunidade escolar, promovendo, também, boas práticas de cidadania e o respeito pelos direitos das crianças e dos cidadãos em geral, pelo meio ambiente, pelo património e pelos valores culturais que nos distinguem”, explicou.

Este ano, a organização pretende aliar o Mega Pic-Nic Família à tradição vila-realense, apostando na promoção de produtos típicos, desde Barro de Bisalhães aos Linhos de Agarez, entre outras empresas de base tradicional. O evento, que deverá receber cerca de 5 mil pessoas, contará com as habituais actividades radicais, desportivas e lúdicas (como o rapel, a escalada), jogos tradicionais, escorrega de espuma, demonstração de cães de busca, passeios a cavalo, insufláveis, passeios barco, e muito mais.

Para além da presença das habituais entidades civis e militares, onde se destacam a PSP, a GNR, o RI 13, os Bombeiros da Cruz Verde e Cruz Branca de Vila Real, determinantes na organização do evento, o Mega Pic-Nic Família terá o apoio da União das Associações de Pais das Escolas do Concelho de Vila Real (UAPVR), o Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), o Município de Vila Real e a Douro Alliance.

A Associação de Pais do Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus foi criada com o objectivo de promover e reforçar a cooperação entre as várias entidades competentes e a escola pública, o bom entendimento e a ligação entre todos, o desenvolvimento de actividades com vista à melhoria do sucesso escolar, tudo para benefício dos alunos e da comunidade.

João Paulo Rodrigues, Marisa Cruz, Manuel Melo e Nuno Eiró, são algumas das estrelas que vão apresentar o programa, onde também vão participar dezenas de artistas, com Quim Barreiros, Axel e muitos mais.

A divulgação desta actividade tem atingido, nas redes sociais, um impacto considerável. Só na página do NVR no Facebook, a publicação teve perto de 400 partilhas e um alcance de 20 mil pessoas.


Filipe Ribeiro in NVR, 2013-05-29

Vila Real - Página 4 Images?q=tbn:ANd9GcQ61b1KY-GmZleeJofeCWEM-6iwUbI25KaRtuV6Z_PQ-vd7AHduWXoL

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Vila Real - Página 4 Empty Festas da Cidade 2013 com concertos e actividades para todos os gostos

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Jun 08, 2013 10:11 am

.
Muita animação

Festas da Cidade 2013 com concertos e actividades para todos os gostos

Está já disponível ao público o programa das «Festas da Cidade e Agenda Cultural de Verão 2013», abarcando um leque variado de actividades, que decorrerão ao longo dos meses de Junho, Julho e Agosto.

Muita animação, música, teatro, atividades desportivas, lúdicas, para todas as idades, irão ter lugar em diferentes pontos da cidade, na expectativa de atrair muito público, sobretudo os visitantes e turistas que chegam a Vila Real nesta altura do ano.

O Município, em parceria com a Associação de Municípios Douro Alliance – Eixo Urbano do Douro, que integra as cidades de Vila Real, Peso da Régua e Lamego, renova assim a aposta lançada no ano transato de promoção de projetos de animação e turismo neste espaço, capitalizando o eixo Douro Alliance como atrativo singular no território e na marca Douro.

O programa arrancou com as festividades do Dia Mundial da Criança e do Mega Pic-Nic Famílias, nos dias 1 de 2 de Junho, prosseguindo com a Exposição Torre de Quintela, em Vila Marim, no dia 8, e o concerto da Tuna Musical de Anta, de Espinho, também no dia 8 de Junho.

O ponto alto das festividades será a 13 de Junho, com a feira de Gado e a festa em honra de Santo António, junto à Estação de Vila Real.

Em Junho o programa prossegue com o concerto de Ana Moura, no Teatro de Vila Real, no dia 22, a noite de São João, no mesmo dia, mas no Centro Histórico, a tradicional Feira de São Pedro, nos dias 28 e 29, o concerto, no dia 28, da Banda Filarmónica da Portela, junto à Capela Nova, a actuação de Teresa Salgueiro, no dia 29, e o II Festival de Estátuas Vivas no dia 30.


NVR, 2013-06-04

Vila Real - Página 4 Images?q=tbn:ANd9GcQYbJTJ8MoAU1_KlLrxJpGOD3Qf_KbD485NwOxpBZeTQZqEsUJGYl8IpA

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Vila Real - Página 4 Empty Mulher desaparecida em Vila Real há mais de duas semanas

Mensagem por Joao Ruiz Seg Jun 17, 2013 11:12 am

.
Judite Carvalho

Vila Real - Página 4 Judite


Mulher desaparecida em Vila Real há mais de duas semanas

Judite Carvalho foi vista pela última vez quando saía do local de trabalho numa superfície comercial na cidade. Uma mulher de 42 anos desapareceu há mais de duas semanas em Vila Real. GNR, PSP e a Polícia Judiciária estão envolvidas nas investigações ao desaparecimento de Judite Carvalho, vista pela última vez a sair do local de trabalho numa superfície comercial na cidade.

Judite Carvalho foi vista pela última vez no dia 25 de Maio, depois de ter saído do trabalho num carro de cor azul.

De estatura média, morena, cabelos pretos lisos, Judite Carvalho é aluna de mestrado de Finanças e Contabilidade na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e colaboradora dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da mesma universidade.

Depois do alerta para o seu desaparecimento, a Polícia Judiciária (PJ) tem liderado as investigações, contando com o apoio da GNR e PSP.

Contactada pela agência Lusa, fonte da PJ referiu que todos os cenários estão neste momento em aberto, embora nada aponte, até agora, para a tese de intervenção de terceiros, ou seja de ocorrência de crime.

Nestas duas semanas, as autoridades efectuaram buscas em vários locais, com recurso aos cães da GNR, e no rio Douro.

Segundo a PJ, neste momento está a ser analisada toda a informação recolhida e a reequacionar-se o que já foi feito e o que ainda pode ser feito.

Familiares e amigos de Judite Carvalho espalharam cartazes com fotografias da mulher e do carro e os contactos para possível alerta com qualquer informação sobre o caso.

Estão ainda a recorrer às redes sociais, lançando um repto para a divulgação deste desaparecimento no Facebook.

Lusa, 2013-06-12


Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Vila Real - Página 4 Empty Percurso pedestre fotográfico sobre birdwatching

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Jun 22, 2013 4:34 pm

.
Sábado 22 junho

Percurso pedestre fotográfico sobre birdwatching

O percurso do Carvalhal (Gontães), que será integrado na rede de percursos dedicados à biodiversidade, vai ser palco de um percurso pedestre fotográfico dedicado ao birdwatching, neste Sábado, dia 22 de Junho.

O percurso, aberto ao público e gratuito, vai permitir observar a natureza, e aves como pica-paus, trepadeiras, papa-figos, estrelinha-de-cabeça-listada, pintarroxo, águia-de-asa-redonda, gralha-preta, entre muitas outras espécies.

“A observação de aves no seu habitat natural é uma das mais exaltantes actividades de ar livre, com adeptos crescentes em todo o mundo. Vila Real é um município que devido à sua localização e condições naturais, acolhe uma invulgar variedade de espécies e habitats com interesse reconhecido e tem vindo a apostar na sua afirmação como Destino da Biodiversidade em Portugal”, diz a Câmara Municipal de Vila Real, promotora do evento.

O percurso de birdwatching vai contar com o apoio de André Brito, fotógrafo com mestrado em engenharia zootécnica, que irá explicar técnicas de fotografia durante a actividade, João Cabral, professor do Laboratório de Ecologia Aplicada da UTAD, doutorado em biologia, e Mário Santos, professor auxiliar da UTAD, engenheiro agrícola e doutorado em ciências do ambiente, que vão explicar e partilhar conhecimentos científicos sobre a temática das aves.

O percurso fotográfico realiza-se entre as 8h30 e as 13h00, tendo lugar outro percurso, Reino Maravilhoso do Marvão, a partir das 15h30, e até às 19h30, também grátis.

O percurso fotográfico parte da Praça do Município de Vila Real, com transporte gratuito para os participantes, “que devem levar calçado confortável, água e uma merenda”.

As inscrições devem ser enviadas para o Programa de Preservação da Biodiversidade em biodiversidade@cm-vilareal.pt, estando sujeitas a confirmação e a um limite de 20 participantes.

, 2013-06-20
In DTM

Vila Real - Página 4 Images?q=tbn:ANd9GcRb5kYl6bEhrkT6itfErvG7AFuxU4QdYNaN3dDV0Qwd9QQpuHY_jobPLA

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Vila Real - Página 4 Empty Vila Real aposta nos artistas nacionais em tempo de crise

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Jun 22, 2013 4:39 pm

.
«Concertos de Verão»

Vila Real aposta nos artistas nacionais em tempo de crise

“Concertos de Verão - 10º Festival de Músicas do Mundo\" conta com 23 espectáculos e prolonga-se até 23 de Agosto. O evento tem entrada gratuita.

A cantora Ana Moura dá o arranque a 22 de Junho aos “Concertos de Verão - 10º Festival de Músicas do Mundo\" em Vila Real. A programação dá destaque à produção nacional e à vertente feminina. Ao palco transmontano vão subir Teresa Salgueiro, Diamantina, Luísa Sobral, Márcia e Cuca Roseta.

A iniciativa do Teatro de Vila Real conta com 23 espectáculos, com entrada gratuita, e prolonga-se até 23 de Agosto.

Rui Araújo, programador do teatro, salienta que “os tempos de crise podem ter este lado de solidariedade entre nacionais”, acrescentando que “é também mais fácil fazer uma programação nacional por questões orçamentais”.

De Espanha vem Luís Pastor, que actua a 3 de Agosto, e vai interpretar músicas inspiradas no escritor português José Saramago. Da Irlanda chega Niamh Ni Charra, com a música celta.

Os portugueses Meleche Mechaya, com a influência klezmer e balcânica, são repetentes no Teatro de Vila Real, mas, desta vez, vão actuar no grande palco do auditório exterior.

Por ali vão passar também os Al Medievo, Dunya, Sons da Suévia, Curinga, Gurí Trio e os Capagrilos, em concertos mais próximos dos espectadores.

“Há concertos para todo o género de públicos”, assegura Rui Araújo, realçando que, “tratando-se de concertos de entrada livre, são naturalmente dirigidos ao grande público”.

O orçamento para este ano ronda os 40 mil euros, comparticipados por fundos comunitários, verba inferior à do ano passado, que chegou aos 60 mil euros.

Lusa, 2013-06-20

Vila Real - Página 4 Sobstory

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Vila Real - Página 4 Empty Cerca de 180 operacionais nas buscas por mulher desaparecida

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Jun 29, 2013 11:47 am

.
«Grande operação»

Vila Real - Página 4 Judite

Cerca de 180 operacionais nas buscas por mulher desaparecida

Cerca de 180 elementos dos bombeiros, GNR, PSP, sapadores florestais e militares do exército realizaram esta segunda-feira, em Sabrosa, uma operação de busca no âmbito do caso da mulher desaparecida de Vila Real há um mês.

Judite Carvalho foi vista pela última vez no dia 25 de maio, depois de ter saído do trabalho em \\"part-time\\" que fazia numa grande superfície da cidade de Vila Real, guiando um carro azul.

O comandante distrital de operações de socorro de Vila Real, Álvaro Ribeiro, disse aos jornalistas que durante a tarde de hoje foi realizada uma \\"grande operação\\" na área do concelho de Sabrosa, com o objetivo de \\"encontrar elementos que se consideram importantes para a investigação do desaparecimento\\" daquela mulher.

Foi no concelho de Sabrosa que foi registado o último sinal do telemóvel de Judite Carvalho.

Esta ação, coordenada e pedida pelaPolícia Judiciária (PJ), envolveu 185 operacionais, com 38 veículos, de bombeiros de várias corporações provenientes do sul do distrito, militares da GNR e do Regimento de Infantaria 13, da PSP e dos sapadores florestais, que durante a tarde bateram cerca de 3.740 hectares de terreno.

\\"Haveria todo o interesse em fazer esta operação rapidamente, por um lado para fornecer elementos para a investigação da PJ e também porque as condições do tempo estão a ser desfavoráveis ao combate aos incêndios. Precisamos de estar muito atentos e tinha que ser feita muito rapidamente\\", explicou Álvaro Ribeiro.

O comandante referiu que, no domingo passado, foram realizadas buscas na barragem do Sordo, em Vila Real.

\\"Eventualmente outras operações que a PJ entenda serem importantes para a investigação serão desencadeadas no momento próprio\\", acrescentou.

Depois do alerta para o seu desaparecimento, a PJ tem liderado as investigações, contando com o apoio da GNR e da PSP.

Nas duas primeiras semanas após o desaparecimento, as autoridades efetuaram buscas em vários locais, com recurso a cães da GNR, e ainda uma busca aérea e no rio Douro.

Entretanto, familiares e amigos de Judite Carvalho espalharam cartazes com fotografias da mulher e do carro, bem como com os contactos para possível alerta com qualquer informação sobre o caso.

Estão ainda a recorrer às redes sociais, lançando um repto para a divulgação deste desaparecimento no Facebook.

De estatura média, morena, cabelos pretos lisos, Judite Carvalho é ainda aluna de mestrado de Finanças e Contabilidade na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e colaboradora dos Serviços de Documentação e Bibliotecas da mesma universidade.


JN, 2013-06-25

Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Vila Real - Página 4 Empty Antigo quiosque transformado em espaço de dinamização do centro de Vila Real

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Jun 29, 2013 11:55 am

06.29.2013.
Casinha do Cabo da Vila

Antigo quiosque transformado em espaço de dinamização do centro de Vila Real

A Câmara de Vila Real inaugura na sexta-feira a Casinha do Cabo da Vila, que transformou um antigo quiosque num espaço de venda de produtos artesanais e de informação turística e quer dinamizar o centro histórico.

Esta iniciativa conta ainda com a parceria da Associação Comercial e Industrial de Vila Real (ACIVR) e a Associação de Apoio à Vítima (APAV).

Serão os voluntários da APAV que vão dinamizar a Casinha do Cabo da Vila, que estará aberta entre as 16:00 e as 19:30 e onde estará disponível informação sobre o concelho de Vila Real e artesanato para venda.

, 2013-06-27
In DTM

Vila Real - Página 4 Images?q=tbn:ANd9GcQR7afUgNfwP5A9IEY7gdY2jmsUcWjEZEqkj2dHM4ugQ0lfneBHkHPS

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Vila Real - Página 4 Empty Acordo de colaboração entre o IEFP, IP e o RI 13 de Vila Real

Mensagem por Joao Ruiz Dom Jul 07, 2013 8:26 am

.
Reinserção no mercado de trabalho

Acordo de colaboração entre o IEFP, IP e o RI 13 de Vila Real

Será celebrado, no dia 3 de Julho, pelas 10h00, em Vila Real, um acordo de colaboração entre o IEFP, IP, Delegação Regional do Norte e o Exército Português—Brigada de Intervenção—Regimento de Infantaria nº 13 (RI13)...

...com o objetivo de incrementar a colaboração entre este último e o Centro de Emprego e Formação Profissional de Vila Real, no âmbito das ações de formação profissional ministradas por este Centro.

Este acordo será assinado pelo Delegado Regional do Norte do IEFP,IP, César Ferreira e o Comandante daquela Unidade, Coronel João Carlos Cabral de Almeida Loureiro Magalhães.

Fruto do bom relacionamento entre o Centro de Emprego e Formação Profissional de Vila Real e o RI13, serão realizados cursos de formação profissional nas instalações deste Regimento, destinadas a formandos do Serviço de Formação e a militares, constituindo esta parceria uma mais-valia na acreditação dos incentivos face à visibilidade e proximidade que estas ações transmitem a todos os que as frequentam, ou que poderão vir a frequentar.

Este acordo vigorará até março de 2014, com interrupção durante o período de férias escolares, para a formação prática em contexto de trabalho.

Considerando que o aumento da qualificação dos portugueses exige uma mobilização alargada dos vários agentes da sociedade, torna-se fundamental uma especial articulação entre diversas entidades e organismos públicos e privados ao nível local.

A rede de Centros da Delegação Regional do Norte do IEFP,IP conta, mais uma vez, com a preciosa colaboração dos parceiros locais, no sentido de aproximar os locais de formação ao local de residência dos formandos, tornando-se um elemento facilitador e motivador na frequência da formação, favorecendo, assim, a sua reinserção no mercado de trabalho.

NVR, 2013-07-02

Vila Real - Página 4 Images?q=tbn:ANd9GcQVZ8lzlBzyUKW1T_IfXlLM8OMfX-hnt31dkta30O6f3SuwHnjEj0xJ

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Vila Real - Página 4 Empty Exercício Dragão 13 realiza-se nos concelhos de Vila Real e Murça

Mensagem por Joao Ruiz Qua Jul 31, 2013 10:03 am

.
Brigada de Intervenção

Exercício Dragão 13 realiza-se nos concelhos de Vila Real e Murça


Está a decorrer, no período de 22 a 31 de Julho de 2013, nos concelhos de Vila Real e Murça, o exercício anual da Brigada de Intervenção designado por Dragão 13.

O exercício Dragão 13 tem por finalidade treinar e testar a capacidade de planeamento, comando e controlo da Brigada de Intervenção enquanto Grande Unidade da Componente Operacional do Sistema de Forças do Exército, avaliando deste modo a capacidade operacional desta brigada.

O exercício tem como referencial um ambiente operacional baseado no quadro da conflitualidade actual, semelhante ao vivido no teatro de operações do Kosovo, caracterizado pela sua elevada complexidade.

Neste exercício participarão cerca de 1500 militares e diversas tipologias de meios materiais, onde se destaca a viatura blindada de rodas PANDUR II 8x8, nas suas diferentes tipologias, a qual qualifica a Brigada de Intervenção como a “Força blindada de rodas”.

Em simultâneo e inserido neste exercício irá decorrer o exercício PRISTINA 132 que se constituirá no exercício final de aprontamento do 2º Batalhão de Infantaria, unidade que se irá constituir como força nacional destacada a ser projectada para o teatro de operações do Kosovo, em Setembro do presente ano.

A presença das forças militares terá uma maior expressão e visibilidade na área do concelho de Murça, município que se disponibilizou a receber e apoiar este exercício.

, 2013-07-25
In DTM

Idea Arrow

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Vila Real - Página 4 Empty Encontro Nacional de Fotografia de Natureza em Vila Real

Mensagem por Joao Ruiz Qua Jul 31, 2013 10:07 am

.
«Inteligência, paciência e tempo»

Encontro Nacional de Fotografia de Natureza em Vila Real


A fotografia tem um papel de destaque na conservação da biodiversidade. Esta é a ideia-chave do Encontro Nacional de Fotografia de Natureza, que proporcionou também momentos para encantar os amantes da natureza e inspirar novas gerações de fotógrafos.

Organizado pelo município de Vila Real, o evento apresentou o trabalho dos melhores fotógrafos de natureza a nível nacional.
“Somos por excelência o destino da biodiversidade e queremos mostrar o nosso vasto património natural”. Estas foram as palavras de Miguel Esteves, vereador com o pelouro do Ambiente na Câmara de Vila Real, na abertura do Encontro Nacional de Fotografia e Cinegrafia de Natureza, no último sábado, dia 27 de Julho. Organizado pelo município de Vila Real, o evento reuniu fotógrafos profissionais e amantes de natureza de todo o país, com o objectivo de promover a biodiversidade através da fotografia e realçar a importância da fotografia nos dias de hoje.

“Numa era cada vez mais mediática e efémera, a fotografia, enquanto forma de comunicação, assume um papel fundamental”, pelo “imediatismo e a rapidez de partilha” que proporciona, referiu Lino Silva, fotógrafo de Vila Real que participou no encontro com a apresentação “Formar jovens fotógrafos em Vila Real”.

No total, foram 17 os oradores que mostraram o melhor dos seus trabalhos e contaram as suas experiências como fotógrafos, quer a nível de vivências, quer a nível técnico e de materiais. Além disso, foi também uma forma de criar e manter o espírito de colaboração entre os profissionais com vista à preservação da natureza.

\"A maior parte das pessoas nunca viu ao vivo muitas das espécies de fauna e flora que existem, mas graças à fotografia tiveram oportunidade de conhecer espécies novas e raras\", comentou João Carrola, professor da UTAD, durante a sua apresentação \"A fotografia: arte de comunicar a investigação científica\".

“inteligência, paciência e tempo”

A fotografia de natureza não é tão simples como possa parecer. Para se tirar uma boa fotografia de natureza é preciso, antes de mais, persistência, destacaram a maioria dos oradores. \"Mais do que conseguirmos a nossa fotografia, é importante não prejudicar o bem estar da fauna, já que o nosso
objectivo é a conservação da natureza\", disse André Brito, que encerrou a manhã do encontro com a apresentação \"As aves nocturnas\".

Falando sobre o tema “A fotografia na conservação da natureza”, Luís Quinta reforçou o papel da fotografia na função de sensibilização das pessoas para questões ambientais: “A fotografia pode e deve ser encarada também como um alerta para problemas de poluição, já que muitas espécies alimentam-se de restos de lixo deixado ao acaso e que acabam por morrer”.

Em síntese, “a fotografia é encarada como uma ferramenta fundamental para a sensibilização da população”, referiu o vereador Miguel Esteves ao citar que “uma imagem vale mais do que mil palavras”. Aproveitando a conhecida citação, Rogério Rodrigues, do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, lembrou que “para se conseguir essa imagem é necessário inteligência, paciência e tempo”.
O evento proporcionou também a oportunidade de admirar belezas cénicas, onde o relevo, dimensão e textura nascem ante os nossos olhos, sobre a luz criativa dos fotógrafos, com vista à conservação do património natural.

O encontro realizou-se no âmbito do Programa de Preservação da Biodiversidade, desenvolvido pela Câmara Municipal de Vila Real, em colaboração com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

NVR, 2013-07-31

Vila Real - Página 4 Foto

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Vila Real - Página 4 Empty Três vila-realenses morrem numa colisão frontal em Ourique

Mensagem por Joao Ruiz Dom Ago 25, 2013 10:39 am

.
Regressavam de férias do Algarve

Três vila-realenses morrem numa colisão frontal em Ourique


Os universitários Pedro Alfaro, Mafalda da Maia e Ricardo Ferreira, naturais de Vila Real, faleceram no passado Sábado, dia 17 de Agosto, em Ourique após um trágico acidente de viação.

Os três amigos regressavam de férias do Algarve, acompanhados por mais dois colegas, residentes em Espinho.

O trágico acidente envolveu dois veículos, que chocaram de frente, e tudo indica que se terá tratado de uma ultrapassagem mal calculada, segundo avançou a imprensa nacional.

As cinco vítimas deslocavam-se num Peugeot vermelho, tendo como média de idades 20 anos. Contudo, as outras duas vítimas mortais eram nomeadamente um casal de idosos naturais de Setúbal, que estavam a viajar de férias para o Algarve.

João Alfaro era estudante de medicina em Coimbra. Por sua vez, Mafalda da Maia e Ricardo Ferreira eram estudantes universitários na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

Os amigos dos jovens universitários aproveitaram as redes sociais para deixarem mensagem às famílias das vítimas.

NVR, 2013-08-21

 Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Vila Real - Página 4 Empty Re: Vila Real

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos