Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Será suficiente?

Ir para baixo

Será suficiente? Empty Será suficiente?

Mensagem por Vitor mango Qui Abr 29, 2010 11:07 am

erá suficiente?

29/04/10 00:04 | Económico

Collapse
Comunidade
Partilhe: del.icio.us Digg Facebook TwitThis Google Mixx Technorati

Primeiro os pontos positivos. José Sócrates e Pedro Passos Coelho fizeram ontem o inevitável, mas que ainda há uns meses parecia impossível. Puseram de lado as divergências políticas e, em nome do País, deram um sinal de que estariam juntos para defender a economia portuguesa.

A mensagem passou em Portugal, mas neste caso em concreto, mais importante, passou no exterior, dando resposta a uma das dúvidas levantadas na véspera pela Standard&Poor's.

A pergunta que agora se coloca é a de saber se o que ontem foi anunciado será suficiente? E à primeira vista a resposta é não.

O Governo não anunciou medidas adicionais, antes se limitou a voltar a anunciar o que já tinha prometido. Não é assim de estranhar que os economistas ouvidos hoje pelo Diário Económico peçam mais ao Executivo. Pedem mais contenção na despesa.

Os próximos dias serão decisivos para a economia nacional e é notório que enquanto não se vislumbrar uma decisão definitiva para a Grécia, os mercados não nos darão descanso. Fica a esperança de que a ausência de medidas de ontem seja uma questão táctica e que o Governo esteja a guardar para outro momento as respostas que os mercados possam vir a exigir.

Comentários

V P, | 29/04/10 09:52
Pois é, corta-se no desemprego, o RSI para determinadas pessoas (aquelas que nunca fizeram nada , não ser o que não devem) é intocável e não me venham com maior controlo porque isso é pura treta. Os que realmente precisam são fiscalizados e ao menor descuido são lixados, os portugueses de primeira estão impunes. Depois para maior aberração anuncia-se, no mesmo dia, o inicio da construção de mais uma auto-estrada, fica o problema resolvido. Estamos a chegar fundo do poço. Nem com tanto ouro que cá deixaram se escapam. É fartar vilanagem.

pedro, | 29/04/10 10:15
Mas foram gastar 1,5 mil milhões de euros numa auto estrada nova... é preciso manter a máquina partidária abastecida. Gente nojenta.

José Silva, | 29/04/10 14:27
Manifestamente insuficiente.
Isto não é nada. Há outros locais por onde cortar muito mais e mais justamente. É necessário a dívida chegar a 300% do PIB e ter um rating de junk para cortarem a sério? Como já foi sugerido dariam bem o exemplo se cortassem primeiro nas próprias mordomias dos deputados. Depois para cortar a sério tinham de reduzir em pelo menos 10% os maiores salários da função pública (na Irlanda baixaram 20%!!!) e aumentar 1 ou 2% os salários mais baixos. Para meter "ordem na casa" tinham que acabar com os institutos da treta e com as empresas municipais que só servem para os municípios e Estado endividarem-se mais e empregar parasitas. Depois destes cortes podiam baixar o IVA para 16% e os custos do trabalho/emprego reduzindo as contribuições e o IRS. O sector privado poderia então empregar mais, consumir mais e poupar mais que é o que o país precisa. Não precisamos de mais parasitas do sector público!! Não é segredo nenhum.

Gilberto Feraz, Londres, Reino Unido | 29/04/10 14:58
Nota, este comentário deveria te sido pubicado esta manhã, mas não foi. Por Isso, repete-se, pelo que espero NÃO SEJA NOVAMENTE EXCLUÍDO!

É óbvio que após a recente eleição do líder da principal oposição, encontros desta natureza não seriam possíveis. Aliás, como muito bem se aponta, o facto de se ter realizado já é notícia, e altamente positiva! Mas na situação de crise, como a actual, seria de esperar tal decisão por parte de qualquer responsável dirigente oposicionista. O que é de lamentar – sintoma do endémico problema que prevalece em países latinos – com tantos e insistentes avisos, não terem sido tomadas medidas preventivas, aquele chamado Plano B, para enfrentar a realidade. A questão, como se refere, é saber se as medidas agora tomadas neste encontro foram suficientes!
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117360

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos