Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Política regional

2 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Política regional Empty Política regional

Mensagem por Joao Ruiz Ter Abr 13, 2010 4:33 am

«As pessoas gostavam de estar»

Militantes transmontanos fora dos órgãos nacionais do PSD

Pela primeira vez na história do partido não há militantes do distrito de Bragança nos órgãos nacionais do PSD.

No congresso deste fim-de-semana foram votadas as listas para o conselho nacional a para a comissão política nacional, mas nenhum social-democrata transmontano ficou a integrar qualquer destes órgãos.

Uma situação explicada pelo facto de ter havido uma lista de unidade entre Pedro Passos Coelho e Paulo Rangel.

“É evidente que isto causou algum desânimo e frustração em dirigentes do país porque as pessoas gostavam de estar nos órgãos e isto levou a que algumas pessoas fizessem listas individuais e foi assim que apareceram 13 listas” explica Telmo Moreno, que foi mandatário distrital da candidatura de Pedro Passos Coelho nas eleições internas do partido. Assim sendo “a lista que era apoiada por Passos Coelho e encabeça por Paulo Rangel apenas meteu 29 pessoas e a primeira pessoa que estaria para entrar pelo distrito estava em 30º e a outra estava em 37º” acrescenta.

Telmo Moreno mostra-se confiante de que esta situação não vai ser prejudicial para Bragança.

“Isto não significa nada de especial. O que interessa é que as pessoas estão preparadas para trabalhar” afirma. “Isto são apenas listas para o conselho nacional, há muitos órgãos onde podemos trabalhar, por isso não há problema” salienta.

Elina Fraga, da concelhia de Mirandela, e António Pimentel, vereador na câmara de Mogadouro, eram os dois militantes transmontanos que estavam nas listas para integrar os órgãos nacionais do PSD, mas que acabaram por ficar de fora.

Brigantia, 2010-04-12

Embarassed Rolling Eyes


Última edição por João Ruiz em Seg maio 24, 2010 6:44 am, editado 2 vez(es)

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Política regional Empty Re: Política regional

Mensagem por Viriato Ter Abr 13, 2010 5:00 am

Não existirem elementos nessa estrutura só dignifica Trás-os-Montes....
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Política regional Empty Re: Política regional

Mensagem por Joao Ruiz Ter Abr 13, 2010 5:54 am

.
Um dos oito vice-presidentes
Distrito de Bragança


Política regional Adaosilva

Deputado de Bragança na vice-presidência do grupo parlamentar do PSD

Adão Silva é um dos candidatos à vice-presidência do grupo parlamentar do PSD na Assembleia da República.

O deputado eleito pelo círculo de Bragança foi convidado por Miguel Macedo, o candidato a líder da bancada, para integrar aquela que deverá ser a única lista presente a sufrágio.

«Tenho muito gosto em participar nesta lista e deixar um pouco mais da minha responsabilidade e empenho para a condução do trabalho parlamentar da bancada social-democrata» refere Adão Silva. «Tenho-me emprenhado sobretudo em matérias ligadas à segurança social e trabalho espero que esta acrescida responsabilidade me obrigue a uma capacidade de dar resposta a problemas instantes que o pais vive e dos quais o PSD não se pode alhear» acrescenta.

Adão Silva considera que a sua presença no grupo parlamentar do partido pode ser uma forma de defender mais os interesses dos transmontanos, uma vez que o distrito não ficou representado nos órgãos nacionais do partido.

«Dentro do mecanismo parlamentar há sempre um filtro nas várias iniciativas que os deputados podem apresentar e esse filtro é estabelecido pelas direcções dos grupos parlamentares» explica, e por isso «ao estar numa função de maior responsabilidade, as iniciativas que possam interessar ao distrito podem ganhar mais dinâmica e assim pode tornar-se mais fácil avançar com certo tipo de projectos» salienta.

As eleições para escolher os líderes da bancada parlamentar do PSD decorrem na quinta-feira.

Até ao momento há apenas uma lista.

Por isso, Adão Silva deverá ser eleito um dos oito vice-presidentes.

Brigantia, 2010-04-13

Rolling Eyes Laughing

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Política regional Empty Salselas, Valdrês e Limãos

Mensagem por Joao Ruiz Sex Abr 16, 2010 8:31 am

Salselas, Valdrês e Limãos

Esperadas novas eleições e novo cenário

A freguesia de Salselas, em Macedo de Cavaleiros, é uma das que também vai a eleições no domingo. Em Outubro, a coligação PSD-CDS/PP ganhou por 15 votos e elegeu três mandatos, tal como o PS, ficando o BE com apenas um.

A freguesia, composta por três aldeias (Salselas, Valdrês e Limãos), tem 561 eleitores e, segundo o candidato do PSD-CDS/PP, é habitual a Junta integrar um elemento de cada aldeia: \"Sempre foi assim, é uma tradição que tem mais de 20 anos e queremos que assim continue\", explicou Marco Ferreira. O social-democrata acusa o PS de \"tudo ter feito para inviabilizar a Junta e impedir o PSD de governar, mas só queremos trabalha em prol da freguesia\", acrescentou. A coligação eleita acabou por se demitir em bloco, para provocar novas eleições.

O socialista Luís Escaleira esgrime razões para a impossibilidade de consenso para viabilizar a constituição da Junta: \"Estávamos dispostos a viabilizá-la, mas tinha de integrar um elemento do nosso partido, porque também elegemos três elementos tal como o PSD-CDS/PP\", frisou.

No domingo, repetem-se as eleições, mas os candidatos esperam que não se repita o cenário. O acto eleitoral é disputado pelas listas mais jovens de sempre, todos têm idade inferior a 40 anos. Durante 16 anos, a Junta de Salselas foi liderada pelo PS: \"Mesmo quando ganharam sem maioria, conseguiram integrar elementos de outros partidos\", afirmou o bloquista Joaquim Gonçalves, que lamenta que a Junta se tenha demitido \"porque prejudicou a população, o plano de orçamento do município para 2010 foi elaborado e a freguesia não foi contemplada\", acrescentou.

Glória Lopes in JN, 2010-04-16
Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Política regional Empty Eleições para os Órgãos Concelhios do Partido Socialista

Mensagem por Joao Ruiz Seg Abr 19, 2010 4:51 am

Orgãos concelhios

Eleições para os Órgãos Concelhios do Partido Socialista

Realizaram-se nos dias 9, 10 e 11 de Abril, as Eleições para os Órgãos Concelhios do Partido Socialista no Distrito de Vila Real. Após o apuramento dos resultados, foram eleitos 13 novos Presidentes de Concelhias e nomeada uma Comissão Administrativa.

Participaram nestes actos eleitorais mais de 1400 militantes o que traduz bem a mobilização e a motivação dos socialistas na vida partidária das 14 concelhias do Distrito de Vila Real.

Alijó - António Joaquim Fernandes

Boticas - Rui Rodrigues (Comissão Administrativa)

Chaves - Paula Barros

Mesão Frio - Mário Sousa Pinto

Mondim de Basto - Humberto Cerqueira

Montalegre - Pedro Madeiras

Murça - Eduardo Correia Lopes

Peso da Régua - Luís Ribeiro

Ribeira de Pena - Rui Alves

Sabrosa - Celestino Silva

Santa Marta Penaguião - Francisco Ribeiro

Valpaços - Ema Paula Gonçalo

Vila Pouca de Aguiar - Paulo Pinto

Vila Real - Francisco Rocha


, 2010-04-18
In DTM

Política regional Amigos

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Política regional Empty Coligação de direita vence eleições em Salselas

Mensagem por Joao Ruiz Ter Abr 20, 2010 6:10 am

Finalmente uma maioria

Coligação de direita vence eleições em Salselas

A coligação PSD/CDS-PP venceu, com maioria, as eleições intercalares na freguesia de Salselas, em Macedo de Cavaleiros.

Marco Ferreira será o presidente da Junta de Freguesia, depois de ter recolhido 186 votos, contra os 69 de Luís Escaleira, do PS.

Joaquim Gonçalves, do Bloco de Esquerda, somou 28 votos.
Marco Ferreira atribui a sua vitória sobretudo às aldeias anexas: Limãos e Valdrez e espera agora poder trabalhar na freguesia de Salselas, apesar do magro orçamento.

“Vamos lutar, mesmo sabendo que o dinheiro vai ser escaco. Mas vamos tentar dinamizar o melhor possível e dar apoio às pessoas. Somos três aldeias e tem de se dividir o bolo pelas três. E esperar que a câmara nos ajude”, comentou o vencedor.

Luís Escaleira estava desiludido com os resultados e considera que a população foi iludida por um boato.
“Não era nada que não esperasse mas ao olhar para estes números ficamos desiludidos. As pessoas foram iludidas por um boato. Que nós queríamos ficar na junta e não queríamos ninguém de Limãos nem de Valdrez, quando todos estavam representados no órgão legislativo e não no executivo.”

O candidato do PS garante que fará agora uma oposição positiva contribuindo em Assembleia de Freguesia com as suas ideias para a freguesia de Salselas.

Já Joquim Gonçalves, do Bloco de Esquerda, aceita os resultados da votação, mas não concorda com a campanha que foi feita pelo vencedor.

“Foi a vontade das pessoas. A forma como fizeram campanha para chegar a essas pessoas não foi a melhor. Usaram-se formas de persuasão que não foram as mais correctas. Mas já está e eu sou uma pessoa democrática.”

Joaquim Gonçalves espera que a Câmara Municipal apoie a actual Junta de Freguesia e ressalva que as atenções deveriam agora voltar-se para a aldeia de Limãos, pois considera que tem sido a aldeia mais prejudicada da freguesia.

Brigantia, 2010-04-20

Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Política regional Empty Bragança quer revogar taxas nas áreas protegidas

Mensagem por Joao Ruiz Qui maio 06, 2010 5:42 am

Assembleia municipal

Bragança quer revogar taxas nas áreas protegidas

A polémica com as taxas cobradas nas áreas protegidas já chegou à Assembleia Municipal de Bragança. Na última reunião foi aprovada uma moção, apresentada pelo presidente da junta de freguesia de Espinhosela, a pedir ao Governo a revogação da portaria que criou uma série de taxas nas áreas protegidas.

“Os valores apresentados não têm razão de ser, porque as pessoas do Parque de Montesinho sabem como preservar o parque, como fizeram toda a vida. Portanto, não têm razão de ser as taxas que querem impor para preservar o parque”, diz Telmo Afonso. O presidente da junta de Espinhosela explica que a maioria dos habitantes das áreas protegidas da região são idosos, com reformas baixas e, por isso, com poucos recursos para pagar taxas que, nalguns casos, podem chegar aos dez mil euros.

“São pessoas já carenciadas, muitos idosos, com baixos recursos financeiros e a terem de pagar taxas, é insuportável poderem sobreviver na zona do parque natural de Montesinho”, sublinha. “Agora esta moção vai ser enviada para o Presidente da República, ao Ministro do Ambiente, ao ICNB e aos grupos parlamentares.”

Esta moção foi aprovada por unanimidade, mas deu origem a um dos momentos mais quentes do dia, com uma acesa discussão entre Nuno Reis, do PSD, e Vítor Prada Pereira, do PS.

O deputado social-democrata culpa o Governo PS pela criação desta medida, e diz que afasta as pessoas das zonas rurais.

“Este tipo de taxas cobrados por actos do quotidiano de pessoas que habitam as aldeias, as comunidades pobres das áreas protegidas, são gravosas e não vão ajudar a satisfazer as necessidades de financiamento do ICNB. Portanto, para quê mais um acto administrativo? Não faz sentido, não é assim que mobilizamos as populações”, defende Nuno Reis.

Já o deputado socialista recusa responsabilidades do Governo e diz que a culpa é de “técnicos fanáticos acabados de sair das universidades”, que precisam de “estágios no terreno e banhos de humildade” e que propõem a legislação, que muitas vezes é assinada “de cruz” pelos governantes”.

Por isso, diz que esta portaria é uma tontice e pede à oposição formas alternativas de financiar o Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade.

“Porque não propõe aos visitantes do Parque de Montesinho uma taxa para visitar?”, pergunta. Mas quando inquirido sobre a razão de não ser o PS a propor isso, responde assim. “Ainda bem que me estão a desafiar. Se calhar, na próxima Assembleia Municipal vou propor isso.”

A moção vai agora ser enviada ao Governo e aos partidos com assento na Assembleia da República para ser apreciada.

Brigantia, 2010-05-06


Embarassed Rolling Eyes Laughing

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Política regional Empty Batista queixa-se de Mota Andrade

Mensagem por Joao Ruiz Qui maio 13, 2010 6:14 am

Batista queixa-se de Mota Andrade

Política regional Logo_ps_concelhia_bgc

Eleições para concelhia socialista geram polémica

Já estão envoltas em polémica as eleições para a concelhia socialista de Bragança do próximo dia 21.

Batista Jerónimo assume-se como candidato mas queixa-se de estar a ser boicotado pela Federação Distrital.

Batista Jerónimo é o candidato que corre por fora, desafiando o actual líder concelhio, Vítor Prada Pereira.

Mas queixa-se que Mota Andrade, líder da Federação Distrital, apoia o seu adversário e, por isso, não lhe faculta as listas de contactos dos mais de 500 militantes da concelhia.

“Encontrei-me com ele e disse-lhe que era candidato e pedi-lhe acesso á listagem dos militantes e ele respondeu-me que não dava que tinha de me dirigir à base de dados do PS” explica, acrescentando que aqui “responderam-nos que é a Federação que tem de dar”.

Por causa desta situação, admite “poder vir a impugnar as eleições”.

Batista Jerónimo diz que já reuniu as 73 assinaturas necessárias para formalizar a lista, algo que fará nos próximos dias.

“Não foi difícil porque a vontade de mudança é grande. Quem está no poder tem mais hipótese de pressionar, mas os militantes tem mostrado uma vontade de ferro” refere.

O militante diz que se candidata pelos ideais socialistas e, sobretudo, pelas últimas derrotas sofridas no concelho.

“Candidatamo-nos pelos princípios, valores e ideais socialistas, mas também porque nos últimos anos o PS teve diversas e pesadas derrotas” afirma. Por isso “achamos que podemos fazer mais e melhor pelo concelho e pelo PS”.

Esta candidatura tem já activo um blog, com mais informação, que pode ser consultado em concelhiaps2010.blogspot.com.

Quem já respondeu a estas acusações foi Mota Andrade.

O líder da estrutura distrital do PS garante que entrega as listas dos contactos dos militantes socialistas mas apenas depois de ver formalizada qualquer candidatura.

“Há uma data limite para entrada das listas que é a 16 de Maio. Quando forem entregues o primeiro proponente terá direito aos dados dos militantes. Até lá não faz sentido” explica.

Mota Andrade diz ainda não apoiar nenhum dos candidatos já assumidos.

Mas deixa entender que votará em Vítor Prada Pereira.

“Não apoio nenhum dos candidatos mas sei bem quem andou na luta das três eleições do último ano a defender os ideais do PS e é com esses ideais que eu estou, como sempre estive” afirma.

As eleições realizam-se no dia 21 de Maio.

Os cerca de 500 militantes podem pagar as suas cotas até à altura da votação.


Brigantia, 2010-05-12

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Política regional Empty Concelhias socialistas reelegem presidentes

Mensagem por Joao Ruiz Seg maio 24, 2010 6:46 am

Victor 243 votos, 59 de Batista

Política regional Vitorpradapereira_ps

Concelhias socialistas reelegem presidentes

Vítor Prada Pereira foi reconduzido na presidência da concelhia socialista de Bragança.

Venceu as eleições da passada sexta-feira obtendo 243 votos, contra os 59 de Batista Jerónimo, o outro candidato.

O presidente reeleito mostra-se satisfeito porque os militantes estiveram ao seu lado.

«Eles perceberam que, acima de tudo, o que estava em jogo era o Partido Socialista, e na sua opinião eu seria o protagonista mais indicado para guiar o partido nos próximos dois anos» refere Vitor Prada Pereira, acrescentando que «a partir de agora nós estamos unidos pois o adversário está lá fora e é esse que nós temos de combater».

O candidato derrotado, Batista Jerónimo, considera que a sua candidatura deu vitalidade ao partido numa luta que designou de «titânica».

«Toda a gente sabe quando o poder está de um lado no outro está a parte mais fraca e a água acaba por correr ao fundo que é para o lado do poder» afirma, realçando que «o nosso esforço foi grande, mas não chegou e se calhar os militantes não queriam tanto a mudança como nós pensávamos».

O presidente reeleito, Vitor Prada Pereira, avança que vai começar a preparar o terreno para as próximas eleições autárquicas. «É um processo que demora muito a preparar-se. Não sei o que vai acontecer daqui a dois anos, mas vamos já começar a trabalhar e penso que os militantes também perceberam que a minha liderança não podia estar em causa porque fizemos um trabalho muito digno» realça.

De referir ainda que todas as concelhias socialistas do PS foram a votos este fim-de-semana e todos os presidentes foram reeleitos, por haver apenas uma lista a sufrágio.

Bragança era a única estrutura que apresentava duas candidaturas.

Brigantia, 2010-05-24
In DTM

Política regional 000203F4

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Política regional Empty Social-democratas já escolheram candidato à câmara de Moncorvo

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Jun 12, 2010 4:09 pm

Nuno Gonçalves

Política regional Nuno_gonalves_psd_tmc

Social-democratas já escolheram candidato à câmara de Moncorvo

Ainda faltam mais de três anos para as próximas eleições autárquicas, mas em Moncorvo o PSD já tem um possível candidato.

Nuno Gonçalves deverá recandidatar-se para tentar ganhar a câmara ao PS.

O anúncio foi feito ontem durante a festa do partido naquele concelho, mas o eventual candidato diz que só vai tomar uma decisão dentro de dois anos.

“Eu não sabia que hoje ía ser lançada esta candidatura” refere Nuno Gonçalves. “Ainda não está assumida por mim, só pela concelhia, mas foi uma surpresa agradável saber que tenho o apoio da comissão política” acrescenta, mas avisa que “é uma solução que tem de passar por mim e isso só vai acontecer daqui a mais um ou dois anos”.

Uma possível candidatura que já é apoiada pela estrutura distrital do partido, como refere o presidente.

“Não tenho qualquer dúvida, pois a concelhia começa já a apoiar o mesmo candidato. Se essa é a opção dos militantes de Moncorvo é opção da comissão política distrital” afirma José Silvano.

A três anos e meio da próxima corrida eleitoral autárquica, o PSD já decidiu apoiar o actual vereador da oposição na câmara de Torre de Moncorvo.

Brigantia, 2010-06-11
In DTM

Política regional 000200BB

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Política regional Empty Distrital do PSD contra encerramento de escolas

Mensagem por Joao Ruiz Seg Jun 14, 2010 10:20 am

Os autarcas estiveram reunidos

Política regional Silvano_cara

Distrital do PSD contra encerramento de escolas

A comissão política distrital do PSD vai opor-se ao encerramento de escolas primárias na região com menos de 21 alunos.

O presidente da estrutura já tinha anunciado esta posição enquanto autarca de Mirandela, mas ontem na festa do partido, em Moncorvo, José Silvano anunciou que o PSD não aceita o fecho dos estabelecimentos de ensino sem o consentimento das câmaras municipais.

“A distrital está contra este encerramento de escolas” porque “o que se está a passar é uma medida avulsa que vem contrariar o reordenamento que estava nas cartas educativas” explica.

“As escolas que tiveram de fechar ou é com o acordo das câmaras e das juntas de freguesia ou nós seremos frontalmente contra porque vem desertificar as aldeias e pôr em causa o planeamento que se fez com o ministério há um ano e meio” e que previa o encerramento das escolas apenas “quando os centros escolares estivessem concluídos, e ainda não estão” salienta.

Os autarcas da região estiveram reunidos, quarta-feira, com o secretário de estado da educação para debater este assunto.

Segundo José Silvano, o governante “foi sensível a este apelo e afirmou-nos que só haverá encerramentos negociados com as autarquias locais. Se não houver acordo, o encerramento pode ser adiado”.

A distrital do PSD contra o encerramento de escolas primárias na região com menos de 21 alunos.

Brigantia, 2010-06-14
In DTM

Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Política regional Empty Nomeação polémica em tempo de crise

Mensagem por Joao Ruiz Qui Jun 24, 2010 4:48 am

Rui Vaz para o CHNE

Política regional Rui_vaz

Nomeação polémica em tempo de crise

Numa altura em que está obrigado à contenção de custos e à redução da despesa, o Centro Hospitalar do Nordeste (CHNE) contratou o presidente do Núcleo Empresarial de Bragança para o recém-criado Grupo de Gestão de Risco.

Uma contratação que está a causar polémica.

A contratação de Rui Vaz, candidato derrotado do PS às eleições para a Câmara de Macedo de Cavaleiros, aconteceu dias antes de a ministra da Saúde proibir as contratações por parte dos hospitais com a despesa no vermelho, como é o caso do Centro Hospitalar do Nordeste.

Rui Vaz licenciou-se recentemente em Psicossociologia das Organizações e foi contratado por um ano para chefiar o recém-criado Gabinete de Risco. “Está integrado no Gabinete da Qualidade e eu integro a equipa que tem a incumbência de fazer a gestão do risco” explica.

O até aqui empresário vai, também, manter-se à frente do NERBA, o Núcleo Empresarial da Região de Bragança. “Não se trata de acumular nem de abdicar por uma razão muito simples: eu sou presidente do NERBA porque represento uma empresa, o associativismo não remunerado é perfeitamente conciliável com as funções que exerço, portanto, não vou abdicar e cumprir a minha missão levando o mandato até ao fim” garante.

Uma contratação que está a criar polémica, sobretudo pela ausência de concurso público, e que, segundo foi possível apurar, não foi bem vista por alguns quadrantes da Federação Distrital do PS.

A Administração do CHNE mandou dizer que “foram cumpridos integralmente os procedimentos normais para este tipo de contratação a prazo”, mas a verdade é que não houve um verdadeiro processo concursal.

Rui Vaz prefere evitar polémicas. “Neste momento eu sou um técnico superior, fui incumbido desta função que estou a exercer” refere. Relativamente ao plano de risco do CHNE “está a ser bem feito e sinto-me à altura para levar por diante esta tarefa”.

Curiosamente, o plano de risco do CHNE já vinha sendo implementado há mais de um ano.

Já se realizaram, inclusivamente, vários simulacros nos três hospitais do distrito de Bragança que serviram de teste precisamente a esse plano de risco.

Fontes ligadas ao PS e ouvidas pela Brigantia, admitem que esta contratação poderá ter sido solicitada por Mota Andrade, presidente da Federação Distrital do PS, como forma de premiar a prestação de Rui Vaz nas recentes eleições autárquicas.

Contactado pela Brigantia Mota Andrade recusou prestar declarações sobre o assunto por considera que não é uma matéria da sua competência.

Brigantia, 2010-06-24
In DTM

Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Política regional Empty PSD de Bragança elege hoje novo presidente

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Jul 10, 2010 9:47 am

Hernâni Dias sem oposição

Política regional Hernani_cm

PSD de Bragança elege hoje novo presidente

Hernâni Dias deve ser eleito hoje novo presidente da Comissão Política Concelhia do PSD, de Bragança.

Actual vereador na Câmara Municipal, Hernâni Dias é o único candidato a suceder a Paulo Xavier, que decidiu não se candidatar após dois mandatos.

Ao que a Brigantia apurou, o presidente da junta de freguesia da Sé poderá vir a candidatar-se outra vez dentro de dois anos.

Rui Caseiro, vice-presidente da câmara de Bragança, é o número dois da lista.

O acto eleitoral decorre das 19H às 23H mas, com apenas uma lista candidata, bastando um único voto para Hernâni Dias suceder oficialmente a Paulo Xavier.


Brigantia, 2010-07-09
In DTM

Política regional Arbto

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Política regional Empty Jorge Gomes contra extinção dos Governos Civis

Mensagem por Joao Ruiz Sex Jul 23, 2010 7:35 am

«Há um papel importante a cumprir»

Política regional Jorge_gomes_2008

Jorge Gomes contra extinção dos Governos Civis

Jorge Gomes está contra a proposta do PSD de extinguir o cargo de Governador Civil na revisão constitucional proposta pelos sociais-democratas. O actual governador do distrito de Bragança defende que há um papel importante a cumprir em nome do Governo.

Mas deixa algumas farpas ao PSD.

“Não me esqueço que ainda não era eu Governador Civil e já o PSD queria acabar com o cargo. Mas depois nomeou-os. Agora, é uma proposta que vai ter de ser decidida no Parlamento e é uma decisão que passa pela revisão da Constituição. Mas não acredito que o Governo central consiga viver sem ter um responsável e um representante do Governo que faça um mínimo de proximidade às populações”, diz.

Jorge Gomes acredita que aquilo que mete mais confusão ao PSD é o nome do cargo e não propriamente as suas funções.

“Penso que a proposta que pretendem é mais o conceito do termo Governador do que propriamente acabar com o lugar. Não acredito que extingam as funções, mas sim que criem o cargo de delegado do Governo, como existe na vizinha Espanha. Até porque os Governadores servem de bode expiatório para muita coisa.”

O governador civil de Bragança diz que o cargo acaba por ter um papel de provedor do cidadão.

“O cidadão percebe que tem no distrito um provedor e só quem passa pelo lugar é que percebe os problemas que os cidadãos trazem e solicitam aos governadores. Estamos cá para ouvir a população. Tem sido uma experiência espantosa. Estamos cá para sermos os comunicadores entre Governo e população e ajudar a resolver problemas.”

Jorge Gomes contra a proposta do PSD acabar com o cargo de Governador Civil.


Brigantia, 2010-07-23
In DTM

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Política regional Empty PS- Humberto Rocha e mais oito militantes

Mensagem por Joao Ruiz Qua Ago 18, 2010 10:17 am

.
Concorreu contra o PS

Política regional Humberto_rocha_jn

PS- Humberto Rocha e mais oito militantes

O Partido Socialista decidiu expulsar oito militantes da secção concelhia de Bragança por te­rem integrado as listas do Movimento Sempre Presente nas últimas eleições Autárquicas, realizadas em 2009.

Humberto Rocha que encabeçou aquele movimento independente na corrida à presidência da Câmara de Bragança não quis fazer comentários a esta situação, alegando não ter conhecimento oficial. “Quando tiver informação oficial do partido sobre essa situação farei os meus comentários.

Até lá não tenho nada a dizer. Oficialmente não sei de nada ”, referiu ao Jornal Nordeste. Os restantes sete militantes socialistas expulsos também integraram as listas do Movimento Sempre Presente.

Apesar dos esforços não foi possível contactar o presidente da Federação Distrital do PS, Mota Andrade. O presidente da concelhia, Vítor Prada Pereira, decidiu não prestar declarações por se tratar de um assunto da responsabilidade do conselho de jurisdição do partido.
Humberto Rocha foi vereador da Câmara de Bragança no mandato de Luís Mina, eleito pelas listas do PS. Nas Autárquicas de 2009 liderou um movimento independente de cidadãos, conseguiu ser eleito vereador e ganhar em três Juntas de Freguesia.

A nível nacional o PS decidiu expulsar mais de 100 militantes do Porto, Coimbra e Bragança, por trem integrado listas opositores ao partido nas últimas eleições locais.

Glória Lopes, Jornal Nordeste, 2010-08-18
In DTM

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Política regional Empty Vereação do PSD de Alijó apresenta novo site

Mensagem por Joao Ruiz Sex Out 01, 2010 9:53 am

.
Novas tecnologias na política

Política regional Vpsd1

Vereação do PSD de Alijó apresenta novo site

Deste modo, a Vereação do PSD na Câmara de Alijó continua a apostar nas novas tecnologias, depois do Blogue “Alijó com Rumo” que em Dezembro completa cinco anos de existência e a presença, mais recente, na rede social Facebook.
O novo website assume-se como um espaço aberto a todos os cidadãos e disponível a qualquer hora, permitindo maior interacção e uma renovação da imagem.
Este importante meio de comunicação, para os Vereadores Miguel Rodrigues, Goreti Cachide e Álvaro Heleno, apresenta-se como uma forma eficaz de dar a conhecer o trabalho da Vereação do PSD na Câmara de Alijó, e onde os munícipes podem contribuir com as suas ideias e propostas.
A Vereação do PSD convida, assim todos os cidadãos a visitarem a sua nova página, de forma a recolherem informação e deixarem as suas ideias, sugestões, críticas e opiniões.

P. Vilela, 2010-09-30
In DTM

Política regional Computador

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Política regional Empty Mota Andrade reeleito na distrital do PS

Mensagem por Joao Ruiz Seg Out 11, 2010 10:43 am

.
Congresso no dia 24 de Outubro

Política regional Mota_andrade_2010

Mota Andrade reeleito na distrital do PS

Mota Andrade foi reconduzido na liderança da federação distrital do PS de Bragança.

As eleições decorreram na passada sexta-feira.

O único candidato a sufrágio obteve 614 votos dos cerca de 780 militantes que estavam em condições de exercer o direito de voto.

Mota Andrade manifesta-se satisfeito com os resultados.

“Fico satisfeito porque é uma vontade clara por parte dos militantes no sentido de eu continuar á frente dos destinos do PS no distrito de Bragança” afirma. “Essa vontade já se vinha manifestando ao longo do último ano. Eu fui candidato porque tinha vontade de o ser mas porque tinha o apoio inequívoco de todos os autarcas e militantes de base” acrescenta.

O presidente reeleito traça os seus objectivos para mais um mandato de dois anos.

“Desde logo concluir um conjunto de obras que estão em curso como é o caso das rodovias, centros escolares, centros de saúde e Centro Hospitalar do Nordeste” afirma. “Num momento difícil que o país atravessa em que o investimento tem de ser contraído é importante que essas obras não sejam beliscadas pois ouvimos várias vezes os partidos da oposição, nomeadamente o PSD, colocar essas obra em causa” acrescenta.

A federação distrital do PS vai reunir-se em congresso no dia 24 de Outubro em Miranda do Douro.

Brigantia, 2010-10-11
In DTM


Política regional 000203F4

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Política regional Empty 94% do total de votos expressos

Mensagem por Joao Ruiz Seg Out 11, 2010 10:48 am

.
94% do total de votos expressos

Política regional Rui_santos_2010

Rui Santos reeleito presidente da distrital de Vila Real do PS

Rui Santos foi reeleito Presidente da Federação Distrital de Vila Real do Partido Socialista com 591 votos, garantindo assim 94% do total de votos expressos.

Nestas eleições, foram também eleitos 207 Delegados Efectivos, num total de 304 Delegados que estarão presentes no Congresso Distrital do PS, que irá decorrer no próximo dia 23 de Outubro no Pavilhão Municipal de Santa Marta de Penaguião.

Rui Santos espera ver aprovada a moção global de estratégia “AFIRMAR O PRESENTE – GANHAR O FUTURO, no Distrito de Vila Real” que irá apresentar ao Congresso Federativo.

O novo Presidente da Federação, sublinhou que “neste momento Portugal está a ser fustigado por uma das situações financeiras mais críticas da sua história recente, e muitos Portugueses estão ameaçados pelo desemprego e pela deterioração das suas condições de vida.”.

Rui Santos referiu ainda que “às incertezas da economia e aos riscos e fragilidades sociais, soma-se a turbulência política, deliberadamente fomentada por uma aliança contranatura da extrema esquerda com a direita. Na extrema esquerda, o BE e o PCP, revelando o totalitário maniqueísmo que sustenta a sua visão do mundo e o seu retrógrado projecto de sociedade, apenas pretendem agudizar os problemas e tudo reduzem à retórica da denúncia irresponsável e da proclamação de soluções impossíveis. Em cumplicidade activa com a extrema esquerda, a direita – o PSD e o CDS –, mais interessada nas actualidades mediáticas do que na realidades vividas, foge a associar-se à condução do nosso destino colectivo. O CDS dá continuidade à desenfreada demagogia que tem sido seu timbre, pelo menos desde o momento em que quis passar a ser PP. E o PSD, negando a sua feição social-democrata, rende-se ao populismo e ao calculismo táctico, enquanto, cinicamente indiferente aos prejuízos causados pela sua falta de coragem para participar no combate às dificuldades presentes, aguarda ocasião mais propícia para concretizar as suas dissimuladas ambições.”.

Em declarações feitas no final das votações, Rui Santos, disse ainda que, “apesar de actualmente o PS dispor apenas de apoio minoritário na Assembleia da República, prossegue o cumprimento do seu dever de governar Portugal. É neste quadro que o apoio militante transcende as motivações partidárias, para se pôr inteiramente ao serviço do interesse nacional. Que, confiando absolutamente na avaliação do trabalho feito nos últimos quatro anos, sente que tem a obrigação de continuar a dar o seu contributo à unidade activa do PS no Distrito.”

Afirmou ainda, que “este não é um tempo para vacilações. Olhando de frente as inquietantes contingências que ensombram os dias que passam, este é o tempo da perseverança esclarecida e lúcida, da firmeza e da audácia para que todos estejam disponíveis para continuar, AFIRMAR O PRESENTE – GANHAR O FUTURO no Distrito de Vila Real.”

Garantiu ainda continuar “com o ânimo e a força para lutar pela defesa da nossa terra e das nossas gentes, empenhando-me na garantia do desenvolvimento humano, económico, social e cultural do nosso território, mediante políticas capazes de promover a solidariedade para com as zonas mais deprimidas do País.

, 2010-10-11
In DTM

Política regional Notsure

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Política regional Empty José Sócrates presente na consagração de Rui Santos como Presidente da Federação‏

Mensagem por Joao Ruiz Sex Out 29, 2010 2:56 pm

..
94 por cento do total de votos

Política regional XIV_Congresso_ruisantos_socrates

José Sócrates presente na consagração de Rui Santos como Presidente da Federação‏

O Secretário Geral do PS, José Sócrates, presidiu à Sessão de Encerramento, neste sábado, do Congresso Distrital de Vila Real onde o reeleito Presidente da Federação, Rui Santos, viu aprovada, por unanimidade a sua Moção Global de Estratégia “AFIRMAR O PRESENTE, GANHAR O FUTURO no Distrito de Vila Real”, onde defende a Regionalização, um curso de Medicina na UTAD e o reforço no sector das qualificação no Distrito de Vila Real. A Sessão de Abertura do XIV Congresso da Federação Distrital do PS de Vila Real foi presidida por Pedro Silva Pereira.

O Congresso consagrou Rui Santos que foi reeleito Presidente da Federação do PS de Vila Real com 94 por cento do total de votos expressos. O Congresso elegeu ainda os novos Órgãos da Federação Distrital: a Comissão Política da Federação obteve 156 votos, 19 votos brancos e 3 votos nulos, a Comissão Federativa de Jurisdição obteve 159 votos, 16 brancos votos e 3 votos nulos, a mesma votação teve a Comissão Federativa de Fiscalização Económica Financeira.

O Presidente da Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião, Francisco Ribeiro, saudou todos os presentes “É com imensa alegria, redobrado orgulho e embutidos de forte sentimento fraterno que esta tão nobre e bonita terra vos recebe.”, destacando o trabalho de décadas feito pelos Socialistas no Concelho que “é reconhecido como um bom exemplo a seguir. Os nossos galões são esses. Vamos continuar a trabalhar para que o punho se mantenha firme.”, disse.

Silva Pereira, falou em expectativas “positivas” por parte do Governo, do PS e do país, quanto à viabilização do Orçamento do Estado. “As expectativas são positivas de que podemos ter rapidamente a notícia de que este Orçamento é viabilizado no Parlamento e isso acrescentará confiança na economia portuguesa por parte dos mercados e instituições internacionais”. O dirigente socialista e ministro da Presidência salientou ainda a confiança em Rui Santos para continuar, no futuro, o bom trabalho realizado até aqui pelo Distrito .

Rui Santos, começou por agradecer a presença do Secretário Geral José Sócrates “A sua presença, estou certo, significa mais uma demonstração de empenhamento e comprometimento para com o Distrito de Vila Real. Nunca em tão pouco tempo, foi feito tanto investimento material e imaterial no nosso Distrito. Investimento realizado contra tudo e contra todos. Só a coragem, a determinação e a convergência de pontos de vista do nosso Secretário Geral com aquilo que defendemos, permitiu que tal fosse possível.”. Felicitou ainda todos os militantes que foram eleitos para os Órgãos Federativos e agradeceu “a confiança depositada para exercer as funções de coordenação política em nome do Partido no Distrito de Vila Real.”.

Ao fazer o diagnóstico do distrito, o Presidente da Federação referiu que 12 dos 14 concelhos continuam com rendimentos inferiores a 60 por cento da média nacional, que a taxa de desemprego real ultrapassa os 10 por cento, que a taxa de escolarização está abaixo da média nacional, que a taxa e envelhecimento é a mais alta da Nut2 Norte. E que para ultrapassar estas dificuldades, é necessário uma aposta no “potencial humano” e por isso disse que é urgente concretizar o Plano Regional de Emprego de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Aproveitando a presença do Primeiro-Ministro, Rui Santos sublinhou que “tal como ele, somos contra o pagamento de portagens na A24 e Auto–Estrada Transmontana. Sabemos bem, que a eventual colocação de portagens nestas vias tem um nome, tem um rosto e um nome - Pedro Passos Coelho - é o rosto de um pseudo Transmontano e Duriense de nascimento e espírito.“

Sobre a Regionalização referiu que o PS no Distrito de Vila Real tem um pensamento consolidado, “Durante a presente legislatura defendemos que se debata a institucionalização em concreto das Regiões.

A criação de Órgãos democraticamente eleitos, de nível intermédio entre o Governo e as Autarquias Locais, é talvez o único e melhor caminho para a afirmação de politicas que atendam às realidades regionais e promovam uma mais eficaz e célere resposta aos desafios que uma sociedade em mudança constante comporta.”, reforçando esta posição “não podemos deixar cair a luta pela criação da Região de Trás-os-Montes e Alto Douro.”

Referiu ainda que o PS distrital vai lutar para “garantir” os meios financeiros às construções, projectadas ou em curso, indispensáveis ao funcionamento da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real e, sobretudo, em Chaves, e o orçamento necessário para seu funcionamento regular.

Salientou ainda o apoio à criação de um Parque de Ciência e Tecnologia na Região, com enfoque na área da vinha e o vinho, tal como a criação do mestrado em Medicina, na UTAD.

Na área da saúde, Rui Santos prometeu empenho na concretização de novas unidades de cuidados continuados em Montalegre, Valpaços e Santa Marta de Penaguião.

Rui Santos considerou “vital” a requalificação e funcionamento da linha de comboio, Pocinho-Barca de Alva, e prometeu lutar pela concretização do IC26, troço Amarante/Régua/Trancoso, pela requalificação da EN103 e ainda pela construção da variante de Mondim de Basto à A7.

O PS promete ainda lutar para que parte da riqueza criada com as quatro barragens previstas para o Alto Tâmega, seja reinvestida na região, pelo que espera que seja concretizada a proposta da EDP, no sentido de que a derrama seja paga nos locais onde a energia é produzida.

No Discurso de encerramento, José Sócrates, congratulou-se pelo facto de Rui Santos mais uma vez, ter o PS de Vila Real unido à sua volta, mostrando assim ser o líder certo para dirigir os destinos do PS no Distrito. Felicitou ainda o Presidente da Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião, Francisco Ribeiro pelo excelente trabalho que está a realizar no seu Concelho.

José Sócrates reiterou que o OE para 2011, em negociação no Parlamento, “defende” e “abriga” o país da “turbulência” e das “tempestades financeiras. Com medidas difíceis, sim, mas que pretende colocar Portugal fora da crise da dívida soberana. É um orçamento que exige coragem, decisão, vontade, energia, mas este é o momento para que todos aqueles que ocupam lugares de responsabilidade respondam também perante o futuro do país”, sublinhou. José Sócrates recorreu à história do partido para referir que o PS não teme tomar as medidas necessárias para ultrapassar os problemas, dando como exemplo o antigo Primeiro-Ministro Mário Soares.

Na Sessão de Encerramento, a Distrital do PS aproveitou ainda para homenagear o primeiro Presidente eleito da Federação Distrital do PS de Vila Real, Délio Machado, uma referência distrital enquanto lutador pela Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

, 2010-10-27
In DTM

Política regional SHa_runaround

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Política regional Empty Governo contra extinção

Mensagem por Joao Ruiz Qua Nov 24, 2010 4:43 am

.
Governo contra extinção


Secretário de Estado garante «custo reduzido» e «trabalho elevado» nos governos civis

Vasco Franco falava aos jornalistas no Governo Civil de Vila Real, onde participou numa reunião com os representes distritais da protecção civil e autarcas.

Confrontado com a intenção do PSD, o CDS e o BE para acabar com os Governos Civis na próxima revisão constitucional, o governante considerou que quem faz essas propostas «conhece muito mal a realidade» destas estruturas.

“É uma máquina com um custo muito reduzido e o resultado do seu trabalho é muito elevado”, salientou.

Os Governos Civis custam em 2011 cerca de 27,5 milhões de euros, mas à excepção de Lisboa, Porto e Setúbal todos recebem menos do que este ano, segundo a proposta de Orçamento de Estado (OE) apresentada pelo Governo.

“Eu entendo muito mal que alguns responsáveis políticos por razões de mero oportunismo venham acenar com essa bandeira e devo dizer que essa é uma figura que existe por toda a Europa, com um nome diferente, nuns casos ou noutros”, referiu.

Vasco Franco realçou o papel desempenhado por estas estruturas na coordenação das forças de segurança nos distritos, na articulação voluntárias com as autarquias e nas questões de prevenção rodoviária.

O secretário de Estado ironizou ainda dizendo que, sem Governo Civil, para realizar a reunião de hoje se calhar teria que colocar um anúncio no jornal e convidar os autarcas para se encontrarem consigo no café.

“Eu penso que há críticas que são justas, que se fazem em relação a alguns gastos no aparelho de Estado que são incompreensíveis mas não é o caso dos Governos Civis”, sublinhou.

Lusa, 2010-11-23

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Política regional Empty José Aires concorre com Nuno Miranda à liderança da federação distrital de Bragança da

Mensagem por Joao Ruiz Qui Nov 25, 2010 8:18 am

.
JS tem cerca de mil militantes

José Aires concorre com Nuno Miranda à liderança da federação distrital de Bragança da JS

Mobilizar os militantes da Juventude Socialista é o principal objectivo de José Aires, candidato à comissão distrital da JS. Natural de Torre de Moncorvo e estudante de Direito em Coimbra, José Aires concorre com a moção «Construir o Futuro – Novas ideias, mais militância».

“Na minha perspectiva, a estrutura está desorganizada e o meu objectivo passa por reabilitá-la para chamar mais jovens e abri-la à sociedade. Acho que a questão principal é debater os temas que dizem respeito aos jovens, como o desemprego e a habitação”, diz. Mas “outro dos pontos da candidatura é um debate alargado sobre a regionalização e a criação de uma grande região de Trás-os-Montes e Alto Douro”.

Esta é a segunda vez que José Aires pensa numa candidatura mas, da última vez, acabou por ser acusado de várias irregularidades com as assinaturas.

Uma situação que prefere não comentar.

“Essa situação faz parte da organização interna da estrutura. Da outra vez ocorreram diversos problemas no processo eleitoral. Houve situações que tinham de ser esclarecidas internamente e acho que já o foram. Não tenho mais nada a apontar, muito menos publicamente.”

Agora, caso seja eleito presidente da Federação Distrital, pretende realizar várias iniciativas, “algumas das quais já foram organizadas no passado e mesmo na cidade de Bragança”. “Por exemplo, o congresso dos jovens socialistas transmontanos, porque a federação de Bragança integra a confederação de Trás-os-Montes e Alto Douro, que junta as estruturas de Bragança e Vila Real. Uma das causas que levou a essa união foi a luta de implementar uma região, que favoreça o distrito de Bragança e Trás-os-Montes no geral”, explica José Aires.

A eleição de delegados ao congresso decorre no próximo sábado mas as listas têm de ser entregues hoje, até às 16 horas.

Para além de José Aires, também Nuno Miranda, antigo líder da JS de Bragança, já tinha assumido publicamente a sua candidatura à federação distrital.

O congresso decorre no próximo dia 18, em Macedo de Cavaleiros.

Recorde-se que, actualmente, a Federação Distrital da JS tem cerca de mil militantes.

Brigantia, 2010-11-25
In DTM

Política regional 00020725

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Política regional Empty Domingos Dias continua à frente da Distrital Social-democrata

Mensagem por Joao Ruiz Sex Dez 24, 2010 11:14 am

.
Segundo mandato
Distrito de Vila Real


Política regional Domingos_dias

Domingos Dias continua à frente da Distrital Social-democrata

Domingos Dias venceu as eleições para a Comissão Política Distrital do PSD Vila Real, com 94 por cento da votação global nas 14 concelhias sociais-democratas.

Nas eleições, a 17 de Dezembro, a lista única que se apresentou a sufrágio mereceu o voto favorável de 1.282 militantes que elegeram Domingos Dias para um segundo mandato à frente da Comissão Política Distrital.

Nos próximos dois anos, a equipa liderada por Domingos Dias vai, segundo afirmou o presidente da distrital social-democrata, «continuar a realizar o trabalho que mereceu o aval e a aprovação dos nossos militantes, bem como pugnar pela defesa dos interesses do distrito na Assembleia da República».

As eleições distritais de 2010 deram claramente o voto de confiança ao trabalho desenvolvido pela Comissão Política Distrital, Assembleia Distrital e Conselho de Jurisdição do PSD dom distrito de Vila Real.

A celebração deste novo mandato junto dos militantes vai realizar-se no jantar que decorre em Vila Pouca de Aguiar, a 28 de Dezembro, e que conta com a presença do líder do PSD, Pedro Passos Coelho.

Espigueiro, 2010-12-22
In DTM

Laughing

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Política regional Empty Câmara ajuda famílias a recuperar a casa

Mensagem por Joao Ruiz Qua Dez 29, 2010 8:59 am

.
14 famílias que vão beneficiar

Câmara ajuda famílias a recuperar a casa

No seguimento de um protocolo estabelecido com as Juntas de Freguesia há duas semanas, a autarquia de Bragança vai distribuir 33 mil euros por 14 famílias carenciadas da área rural do concelho, que assim vão poder reconstruir as suas habitações em condições precárias.

Este apoio financeiro do município abrange a execução de diversas obras de melhoria dos imóveis, bem como a construção de novas infraestruturas. Entre as intervenções previstas contemplam-se a substituição de telhados, a construção de novas divisões e a requalificação de alguns espaços, informa a Câmara na sua página da Internet.

As 14 famílias que vão beneficiar desta medida residem nas localidades de Serapicos, Viduedo, Lanção, Sortes, Paçó, Mós, Izeda, Alfaião, Portela, Bragada, Sarzeda e Rebordãos. É, aliás, nesta última aldeia que vive a família Santos, uma das mais desfavorecidas do concelho.

José Luís Santos, desempregado há dois anos, já começou as obras de requalificação da pequena casa onde vive com a mulher, já reformada, e dois dos cinco filhos que criou. Sem este apoio da ação social da Câmara de Bragança nunca poderia melhorar a habitação, já que todos vivem com apenas "420 euros" por mês, revela à RTP.

A ideia da Câmara é, aliás, envolver os próprios membros das famílias nas obras de reconstrução e requalificação das casas, caso tenham formação na área ou disponham de amigos ou vizinhos que possuam experiência em construção civil.

, 2010-12-29
In DTM

Política regional Cheer

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Política regional Empty PSD critica requalificação de estradas em Vinhais

Mensagem por Joao Ruiz Qui Fev 17, 2011 7:03 am

.
«Péssimo negócio para a câmara»

PSD critica requalificação de estradas em Vinhais

A oposição PSD na câmara de Vinhais está contra os protocolos assinados recentemente entre a autarquia e a Estradas de Portugal, para a beneficiação de duas estradas no concelho.

Em causa estão a EN308 entre Salgueiros e Santalha e a EN103-6 entre Sobreiró de Cima e Trincheiras.

O vereador do PSD diz que a operação vai trazer custos elevados aos cofres da câmara.

“Há muitos anos que estão transformadas num caminho de cabras, alguns locais nem alcatrão têm. A câmara de Vinhais já teve oportunidade de assumir essas obras em que a Estradas de Portugal propôs rectificar o traçado, melhorar as vias e entregá-las à câmara devidamente reparadas e a câmara não aceitou” denuncia Carlos Costa. “Agora aceita estas duas obras a troco de 900 mil euros e a câmara tem de gastar 1,7 milhões de euros para dar um jeitinho às estradas” acrescenta, considerando que “isto é um péssimo negócio para a câmara de Vinhais”.

O antigo líder da concelhia do PSD em Vinhais sublinha que o negócio representa apenas migalhas do Governo ao concelho.

“Não está em causa a necessidade e a urgência de rectificar estes traçados. É verdade que as populações querem é a estrada arranjada e eu compreendo” refere Carlos Costa, salientando que “o que está em causa é que o presidente da câmara nunca deveria ter aceite um protocolo destes com a Estradas de Portugal. O presidente da câmara aceita qualquer migalha que lhe dão”.

As duas estradas já tinham sido desclassificadas para municipais e o protocolo assinado no último domingo formalizou a sua entrega ao município bem como a comparticipação em 900 mil euros das obras, orçadas em um milhão e 700 mil euros.

O presidente da câmara, salienta que a sua preocupação principal são as populações.

“Ou a câmara assume estas duas estradas, aceita a comparticipação do Estado e faz as obras ou então deixa que as pessoas continuem a passar em estradas que mais parecem caminhos de cabras” refere Américo Pereira acrescentando que “as pessoas são o que mais me preocupa em toda a gestão e por isso a opção é fácil de fazer”.

Nega ainda que nunca tinha havido a oportunidade de a autarquia receber estas estradas requalificadas.

Américo Pereira explica que esta questão já vem sendo falada desde 1998 mas que sempre faltou a celebração de um protocolo entre a autarquia e a Estradas de Portugal.

Algo que só foi feito agora.

“Este diploma foi publicado em 1998, eu cheguei no final de 2005. Estou convencido que daqui a uns meses não se faria protocolo nenhum” conclui.

Brigantia, 2011-02-17
In DTM

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Política regional Empty Observação descabida

Mensagem por Joao Ruiz Ter Fev 22, 2011 10:19 am

.
Observação descabida

Política regional Jorge_nunesface2

PS de Bragança quer que presidente da câmara reconsidere se tem condições para levar mandato até ao fim

O presidente da Câmara de Bragança pode não ter condições para levar o mandato até ao fim. Quem o diz é o PS, a propósito do chumbo na Assembleia Municipal de um empréstimo pedido pela autarquia.

Os 675 mil euros que seriam pedidos à Caixa Geral de Depósitos deveriam ser usados no pagamento da segunda fase da ciclovia, criação de uma praça no bairro da Mãe d’Água e recuperação do forno comunitário.
A proposta do Executivo já tinha sido aprovada em Dezembro mas por maioria simples.

Diz a lei que para o empréstimo ser aprovado é preciso uma maioria qualificada, ou seja, mais de metade dos membros da Assembleia em funções, isto é, 50 votos favoráveis.

Ora, a votação deste empréstimo de 675 mil euros contou com 49 votos a favor (menos um do que o necessário), 22 votos contra e 13 abstenções, sobretudo de alguns presidentes de juntas de freguesia e de alguns membros da bancada do PSD.

Por isso, Vítor Prada Pereira, do PS, exige reflexão ao presidente da câmara de Bragança.
“Andamos a dizer que há obras desnecessárias à cidade, que não têm rentabilidade, e foi isso também que disse parte do PSD, o que nos leva a crer que o presidente de câmara não tem condições políticas para levar o mandato até ao fim. Tem de equacionar muito bem o seu futuro à frente da câmara de Bragança.”

A isto, Jorge Nunes responde assim.
“É uma observação completamente descabida e sem sentido. Quem legitima a permanência do executivo é o eleitorado. As nossas políticas são afirmativas e isso não está em causa. Imagino que o eleitorado nunca dará oportunidade a esse deputado de dirigir ou participar na gestão do município.”

O presidente da câmara de Bragança considera um erro que o empréstimo tenha sido rejeitado.
Diz que agora vai ter de repensar investimentos, sobretudo nas freguesias.

“Obriga a reavaliar alguns investimentos não co-financiados, porque os co-financiados não podem ser perdidos pois têm taxa de comparticipação de 80 por cento. Esta situação prejudica, erradamente, outros pequenos investimentos que também são necessários nas freguesias. Não houve uma visão suficiente para perceber a relevância de ajudar o município a garantir bons níveis de execução de fundos comunitários.”

A verdade é que foram várias as movimentações nos momentos que antecederam a votação, com conversas entre elementos do PSD e do PS com alguns presidentes de junta, no sentido de tentar influenciar o sentido de voto.
No entanto, os esforços social-democratas foram infrutíferos e o empréstimo, apesar da maioria simples, não pode ser contraído por um voto, para gáudio da oposição.

“Trata-se de uma decisão que achamos mais adequada aos interesses da nossa região”, diz João Lourenço, do Movimento Independente Sempre Presente XIII. “É um benefício para o município porque o empréstimo era para financiar a banca privada”, diz José Brinquete, da CDU. “As obras importantes devem-se enquadrar nas prioridades em função dos meios que o município tem. Não fazia sentido pedir um empréstimo só para pagar juros à banca”, sublinha. Já Luís Vale, do Bloco de Esquerda, entende que as obras “não mereciam tal empenho”. “Libertámos, por enquanto, as gerações futuras desse encargo”.

Por sua vez, Guedes de Almeida, do CDS/PP, sublinha que “não era uma obra essencial porque se fosse o CDS tinha aprovado. E ninguém sabe ao certo qual é a dívida da câmara”.

Apesar do chumbo, o presidente da câmara garante que os investimentos no forno comunitário e nas ciclovias de Santa Apolónia e da Mãe d’Água não estão em causa.

Brigantia, 2011-02-22
In DTM

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Política regional Empty Vereadores do PSD dão nota negativa ao saneamento financeiro da autarquia

Mensagem por Joao Ruiz Qui Fev 24, 2011 10:02 am

.
«Endividamento descontrolado»

Vereadores do PSD dão nota negativa ao saneamento financeiro da autarquia

Os dados, mais recentes, resultantes da execução do Plano de Saneamento Financeiro (PSF) do Município de Alijó foram analisados na última reunião de Câmara. A oposição camarária deu nota negativa à execução do PSF, que classificou de «fracasso».

Em 2009, a poucos meses das eleições autárquicas, entraram nos cofres da Câmara de Alijó cerca de 10 milhões de euros, na sequência de um empréstimo bancário que tinha como objectivo o saneamento financeiro da Autarquia, ou seja, o pagamento de dívidas para redução do endividamento de curto-prazo

No ano de 2009, os Vereadores do PSD alertaram que o Plano aprovado pela Câmara estava destinado ao fracasso, e que ao invés de melhorar a situação financeira da Autarquia iria piorá-la.

Os dados agora revelados vêm, infelizmente, dar razão às reservas desde sempre levantadas pelos Vereadores da oposição, pois fica demonstrado que o montante global da dívida do Município de Alijó continua a aumentar a uma velocidade alarmante e que as contas da Câmara não estão saneadas, aliás, longe disso.
Veja-se que, ao nível das dívidas de curto-prazo, em 2010, a previsão do PSF era de cerca de 290 mil euros, quando a situação real aponta para quase 9 milhões de euros de novas dívidas, ou seja, um desvio de cerca de 3000% a mais do que estava previsto!

Também ao nível dos principais indicadores económico-financeiros, a diferença entre a previsão do PSF e o balanço real é significativa. Como exemplo, aponta-se o prazo médio de pagamentos que, segundo previsão do PSF para 2010, deveria situar-se em 30 dias, mas na realidade, foi de 319 dias (quase um ano).

Estes dados revelam que o endividamento do Município de Alijó continua descontrolado e a ultrapassagem dos limites de endividamento definidos pela lei continua a crescer, situando-se em muitos milhões de euros, com consequências graves, por exemplo, ao nível da redução das verbas a transferir do Orçamento de Estado, como aconteceu no ano de 2010.

A agravar a situação, o período de carência do empréstimo contraído em 2009 termina em 2012, ano em que a Câmara Municipal terá de começar a pagar uma pesada factura de juros bancários e amortizações, com dinheiro que o Município não tem.

Na declaração de voto, na última reunião do Executivo, os Vereadores do PSD questionaram mais uma vez a actual maioria camarária socialista sobre como tenciona pagar os muitos milhões de euros de novas dívidas, uma vez que não existe qualquer possibilidade de novo saneamento financeiro nos próximos anos.

P. Vilela, 2011-02-24
In DTM

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Política regional Empty Indefinição nas listas dos grandes partidos no distrito de Bragança

Mensagem por Joao Ruiz Sex Abr 08, 2011 10:35 am

.
Guerra das listas

Política regional Silvano_b

Indefinição nas listas dos grandes partidos no distrito de Bragança

Se Bloco de Esquerda e CDU já definiram os seus candidatos às eleições legislativas pelo distrito de Bragança, PS, PSD e CDS/PP ainda têm alguma indefinição. No PS só ontem começou a ser discutida essa questão.

Fontes do partido adiantam que a lista poderia ser a mesma que concorreu há dois anos, encabeçada por Mota Andrade e com Luís Vaz em segundo e Ana Margarida Dias em terceiro.

Um cenário que o presidente da Federação Distrital socialista não confirma nem desmente.
Mas apesar de sublinhar que o processo de escolha de candidatos só agora começou, Mota Andrade admite encabeçar a lista do PS.

“No que concerne ao cabeça de lista, é por tradição uma escolha da direcção nacional. Mas se for convidado, penso que serei o cabeça de lista”, admite.

Se no PS o cenário é praticamente pacífico, no PSD muita água vai ainda correr até dia 26, data limite de entrega das candidaturas.

Nas últimas eleições para a comissão política distrital, José Silvano, o presidente da câmara de Mirandela, e Jorge Nunes, autarca de Bragança, assumiram a intenção de integrarem as listas nas próximas legislativas.

No entanto, mais tarde viriam a apoiar Paulo Rangel nas eleições para a liderança nacional do partido, que acabou derrotado por Pedro Passos Coelho, na altura apoiado pelo anterior líder distrital, Adão Silva.

No entanto, José Silvano diz que apenas na próxima semana deverá haver decisões. Mas a discussão começa hoje, em assembleia distrital.

“Aí vai definir o perfil que acha que deve ter os candidatos, a que normas devem obedecer, quem devem ser, se devem ser do distrito ou não. A Assembleia Distrital é soberana e transmitiremos à Comissão Política Nacional o perfil. As concelhias vão reunir na semana seguinte e escolher nomes com base nesse perfil e depois à distrital competirá indicar nomes. Só nessa altura analisarei quem é que o partido quer para cabeça-de-lista e só nessa altura direi que posição vou tomar se não for seguida a posição da comissão distrital.”

Um dos dados que baralham as contas no distrito de Bragança é o facto de o PSD impedir presidentes de câmara de se candidatarem a deputados, pois o mandato para o qual foram eleitos ainda nem vai a meio.
Mas José Silvano admite excepções.

“Os presidentes de câmara não devem estar disponíveis para ser candidatos porque devem cumprir os mandatos até ao fim. Esse princípio pode ter excepções, desde que se justifiquem”, realça o líder distrital do PSD.
Com o cabeça de lista indicado, por tradição, pela comissão nacional, habitualmente cabe à comissão política distrital indicar os restantes.

Na sua tomada de posse como líder distrital, em Janeiro de 2010, José Silvano garantiu que se iria opor a um candidato de fora do distrito.

Mas, apesar das divergências políticas que mantém com Adão Silva, admite que o actual deputado seria um bom candidato para encabeçar a lista social-democrata.

“O distrito tem personalidades já com provas dadas e com exercício de funções a nível nacional que podem ser cabeças-de-lista sem ter de ser qualquer presidente de câmara. Não tenho qualquer dúvidas que Adão Silva é uma dessas personalidades e possibilidades. Se eu aceitaria concorrer numa lista encabeçada por ele? Para já não se põe a questão em relação a mim porque os presidentes de câmara têm um princípio que ninguém sabe se será ou não ultrapassado. Mas se se pusesse a questão, porque não? Sentir-me-ia muito honrado com isso”, conclui.

Indefinido está também o nome do terceiro elemento, que terá de ser uma mulher. Nesse caso, a concelhia de Macedo de Cavaleiros quererá ter uma palavra a dizer.

Quanto ao CDS/PP, o líder distrital e candidato nas últimas eleições, Nuno Sousa, recusou fazer comentários, pois a lista será anunciada pelo próprio líder do partido na próxima segunda-feira.

Mas fontes ligadas ao processo de escolha garantem que a lista ainda não está fechada, devido a alguma contestação que se gerou na última reunião.

Em causa, a posição na lista de alguns candidatos.
Mesmo assim, Nuno Sousa e Egídio Frias são dois dos nomes mais fortes.

Brigantia, 2011-04-08
In DTM

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Política regional Empty CDS já tem cabeça de lista às legislativas

Mensagem por Joao Ruiz Ter Abr 12, 2011 5:35 am

.
Nuno Sousa vai encabeçar

CDS já tem cabeça de lista às legislativas

Tal como em 2009, Nuno Sousa vai encabeçar novamente a lista do CDS/PP para candidatos a deputados pelo distrito de Bragança.O presidente da comissão política distrital do partido aceitou o convite feito por Paulo Portas para liderar esta corrida eleitoral.

“Na sequência de um convite endereçado pelo presidente do partido para mais uma vez assumir a candidatura do CDS aqui no distrito e que se deve ao bom resultado que o CDS teve há dois anos, naturalmente que nos sentimos motivados e fazer uma campanha pela positiva” refere.

Nuno Sousa avança desde já que o objectivo para esta campanha é conquistar um lugar na Assembleia da República.“Estou em crer que nós temos uma boa plataforma de arranque contrariamente do que era há dois anos atrás e o resultado que tivemos de quase 13% vai permitir-nos galvanizar mais forças” afirma, salientando que “eu estou em crer que os transmontanos estão cansados desta bipolarização de votos entre PS e PSD e se concordarem com as nossas políticas e posições, poderão disponibilizar-nos essa conquista de um lugar entre os três mandatos”.

O número dois da lista é Manuel Cardoso, de Macedo de Cavaleiros, e a número três é Maria do Céu Angélico, de Bragança.

Brigantia, 2011-04-12
In DTM

Política regional Reader

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Política regional Empty Manuel Cunha (CDU), Joana Rapazote (CDS) e Irina Castro (BE) encabeçam listas por Vila Real

Mensagem por Joao Ruiz Qua Abr 13, 2011 8:54 am

.
Eleições

Manuel Cunha (CDU), Joana Rapazote (CDS) e Irina Castro (BE) encabeçam listas por Vila Real

Manuel Cunha (CDU), Joana Rapazote (CDS) e Irina Castro (BE) são os nomes já confirmados para encabeçar as listas por Vila Real às legislativas, e o PSD aguarda a confirmação da candidatura de Pedro Passos Coelho pelo distrito.

A distrital do PSD de Vila Real convidou Pedro Passos Coelho para encabeçar a lista pelo distrito, convite que, segundo o presidente desta estrutura, Domingos Dias, já foi aceite e aguarda apenas confirmação por parte do Conselho Nacional do partido.

O Conselho Nacional do PSD reúne no domingo para aprovar os candidatos às eleições legislativas de 05 de junho.

DN, 2011-04-13

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Política regional Empty Autarca de Almeirim é cabeça de lista pela CDU em Bragança

Mensagem por Joao Ruiz Sex Abr 15, 2011 10:41 am

.
Manuela Cunha

Autarca de Almeirim é cabeça de lista pela CDU em Bragança

A eleita da Assembleia Municipal de Almeirim Manuela Cunha é a cabeça de lista da Coligação Democrática Unitária (CDU) pelo círculo eleitoral de Bragança para as eleições legislativas de 5 de Junho, repetindo a candidatura de 2009.

A candidata tem 54 anos, é animadora cultural e dirigente nacional do Partido Ecologista «Os Verdes«. Em Almeirim, onde reside, foi também vereadora na câmara municipal entre 2001 e 2009.

O anúncio foi feito quinta-feira pelo Gabinete de Imprensa do PCP de Lisboa, em comunicado onde foram ainda revelados os cabeças de lista pelos círculos de Braga (Agostinho Lopes), Faro (Paulo Sá), Lisboa (Jerónimo Sousa), Setúbal (Francisco Lopes), Viana do Castelo (Ilda Figueiredo), Europa (Maria da Encarnação Galvão) e Fora da Europa (Maria Helena Cunha).

Os partidos concorrentes às legislativas de 5 de Junho têm de apresentar as suas listas de candidatos à Assembleia da República até dia 25 de Abril. De acordo com o artigo 23º da Lei Eleitoral para a Assembleia da República, a “apresentação de candidaturas cabe aos órgãos competentes dos partidos políticos” e “faz-se até ao 41º dia anterior à data prevista para as eleições, perante o juiz do círculo judicial com sede na capital do círculo eleitoral”.

No mesmo dia terminará também o prazo para os partidos comunicarem ao Tribunal Constitucional as coligações que serão constituídas para as eleições. A campanha eleitoral terá início no dia 22 de Maio e terminará dia 3 de Junho.


Mirante, 2011-04-15
In DTM

Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Política regional Empty Re: Política regional

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos