Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gengibre, o penetra

Ir para baixo

Gengibre, o penetra Empty Gengibre, o penetra

Mensagem por Vitor mango Qui Abr 15, 2010 2:35 pm

Gengibre, o penetra

Thomas Pappon | 16:38, quarta-feira, 14 abril 2010

Comentários (0)

Semana passada, o Independent trouxe algo raro entre os jornais britânicos: uma receita de um prato típico brasileiro.

A receita, de um "Brazilian Fish Stew" (Peixada), veio de Cook Brazilian (editora Kyle Cathie), de Leticia Moreinos Schwartz, uma chef brasileira radicada nos Estados Unidos.

A peixada de Leticia traz variações interessantes. O peixe marinado é assado no forno antes de ser adicionado à panela com o dendê e o leito de côco, e, no final, o prato é coberto com palmito.

Talvez essas variações sejam comuns - e eu esteja por fora -, mas o que realmente me chamou a atenção foi o peixe ser marinado com cebola, alho e gengibre.

Peixada com gengibre? Eu ia fazer um post lamentando a ausência de gengibre da culinária brasileira, usando a receita da Letitia como ponto de partida - dizendo ainda que a chef pode ter acrescentado o tempero como forma de dar um "acento" mais universal a um prato de gosto dominado pelo dendê.

Mas depois eu vi que vatapá leva gengibre, e que, provavelmente, a planta é bem mais comum na cozinha brasileira do que eu imaginava. Ou não?

Eu achava que o gengibre e seu gosto picante eram exóticos demais para os brasileiros e o Ocidente. Que no Brasil o gengibre era consumido apenas como chá terapêutico, como pickles acompanhando sushi e como tempero em molho para saladas. Na Europa, ainda há os famosos biscoitos e balas de gengibre.

Já na Ásia e no Caribe o gengibre é um superastro, vai em curries, carnes, sopas, ensopados, peixes, etc - e só me dei conta dessa versatilidade toda do caule subterrâneo aqui na Grã-Bretanha.

Enfim, acho que ele tem futuro na nossa cozinha - e agradeceria se me contassem outros pratos que levam gengibre.

Um parênteses: outra vantagem são as fabulosas propriedades medicinais do rizoma. Em vários países, acredita-se que o gengibre é bom para dor de garganta, ressaca, artrite, cólicas menstruais, que previne câncer de intestino e de ovário, combate a perda de apetite, fadiga, enjoos, náuseas, afina o sangue, baixa níveis de colesterol, auxilia na digestão de alimentos gordurosos e alivia os efeitos colaterais de quimioterapia.

E ainda tem um uso, digamos, 'estético': é introduzido como supositório em cavalos, para que os animais mantenham a cauda altiva e se mostrem 'fogosos'.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117438

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos