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Auto-estrada Transmontana (IP4)

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Auto-estrada Transmontana (IP4) - Página 3 Empty Túnel do Marão: Obras poderão ser retomadas até ao final deste mês

Mensagem por Kllüx Qui Mar 18, 2010 6:46 am

Relembrando a primeira mensagem :

Túnel do Marão: Obras poderão ser retomadas até ao final deste mês - concessionária



A escavação do Túnel do Marão, inserido na autoestrada que vai ligar Amarante a Vila Real, poderá ser retomada até ao final de março, depois de quatro meses suspensa devido a uma providência cautelar interposta pela empresa Água do Marão.

O Tribunal Central Administrativo do Norte (TCAN) levantou na semana passada a suspensão provisória às obras do Túnel do Marão, que tinha sido decretado pelo Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) de Penafiel.

"A concessionária acolhe com agrado a decisão do TCAN, na medida em que constitui uma primeira confirmação, por um tribunal superior, da razão da concessionária", afirmou hoje à agência Lusa o presidente do conselho de administração da Auto-Estrada do Marão, Francisco Silva.

No entanto, o responsável explicou que a decisão do TCAN foi proferida em sede de recurso do decretamento provisório de suspensão da construção do túnel previamente decretada pelo tribunal de Penafiel.

É que o processo da providência cautelar continua a ser julgado no TAF de Penafiel, sendo que, em abril, prossegue a fase de inquirição de testemunhas, a qual conduzirá ao proferimento de uma decisão sobre a providência em principio durante o mês de maio.

"Só aí estaremos realmente em condições de poder saber se os trabalhos podem, efetivamente, continuar", frisou.

Isto porque, a decisão final do processo cabe ao TEF de Penafiel que pode até decidir pela paragem definitiva da obra.

De momento, para retomar a escavação do maior túnel rodoviário da Península Ibérica, com 5,6 quilómetros, a concessionária tem que cumprir duas condições.

A primeira tem a ver com a instalação, nas captações de "António Pereira - Água do Marão, Lda", de um sistema de monitorização de níveis, caudais e qualidade das águas, sob a coordenação e fiscalização de uma comissão constituída pelos especialistas Martins de Carvalho e Marques da Silva.

A concessionária está ainda proibida de usar explosivos com carga superior a 100 quilos, uma actividade que será fiscalizada por uma pessoa a indicar pela empresa da Água do Marão.

"A data prevista para o início dos trabalhos está dependente da adequação destas condições, encontrando-se já em marcha as ações com vista ao seu cumprimento, estimando-se à presente data, que o início dos trabalhos possa vir a ocorrer ainda no decorrer deste mês", afirmou Francisco Silva.

Por sua vez, o proprietário da Água do Marão, António Pereira, afirmou hoje à Lusa que vai ficar atento para ver se a concessionária cumpre com o imposto pelo tribunal, porque diz que "está em causa uma empresa com 25 anos, que emprega meia centena de trabalhadores e milhares e milhares de clientes".

"Com certeza que vou estar muito atento a todo o evoluir desta situação. Isto é só nesta fase em que o julgamento não está concluído, já que poderá ser decretado novamente o embargo da obra. As medidas tomadas provisoriamente podem passar a definitivas", referiu.

Francisco Silva disse ainda que a suspensão decretada pelo TAF de Penafiel da execução das obras no túnel teve, desde logo, "impacto sobre a data de conclusão dos trabalhos e consequentemente na data de abertura ao tráfego da infraestrutura bem como nas datas associadas ao respetivo prazo de inicio e fim de exploração".

"Adicionalmente foram já incorridos um conjunto de custos decorrentes da imobilização de meios físicos e humanos ao longo desta suspensão os quais estão a ser devidamente quantificados", acrescentou.

O investimento na obra é de 350 milhões de euros, nas no total dos 30 anos de concessão será de 456 milhões de euros.

Esta via vai juntar-se à Auto-Estrada Transmontana, que ligará Vila Real a Bragança, transformando-se numa alternativa ao atual Itinerário Principal 4 (IP4) onde, na última década, 24 pessoas perderam a vida em média por ano.
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Auto-estrada Transmontana (IP4) - Página 3 Empty Novo troço da A4, com uma extensão de 10 quilómetros, entre o Nó de Palheiros e Lamas de Orelhão

Mensagem por Joao Ruiz Seg Ago 13, 2012 9:56 am

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Autoestrada Transmontana

Auto-estrada Transmontana (IP4) - Página 3 Aurtoestrada

Novo troço da A4, com uma extensão de 10 quilómetros, entre o Nó de Palheiros e Lamas de Orelhão

Entra hoje ao serviço um novo troço da A4, com uma extensão de 10 quilómetros, entre o Nó de Palheiros e Lamas de Orelhão, que integra a Subconcessão Autoestrada Transmontana.

A Subconcessão Autoestrada Transmontana compreende a conceção e construção da autoestrada da A4, ligando os distritos de Vila Real e Bragança, mais precisamente entre Parada de Cunhos e Quintanilha, numa extensão de cerca de 133 quilómetros.

Da nova A4 já se encontram disponíveis à circulação os lanços Bragança Poente / Bragança Nascente; Vila Real Nascente / Nó de Pópulo; Lamas de Orelhão / Nó de Romeu e Nó e a ligação ao IP2 em Macedo de Cavaleiros perfazendo uma extensão total de 60 quilómetros de vias com características de autoestrada.

Ainda para este ano, no terceiro trimestre, está prevista a conclusão dos lanços Pópulo / Nó de Palheiros, Romeu / Amendoeira e Bragança Nascente / Quintanilha e no quatro trimestre o lanço Vale de Nogueira / Bragança Poente, pondo assim em serviço um total de 108 quilómetros.

Durante o primeiro trimestre de 2013 serão concluídos os restantes 25 quilómetros que compõem a totalidade dos 133 quilómetros de extensão da A4 integrada na subconcessão Autoestrada Transmontana


, 2012-08-13
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Auto-estrada Transmontana (IP4) - Página 3 Empty Renegociação da autoestrada transmontana não altera prazos

Mensagem por Joao Ruiz Dom Ago 19, 2012 10:09 am

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Obras na autoestrada transmontana

Renegociação da autoestrada transmontana não altera prazos

A renegociação da subconcessão da autoestrada transmontana, que liga Porto e Bragança, não vai afetar a calendarização daquela obra, que «prossegue a bom ritmo», de acordo com a Estradas de Portugal.

\"A construção e exploração da autoestrada A4 entre Vila Real (Parada de Cunhos) e Quintanilha prossegue a bom ritmo, estando cerca de 60 quilómetros já concluídos e os restantes 73 quilómetros em fase adiantada de conclusão\", indica a Estradas de Portugal (EP) em comunicado.

O presidente da EP anunciou ter concluído a renegociação da subconcessão da autoestrada transmontana, conseguindo uma poupança para o Estado de 81 milhões de euros.

Segundo o comunicado, a subconcessão é constituída por dois grandes eixos viários: por um lado o IP4 entre Amarante e Bragança, dos quais só se manteria o troço entre Amarante e Vila Real e a Variante de Bragança, e pela A4, entre Vila Real e a fronteira espanhola em Quintanilha, construída de raiz pela concessionária, aproveitando o IP4 fora dos dois troços anteriores.

Fonte da EP disse à Lusa que a poupança dos 81 milhões de euros será conseguida, essencialmente, pela transferência da manutenção e conservação das estradas nacionais que servem a autoestrada transmontana da subconcessionária Autoestradas XXI para a Estradas de Portugal.

No comunicado, a empresa específica que a Autoestradas XXI \"ficará apenas com a responsabilidade pela construção e completamento da A4, regressando os dois troços do IP4 supracitados, subconcessionados desde 2008, para a posse da EP\".


A AE indica ainda que irá celebrar um memorando de entendimento com a Autoestradas XXI sobre os termos da renegociação.

Com a redução de 81 milhões de euros, a EP \"estima reduzir o seu endividamento total no montante superior a 100 milhões de euros, em 2033\".

A Estradas de Portugal refere ainda no comunicado que vai prosseguir \"os esforços de redução dos encargos com outras parcerias contratadas, de modo a assegurar a sua sustentabilidade financeira a prazo, nos termos dos objetivos delineados pelo Governo Português\".


JN, 2012-08-17

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Auto-estrada Transmontana (IP4) - Página 3 Empty Passagens agrícolas na autoestrada são contestadas

Mensagem por Joao Ruiz Qua Set 19, 2012 9:02 am

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Freguesias queixam-se

Passagens agrícolas na autoestrada são contestadas

As passagens agrícolas para acesso a terrenos divididos pela Autoestrada Transmontana estão a ser contestadas em várias freguesias do concelho de Bragança, que se queixam das distâncias e de falta de condições.

A população de Quintela de Lampaças manifestou nesta segunda-feira o seu descontentamento num protesto simbólico junto à obra de um novo viaduto, que alegam não ter espaço para as máquinas agrícolas e que vai obrigar a um percurso de quase dois quilómetros para aceder a propriedades agrícolas.

A Câmara de Bragança tem acompanhado este processo e já fez chegar também as preocupações à concessionária, depois de, em julho, os representantes de oito freguesias, ao longo da nova autoestrada, terem protestado contra os novos acessos.

As freguesias em questão foram as de Quintela de Lampaças, Quintanilha, Rio Frio, Gimonde, Rebordãos, Sortes, Santa Comba de Roças e Salsas.

As queixas incidem, sobretudo, sobre as inclinações com que vão ficar os acessos aos terrenos agrícolas, com declives acentuados, que põem em risco a segurança no manuseamento de tratores e outras máquinas agrícolas, nomeadamente, em condições climatéricas adversas, como a neve e o gelo no inverno.

A Autoestradas XXI confirmou à agência Lusa que tem «recebido alguns pedidos de esclarecimento por parte das autarquias, que tem tentado resolver diretamente com as mesmas».

TVI24, 2012-09-18


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Auto-estrada Transmontana (IP4) - Página 3 Empty Frentes de obra paradas na Auto-estrada Transmontana

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Out 27, 2012 2:23 pm

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Passo de caracol

Frentes de obra paradas na Auto-estrada Transmontana

Há frentes de obra paradas na Auto-estrada transmontana.Nas últimas semanas tem sido notório o abrandamento nos trabalhos, nomeadamente no troço entre Bragança e Macedo de Cavaleiros.

A situação está a preocupar o deputado socialista, Mota Andrade, esperando que a obra não venha a ser suspensa. “Noto um significativo abrandamento entre Bragança e Macedo, que é preocupante, pois de resto as coisas estão em bom ritmo e grande parte até já está em funcionamento”, refere Mota Andrade.

“Entre Bragança e Macedo nota-se que se está a andar a passo de caracol e espero que não haja aqui um sobressalto até pela dificuldade que hoje existe em transitar entre as duas cidades”, acrescenta o deputado.Já o presidente da câmara de Bragança mostra-se confiante na conclusão da empreitada dentro dos prazos anunciados.

Tendo em conta que parte da via já está concluída, Jorge Nunes considera normal o redimensionamento de meios.“O facto de a maior parte da extensão da auto-estrada já estar aberta leva ao redimensionamento de meios. Não podemos querer ver tantas máquinas e pessoal a trabalhar como se via há uns meses atrás”, afirma o autarca.

“Devemos confiar na determinação do Governo que não suspendeu esta obra e a sua finalização é mais do que provável nos prazos que foram anunciados”, acrescenta.Contactado pela Brigantia, o responsável da concessionária Auto-estradas XXI diz que o abrandamento nos trabalhos se deve à alteração das condições climatéricas e ao gozo de férias de alguns trabalhadores.

“As condições atmosféricas não são tão favoráveis à execução de um conjunto de trabalhos”, explica Rodrigues de Castro. Além disso, “alguns sub-empreiteiros concederam agora férias ao pessoal para aproveitar melhor a época de Verão nos trabalhos”.

O responsável admite que há trabalhos parados nomeadamente “as terraplanagens e as frentes de betuminioso pois as condições atmosféricas não permitem a sua execução” e garante que este abrandamento nas obras “não está relacionado com falta de financiamento.

Houve um pequeno atraso mas já está tudo resolvido”.Ainda esta semana poderá abrir ao trânsito o troço da Auto-estrada Transmontana entre Bragança e Quintanilha.A vistoria já foi feita e a concessionária aguarda apenas a autorização da Estradas de Portugal para a abertura oficial.

Brigantia, 2012-10-25
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Auto-estrada Transmontana (IP4) - Página 3 Empty PS do Norte denunciou incompetência do Governo para retomar obras paradas nas autoestradas

Mensagem por Joao Ruiz Qua Out 31, 2012 11:38 am

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Um «país parado»

Auto-estrada Transmontana (IP4) - Página 3 Logo_ps_cor

PS do Norte denunciou incompetência do Governo para retomar obras paradas nas autoestradas

Os presidentes das federações do PS do Norte denunciaram hoje, em Vila Real, «a incompetência» do Governo em lidar com os problemas, considerando que as obras paradas nas autoestradas do Marão e Trasmontana são a «imagem do país».

Os presidentes das federações socialistas do Porto, Braga, Bragança, Viana do Castelo e Vila Real foram hoje visitar o Túnel do Marão, inserido na Autoestrada do Marão e cujas obras foram suspensas a 27 de junho de 2011.

«Viemos aqui denunciar esta incompetência política do Governo e, ao mesmo tempo, (...) exigir de novo ao Governo que procure mostrar capacidade para reatar os trabalhos que foram parados», afirmou José Luís Carneiro, presidente da distrital do Porto do PS.

A Autoestrada do Marão, que vai ligar Amarante a Vila Real ao longo de 30 quilómetros, está executada a 70 por cento e paga em cerca de metade do seu valor total.

As obras pararam alegadamente devido a problemas financeiros invocados pela concessionária responsável pela construção, que resultaram do corte de financiamento por parte do sindicato bancário que financia o projeto.

Já este mês, o PS diz ter sido alertado para o facto de alguns troços da Autoestrada Transmontana (distrito de Vila Real) estarem alegadamente parados. Esta via vai ligar Vila Real a Bragança. Do lado do distrito de Bragança verifica-se um abrandamento dos trabalhos.

«Esta obra (Túnel do Marão) é a demonstração clara da impreparação e da incompetência deste Governo, que tomou responsabilidades há um ano e meio. É uma obra que mostra e exibe aquilo que foi feito ao paí», afirmou José Luís Carneiro.

Também para o presidente do PS de Vila Real, Rui Santos, este «é o símbolo» de um «país parado» e que «se está a degradar».

Os socialistas criticaram ainda a atuação do ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira.

\"Se o senhor ministro não tem capacidade para fazer andar o país, a economia do país e também estas infraestruturas, que dê lugar a quem possa fazê-lo de forma empenhada e capaz\", acrescentou Rui Santos.

O socialista referiu que praticamente todos os meses os deputados do PS na Assembleia da República questionam o ministério da Economia e o primeiro-ministro relativamente às autoestradas paradas, mas a resposta tem sido o \"silêncio\".

O presidente do PS de Bragança, Jorge Gomes, considerou que o Governo deveria ter a dignidade de, pelo menos, dizer porque é que as obras não andam.

\"Pressentimos que o que está em causa é o abrandamento da obra, é o arrastar da obra pelo tempo que seja, a ver se nos esquecemos. Mas não vai acontecer isso, vamos continuar a exigir, a trabalhar, porque já fomos muito massacrados pela falta de uma estrada com condições para chegar ao litoral\", salientou.

As autoestradas do Marão e Transmontana representam um investimento de 850 milhões de euros.

A agência Lusa tentou obter, mais uma vez, um esclarecimento por parte da Concessionária da Autoestrada Transmontana, a Autoestradas XXI, o que não foi possível.

Lusa, 2012-10-30

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Auto-estrada Transmontana (IP4) - Página 3 Empty Situação regularizada na Autoestrada Transmontana

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Nov 03, 2012 12:09 pm

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Depois de abrandamento das obras

Auto-estrada Transmontana (IP4) - Página 3 Autoestradax

Situação regularizada na Autoestrada Transmontana

O diretor geral da Autoestradas XXI, Rodrigues de Castro, explicou hoje que, em outubro, se verificou efetivamente um abrandamento do ritmo dos trabalhos na Autoestrada Transmontana devido às condições atmosféricas, férias e um pequeno atraso de pagamentos.

No entanto, acrescentou que, neste momento, a \"situação está perfeitamente regularizada\" nesta autoestrada que vai ligar Bragança a Vila Real.

No início do mês, os deputados do PS eleitos pelo distrito de Vila Real alertaram para uma alegada paragem em alguns troços desta via. De acordo com os socialistas, os \"trabalhadores terão abandonado a obra e as máquinas foram retiradas\".

Rodrigues de Castro, diretor geral da concessionária Autoestradas XXI, afirmou à agência Lusa que, \"efetivamente, houve um abrandamento do ritmo dos trabalhos\" neste mês de outubro.

Para este abrandamento contribuiu, segundo o responsável, um conjunto de fatores.

Rodrigues de Castro referiu que alguns subempreiteiros concederam obras aos trabalhadores, que estiveram a trabalhar durante todo o verão.

Houve ainda, de acordo com o diretor geral, \"um pequeno atraso de pagamento\" às empresas devido às dificuldades de financiamento, o que se repercutiu em alguns dessas empresas que optaram por parar. Depois, as condições climatéricas também condicionaram os trabalhos.

Há também agora menos frentes de trabalho devido à entrada em serviço de alguns troços.

\"Neste momento estamos a tentar aproveitar o melhor possível as condições atmosféricas e esperamos que o verão de São Martinho nos proporcione duas a três semanas de bom tempo, para podermos trabalhar sobretudo na parte de pavimentação\", salientou.

Estão a ser feitas, segundo explicou, betonagens no viaduto do Corgo e em algumas passagens superiores que ainda estão em construção. Também, na zona de maior atraso na obra, entre Macedo de Cavaleiros e Bragança Poente, vai ser feita a aplicação de massas betuminosas para a execução da pavimentação.

O objetivo é tentar anular os desvios provisórios que ainda existem para a Estrada Nacional 15 (EN15).

Rodrigues de Castro prevê que ainda este ano, se as condições o permitirem, possam abrir os troços que ligam Bragança Nascente a Quintanilha, bem como o Pópulo (Alijó) a Murça

Os restantes sublanços deverão ficar concluídos no primeiro semestre de 2013.

A Autoestrada Transmontana vai ligar à Autoestrada do Marão (Amarante/Vila Real), cuja obra está parada desde junho de 2011.

A ligação por autoestrada entre Amarante e Bragança representa um investimento global superior a 850 milhões de euros.

Lusa, 2012-11-02

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Auto-estrada Transmontana (IP4) - Página 3 Empty Pórtico do IP4 cai sobre dois automóveis sem provocar feridos

Mensagem por Joao Ruiz Sex Nov 09, 2012 4:50 pm

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«Devido ao mau tempo»

Pórtico do IP4 cai sobre dois automóveis sem provocar feridos

Um pórtico de sinalização luminosa caiu, esta quarta-feira à noite, sobre duas viaturas que circulavam no IP4, na zona da serra do Marão, mas sem provocar feridos, disse fonte dos bombeiros de Amarante.

Segundo a fonte, a estrutura terá caído às 20.17 horas, ao quilómetro 73, em Ansiães, Amarante, \"provavelmente devido ao mau tempo\", sobretudo o vento forte e a chuva que hoje à noite se fazem sentir na Serra do Marão.

O pórtico caiu sobre dois automóveis, um que circulava no sentido Vila Real Amarante e outro na via inversa.

A queda da estrutura obrigou a GNR a fechar o trânsito nos dois sentidos para permitir as operações de desimpedimento da via.

Segundo os bombeiros , já se circula no sentido Amarante Vila Real e no sentido inverso os trabalhos de remoção estão quase concluídos.

Os bombeiros de Amarante deslocaram para o local duas ambulâncias, um veículo de desencarceramento e oito elementos.

JN, 2012-11-08

Evil or Very Mad

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Auto-estrada Transmontana (IP4) - Página 3 Empty PCP criticou falta de resposta para Túnel do Marão e passividade à volta da UTAD

Mensagem por Joao Ruiz Ter Nov 20, 2012 6:02 am

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Autoestrada Transmontana

PCP criticou falta de resposta para Túnel do Marão e passividade à volta da UTAD

O PCP acusou hoje o Governo de continuar sem dar resposta «a questões centrais» para o distrito de Vila Real como a conclusão do Túnel do Marão e lamentou a passividade à volta dos problemas da universidade.

O deputado Agostinho Lopes juntou-se hoje à direção regional do PCP de Vila Real para fazer uma análise às implicações que o Orçamento de Estado (OE) terá no distrito em 2013, e onde, segundo salientou, não encontrou \"qualquer referência ao Túnel do Marão\".

O parlamentar lamentou, em conferência de imprensa, que o Governo não tenha encontrado até agora uma solução para a conclusão da construção da Autoestrada Transmontana, que inclui a construção de um túnel rodoviário com 5.6 quilómetros.

A construção desta infraestrutura, que vai ligar Amarante a Vila Real, está parada desde 27 de junho de 2011.

\"Não se sabe absolutamente nada sobre o recomeço desta obra\", salientou.

Agostinho Lopes lembrou que existiam duas hipóteses sobre a mesa, nomeadamente \"uma renegociação com a concessionária\" ou \"o resgate da obra por parte do Estado\".

\"O que se sabe é que todo o dia que passa o Estado está a perder dinheiro\", frisou.

O parlamentar criticou a \"pouca informação disponível\" no OE para o distrito, destacando os 30 mil euros atribuídos para a conservação e remodelação de edifícios na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), uma verba que disse ser insuficiente para o funcionamento da academia, que vai sofrer um grande corte orçamental no próximo ano.

Lamentou ainda a \"passividade\" de autarcas e partidos políticos perante os problemas desta instituição que considerou que pode correr o risco de se transformar num polo da Universidade do Porto.

\"Acho estranho. Este assunto não diz nada aos transmontanos?\", questionou.

Agostinho Lopes referiu ainda outras questões que continuam à espera de uma decisão do Governo, como a concretização da Unidade Local de Saúde reivindicada pelo Alto Tâmega, o futuro da fundação do Museu do Douro, cuja extinção foi proposta recentemente ou o saneamento financeiro da Casa do Douro, cujo problema se arrasta há anos.

O deputado lançou ainda duras críticas ao fim da isenção fiscal de serviços agrícolas e alertou para os custos acrescidos à população por causa da extinção dos tribunais de Boticas, Mesão Frio, Mondim de Basto, Murça e Sabrosa e da perda de valência em Chaves e Régua.

Para Agostinho Lopes, o OE assegura ainda o \"prolongamento e aprofundamento da recessão\", ou seja, garante que \"vão continuar a agonia e falência de milhares de micro, pequenas e médias empresas e o acréscimo de milhares de desempregados\".

O distrito de Vila Real contabiliza cerca de 14 mil desempregados e viu encerrar, nos últimos quatro anos, à volta de seis mil empresas.

Lusa, 2012-11-20

Auto-estrada Transmontana (IP4) - Página 3 Images?q=tbn:ANd9GcR2niGeGYcTkt30lBiytjaFPPuS5NTiF95-PoqttbMssBOKI1kIXGuC

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Auto-estrada Transmontana (IP4) - Página 3 Empty Querem saber quando vai o Governo retomar o Túnel do Marão

Mensagem por Joao Ruiz Seg Nov 26, 2012 5:59 am

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Deputados do PSD por Bragança

Auto-estrada Transmontana (IP4) - Página 3 Deputados_psd_bgc_2012

Querem saber quando vai o Governo retomar o Túnel do Marão

Os dois deputados do PSD eleitos por Bragança querem que o Governo esclareça as razões que têm impedido a obra da Autoestrada do Marão e se há um prazo para o recomeço dos trabalhos.

A obra, que inclui o Túnel do Marão, está parada há um ano e meio e, embora vá ligar Amarante a Vila Real, é dela que depende a ligação completa em autoestrada entre o litoral norte, no Porto, e a fronteira com Espanha, em Bragança.

Numa pergunta por escrito dirigida ao Ministério da Economia e divulgada hoje, os dois sociais-democratas leitos por Bragança na Assembleia da República, Adão Silva e Maria José Moreno, referem que \"os cidadãos pretendem obter respostas concretas do Governo\" sobre o que está acontecer com esta empreitada.

Os deputados perguntam ao ministério de Álvaro santos Pereira \"que razões, em concreto, têm impedido a continuação dos trabalhos\" e se \"é verdade que o Governo disponibilizou 200 milhões de euros do QREN para comparticipar a obra\".

Os parlamentares querem ainda saber que passos têm sido dados pelo atual Governo para o recomeço dos trabalhos e qual é o prazo previsto para que a obra recomece.

Os dois eleitos lembram que \"em junho de 2011, logo após a tomada de posse do atual Governo, a obra parou, criando-se uma situação de impasse e de pré-litígio entre a concessionária e o Governo.

Os subscritores da iniciativa parlamentar ressalvam saber que \"o Governo tem vindo a fazer o seu trabalho\" e que \"antes de a obra poder recomeçar têm de ser ultrapassados os pontos de diferendo, eventualmente pela via judicial\", com a concessionária deste parceria público privada, que parou a obra por alegadas dificuldades financeiras.

Sublinham, porém que \"decorreram cerca de 18 meses e a obra continua parada, situação que urge ultrapassar\".

Contactada recentemente pela Lusa sobre este assunto, a assessoria de imprensa do Ministério da Economia referiu apenas que há verbas inscritas no QREN para a obra, não especificando qual a verba nem de que forma ela será aplicada.

A empreitada da Autoestrada do Marão foi lançada em simultâneo com a da Autoestrada Transmontana para dar continuidade à autoestrada que liga o Porto à Amarante, a A4, sendo este o nome que os automobilistas irão encontrar nas placas das novas vias.

A Autoestrada Transmontana, que liga Vila Real a Bragança, está praticamente concluída, embora com atrasos de meio ano em relação aos prazos iniciais.

Sem a Autoestrada do Marão, quem viajar entre o Porto e Bragança terá de fazer o percurso entre Amarante e Vila Real pela atual IP4, que estava já previsto ficar como alternativa às portagens no túnel do Marão.

Lusa, 2012-11-22

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Auto-estrada Transmontana (IP4) - Página 3 Empty Túnel do Marão é monitorizado diariamente após a paragem da obra - Infratúnel

Mensagem por Joao Ruiz Seg Nov 26, 2012 6:04 am

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Obra parada há 17 meses

Auto-estrada Transmontana (IP4) - Página 3 Tunel_marao_socas

Túnel do Marão é monitorizado diariamente após a paragem da obra - Infratúnel

O Túnel do Marão, cuja escavação está parada há 17 meses, é alvo de uma monitorização diária e não apresenta nenhum risco até ao momento, disse hoje um responsável pelo consórcio construtor, a Infratúnel.

A escavação do Túnel do Marão já parou por três vezes. Nas duas primeiras vezes devido a providências cautelares interpostas pela empresa Água do Marão e, na terceira vez, foi devido a problemas financeiros.

Esta terceira paragem afetou toda a Autoestrada do Marão, que vai ligar Amarante a Vila Real.

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD promoveu hoje um seminário sobre a geologia, geotecnia e engenharia das autoestradas que estão a ser construídas na região, a do Marão e a Transmontana.

Carlos Matos, da Infratúnel, disse aos jornalistas que estão a ser feitas monitorizações duas vezes por dia ao túnel, que vai ter um cumprimento de 5,6 quilómetros, através das quais se medem as deformações que a infraestrutura possa ter, salientando que \"os valores são todos normais\".

\"Não apresenta nenhum risco\", salientou.

Devido à paragem dos trabalhos tem-se especulado muito sobre as condições de segurança do túnel, falando-se em risco de desmoronamentos.

A equipa que faz a monitorização é pluriadisciplinar, com o projetista, geólogo topógrafo e engenheiro em obra, envolvendo entre 10 a 15 pessoas.

\"Todos os dias se faz a análise, se vê a evolução das marcas e se faz uma análise se é ou não necessário fazer algum tipo de intervenção. Até à data não foi necessário\", referiu.

Vítor Santos, da empresa CÊGÊ, que faz o acompanhamento geológico e geotécnico do Túnel do Marão, referiu que foi feita uma contenção provisória do túnel, não sabendo responder à pergunta sobre quanto tempo pode aguentar a estrutura assim.

Até porque, segundo acrescentou, não há conhecimento de uma obra do género que tenha estado parada assim tanto tempo.

Ainda em relação ao túnel, o professor Carlos Coke, do departamento de Geologia da UTAD, referiu que do ponto de vista geológico \"há problemas importantes que têm que ter um acompanhamento estreito, dado que se fizeram trabalhos de escavação que afetaram a estabilidade geral do local\".

\"Isso obriga a que haja uma monitorização de toda a zona escavada\", sublinhou.

Em termos científicos, o professor referiu que a escavação, em alguns sítios a 400 ou 500 metros de profundidade, constitui uma oportunidade de ter acesso a rochas num estado reduzido de alteração.

A UTAD recolheu amostras a cada passo da escavação, um trabalho que está agora também parado.

\"O segmento mais aliciante é o que falta. Espero que esta interrupção termine e que a curto prazo a gente consiga terminar a amostragem e realizar os estudos. São trabalhos que estão incompletos\", frisou.

Relativamente à Autoestrada Transmontana, que vai ligar Vila Real a Bragança, o grande desafio desta infraestrutura foi construir a autoestrada sobre o Itinerário Principal 4 (IP4).

\"É muito mais fácil construir de raiz do que construir uma obra em que temos que fazer desvios e em que podemos intervir só numa parte da obra de cada vez. Manter o IP4 a funcionar e fazer a obra ao mesmo tempo foi provavelmente o maior desafio em termos construtivos\", salientou.

Lusa, 2012-11-23

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Auto-estrada Transmontana (IP4) - Página 3 Empty Abriu mais um troço da A4-Autoestrada Transmontana, entre o nó de Bragança-Nascente e Quintanilha

Mensagem por Joao Ruiz Seg Dez 24, 2012 4:08 pm

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Estará concluída em julho

Auto-estrada Transmontana (IP4) - Página 3 Aurtoestrada

Abriu mais um troço da A4-Autoestrada Transmontana, entre o nó de Bragança-Nascente e Quintanilha


Abriu mais um troço da A4-Autoestrada Transmontana, entre o nó de Bragança-Nascente e Quintanilha, reforçando assim a ligação à fronteira com Espanha.

A autoestrada só estará concluída na totalidade em julho do próximo ano, devido a atrasos de vária ordem, uma vez que a conclusão estava prevista para setembro deste ano.

O novo troço, trata-se de um extensão de 14 quilómetros de via, que implicou a criação de um nó de ligação em Rio Frio e vários restabelecimentos que garantem e melhoram a ligação à rede viária local, bem como a construção de um viaduto e de duas pontes, uma sobre o rio Sabor e outra sobre a Ribeira do Porto, informou a Estradas de Portugal.

Este lanço do antigo IP4 foi alvo de trabalhos de duplicação possuindo agora características de autoestrada.

A Autoestradas XXI, concessionária da obra, prevê a abertura de mais um troço, entre o Pópulo e Murça, no início do próximo ano. Da A4 já se encontram abertos ao tráfego os lanços Vila Real Nascente/Nó de Pópulo, Nó de Murça, Nó de ligação ao IP2 em Macedo de Cavaleiros e Bragança Poente/Bragança Nascente, numa extensão de 85 quilómetros.


JN, 2012-12-18

Auto-estrada Transmontana (IP4) - Página 3 Smilie31

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Auto-estrada Transmontana (IP4) - Página 3 Empty Governo mantém empenho em concluir Túnel do Marão

Mensagem por Joao Ruiz Qui Jan 17, 2013 11:43 am

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Atraso global de 26 meses

Auto-estrada Transmontana (IP4) - Página 3 Alvaro_santos

Governo mantém empenho em concluir Túnel do Marão

O Ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, reiterou o empenho em concluir com sucesso o Túnel do Marão, uma obra interrompida desde Junho de 2011 e que já possui um atraso global de 26 meses.

Álvaro Santos Pereira afirmou, recentemente, na Assembleia da República (AR), que o Governo está empenhado em concluir a Autoestrada do Marão, obra que inclui um túnel com 5,6 quilómetros, o maior da Península Ibérica.

“Não só reservamos fundos comunitários, como temos feito tudo o que está ao nosso alcance para conseguir ultrapassar os problemas que existem neste momento”, afirmou o ministro.

Recentemente o Ministério da Economia informou que as obras da nova A4, onde se inclui o Túnel do Marão, serão financiadas no âmbito da reprogramação do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), em cerca de 200 milhões de euros, não se sabendo, contudo, quando e como o dinheiro será aplicado.

Entretanto, várias empresas que ainda estavam na zona das obras do túnel começaram a retirar o material e a abandonar o estaleiro. As firmas aguardam novo financiamento para poderem retomar os trabalhos mas sabe-se, ainda, que o impasse entre o Governo e o consórcio liderado pela Somague se mantém.


NVR, 2013-01-16


Auto-estrada Transmontana (IP4) - Página 3 12060

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Auto-estrada Transmontana (IP4) - Página 3 Empty Mota Andrade acusa deputados do PSD de quererem enganar os transmontanos

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Mar 02, 2013 11:08 am

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Obras no Túnel do Marão

Auto-estrada Transmontana (IP4) - Página 3 Mota-Andrade-1

Mota Andrade acusa deputados do PSD de quererem enganar os transmontanos

«É no mínimo ridículo». Esta é a expressão usada pelo deputado do PS eleito por Bragança para classificar a atitude dos deputados do PSD, que entregaram uma recomendação ao Governo para retomar as obras no Túnel do Marão.

De recordar que o anúncio desta medida foi feito pelo líder da bancada do PSD na Assembleia da República, Luís Montenegro, em Macedo de Cavaleiros. Mota Andrade acusa os sociais-democratas de quererem enganar o povo transmontano.

“Isto é no mínimo ridículo e é enganar mais uma vez os transmontanos. Eu acho até inadmissível que se permitam a esta falta de decoro, que tem existido em relação ao nosso distrito e é no mínimo caricato, que alguém venha fazer isso ao nosso distrito, quando este governo já desgoverna há dois anos e a obra parou com este Governo”, denuncia o deputado socialista.

Mota Andrade diz mesmo que ter parado as obras no Túnel do Marão foi um atentado à economia transmontana.“Foi um grande atentado que fizeram à economia transmontana, porque eu lembro que o túnel devia estar praticamente pronto se os prazos fossem cumpridos. Isto é inadmissível.

É inacreditável quando em ano de eleições alguém se permite vir à nossa terra dizer isto. Isto é deitar areia para os olhos dos transmontanos. Apetecia-me citar a frase que José Viegas disse em relação ao fisco, porque isto é de facto uma vergonha”, afirma Mota Andrade.

O deputado lembra, ainda, que para além do investimento que mais de 200 milhões de euros que já foi feito no Túnel, a obra tem custos diários para os contribuintes.“É uma obra que não pode continuar assim abandonada, porque tem custos enormes.

O equipamento está lá. Todos os dias está a ser facturada a manutenção do equipamento”, lembra o deputado.
As obras no Túnel do Marão estão paradas há mais de dois anos.

Brigantia, 2013-02-28
In DTM

Auto-estrada Transmontana (IP4) - Página 3 Smile14

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Auto-estrada Transmontana (IP4) - Página 3 Empty Tabuleiro do Viaduto do Corgo, em Vila Real, fica concluído hoje

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Mar 16, 2013 12:24 pm

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Autoestrada transmontana

Auto-estrada Transmontana (IP4) - Página 3 Viaduto_corgo

Tabuleiro do Viaduto do Corgo, em Vila Real, fica concluído hoje

A última betonagem que vai unir todo o tabuleiro do Viaduto do Corgo, que possui uma extensão de 2.796 metros e está localizado em Vila Real, é feita hoje, anunciou a concessionária Autoestradas XXI.

O diretor geral da Autoestradas XXI, Rodrigues de Castro, disse à agência Lusa que se trata da «betonagem da aduela do fecho central», que vai ligar uma parte à outra do tabuleiro.

Faltam apenas dois metros para «que se unam as pontes» e assim se concluam os 2.796 metros de comprimento da estrutura.

Lusa, 2013-03-15

Auto-estrada Transmontana (IP4) - Página 3 Images?q=tbn:ANd9GcRvkEvdLORCEVGLCRF4QfLnCawynhHEeY15aUlYkbfFxSURoSR3-7hs4g

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Auto-estrada Transmontana (IP4) - Página 3 Empty José Seguro foi ao Túnel do Marão criticar acção do Governo

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Mar 23, 2013 3:27 pm

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Obra que está parada há 21 meses

Auto-estrada Transmontana (IP4) - Página 3 Seguro_marao

José Seguro foi ao Túnel do Marão criticar acção do Governo

O secretário-geral do PS foi ontem à boca nascente do Túnel do Marão, em Vila Real, criticar a morosidade do Governo em retomar as obras, suspensas há quase dois anos.

António José Seguro frisou que não é só o PS que está contra a actual situação.«São todos os portugueses. Os que aqui vivem, os que aqui passam e todos aqueles que contribuem para o orçamento do Estado», defende o líder socialista.

António José Seguro referiu ainda que a paragem das obras do túnel é o reflexo do país noutras áreas.“Reflecte bem a imagem do País que o Governo está a deixar vãos portugueses.

Não aproveita as coisas boas que estavam a ser feitas, não cria riqueza, pelo contrário, quando esta obra voltar novamente a ser feita naturalmente que isso vai significar mais dinheiro dos contribuintes, mais dinheiro dos portugueses. Portanto, isto não tem sentido absolutamente nenhum”, salienta o responsável.

Declarações do líder do PS, ontem, no Túnel do Marão, uma obra que está parada há 21 meses e que faz parte da Autoestrada do Marão, que vai ligar Amarante a Vila Real, com ligação à Auto-Estrada Transmontana.


Brigantia, 2013-03-19
In DTM

Auto-estrada Transmontana (IP4) - Página 3 Tiphat

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Auto-estrada Transmontana (IP4) - Página 3 Empty Paragem do Túnel do Marão vai agravar custo da obra em 60%

Mensagem por Joao Ruiz Dom Abr 07, 2013 10:48 am

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«É uma vergonha nacional»

Auto-estrada Transmontana (IP4) - Página 3 Tunel_marao_2013

Paragem do Túnel do Marão vai agravar custo da obra em 60%

O Sindicato da Construção de Portugal alertou hoje para um agravamento de 60% do custo final da Autoestrada do Marão devido à paragem dos trabalhos.

A construção da Autoestrada do Marão, entre Amarante e Vila Real e que incluiu um túnel com 5,6 quilómetros, foi suspensa a 27 de Junho de 2011.

O presidente do Sindicato da Construção de Portugal, Albano Ribeiro, tem sido uma das vozes que mais tem reivindicado o reinício dos trabalhos.

Hoje, em comunicado, o dirigente alertou para o facto desta paragem, nas suas contas, representar um \"agravamento de 60% do custo final\" da obra, justificando este acréscimo com a desmontagem de estaleiros e a retirada de máquinas do local.

Esta autoestrada, que inclui o maior túnel rodoviário da Península Ibérica, tinha um custo inicial estimado de 350 milhões de euros, e, em pico de obra chegou a dar emprego a 1.400 trabalhadores e a envolver cerca de 90 pequenas empresas.

\"É uma vergonha nacional, que levou ao encerramento de empresas, à destruição de postos de trabalho directos. Muitos trabalhadores tiveram que emigrar, outros tiveram que recorrer ao banco alimentar e não há dinheiro que pague esta situação\", sublinhou.

O dirigente ironizou com a ideia de o Governo lançar um peditório para angariar verbas para o reinício da obra.

\"Caso se verificasse que a resolução do problema passasse por um peditório, o sindicato era o primeiro a colaborar para evitar os problemas económicos, financeiros, sociais e laborais\", frisou ainda.

Só que, para esta organização, o problema não é o dinheiro até porque, segundo disse, o \"Estado, por cada mês que passa está a libertar, dois milhões de euros para a obra, o que dava para matar a fome a muitos portugueses fragilizados económica e financeiramente\".

Devido a esta paragem de quase dois anos, o sindicato acusou o ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, de \"falta de capacidade negocial\" e exige mesmo que o governante \"dê a cara\" e explique todo este processo.

Na segunda-feira, um jornal nacional anunciou que o Governo já teria tomado a decisão de fazer o resgate da obra. No entanto, contactada pela Lusa, fonte do ministério da Economia referiu apenas que este é um dos cenários possíveis.

Para o Sindicato da Construção, o resgate da empreitada seria uma \"iniciativa importante e aplaudida\" se ela representasse a \"reabertura imediata dos túneis\".

A 27 de Junho de 2011 e pela terceira vez desde o início da empreitada no verão de 2009, as obras nesta autoestrada foram suspensas.

Primeiro por causa de duas providências cautelares interpostas pela empresa Água do Marão e depois alegadamente devido a falta de financiamento.

O consórcio financiador (composto por seis bancos internacionais) terá suspendido o financiamento do projecto, não permitindo que a concessionária dispusesse dos fundos necessários para fazer face aos pagamentos devidos ao empreiteiro nos termos do contrato de empreitada.

Lusa, 2013-04-03

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Auto-estrada Transmontana (IP4) - Página 3 Empty Governo está a tentar «minorar» indemnização à concessionária do Túnel do Marão

Mensagem por Joao Ruiz Qui Abr 11, 2013 4:47 pm

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«Compasso de espera»

Auto-estrada Transmontana (IP4) - Página 3 Almeida_henriques

Governo está a tentar «minorar» indemnização à concessionária do Túnel do Marão

O secretário de Estado adjunto da Economia justificou hoje o «compasso de espera» na retoma do Túnel do Marão com a tentativa do Governo de «minorar» a indemnização a pagar à concessionária para se apropriar da empreitada.

Almeida Henriques afirmou hoje, em Bragança, que a demora no reinício das obras paradas há quase dois anos \"é mais um compasso de espera que resulta de criar as condições para que o país não gaste tanto dinheiro para concretizar um objetivo\" que é o de concluir a autoestrada do Marão, que ligará Amarante e Vila Real e que inclui o túnel do Marão.

O governante explicou que \"só agora é que a própria empresa (a Somague) abandonou o estaleiro e que se pode finalmente avançar para uma lógica do Estado se poder apropriar da infraestrutura que está feita e minorar o valor da indemnização\".

\"Quem está a nível nacional a gerir estas questões - como o meu colega das Obras Públicas - tem que salvaguardar o interesse nacional no sentido de minorar o mais possível a indemnização\", declarou.

Almeida Henriques deslocou-se a Bragança para apresentar o programa \"Valorizar\" de incentivos financeiros a microempresas do Interior.

Questionado pelos jornalistas, o secretário de Estado fez o ponto da situação da obra mais mediática de Trás-os-Montes, que foi suspensa a 27 de junho de 2011, quando já estava executada a 70 por cento.

Embora a pasta pertença no Ministério da Economia ao colega dos Transportes e das Obras Públicas, Sérgio Monteiro, o governante garantiu que \"agora a expectativa (do Governo) é que a partir do momento em que a empresa abandonou o estaleiro, se possa agora avançar rapidamente\".

A obra estava a ser construída no âmbito de uma Parceria Público Privada (PPP).

Segundo o secretário de Estado, o Governo pretende apropriar-se da empreitada e concluir o que falta fazer, mas para o efeito terá de ressarcir a antiga concessionária pelo investimento privado já executado.

Almeida Henriques reiterou também \"a certeza de que há 200 milhões de euros que foram alocados na última reprogramação do QREN (Quadro de Referência Estratégica Nacional) para que efetivamente esta obra seja concluída\".

A verba, segundo acrescentou garantirá também, caso seja necessário, a conclusão da Autoestrada Transmontana, outra PPP rodoviária em execução em Trás-os-Montes, entre Vila Real e Bragança, concessionada à Soares da Costa.

A Autoestrada Transmontana leva um atraso de quase um ano, mais evidente no troço entre Macedo de Cavaleiros e Bragança, devido a dificuldades financeiras, porém dos 130 quilómetros falta concluir cerca de 40 entre Macedo de Cavaleiros e Bragança e o viaduto do Corgo, em Vila Real.

Os trabalhos na concessão do Marão foram suspensos quando faltava pouco mais de meio ano para a data prevista da conclusão, por dificuldades financeiras do consórcio.

Embora denominadas autoestradas Transmontana e do Marão, as duas empreitadas equivalem à continuação da A4, que já liga o Porto a Amarante, e que, com as duas novas vias, passará a ligar em autoestrada o litoral à fronteira com Espanha, em Bragança.

Lusa, 2013-04-09

Auto-estrada Transmontana (IP4) - Página 3 Images?q=tbn:ANd9GcRW9TL-y6eccmbgBFjcIOlLQe6WJwjs5U_gIYe3apdcUPEveDgtwD57

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Auto-estrada Transmontana (IP4) - Página 3 Empty Estado teria de pagar 216ME por obra realizada se tivesse resgatado Túnel do Marão no final de 2011

Mensagem por Joao Ruiz Seg maio 13, 2013 6:23 am

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Defender o interesse do Estado

Auto-estrada Transmontana (IP4) - Página 3 Tunel_marao_2013

Estado teria de pagar 216ME por obra realizada se tivesse resgatado Túnel do Marão no final de 2011

O secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, disse hoje que o Estado teria de pagar 216 milhões de euros por obra realizada no Túnel do Marão e mais lucros cessantes, caso o Túnel do Marão tivesse sido resgatado em dezembro de 2011.

\"O Estado teria que ter pago à concessionária 216 milhões de euros por obra realizada e mais lucros cessantes\", disse Sérgio Monteiro, na comissão parlamentar de inquérito das Parcerias Público-Privadas (PPP).

O responsável explicou que \"havia lucros\" que o Governo estimava em 21,6 milhões de euros.

Sérgio Monteiro afirmou que em dezembro de 2011 \"não havia fundamento\" para o Estado evocar o incumprimento da concessionária ou para realizar a rescisão unilateral do contrato, resgatando a concessão do Túnel do Marão.

Segundo o responsável, os pagamentos que foram realizados no final de 2011 pela Direção Geral de Finanças \"não tiveram qualquer intervenção da secretaria de Estado [das Obras Públicas]\".

A secretaria de Estado [das Obras Públicas] não teve qualquer intervenção na Direção Geral do Tesouro\", frisou Sérgio Monteiro, sublinhando que o Governo \"está no justo tempo para defender o interesse patrimonial do Estado\"

Lusa, 2013-05-06

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Auto-estrada Transmontana (IP4) - Página 3 Empty Estado rescindiu com concessionária do Túnel do Marão

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Jun 22, 2013 9:45 am

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Solução à vista

Auto-estrada Transmontana (IP4) - Página 3 Tunalmarao_c


Estado rescindiu com concessionária do Túnel do Marão

O Estado resgatou a concessão do Túnel do Marão, com justa causa fundada no incumprimento pela Concessionária Auto-estradas do Marão, que parou a obra em Junho de 2011, segundo o Diário da República (DR).

O despacho assinado pelos secretários de Estado das Finanças, Manuel Rodrigues, e das Obras Públicas, Sérgio Monteiro, foi publicado no segundo suplemento do DR de segunda-feira.

De acordo com o documento, a decisão de rescisão “produz efeitos imediatos, logo após ser notificada à concessionária\".

A concessionária Auto-estradas do Marão, que junta as empresas Somague a MSF, decidiu suspender as obras em toda a extensão da auto-estrada que vai ligar Amarante a Vila Real a 27 de Junho de 2011.

Dois anos depois e depois de um longo processo negocial, o Estado anuncia uma solução para o problema.

No início do mês, numa visita a Trás-os-Montes, o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, referiu que seria encontrada uma solução “até meados deste mês”.

Agora, todo o processo transita para o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) que entrega os bens da concessão à Estradas de Portugal (EP), desde os troços já construídos e abertos ao tráfego, bem como projetos, plantas ou direitos de propriedade industrial.

Segundo o DR, a EP deverá accionar a garantia bancária através da qual esta prestou caução no contrato de concessão do Túnel do Marão, enquanto o IMT deve calcular o montante do direito indemnizatório decorrente do incumprimento do contrato pela concessionária e de que o Estado entende ser titular.

O documento refere que o “conjunto de incumprimentos que se verificam no presente momento (da obrigação de executar a obra pública concessionada, de aportação de fundos próprios pelos accionistas, de obtenção de financiamentos de fundos alheios, da obrigação de manter e operar os sublanços que se encontram já em serviço, para além de adiante são referidos) representam uma violação grave das obrigações da concessionária, com prejuízo acentuado para o interesse público, que esta não está em condições de sanar”.

Por isso mesmo, o Estado português “entende que se verificou o incumprimento definitivo do contrato de concessão em resultado de violações graves e não sanadas das obrigações contratuais”.

Os sublanços, cuja construção está interrompida, deveriam ter entrado em serviço em 13 de Novembro de 2012.

De acordo com Pedro Passos Coelho, o impasse deveu-se “a uma divergência insanável com a dona da obra (a Somague) e já não existia outra solução senão o Estado retirar para si próprio aquela obra para a poder concluir”.

A preocupação do Governo é, explicou na altura o governante, que os financeiros, nomeadamente o sindicato bancário, aceitassem “transferir pata o Estado, no caso a Estradas de Portugal, as condições financeiras que estavam no contrato inicial”.

O primeiro-ministro afirmou ainda “o Governo já garantiu financiamento” e irá “retomar a obra tão rapidamente quanto possível”.

A 27 de Junho de 2011 e pela terceira vez desde o início da empreitada no verão de 2009, as obras nesta auto-estrada foram suspensas: primeiro por causa de duas providências cautelares interpostas pela empresa Água do Marão e, depois, alegadamente devido a falta de financiamento.

Esta auto-estrada, que inclui o maior túnel rodoviário da Península Ibérica e resulta de uma parceria público privada, tinha um custo inicial estimado de 350 milhões de euros, em pico de obra chegou a dar emprego a 1.400 trabalhadores e a envolver cerca de 90 pequenas empresas.

Lusa, 2013-06-18


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Auto-estrada Transmontana (IP4) - Página 3 Empty BE de Vila Real quer saber valor da portagem no viaduto de autoestrada do Corgo

Mensagem por Joao Ruiz Qua Jul 24, 2013 10:52 am

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A4 fica pronta em agosto

BE de Vila Real quer saber valor da portagem no viaduto de autoestrada do Corgo

O Bloco de Esquerda de Vila Real quer saber quanto custou o viaduto do Corgo, com uma extensão de 2.796 metros, e qual o preço da portagem deste troço da Autoestrada Transmontana, indica hoje um comunicado daquela força partidária.

A Concessionária Autoestradas XXI anunciou na semana passada que a Autoestrada Transmontana, que liga Bragança a Vila Real, fica pronta em agosto.

Neste momento estão operacionais 102 dos cerca de 130 quilómetros da autoestrada e até ao final do mês de julho vão abrir mais 18 quilómetros entre Santa Comba de Rossas e o nó da Amendoeira, em Macedo de Cavaleiros.

Falta terminar, depois, os trabalhos em cerca de 10 quilómetros do distrito de Vila Real, em que se inclui o viaduto do Corgo, onde esta semana se faz o ensaio de carga.

Até ao momento, os únicos troços portajados nesta autoestrada são as variantes de Bragança e Vila Real que têm como alternativa o atual Itinerário Principal 4 (IP4).

Na zona de Vila Real, o troço que incluiu o viaduto do Corgo será portajado na íntegra.

O Bloco de Esquerda de Vila Real quer saber \"concretamente quais os custos para os automobilistas da variante associada com o viaduto, e qual o desvio do custo da obra relativamente ao orçamentado\".

Opositor desde início à construção deste viaduto, o Bloco refere que a opção por esta \"variante é cara, mais extensa que o correspondente troço do IP4 e volta a unir-se a esta via\".

O BE alertou ainda para os impactes ambientais decorrentes desta obra, \"que se estende ao longo da mancha mais importante de reserva ecológica e que corta a rede Natura 2000 no próprio vale do rio Corgo, tendo dado origem a importantes movimentos de terras, cuja minimização permanece por realizar\".

A altura desta estrutura desde a fundação até ao topo dos mastros é de 197 metros. Na zona de maior desnível em relação ao solo, o tabuleiro eleva-se a mais de 230 metros do fundo do vale do rio Corgo.

A construção do viaduto arrancou em março de 2010 envolvida em polémica e muitas críticas a esta complexa obra de arte por parte de ambientalistas e moradores próximos da estrutura, que constituíram o movimento cívico \"Cidadãos por Vila Real\".

O viaduto ergue-se a sul da cidade de Vila Real, entre Parada de Cunhos e Folhadela.

O Bloco de Esquerda alertou ainda para o que considera ser a inutilidade a médio prazo deste investimento.

É que a Autoestrada do Marão vai ligar à Autoestrada do Marão, cuja construção está parada há dois anos.

O Governo já resgatou a concessão, onde se incluiu a construção de um túnel rodoviário com 5,6 quilómetros, mas não é conhecida qualquer data para o reinício os trabalhos.

Lusa, 2013-07-24

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Auto-estrada Transmontana (IP4) - Página 3 Empty Autoestrada Transmontana abre hoje 18 quilómetros no distrito de Bragança

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Ago 03, 2013 11:12 am

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Fim do mês abre na total

Autoestrada Transmontana abre hoje 18 quilómetros no distrito de Bragança

A Autoestrada Transmontana abre hoje mais 18 quilómetros ao tráfego, no distrito de Bragança, prevendo-se que a via esteja concluída em toda a extensão até final de agosto, anunciou a concessionária.

O diretor geral da Autoestradas XXI, Rodrigues de Castro, disse aos jornalistas que hoje entra em serviço o sublanço entre os nós da Amendoeira, em Macedo de Cavaleiros, e Santa Comba de Rossas.

Com esta abertura fica totalmente concluída a via no território correspondente ao distrito de Bragança.

Depois, na sexta-feira, deverá abrir o troço correspondente a Vila Real Sul.

Segundo Rodrigues de Castro, fica apenas por ligar o sublanço, onde se insere o viaduto do Corgo, que está dependente da conclusão da construção do nó de Parada de Cunhos.

Este nó estava inicialmente incluído na concessão da Autoestrada do Marão mas que, devido à paragem da obra há dois anos, passou para a Autoestrada Transmontana.

De acordo com o responsável, esta autoestrada deverá abrir em toda a extensão até ao final de agosto.

A «Transmontana» ficará concluída com um ano de atraso relativamente ao prazo inicialmente estipulado, que era setembro de 2012.

Entretanto, têm surgido algumas queixas por parte de automobilistas relativamente a abatimentos na estrada, em troços já abertos ao tráfego, nomeadamente entre Murça e Mirandela.

Rodrigues de Castro reconheceu estes \"percalços\" na nova autoestrada e justificou-os com as condições atmosféricas que se faziam sentir quando a obra foi feita. \"Estamos a falar do inverno, altura do ano pouco propícia para esse tipo de obra\", referiu.

O responsável salientou que os troços onde se verificam os abatimentos estão \"devidamente sinalizados\" e disse que as situações estão a ser estudadas e monitorizadas, para ver qual a evolução do assentamento.

\"Há situações que estamos a reparar mais superficialmente e outras mais profundamente, em função das situações que nos obrigaram a tal retificação\", sublinhou.

A Autoestrada Transmontana foi construída no âmbito de uma parceria público privada adjudicada, em 2008, ao consórcio liderado pela Soares da Costa, com um custo de 510 milhões de euros.

A denominação que os automobilistas encontram nas placas informativas é A4, já que a via corresponde ao prolongamento da autoestrada que já liga o Porto a Amarante.

Lusa, 2013-08-01

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Auto-estrada Transmontana (IP4) - Página 3 Empty Mais dois anos e 150 milhões de euros para concluir Túnel do Marão

Mensagem por Joao Ruiz Dom Ago 11, 2013 8:23 am

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70% do tunel já executada

Auto-estrada Transmontana (IP4) - Página 3 Tunel_marao_obra

Mais dois anos e 150 milhões de euros para concluir Túnel do Marão

O presidente da Estradas de Portugal diz que serão precisos mais dois anos e 150 milhões de euros para concluir a Autoestrada do Marão.

Depois de dois anos de obra parada, em Junho o Estado rescindiu o contrato de concessão do Túnel do Marão invocando justa causa fundada no incumprimento por parte da concessionária Autoestrada do Marão.

Entretanto a concessão da autoestrada, que está a ser construída entre Amarante e Vila Real e inclui um túnel rodoviário com 5,6 quilómetros, passou para as mãos da EP. Hoje, no decorrer de uma visita à Autoestrada Transmontana, que liga Vila Real a Bragança, António Ramalho referiu que serão precisos cerca de mais dois anos para a conclusão da obra.

Ou seja, para os trabalhos avançarem, será necessário abrir um novo concurso público internacional, o que demorará pelo menos um ano. \"Não era provável nem previsível nem possível que qualquer obra, qualquer iniciativa, tivesse lugar antes de um ano após esse período\", salientou.

Depois, segundo o presidente da EP, serão ainda precisos mais \"oito a nove meses para concluir a obra\". António Ramalho estima ainda que será possível concluir a Autoestrada do Marão sem \"significativos sobrecustos\". \"Para mim são não significativos sobrecustos se estivermos a falar entre mais ou menos 10%\", frisou. Uma estimativa que está, no entanto, dependente de não haver \"surpresas\" na construção civil, documentais ou do lado do financiamento.

Segundo o responsável, para concluir a autoestrada serão precisos cerca de 150 milhões de euros. Esta autoestrada tinha um custo inicial estimado de 375 milhões de euros, em pico de obra chegou a dar emprego a 1.400 trabalhadores e a envolver cerca de 90 pequenas empresas.

Em relação ao financiamento, a EP está continuar os contactos com os anteriores financiadores e a ultimar os estudos para candidatura a fundos europeus. António Ramalho referiu ainda que está a ser feito um levantamento do inventário documental relacionado com a concessão e, em relação à situação da obra, está-se a verificar \"in loco\" as conclusões do estudo realizado há dois meses pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).

\"Também estamos, neste momento, a fazer um levantamento tridimensional por laser que nos permita uma avaliação de quantidades mais eficaz do que aquela que se faz por medições simples\", salientou. A Autoestrada do Marão já está executada em cerca de 70% do projecto.

Os sublanços, cuja construção está interrompida, deveriam ter entrado em serviço em Novembro de 2012. O consórcio construtor era o Infratúnel, constituído pelas empresas Somague e MSF.

Lusa, 2013-08-09

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Auto-estrada Transmontana (IP4) - Página 3 Empty Portagens na Autoestrada Transmontana são, para já, «não tema»

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Ago 17, 2013 8:20 am

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Está praticamente concluída

Auto-estrada Transmontana (IP4) - Página 3 Antonioramalho_ep

Portagens na Autoestrada Transmontana são, para já, «não tema»

O presidente da Estradas de Portugal (EP) disse hoje que a introdução de portagens na Autoestrada Transmontana é, para já, um «não tema», apesar de ser uma preocupação crescente entre os utilizadores daquela via.

Está praticamente concluída a ligação direta por autoestrada de Vila Real a Bragança. Da totalidade dos 134 quilómetros desta via, falta concluir o nó de ligação ao Itinerário Principal 4 (IP4), em Parada de Cunhos (Vila Real), o qual deverá abrir até ao final do mês.

Com a conclusão da obra, crescem também as preocupações quanto à introdução de portagens nesta autoestrada, cujo 80% do traçado foi construído sobre o IP4.

É que, apesar de o contrato inicial prever portagens apenas nas variantes às duas cidades transmontanas, em fevereiro de 2011, o então primeiro-ministro José Sócrates anunciou que a autoestrada transmontana iria ter o mesmo regime de portagens das SCUT, mas com uma isenção para os residentes.

Questionado sobre este assunto durante uma visita ao Viaduto do Corgo, incluído naquela infraestrutura, o presidente da EP, António Ramalho, afirmou hoje que "isso não é um tema".

"O nosso contrato tem portagens em 10% da autoestrada, o que corresponde a 14 quilómetros. Esse é o contrato que está em vigor", salientou.

Este é, no entanto, um assunto que, segundo António Ramalho, será "mais tarde discutido noutros termos".

"Não está garantido em lado nenhum que não sejam introduzidas portagens ou que não haja esforços por toda a gente", salientou.

António Ramalho lembrou o "investimento significativo" que a obra representa e que ainda "não está pago".

"Será paga apenas a partir de 2014 e, a partir de 2014, teremos um custo em média de cerca de 60 milhões por ano", acrescentou.

O período de pagamento vai até 2039.

Esta subconcessão foi já objeto de renegociação tendo a EP e a Autoestradas XXI chegado a um acordo que permitirá alcançar uma poupança de cerca de 81 milhões de euros e ao pagamento adicional à EP de 17 milhões de euros, relativo à partilha de benefícios decorrentes da otimização de soluções construtivas.

António Ramalho referiu ainda que esta autoestrada tem "risco de tráfego partilhado" e que a via tinha uma previsão inicial na ordem dos 14 mil veículos, taxa média diária.

Valores que se estimam agora que desçam para os sete a 10 mil veículos diários em toda a área da concessão.

O presidente quis ainda realçar o esforço efetuado na construção desta infraestrutura rodoviária, que inclui 160 obras de arte normais (pontes e viadutos) e mais 22 obras de arte especiais. Nestas insere-se o Viaduto do Corgo que possui 2.796 metros de extensão e 197 metros de altura

Lusa, 2013-08-12

http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQtTAznm8AmkrQ-4uvd1t7AUI5kwjF3P5gaOusYwVIMOwKwlOdKRA

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Auto-estrada Transmontana (IP4) - Página 3 Empty Auto-estrada que liga Vila Real a Bragança está concluída

Mensagem por Joao Ruiz Qui Set 12, 2013 4:50 pm

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O viaduto mais alto do país

Auto-estrada Transmontana (IP4) - Página 3 Viaduto_corgo

Auto-estrada que liga Vila Real a Bragança está concluída


A Autoestrada Transmontana, entre Vila Real e Bragança, ficou hoje concluída com a abertura ao trafego automóvel do Viaduto do Corgo, numa extensão de 2.796 metros, anunciou à agência Lusa a Estradas de Portugal (EP).

O viaduto, o mais alto construído no país, ergue-se a sul da cidade de Vila Real, entre Parada de Cunhos e Folhadela, onde se inclui a ponte sobre o rio Corgo, e teve um investimento de 85 milhões de euros.

Com a entrada em funcionamento do viaduto, a Autoestrada Transmontana, num total de 134 quilómetros, ficou concluída, assim como a sua ligação em autoestrada entre o IP4, em Vila Real, e a EN 122, em Espanha.

A «Transmontana» foi construída no âmbito de uma parceria público-privada adjudicada, em 2008, ao consórcio liderado pela Soares da Costa, e ficou concluída com um ano de atraso relativamente ao prazo inicialmente estipulado, que era setembro de 2012.

O custo total da autoestrada é de 510 milhões de euros.

“A utilização deste último troço está sujeita ao pagamento de portagem exclusivamente através do sistema eletrónico, sem possibilidade de pagamento manual no local, sendo o pagamento manual apenas possível em regime de pós-pagamento”, referiu a concessionária.

A circulação no troço tem um custo entre os 0,70 e 1,65 cêntimos.

O viaduto, em betão armado pré esforçado, apresenta uma extensão total de 2.796 metros e divide-se em três subviadutos contínuos - o poente, nascente e o central -, constituído por um vão central atirantado e dois pilares.

Os pilares principais da ponte têm 134 metros de altura, desde a sapata da fundação até ao tabuleiro (inclusive), enquanto os mastros se elevam 63 metros acima do tabuleiro.

A altura desde a fundação até ao topo dos mastros é de 197 metros. Na zona de maior desnível em relação ao solo, o tabuleiro eleva-se a mais de 230 metros do fundo do vale do rio Corgo.

Na construção do Viaduto do Corgo foram utilizados 110 mil metros cúbicos de betão e 26 mil toneladas de aço

A construção arrancou em março de 2010 envolvida em polémica e muitas críticas a esta complexa obra de arte por parte de ambientalistas e moradores próximos da estrutura, que constituíram o movimento cívico "Cidadãos por Vila Real”.

A associação ambientalista Quercus apresentou uma queixa na Comissão Europeia contra o Estado português, que foi arquivada e que incidia essencialmente na passagem da via pelo Sítio de Interesse Comunitário (SIC) Alvão-Marão e pela Rede Natura 2000.

Lusa, 2013-09-09

Auto-estrada Transmontana (IP4) - Página 3 Auto

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Auto-estrada Transmontana (IP4) - Página 3 Empty Foi concluída a «autoestrada transmontana numa extensão de 134 km»

Mensagem por Joao Ruiz Dom Set 29, 2013 1:53 pm

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Última Colónia Portuguesa

Auto-estrada Transmontana (IP4) - Página 3 Barroso_da_fonte

Foi concluída a «autoestrada transmontana numa extensão de 134 km»

Durante muitos anos, a Província de Trás-os-Montes foi, na prática, a última colónia Portuguesa. Por diversos motivos. Mas especialmente por ser aquela que estava mais longe, em horas de viagem, entre Bragança e Lisboa, centro de todas as injustiças e decisões iníquas.

Em 1401 nasceu a Casa de Bragança, através do casamento da filha de Nuno Álvares Pereira e de Leonor de Alvim, com D. Afonso, filho bastardo do Rei D. João I. Foi um casamento opulento, não pela festa, porque os noivos eram gente simples. Mas pelo enxoval, ou mais propriamente, dos títulos honoríficos, terras e haveres que cada noivo recebeu. D. Beatriz herdou toda a enorme fortuna da Mãe – a barrosã D. Leonor de Alvim – que casara (em criança) com D. Vasco Gonçalves Barroso, o alcaide do Castelo de Montalegre e senhor das Terras de Barroso, Chaves, Basto e Bragança. Casara pela beleza daquela com a qual não terá chegado a consumar o matrimónio. O marido, já viúvo, vivia regalado na sua Quinta de Pedraça. O prior do Crato – D. Álvaro Gonçalves Pereira – oriundo da região de Basto, teve 19 filhos de Iria Gonçalves do Carvalhal, além de mais 13, de duas outras mulheres. Foi homem influente nos negócios do reino e da monarquia. Conhecera Vasco Gonçalves Barroso. E, na herança que legou à jovem esposa, que não deixara de ser donzela, espreitou na viuvinha rica, bela e virgem, um excelente casamento para o filho Nuno que andava pelos 16 anos. Nuno não pretendia casar. Mas a Mãe, Bragançana de peso na Corte, deixara-se seduzir pelo Prior do Crato. E os 19 filhos de ambos constituíam uma preocupação que implicava grande esforço para a época.

Foi desse esforço conjunto que a nobreza do tempo usufruiu para juntar o útil ao agradável.

Um primeiro passo foi a concretização do sonho de D. Álvaro Pereira. O segundo chegou por acréscimo. O Braganção era figura humana de grande temor. Ou honravam a memória da familiar que o Prior manchara, ou andaria mouro na costa. Braganção impôs-se. Nuno estava no sangue deste e do Prior. Que melhor dádiva do que fundar a Poderosa Casa de Bragança que entre 1442 e 1910, tinha mais peso do que a Corte e a política desses 460 anos?

A cidade de Bragança entrou na história por esta via que os investigadores ainda não deslindaram. A República, gerou o Estado Novo que cuidou dos ricos e ignorou os pobres.

Toda a fronteira norte que servira de atalaia às forças Lusas, viveu sempre mais perto da Galiza do que de Lisboa. Eram os Transmontanos os primeiros a pagar os impostos, a cumprir as leis e a ser chamados para extinguir os «incêndios». E sempre os últimos a receber os benefícios sociais. Chegavam a Coimbra, ao Porto e a Braga. Mas dali para norte era um espécie de colónia onde a luz do espírito só chegava pelas frinchas de uma ou outra nesga de sol de inverno. O comboio foi o transporte que mais tarde ali chegou. E, onde chegou, foi o primeiro a desaparecer. Chaves, Mirandela, Tua, mal chegaram a ouvir o apito. Estradas poucas e loucas. Curvas e contra-curvas, covas e mais covas, porque o alcatrão era desviado nas cidades onde morava o poder. O alcatrão chegou apenas às vilas e cidades e num revestimento que desaparecia em cada novo inverno.

A guerra e a emigração levaram os braços mais válidos. Nos meados do século XX a mais distante Região do Terreiro do Paço, ficou reduzida a velhos e crianças que mais pareceram cidadãos indígenas no trato e no acesso aos bens essenciais. Partindo de Lisboa de avião chegava-se mais depressa a Angola, Brasil, Estados Unidos, do que saindo de comboio para Miranda do Douro, Babe ou Tourém.

Nos fins do século e do milénio quiseram alguns mais influentes encurtar distâncias com um pequeno avião que, saindo de madrugada, ia a Lisboa e voltava com o sol posto. Foi sol de pouca dura. Porque as barras de ouro acabaram e os cofres ficaram vazios.

Do pouco que sobrou e depois de o país ter auto-estradas, aos pares, na beira mar e rumo às parias, alguém se lembrou de que Trás-os-.Montes nem um palmo desse feitiço cheirava. Congeminaram furar o Marão. E ligar o país rico ao país pobre. Quando a vergonha já tresandava lembram-se de ligar o Porto a Quintanilha (fronteira com a Espanha). Em 2007 era muita a vontade mas pouco o dinheiro que se gastou em desdobráveis publicitários que anunciavam um paraíso para todos.

Acaba de ler-se na imprensa Transmontana que, finalmente, foi concluída a «autoestrada transmontana numa extensão de 134 km». Esse percurso liga Vila Real a Bragança e apenas 14 km são portajados. Foram gastos 510 milhões de euros. Mas para que se conclua a A4 ainda é preciso terminar o Túnel do Marão, um troço de três dezenas de quilómetros, sendo de 5, 6 km o túnel que parou em Junho de 2011, por causa da «pesada herança» que nos faz apertar o cinto, a cada dia que passa.

Ocorre esta abertura de 134 km quando também fica transitável ao público um troço de 12 km da EN 311, entre Cabeceiras e Lodeiro de Arque. Foram mais de três anos de pesadelos, de socalcos, de nevoeiros sem marcação. Um flagelo que se espera acabe depressa. As marcações estão prontas. Heureca!

Barroso da Fonte, Netbila, 2013-09-27

Auto-estrada Transmontana (IP4) - Página 3 Portugal

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Auto-estrada Transmontana (IP4) - Página 3 Empty Comissão Intermunicipal de Trás-os-Montes atribui mortes no IP4 a impasse no Túnel do Marão

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Dez 21, 2013 5:03 pm

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«Continuam a morrer transmontanos»

Auto-estrada Transmontana (IP4) - Página 3 Americo_pereira_rosto

Comissão Intermunicipal de Trás-os-Montes atribui mortes no IP4 a impasse no Túnel do Marão

O presidente da Comunidade Intermunicipal de Trás-os-Montes, Américo Pereira, acusou esta quarta-feira o Governo de "permitir que continuem a morrer transmontanos no IP4" por causa do impasse no Túnel do Marão.

A declaração do autarca, que também preside à Câmara de Vinhais, surge na sequência de dois acidentes quase simultâneos, na segunda-feira, no mesmo local na zona de Vila Real, que envolveram quatro viaturas, uma delas um autocarro, de que resultaram um morto.

O presidente da CIM Trás-os-Montes defendeu, em declarações à Lusa, que estes acidentes que causaram um morto e grandes prejuízos" seriam "com certeza" evitados se estivesse concluída a autoestrada do Marão.

Os acidentes ocorreram justamente no troço de 19 quilómetros da concessão que integra o Túnel do Marão e cuja obra está parada há mais de dois anos por alegados problemas financeiros do consórcio liderado pela Somague.

"É importante que o Túnel do Marão seja rapidamente concluído e que seja executado o resto das obras que falta em termos de autoestrada", reclamou o autarca que dirige a comunidade intermunicipal composta por nove municípios do distrito de Bragança: Bragança, Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor, Vimioso e Vinhais.

Américo Pereira exortou os transmontanos a "exigirem" a resolução do problema, argumentando que "não podem continuar a dar a sua confiança eleitoral ao PSD e ao Governo com todas as promessas de que esses assuntos estariam resolvidos e, passado este tempo, continuam a assistir a estas desgraças".

"Dói, é confrangedor quem vai para o Porto reparar nos viadutos e nas pontes completamente abandonados - e, porventura, até já não estarão no melhor estado de segurança-, olhar para aqueles dois buracos que se encontram ali no Marão (os túneis) e apercebermo-nos que nada disto vai acontecer nos próximos tempos", declarou.

Alertou ainda que o impasse na obra "vai trazer custos muito maiores porque por novamente tudo em funcionamento vai custar muito dinheiro".

"É um esbanjar de dinheiros e é naturalmente permitir que continuem a morrer transmontanos no IP4", frisou.

O autarca observou ainda que está "perfeitamente provado que as autoestradas são absolutamente fundamentais em termos de segurança rodoviária", apontando o exemplo da redução da sinistralidade desde que ficou concluída a Transmontana, que liga Vila Real a Bragança.

A autoestrada do Marão foi adjudicada na mesma época, em 2008, e corresponde ao traçado mais complicado do atual IP4 em termos de sinistralidade.

Esta via é a que falta para que seja possível viajar entre Bragança e o Porto sempre em autoestrada.

JN, 2013-12-19

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Auto-estrada Transmontana (IP4) - Página 3 Empty Obras do túnel do Marão podem recomeçar nos próximos meses

Mensagem por Joao Ruiz Ter Jan 28, 2014 8:41 am

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«Durante o primeiro semestre»

Auto-estrada Transmontana (IP4) - Página 3 Tunel_marao_2013

Obras do túnel do Marão podem recomeçar nos próximos meses


"Estado resgatou essa concessão e nós iremos retomar essas obras muito brevemente", promete o primeiro-ministro. O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, espera que "durante o primeiro semestre de 2014" possam ser retomadas as obras no Túnel do Marão, que estão paradas há mais de dois anos.

Passos Coelho lembrou hoje, em Bragança, que já anunciou várias vezes a intenção do Governo "desbloquear este assunto" e avançou com um novo prazo para o reinício das obras, até Junho.

"O Estado resgatou essa concessão e nós iremos retomar essas obras muito brevemente e espero que nos próximos meses essa questão fique desbloqueada", afirmou,à margem de uma sessão com militantes locais sobre a sua recandidatura a presidente do PSD.

Passos Coelho recordou que o Governo considerou "muito importantes" e que "era preciso prosseguir" com as infra-estruturas em curso na região de Trás-os-Montes, de onde é natural, enquanto "bloqueou" ou "reconverteu" outras obras em curso no país, nomeadamente no âmbito das parcerias público-privadas (PPP) rodoviárias.

A concessão do Marão é a que falta construir para que seja possível viajar entre a fronteira, em Bragança, e o Litoral, no Porto, sempre em auto-estrada. "Eu espero que essa questão possa ficar desbloqueada muito em breve", reiterou o primeiro ministro.

Os trabalhos da auto-estrada do Marão, entre Vila Real e Amarante, que inclui o túnel, estão parados há quase dois devido a dificuldades financeiras do consórcio construtor, liderado pela Somague.

Em Junho, o Estado rescindiu o contrato de concessão do Túnel do Marão invocando justa causa fundada no incumprimento por parte da concessionária Auto-estrada do Marão. Entretanto, a concessão da auto-estrada passou para as mãos da EP - Estradas de Portugal.

Em Agosto, o presidente da EP, António Ramalho, afirmou que seriam precisos mais dois anos e 150 milhões de euros para concluir a Auto-estrada do Marão. Ou seja, segundo explicou na altura, para os trabalhos avançarem, será necessário abrir um novo concurso público internacional, o que demorará pelo menos um ano.

Depois, de acordo com o presidente da EP, serão ainda precisos mais "oito a nove meses para concluir a obra".

, 2014-01-20
In DTM

Auto-estrada Transmontana (IP4) - Página 3 Images?q=tbn:ANd9GcRmImabwPpPU_yaTjinUyPNMXAcaBZeKEJi55zwEOYIG8559p3R

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Auto-estrada Transmontana (IP4) - Página 3 Empty PS Bragança considera «mais um embuste» promessa de Governo sobre Túnel do Marão

Mensagem por Joao Ruiz Ter Jan 28, 2014 8:45 am

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«Embuste matreiro»

Auto-estrada Transmontana (IP4) - Página 3 Jorge_gomes_bri

PS Bragança considera «mais um embuste» promessa de Governo sobre Túnel do Marão

A Federação Distrital de Bragança do PS considerou hoje "mais um embuste matreiro" do Governo o anúncio do primeiro-ministro de que pretende retomar as obras no Túnel do Marão ainda durante o primeiro semestre.

Os socialistas de Bragança exigem "factos concretos" e "medidas calendarizadas", argumentando que "chega de intenções demagogas e estéreis", lê-se num comunicado enviado à Lusa e assinado pelo presidente da federação distrital, Jorge Gomes.

A reação da distrital do PS surge depois de no sábado, o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, ter avançado, em Bragança, que espera retomar "durante o primeiro semestre de 2014" as obras no Túnel do Marão, paradas há mais de dois anos.

"Choca a todos os transmontanos este desplante, esta falta de respeito, este branqueamento de inaptidão política e do erro passado, bem como da gritante miopia político-estratégica em nome do interesse nacional", considera o PS de Bragança.

Para o presidente da federação, o primeiro-ministro, "que apenas se lembra do Nordeste Transmontano quando vai a votos, ou para prejudicar as populações" que lá vivem, devia apresentar "factos concretos e medidas calendarizadas", em vez de, "com pezinhos de lã e grande ligeireza, vir aventar a possibilidade de durante o primeiro semestre de 2014 retomar as obras do Túnel do Marão".

"Chega de mãos cheias de intenções demagogas e estéreis no que representam mais um embuste matreiro deste Governo à região, aos portugueses, aos investidores internacionais, que já não acreditam num Governo cuja agenda se centra em malabarismos de gestão de ciclos eleitorais e não no que de facto importa, que é a criação de condições para o desenvolvimento da região e do país", lê-se no comunicado.

A Federação Distrital de Bragança do PS "considera uma deplorável falta de respeito o facto de, por motivos estritamente eleitoralistas, o primeiro-ministro deste país, com um populismo desmensurado, desrespeitar a dignidade de todos os Transmontanos".

Os trabalhos da autoestrada do Marão, entre Vila Real e Amarante, que inclui o túnel, estão parados há mais de dois devido a dificuldades financeiras do consórcio construtor, liderado pela Somague.

Depois de quase dois anos de obra parada, em junho de 2013, o Estado rescindiu o contrato de concessão do Túnel do Marão invocando justa causa fundada no incumprimento por parte da concessionária Autoestrada do Marão e resgatou a obra.

Entretanto a concessão da autoestrada passou para as mãos da EP - Estradas de Portugal.

Em agosto, o presidente da EP, António Ramalho, afirmou que seriam precisos mais dois anos e 150 milhões de euros para concluir a Autoestrada do Marão.

Segundo explicou na altura, para os trabalhos avançarem, será necessário abrir um novo concurso público internacional, que -- calculou - demorará pelo menos um ano.

Depois, de acordo com o presidente da EP, serão ainda precisos mais "oito a nove meses para concluir a obra".

Lusa, 2014-01-21

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