Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Macedo de Cavaleiros

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Macedo de Cavaleiros Empty Macedo de Cavaleiros

Mensagem por Joao Ruiz Ter maio 04, 2010 6:36 am

Padre é acusado de ser autoritário

Macedo de Cavaleiros 5745_st

Presidente de Talhas pediu afastamento do pároco local

O pároco de Talhas já anda há algum tempo nas bocas do mundo. É acusado de ser agressivo e autoritário quando fala com os paroquianos e de os seus sermões assumirem um cariz político.

Temendo, aliás, que o clima entre pároco e paroquianos azede de vez, o presidente da Junta de Freguesia já pediu ao bispo que o afaste da paróquia. No entanto, o mau feitio do padre já ultrapassou as fronteiras das freguesias que pastoreia. No passado mês de Fevereiro chegou mesmo a agredir o segurança do hospital de Macedo por este o ter impedido de visitar, fora da hora de visita, um familiar que ali estava internado. No entanto, ao jornal “A Voz do Nordeste”, que deu a notícia, o padre desvalorizou os acontecimentos, afirmando que tudo “já passou e o assunto está resolvido”.

Em Macedo, onde há uns meses atrás era visto quase diariamente, o padre Carlos Fonseca era tido como pessoa de poucas falas. O facto de não dar as boas horas a quem não conhece era, aliás, comentado. No entanto, em Talhas, a opinião sobre o pároco vai muito mais além do seu feitio reservado.

O presidente da Junta, Benjamim Rodrigues, diz mesmo que o clérigo tem uma conduta incompatível com as funções que exerce. “O padre tem interferido com os corpos sociais da Comissão Fabriqueira e do Centro Social e Paroquial, retirando e colocando pessoas sem dar qualquer satisfação desses actos”, especifica o autarca. Além disso, Benjamim Rodrigues diz que o pároco trata com agressividade as pessoas que o confrontam com tais decisões. O presidente da Junta adianta que nos “vários episódios de agressões verbais a pessoas da aldeia, o padre repete com veemência que quem manda é ele e que aos paroquianos apenas compete obedecer”. Por isso, acrescenta o autarca, o sacerdote “já teve de ser escoltado, à saída da igreja da aldeia, pela Guarda Nacional Republicana” (GNR).

Embora recusando dar a cara, alguns habitantes de Talhas confirmam que “há um mau clima na aldeia” devido ao alegado comportamento incorrecto do padre. Alegam que este, além de fazer “sermões assumidamente políticos na igreja”, criticando o actual Governo e as juntas de freguesias afectas ao Partido Socialista, também exerce coacção sobre os elementos da Fábrica da Igreja e do Centro Social e Paroquial da freguesia onde ele agora é presidente. Benjamim Rodrigues diz mesmo que o clérigo ameaça as pessoas, insinuando que se lhe não obedecerem terão de sofrer as devidas consequências. Apesar disso, há também quem assuma que deixou de ir à missa por não concordar com o comportamento do pároco. Uma delas pertenceu à Fábrica da Igreja e outras estiveram sempre envolvidas nas diversas actividades do culto. Foi por todos os motivos expostos que o presidente da Junta decidiu apresentar, pessoalmente, queixa do pároco ao bispo da diocese. Temendo que o clima instalado chegue ao ponto do confronto físico, o autarca pede o imediato afastamento do pároco.

Ao jornal “a Voz do Nordeste (que há uma semana deu a notícia), o padre Carlos Fonseca negou, no entanto, que tivesse sido agressivo com as pessoas e que tivesse criado divisões na aldeia. Pelo contrário, considerou que “as divisões estavam criadas antes” de ele chegar e que “agora está tudo diferente, mas para melhor”. “Sou um simples padre que tem a missão de levar a palavra de Deus aos seus paroquianos”, justificou.

Agrediu segurança com guarda-chuva

Porém, o lado mais agressivo do padre Carlos Fonseca manifestou-se, no passado mês de Fevereiro, no átrio do hospital de Macedo, quando lhe foi negado pelo porteiro o acesso à enfermaria, para visitar, fora da hora da visita, um familiar que ali estava internado. Face a tal determinação, o clérigo terá manifestado algum nervosismo, situação que levou o porteiro a pedir ajuda ao segurança de serviço. Mas o padre, que também é capelão no dito hospital, também não terá tido grandes contemplações com o agente em causa, quando este o informou que não podia subir para a pretendida visita. Como resposta, o segurança recebeu insultos e agressões, inclusivamente com um guarda-chuva. O segurança ter-se-á limitado a defender, incrédulo, com o que estava a suceder. Perante a confusão que se ali se instalou, alguns funcionários acorreram ao local, tendo alguns deles também sido insultados. Este procedimento está agora a ser objecto de um inquérito interno no hospital de Macedo, não obstante o padre já ter pedido desculpa ao segurança, em causa.

Recomposto, o sacerdote dá o assunto por encerrado garantindo que tudo “já passou e o assunto já está resolvido”. Contactado pelo jornal “A Voz do Nordeste”, o bispo da diocese, D. António Montes, confirmou as queixas, mas preferiu não falar do assunto. Apenas explicou que o mesmo estava a ser tratado internamente.

João Branco, Semanário Transmontano, 2010-05-04

Embarassed Rolling Eyes Laughing

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Macedo de Cavaleiros Empty Piaget promove Universidade de Verão

Mensagem por Joao Ruiz Sex maio 21, 2010 5:36 am

Ocupar crianças e jovens em férias

Piaget promove Universidade de Verão

Tendo por base experiências anteriores, como os projectos Academia de Desporto e Vocalize, o primeiro iniciado em 2007 e o segundo em 2008, com os quais pretendeu dar resposta pontual às necessidades do concelho em termos de ocupação de crianças e jovens em período de férias, este ano, o Instituto Jean Piaget de Macedo de Cavaleiros vai acrescentar a estes projectos a iniciativa Universidade de Verão.

Com a intervenção pedagógica que denominou de Academia de Desporto, a instituição pretendeu pôr em prática medidas que estimulam e favorecem o aparecimento de novos praticantes, novas estruturas e a implementação e dinamização de novas actividades.

O projecto Vocalize, que tem vindo a ser consolidado ao longo dos três anos de funcionamento, conta já com um grupo alargado de participantes (mais de 40), em cada ano, que canalizam, durante seis dias, todas as suas energias para a actividade vocal. Ambos os projectos contam com o apoio da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, através da criação de bolsas, potenciando uma troca de expe-riências gratificantes para todos.

E é imbuído do mesmo espírito que o Instituto Paiget insere, este ano, a proposta Universidade de Verão – Campus Académico de Macedo de Cavaleiros.

A selecção dos cursos a integrar no dito projecto teve em conta dois aspectos: o da “percepção dos interesses dos jovens e do seu eventual enquadramento em período de férias, permitindo associar a componente lúdica e de lazer com a aprendizagem mais formal, num contexto que, acima de tudo, é de férias, embora privilegiando as formações essencialmente práticas e o da “disponibilidade de docentes e instalações para os períodos, que também coincidem com os períodos de férias de alguns docentes”.

João Branco, Semanário Transmontano, 2010-05-21


Macedo de Cavaleiros SHa_reading

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Macedo de Cavaleiros Empty Feira de São Pedro 2010 com Mariza e Yves Larock

Mensagem por Joao Ruiz Seg maio 24, 2010 6:10 am

26 de Junho a 3 de Julho

Feira de São Pedro 2010 com Mariza e Yves Larock

Com orçamento mais baixo que no ano passado, a 27ª edição Feira de São Pedro, em Macedo de Cavaleiros, terá também entradas a um preço simbólico.

O objectivo é superar os cem mil visitantes da edição anterior, aumentando o volume de negócio aos expositores.

A Câmara ainda deve à Associação Comercial o valor que cobre a dívida da edição do ano passado, mas as transferências estão acordadas entre ambas as partes

150 mil euros é o orçamento da edição deste ano da Feira de São Pedro.

A maioria dos expositores virá de fora do concelho e Mariza, cabeça de cartaz, será mesmo o contrato mais caro.

Quanto a dívidas de edições anteriores, a Câmara já fez uma transferência, e promete fazer as restantes na próxima semana.

Pagos estão cerca de 25 mil euros, a pagar faltam 170 mil.

“Já fizeram uma transferência e já acordaram com o banco que na próxima semana transferem o restante que são 170 mil euros” refere o presidente da Associação Comercial de Macedo de Cavaleiros.

A organização colocou as entradas a um euro.

Um preço simbólico, que tem como objectivo trazer gente à feira e captar clientes para os expositores, pois são eles quem faz o certame. “Queremos ir ao encontro daquilo que os expositores querem que é ter muita gente na feira” afirma António Cunha, salientando que “a mistura do tipo de espectáculos, os bilhetes a um euro e os 35 mil convites que fazemos é que faz com que haja muita gente na feira”.

Mariza encabeça o cartaz, mas pelo palco macedense passam vários artistas nacionais e estrangeiros, a pensar em dois públicos.

“A primeira metade da feira é virada para um público com mais idade com a Mariza, o Fernando Pereira, Herman José e Quim Barreiros” adianta António Cunha. A segunda metade “deixamos para o pessoal mais jovem com o DJ Yves Larock e o tributo ao Michael Jackson” acrescenta.

A juntar aos espectáculos e aos expositores nas naves haverá também uma feira de artesanato.

A Feira de São Pedro 2010 decorre de 26 de Junho a 3 de Julho.

Brigantia, 2010-05-24
In DTM

Macedo de Cavaleiros 00020248

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Macedo de Cavaleiros Empty Problemas de quedas de tensão

Mensagem por Joao Ruiz Dom maio 30, 2010 10:20 am

Problemas de quedas de tensão

Freguesia de Olmos, Macedo de Cavaleiros com mais luz

A EDP procedeu à remodelação das redes de baixa tensão e iluminação pública na freguesia de Olmos, concelho de Macedo de Cavaleiros, tendo sido desmontados 530 metros de rede existente que foi substituída por 1070 metros de cabos torçados.

Foram criadas três novas saídas de baixa tensão o que aumentou a selectividade e se traduz em melhor continuidade de serviço.

Foram resolvidos os problemas de quedas de tensão existentes, resultantes do crescimento dos consumos. O nível de iluminação foi significativamente melhorado graças às novas luminárias instaladas, modernas e eficientes.

AA, 2010-05-30
In DTM

Razz

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Macedo de Cavaleiros Empty Oito anos de prisão para homicida de Vale Prados

Mensagem por Joao Ruiz Dom Jun 06, 2010 11:01 am

Os populares não concordaram

Oito anos de prisão para homicida de Vale Prados

Oito anos de prisão efectiva e uma indemnização de trinta mil euros à família da vítima, foi a condenação decretada, esta tarde, pelo Tribunal de Macedo de Cavaleiros, ao homicida de Vale Prados, que há um ano matou a tiro de caçadeira um indivíduo encapuzado e armado que entrou na sua propriedade.

Uma pena com atenuação especial. A moldura penal para um crime de homicídio simples, com recurso a arma de fogo vai de 10 a 21 anos de prisão.

O Ministério Público pediu 15 anos de prisão efectiva nas alegações finais, mas Elías Fernandes acabou condenado a oito anos de prisão e a trinta mil euros de indemnização, quando tinham sido pedidos 384 mil.Um cúmulo jurídico de duas penas: sete anos e seis meses por homicídio simples e um ano e cinco meses por posse e uso de arma ilegal.

A atenuação deveu-se a factores como a idade do arguido, agora com 76 anos, que depreende a “necessidade de uma pena menor”, a ausência de antecedentes criminais, a colaboração com a polícia e os estragos anteriores de que a sua horta tinha sido alvo.Contudo, o juiz presidente revelou que houve indícios de matar, não tendo havido legítima defesa, mas sim excesso de defesa.

Não se provou que a vítima fosse para agredir o arguido e tendo sido militar da GNR “não teria avançado de peito livre, mas sim tentado escapar e sacado a arma que trazia”. Não houve qualquer indício de que tivesse tentado fazê-lo.

O advogado de defesa, refere que ainda não está decidido um possível recurso. “Compreendo a posição do tribunal de júri pois mostra bastante humanidade. Agora vou conversar com o meu cliente para a hipótese de querer recorrer” afirma Abrantes Pereira.

O advogado lembra que tendo em conta a moldura penal, a pena poderia ter sido mais agravada. “Podia ter apanhado uma pena mais elevada. Olhando para a moldura penal, a pena vem para patamares bastante baixos” salienta.

O arguido deve cumprir a pena no Estabelecimento Prisional de Bragança.Os populares presentes não concordaram com a sentença. Acharam que oito anos foi demais e queriam a absolvição. “Sou obrigado a concordar, mas este homem nunca fez mal a ninguém. O que ele fez, qualquer um fazia” afirma Guilhermino Silva, um dos habitantes de Vale Prados. “Ele devia ser absolvido” considera.

Brigantia, 2010-06-06

Rolling Eyes Idea

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Macedo de Cavaleiros Empty Obra sem consenso em Macedo

Mensagem por Joao Ruiz Sex Jun 11, 2010 4:16 pm

Obra sem consenso em Macedo

O novo parque de estacionamento

O novo parque de estacionamento que está a ser construído no centro da cidade de Macedo de Cavaleiros não reúne consenso.

A oposição considera que o equipamento prejudica a futura zona verde.

A Câmara garante que não e que o parque de estacionamento vai até servir essa nova zona

Há cerca de 15 anos a Assembleia Municipal de Macedo aprovou a desactivação do antigo cemitério da cidade e a transladação dos corpos para o novo cemitério para naquele lugar construir um parque de estacionamento em altura.

Neste momento, a autarquia macedense está a construir um parque de estacionamento, mas por detrás da rua Pereira Charula.

O vereador socialista, defende que o investimento que está a ser feito nesta nova obra deveria ser canalizado para o parque que se pretendia construir no antigo cemitério.

“Julgamos que esta não é a melhor forma porque o dinheiro que se vai gastar neste parque devia ter sido canalizado para uma obra começada há seis anos” refere Rui Vaz.

O espaço do antigo cemitério continua ermo e o vice-presidente da autarquia de Macedo, afirma que poderá surgir no local uma zona ajardinada. “Na altura pensava-se fazer um parque de estacionamento coberto, ma Macedo não tem carros suficientes para esse espaço” justifica Duarte Moreno, acrescentando que “estamos a ponderar outro projecto que poderá ser uma zona para dignificar o local”.

Quanto à construção do actual parque de estacionamento, Rui Vaz teme que vá afectar a existência do parque da cidade.

“Aquilo que nos incomoda é ver que não há planificação para aquela zona. Estrategicamente não há nada que nos diga que as coisas estão a ser feitas convenientemente” considera, salientando que “a dimensão daquela parque de estacionamento vai colidir com plano urbano da cidade”.

Duarte Moreno garante que o parque de estacionamento não vai matar a zona verde, mas sim servi-la. “A oposição quer fazer crer às pessoas que nós estamos a matar a zona verde e isso não é verdade” garante. “Estamos a cumprir o projecto na sua integra”.


O novo parque de estacionamento de Macedo de Cavaleiros deve estar pronto daqui a um ano e foi comparticipado em 75% pelo QREN.

Brigantia, 2010-06-10
In DTM

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Macedo de Cavaleiros Empty Encontro de bombeiros mergulhadores

Mensagem por Joao Ruiz Sex Jun 11, 2010 4:20 pm

Treino de mergulho

Encontro de bombeiros mergulhadores

Decorreu no domingo passado, na praia da Ribeira no Azibo, o I Encontro dos Bombeiros Mergulhadores do distrito de Bragança. Para além da troca de informações e experiências e do convívio entre os bombeiros, a iniciativa serviu para fazer um treino de mergulho para praticar e simular possíveis situações de salvamento.

O chefe da secção desportiva dos Bombeiros de Macedo, Rómulo Pinto, que promoveu o evento, sublinhou a importância da iniciativa com o facto deste encontro ter sido o primeiro desde que foram criados os grupos de bombeiros mergulhadores, em 2003.

A organização pretende repetir a experiência, já no próximo ano, só que num âmbito mais alargado, se possível a nível nacional.

João Branco, Semanário Transmontano, 2010-06-11
In DTM

Very Happy

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Macedo de Cavaleiros Empty Empresa de inserção em risco de fechar

Mensagem por Joao Ruiz Qui Jun 24, 2010 5:54 am

«Vassouras e Trapos»

Empresa de inserção em risco de fechar

A empresa de inserção social «Vassouras e Trapos», em Macedo de Cavaleiros, está em risco de fechar as portas, deixando no desemprego três funcionárias.

A unidade faz parte da Associação de Desenvolvimento Integrado de Macedo de Cavaleiros (ADIMAC), que no início deste ano foi forçada a encerrar a empresa de compotas «Da Tradição se Fez Doce».

A «Vassouras e Trapos» poderá vir a fechar a muito curto prazo, caso a direcção não consiga luz verde para o novo projecto que pretende candidatar a fundos comunitários, admitiu Cristina Brinço, a assistente social responsável pela empresa.
“Vamos fazer uma candidatura e estamos à procura de apoios para a financiar”, explicou a responsável ao Jornal Nordeste.

A unidade, criada para tratar da limpeza de casas de habitação, foi constituída há vários anos com o objectivo de ajudar a inserir no mercado de trabalho desempregados. Hoje, a direcção da ADIMAC não esconde as dificuldades. “Está mal”, revelou Cristina Brinço.

Há uns anos a «Vassouras e Trapos» teve sucesso e chegou a dar trabalho a 15 pessoas. Actualmente, apesar de ter mantido os clientes, tem sido difícil fazer face às despesas, porque alguns dos projectos não têm sido aprovados. “Não temos ninguém na secretaria, estas ideias são boas, mas acabam por ficar pelo caminho se não houver apoios de algum lado”, admitiu Cristina Brinço.

«Da Tradição se fez Doce», a primeira empresa de inserção a nascer no âmbito da ADIMAC, também conheceu anos de sucesso a confeccionar compotas à base de fruta biológica da região. Nasceu em 1999 e foi extinta este ano, por falta de viabilidade económica. “Apesar de as compotas serem consideradas de qualidade, o volume de vendas diminuiu, a facturação caiu para metade, porque a procura baixou drasticamente. Não era produto barato, nem o podia ser porque era artesanal e nada tinha a ver com o que se vende em supermercados”, explicou a assistente social.

Empresa «Da Tradição se Fez Doce» encerrou por falta
de viabilidade económica


As receitas não davam para cobrir os gastos, principalmente as despesas de aluguer do espaço que a empresa ocupava na cooperativa agrícola. «Da Tradição se Fez Doce» foi criada quando a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros era liderada por um executivo do PS, e até ao ano passado estava instalada num espaço da autarquia. No início de 2009 foi transferida para a cooperativa agrícola, sendo a renda suportada com a ajuda da autarquia, que no ano passado deixou de apoiar. “Desde então que deixamos de conseguir pagar. Era insuportável, acabamos por não cumprir”, lamentou Cristina Brinço.

Nessa altura, a empresa de compotas tinha três funcionárias, mas duas estavam de baixa aquando do encerramento, pelo que apenas uma acabou por ficar desempregada.

A criação da empresa de inserção social «Da tradição se fez doce» foi um projecto financiado por sete anos, que terminou em Julho de 2009. Apesar das tentativas para a manter de pé, sem ajudas, acabou por não resistir.

Glória Lopes, Jornal Nordeste, 2010-06-24


Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Macedo de Cavaleiros Empty «Contrariar a crise» é o principal objectivo da Feira de S. Pedro deste ano

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Jun 26, 2010 9:56 am

27ª Edição arranca amanhã

Macedo de Cavaleiros Mariza

«Contrariar a crise» é o principal objectivo da Feira de S. Pedro deste ano

Arranca amanhã, em Macedo de Cavaleiros, a 27ª edição da Feira de S. Pedro. A aposta nos grandes concertos, alguns dos quais estreias absolutas na cidade, como os espectáculos de Mariza, amanhã, e de Herman José, na próxima segunda-feira, continua a ser a estratégia que a Associação Comercial e Industrial (ACIMC) local, que organiza o evento, adoptou para atrair público.

Mas sem perder de vista o objectivo principal, que é proporcionar às empresas a oportunidade de vender os seus produtos e serviços. Se a organização tivesse que escolher um slogan para caracterizar a edição deste ano seria: dispostos a contrariar a crise.

A quantidade de expositores, 230, que vão estar presentes no certame é o exemplo que o presidente da ACIMC, António Cunha, indica para ilustrar o nível que a Feira de S. Pedro atingiu, no contexto da região. O dirigente considera que, mesmo assim, o número apontado “corresponde a uma selecção feita após a análise dos pedidos de inscrição, obedecendo essa escolha a critérios de preservação da qualidade do espaço, tendo sempre presentes princípios de exigência de pavilhões cuidados e com evidente bom gosto estético”.

Na sua perspectiva, “foi cuidando destes aspectos que a imagem da Feira de S. Pedro se consolidou”. De resto, o procedimento contou sempre com “ a receptividade das empresas, que são as principais beneficiárias de tão elevados níveis de exigência”.

Tendo embora início em 1983, só desde 1990 é que o evento é organizado pela ACIM. Desde então tem conseguido enquadrar padrões tradicionais relativos à festa com todos os condimentos que servem para ilustrar a realidade económica de toda a região. Para além da qualificada exposição em espaço coberto, onde os equipamentos relativos às energias renováveis (fotovoltaica e térmica) podem despertar curiosidades dignas de realce, a 27ª edição do certame também vai continuar a dedicar especial atenção ao artesanato e a divulgar a qualidade dos produtos alimentares da região.

Por isso, António Cunha volta a frisar que o futuro da Feira tem de ser repensado no sentido da mesma “evoluir tendencialmente para áreas cobertas, onde caibam todos os sectores de exposição”. Isto para acautelar eventuais condições meteorológicas adversas, chuva e granizo, que em anos anteriores já causaram alguns dissabores, não apenas à organização, mas sobretudo aos expositores que não usufruem do tal espaço coberto dos pavilhões.

Para além do espectáculo com Mariza, na noite de abertura, e do de Herman José, na próxima segunda-feira (dia 28), as noites de 27 (domingo) e 29 serão preenchidas com as actuações de Fernando Pereira e Quim Barreiros, respectivamente. Na noite de quarta-feira, actuarão alguns artistas da região, como Cristiana, Teresa Costa, Ana Rita Prada, Daniel Cardini e GDM Hoper’s , e nas três noites restantes Yves LaRock, Moonraisers e tributo a Mickael Jackson. Além de “um acontecimento, uma festa e uma oportunidade de negócios”, o presidente da ACIMC pretende que o evento seja também “um certame que tenha como preocupação fundamental promover Macedo de Cavaleiros e a região”.

Isto porque o dirigente entende “que existe o desejo de cativar investimento, atrair pessoas interessadas em engrossar o tecido empresarial local e patrocinar os vários recursos existentes criando riqueza”.

João Branco, Semanário Transmontano, 2010-06-25

Macedo de Cavaleiros 000203FC

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Macedo de Cavaleiros Empty Música dá vida a Ala

Mensagem por Joao Ruiz Sex Jul 16, 2010 5:30 am

Música dá vida a Ala

Macedo de Cavaleiros Bombos_de_ala

Grupo de Bombos de Ala e Banda Filarmónica do Brinço são grupos de referência que enaltecem a freguesia


Nasceu de uma brincadeira entre amigos e transformou-se num grupo de referência regional. O Grupo de Bombos de Ala, no concelho de Macedo de Cavaleiros, tem vindo a cativar o público e já levou o nome da freguesia a vários pontos do País.

Há cinco anos foram comprados nove bombos para um pequeno de grupo de amigos, mas desde a primeira hora que se revelarem insuficientes tendo em conta a vontade de jovens e idosos em fazer parte do grupo. Então, a Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Ala (ACRDA) optou por comprar mais bombos, tendo o grupo começado com 12 elementos. A adesão dos mais novos esteve na origem do seu crescimento e, actualmente, conta com 27 elementos, entre os quais quatro músicos a tocar saxofone.

Os saxofonistas entraram para o grupo na sequência do ensino de música proporcionado pela ACRDA. “Desde há um ano que vem um professor de música de Bragança ensinar os jovens e os menos jovens, quem quiser aprender. Também dá uma ajuda ao nível do grupo de bombos, visto que agora acompanhamos os saxofones em músicas populares”, realça o presidente da associação, João Luís Salsas.

Criado em ano de eleições, o grupo começou por ser convidado para acompanhar a campanha eleitoral e foi assim que deu os primeiros passos e se deu a conhecer fora da freguesia. Actualmente, conta com diversas actuações no currículo, quer regionais, quer a nível nacional, quer em eventos mais populares e, até, religiosos. “Já acompanhamos uma procissão em Valdrez (Macedo de Cavaleiros)”, conta João Luís Salsas.

Construção de um polidesportivo para a juventude é uma
das principais necessidades
da freguesia

Além disso, os bombos de Ala têm levado o nome da freguesia a vários pontos do País, como é o caso das Festas do S. João, em Esposende, onde já marcaram presença vários anos. Na agenda têm, ainda, saídas marcadas para a Régua ou Passos de Ferreira e durante o Verão, o grupo também marca presença nas festas e romarias da região.

“Somos solicitados durante todo o ano. Temos um protocolo com a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros (CMMC) para animarmos os eventos promovidos pela autarquia. E também costumamos marcar presença nas festividades de Carnaval”, conta o presidente da associação.

Para os mais novos integrar o grupo de bombos é uma forma de diversão e convívio entre gerações, visto que os elementos têm entre os 8 e os 61 anos.

O presidente da Junta de Freguesia de Ala, Luís Manuel, reconhece a importância do grupo de bombos para divulgar o nome da freguesia, mas enaltece o facto da freguesia contar com mais duas associações culturais e recreativas, uma em Meles e outra no Brinço, onde se destaca a Banda Filarmónica, que também é muito requisitada, principalmente no Verão.

O Encontro de Grupos Tradicionais, que este ano se vai realizar no dia 12, também é uma iniciativa que traz gente de toda a região a Ala. Este ano, esperam, também, ser visitados por grupos oriundos de outros pontos do país. Apesar de ser uma freguesia onde ainda há muitos jovens, as escolas primárias já fecharam as portas e servem, agora, de apoio às associações e à população. “Os grupos, tanto os bombos, como a banda filarmónica, são constituídos por pessoas de todas as idades, mas importa realçar que a juventude também tem um papel importante para a preservação destes grupos”, enaltece o autarca.

Para criar mais condições para os jovens, o presidente da Junta afirma que gostaria de construir na freguesia um polidesportivo, até porque há jovens que se deslocam a Macedo para praticar futebol ou futsal. No entanto, Luís Manuel lembra que esta obra só poderá avançar com o apoio financeiro da CMMC.

Com cerca de 800 habitantes, a freguesia de Ala guarda, igualmente, património com importância histórica, como é o caso das igrejas matriz ou da Casa brasonada dos Falcões, que outrora empregou muita gente da freguesia nos trabalhos agrícolas.

Teresa Batista, Jornal Nordeste, 2010-07-15
In DTM

Macedo de Cavaleiros 10806

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Macedo de Cavaleiros Empty Vereadores do Partido Socialista querem subestação da EDP fora da cidade

Mensagem por Joao Ruiz Seg Jul 19, 2010 5:12 am

Deslocalização da subestação

Vereadores do Partido Socialista querem subestação da EDP fora da cidade

Os vereadores do Partido Socialista (PS) apresentaram, na reunião da segunda-feira passada, uma proposta para que Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros interceda junto da EDP para que esta proceda à deslocalização da subestação para fora do perímetro urbano, «tendo em conta os transtornos que a mesma acarreta para o normal desenvolvimento da cidade, bem como para a qualidade de vida dos seus habitantes».

Os autarcas socialistas alegam que quando foi construída nos meados do século passado, a aludida subestação era uma «infra-estrutura periférica que não interferia com a vida e o normal desenvolvimento da então vila», situação que hoje já não se verifica.

Dizem os vereadores que é “inadmissível” manter a situação, visto que o “desenvolvimento de todo o perímetro urbano da hoje cidade de Macedo de Cavaleiros levou a que esta infra-estrutura se encontre no actual centro urbano, e com todas as consequências que tal facto representa”.

Por isso, os eleitos socialistas propõem que “a Câmara Municipal marque, com carácter de urgência, uma reunião com os responsáveis da empresa, na qual os vereadores da oposição pedem para estar presentes, com o objectivo de tratar da deslocalização da referida subestação para fora do perímetro urbano da cidade”.

A esta questão, que ficou sem resposta no aspecto de os vereadores socialistas poderem estar presentes na solicitada reunião a agendar, o presidente da Câmara, Beraldino Pinto, respondeu que parte da situação poderá ficar resolvida com a construção da Central de Camionagem, mas disse também que não pode ser exigida à EDP uma solução definitiva assim de um momento para o outro.

João Branco, Semanário Transmontano, 2010-07-18

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Macedo de Cavaleiros Empty 2ª Edição da Moda Ajam/ Moda Macedo 2010

Mensagem por Joao Ruiz Ter Ago 10, 2010 4:50 am

.
Dia 14 de Agosto

2ª Edição da Moda Ajam/ Moda Macedo 2010

No dia 14 de Agosto a AJAM – Associação Juvenil dos Artistas Macedenses vai realizar a 2ª Edição da Moda Ajam/ MODA MACEDO 2010 com o apoio do Município de Macedo de Cavaleiros. Sendo um dos pontos altos do plano de actividades da AJAM, gera uma onda de entusiasmo nos associados que têm aqui uma oportunidade de dar asas à sua imaginação idealizando criações originais e desfilando com vestuário de lojas da localidade.

Premiar os utentes da AJAM que ao longo do ano frequentam o Atelier de Actividades e se disponibilizam para representar a Associação nos eventos do protocolo e promover a economia local são os desígnios desta iniciativa. Por outro lado a abertura de um casting permite a outros jovens conhecer o universo AJAM.

A AJAM pretende proporcionar aos seus associados uma experiência diferente onde a moda, a dança, a música e a performance se cruzem num espectáculo multidisciplinar para a comunidade. Por outro lado pretende dar um contributo para o desenvolvimento da economia local convidando lojas ligadas ao vestuário e calçado para vestir os utentes da AJAM.

Esta iniciativa em divide-se em 2 partes complementares:

MODA AJAM – Desfile de peças de vestuário idealizadas pelos utentes da AJAM e concebidas pela figurinista JULITA SOUSA e pelo Atelier de costura de HERMINIA PINTO;

MODA MACEDO - Desfile de peças de vestuário e calçado (Criança, jovem e adulto) cedidas pelas lojas de Macedo de Cavaleiros cúmplices da AJAM.

, 2010-08-10
In DTM

Macedo de Cavaleiros 12060

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Macedo de Cavaleiros Empty 750 mil euros para recuperar Convento de Balsamão

Mensagem por Joao Ruiz Qua Ago 11, 2010 3:13 am

.
Em Chacim

Macedo de Cavaleiros Convento_balsamao

750 mil euros para recuperar Convento de Balsamão

Já foi reaberta aos fiéis a Igreja do Convento de Balsamão, em Chacim, Macedo de Cavaleiros.

O espaço de culto foi alvo de uma requalificação que custou cerca de 750 mil euros.

O padre Basileu Pires, superior dos Marianos em Portugal, descreve algumas das reformas que foram feitas além da igreja do convento de Balsamão.

“A parte da fachada foi enriquecida com granito, mas mantivemos a traça original. Fizemos também a parte da escadaria, mantendo o local, mas renovamos a cantaria toda” explica. “Fizemos também o arranjo exterior do lado sul da igreja e restauramos o claustro, mantendo as colunas e os granitos antigos, mas pusemos um novo pavimento, um novo alpendre”.

Para a concretização destas obras de remodelação, a Igreja de Balsamão teve de recorrer a empréstimos bancários recebendo ainda alguns donativos de fiéis.

“Andará por volta dos 750 mil euros” adianta. “Há dois anos que andamos a juntar o dinheiro e vamos continuar para pagar os juros que estamos a pagar ao banco e se calhar ainda teremos de pedir mais”.

Basileu Pires lamenta que o apoio das instituições da região tenha sido pouco. “Houve um pequeno donativo de uma câmara que até é vergonha dizê-lo e nem nomeio por respeito. Outra prometeu mas ainda não deu” refere. “A nível estatal não tivemos qualquer tipo de apoio” acrescenta. “As obras foram feitas com um pé-de-meia que tínhamos porque vendemos um terreno e uma casa que nos ofereceram e o resto é tudo donativos. Também nos ajudaram os nossos irmãos da Polónia” esclarece.

Durante as obras foram descobertos alguns frescos do século XVI/XVII, e com a reparação é agora possível datar a origem da igreja de Balsamão.

“Habitualmente estão escondidos, mas deixámos uma portada para ter acesso a eles” afirma. “O picar do reboco antigo permitiu-nos descobrir a idade da igreja que deve ser do início do séc. XVIII” revela.

Foi ainda descoberta uma moeda antiga, com as cinco quinas portuguesas e uma antífona mariana, que estava bastante deteriorada.


Brigantia, 2010-08-10
In DTM

Macedo de Cavaleiros Portugal

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Macedo de Cavaleiros Empty Produtores de Bragança e Vinhais juntam-se à cooperativa de castanha de Macedo

Mensagem por Joao Ruiz Sex Set 03, 2010 10:28 am

.
«Mudar as Práticas»

Produtores de Bragança e Vinhais juntam-se à cooperativa de castanha de Macedo

A cooperativa Soutos os Cavaleiros já tem cerca de meia centena de produtores de castanha associados.

A cooperativa nasceu do projecto «Mudar as Práticas», com apenas 12 agricultores do concelho de Macedo de Cavaleiros e agora chega perto dos 50, com associados dos concelhos vizinhos de Bragança e Vinhais.

Em 2012, a Cooperativa conta ter uma unidade industrial.

Uma Unidade Industrial que ficará situada na Zona Industrial de Macedo de Cavaleiros, e que vem substituir o armazém onde actualmente é colocada a produção.

Um espaço cedido pelo actual presidente da Cooperativa Soutos os Cavaleiros, Manuel Rodrigues, também presidente da Junta de Freguesia de Podence, uma das freguesias produtoras de castanha, no concelho macedense.

Esta unidade, que pode abrir portas em 2012, vai permitir alargar o leque de ofertas da cooperativa.

“Contamos ter essa unidade industrial em 2012 pois vai permitir fazer a calibragem do produto para vendermos a castanha por variedades e transformar o produto em compotas, farinhas e até para congelar” explica Salomé Caturna, da Rede Social de Macedo.

A Cooperativa Soutos os Cavaleiros apenas comercializa a castanha, mas o objectivo é alargar o trabalho a outras micro-produções.

“A batata poderá ser uma das áreas a agarrar e depois a área dos frutos vermelhos que se conjuga muito bem com a castanha e os cogumelos” refere. “O objectivo desta unidade industrial é também exportar” avança.

A Cooperativa faz ainda um trabalho ao nível da mudança de práticas, permitindo ao agricultor ganhar escala e rentabilizar o seu produto.

“Esses produtores de castanha não sabiam dar qualidade à castanha mudando práticas culturais. Não sabiam rentabilizar a produção, ter mais e com qualidade, comercializar o produto com marca, embalagem, rotulagem, transformá-lo” refere, salientando que “neste momento já o estão a fazer e com sucesso”.

Associado a este projecto «Mudar as Práticas» há ainda um vasto conjunto de seminários e de acções de sensibilização junto dos agricultores para encetar outras formas de trabalhar o castanheiro e a castanha, melhorando o produto que anualmente chega à Cooperativa Soutos os Cavaleiros.

Brigantia, 2010-09-02
In DTM

Macedo de Cavaleiros Amigos

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Macedo de Cavaleiros Empty Ninguém sabe a quem pertence a Barragem da Carvalheira

Mensagem por Joao Ruiz Sex Out 01, 2010 10:05 am

.
Albufeira está a ser despejada

Macedo de Cavaleiros 6425_st

Ninguém sabe a quem pertence a Barragem da Carvalheira

A Barragem da Carvalheira está a ser esvaziada por camiões cisterna de empreiteiros e ninguém consegue pôr cobro a tal situação. O vereador do Partido Socialista Rui Vaz levantou a questão na reunião de Câmara da passada segunda-feira e a resposta dada pelos responsáveis pela gestão camarária foi manifestada por um gesto de surpresa.

O Semanário TRANSMONTANO (ST) também quis obter, junto da mesma entidade, uma explicação para a situação. Vagamente foi apenas esclarecido que a infra-estrutura deve pertencer ao Instituto da Água (INAG), que tutela os recursos hídricos do país. Questionada sobre o assunto, a Administração Regional de Hidráulica do Norte (ARHN) do Porto também não soube esclarecer esta dúvida e prometeu dissipá-la, na terça-feira passada, informação que, até hoje, ainda não deu. Neste vaivém de incertezas, um responsável institucional da área do Ministério Ambiente adiantou que a Barragem afinal pertenceria à Cooperativa Agrícola de Macedo de Cavaleiros.

Porém, a agremiação agrícola garante que não. Na Cooperativa dizem que a Barragem foi de facto construída para lhes ser entregue, mas que publicamente o que se sabe é que a entidade que a explorou, desde há mais de 30 anos, antes da construção da Barragem do Azibo, foi a Câmara Municipal, como captação principal da água que abastecia a então vila de Macedo de Cavaleiros. Aliás, este abastecimento ainda chegou a ser restabelecido pontualmente, em várias ocasiões, já depois de a adução do Azibo estar a funcionar.

Argumentava-se então que a captação da Carvalheira ficava muito mais barata. Esse recurso deixou, no entanto, de ser utilizado após a entrega da responsabilidade do abastecimento de água ao concelho à empresa Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Neste jogo do empurra onde ninguém sabe a quem pertence o empreendimento, residirá a explicação para o facto da Barragem da Carvalheira, que outrora foi a principal fonte de abastecimento de água a Macedo de Cavaleiros, estar praticamente vazia. O vereador socialista acredita que os principais responsáveis pelo esvaziamento são os camiões cisterna dos empreiteiros que andam a construir o IP2. No entanto, pelo que atrás foi referido, ninguém terá alegadamente autoridade para proibir os empreiteiros de retirar dali a água.

Desta ausência de propriedade pode deduzir-se a explicação para o abandono a que a barragem foi votada, nos últimos nove/10 anos. É que, ao longo do perímetro do que resta de água da pequena albufeira - há alguns anos paraíso para os pescadores desportivos - o que mais ali sobressai, hoje, são os dejectos e pegadas de ovelhas que ali aportam para beber ou pastar. Da descarga de fundo esguicha um contínuo e enorme jacto de água, ao qual se poderá também atribuir a responsabilidade pela baixa cota da albufeira. Do descarregador de superfície demarcam-se apenas as paredes: o piso já foi dominado pelo matagal e pelas silvas. Ao que tudo indica, a barragem da Carvalheira foi construída com dinheiros públicos, no tempo do engenheiro Camilo Mendonça.


João Branco, Semanário Transmontano, 2010-09-30
In DTM

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Macedo de Cavaleiros Empty Crianças do pré-escolar vão continuar a «Aprender Saúde»

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Nov 13, 2010 8:26 am

.
Envolver as famílias no projecto

Crianças do pré-escolar vão continuar a «Aprender Saúde»

Um ano depois da implementação do «Aprender Saúde», a Escola Superior de Saúde do Piaget de Macedo decidiu dar continuidade às acções este ano lectivo. O feddback de pais e educadores foi positivo, embora não se tenham observado grandes mudanças comportamentais. No entanto, é notória uma maior sensibilidade das crianças do pré-escolar para possíveis problemas de saúde.

Feito o teste, o Aprender Saúde passou com distinção. O júri, pais e educadores de infância, gostou dos resultados das acções que visaram a correcção de posturas, a alimentação saudável ou a higiene oral, entre outras. Hoje as crianças estão mais sensíveis para os problemas, explica Elisa Dias, responsável pela Escola Superior de Saúde do Piaget de Macedo.

“Há uma percepção quer dos educadores quer dos príoprios pais relativamente ao projecto que houve uma abordagem positiva e uma influência positiva, pelo menos em termos de sensibilização das crianças para um determinado tipo de problemáticas e questões no âmbito da saúide, que é essa a nossa pretensão. Em termos de mudança materializável não podemos dizer que um comportamento muda por uma actuação de um mês ou dois... uma mudança de comportamento corresponde a uma nova interiorização de princípios e de regras que têm de ser assimiladas com algum tempo, alguma rotina e repetitividade.”

A Higiene Oral é apenas um exemplo daquilo que pode ser feito na Escola, mas que tem de obrigatoriamente ser acompanhado em casa. Caso contrário, há sensibilização, mas não há mudança comportamental.

“ Foi a cção que teve uma apreciação mais positiva pelas educadoras. Porque foi uma actividade que, embora possa não se ter materializado já uma mudança de comportamento, verificou-se que esse aspecto positivo realçado pelas educadoras tem a ver com o facto dessa acção ter implementado uma dupla dinâmica. Por um lado, a questão da descoberta, da investigação, com a construção da pasta dos dentes e, por outro lado, a prática da lavagem em si.”

O maior desafio do “Aprender Saúde”, este ano lectivo, é envolver as famílias no projecto.
“Seria mais produtivo ainda se envolvesse as próprias famílias. Evidente que não temos capacidade de intervenção comunitária como escola, porque também temos outros níveis de actuação prioritários... Mas o importante seria uma educação paralela entre a família e a criança, porque estamos a falar de crianças de pré-escolar em que a sua autonomia ainda está limitada, ou seja, as suas regras resultam desse processo de socialização. E se essas regras não são interiorizadfas no conceito “família” ou pelo menos perpetuadas, elas não ganham sentido”.

As temáticas a abordar são escolhidas pela Escola Superior de Saúde do Piaget e pela coordenadora do pré-escolar do Agrupamento de Macedo. Este ano, uma das novas temáticas a abordar será a Higiene Corporal.

Elisa Dias explica ainda a razão porque este projecto foi criado para o pré-escolar.

“Nós sabemos quer há vários programas de saúde que envolvem várias faixas etárias, no entanto, ao nível do pré-escolar nós consideramos que aquela que estaria a ser menos acompanhada”.

O projecto “Aprender Saúde” do Piaget vai continuar, pelo menos mais um ano, a sensibilizar as crianças do pré-escolar de Macedo de Cavaleiros.

Brigantia, 2010-11-10
In DTM

Macedo de Cavaleiros Super

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Macedo de Cavaleiros Empty Orçamento municipal cresce em tempos de crise

Mensagem por Joao Ruiz Qua Dez 15, 2010 9:00 am

.
Superior ao de 2010

Orçamento municipal cresce em tempos de crise

Apesar da contenção financeira, o valor do orçamento da câmara de Macedo de Cavaleiros para o próximo ano é superior ao de 2010.

Ao todo são cerca de 30 milhões de euros que a autarquia vai investir no próximo ano, no concelho.

Mais 2,6 milhões do que em 2010.

A autarquia procedeu a um corte nas verbas, mas por causa da atribuição de mais fundos comunitários, o valor disponível é superior ao do ano passado.

“Em termos de volume de obras é de facto extraordinário e deve-se ao facto de haver novas obras com taxas de comparticipação muito elevadas” explica o presidente da câmara, salientando que “é imperioso aproveitar esses financiamentos”.

Beraldino Pinto acrescenta que “em 2010 verificou-se que algumas obras que deveriam estar em fase mais adiantada sofreram atrasos e deslizam agora para 2011 o que vai dar um volume de investimento extraordinário”.

Obras como a central de camionagem, um centro ambiental e outro de desenvolvimento do cogumelo estão agendadas para o próximo ano.

Brigantia, 2010-12-15
In DTM

Macedo de Cavaleiros Tiphat

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Macedo de Cavaleiros Empty Associação Comercial e Industrial elegeu a mesma direcção

Mensagem por Joao Ruiz Qua Dez 29, 2010 8:41 am

.
Reeleito presidente da ACIMC

Macedo de Cavaleiros 6890_st_antoniocunha

Associação Comercial e Industrial elegeu a mesma direcção

As eleições para os corpos sociais da Associação Comercial e Industrial de Macedo de Cavaleiros (ACMC), que ocorreram na segunda-feira passada, foram pouco participadas. Dos 500 associados votaram apenas 44, número que é justificado por ter concorrido apenas uma lista. É, pois, desta forma, que António Cunha assume o quarto mandato consecutivo.

Para António Cunha, a afluência que se registou, na segunda-feira passada, nas eleições para os corpos gerentes da Associação Comercial e Industrial “é normal” quando concorre uma única lista. Mesmo há dois anos quando concorreram duas listas, também só votaram apenas 291 eleitores, o que não representou mais que 58 por cento de associados, sublinha. Na perspectiva do dirigente, o cenário “é um sinal de que os empresários estão satisfeitos com a actual direcção”.

Em conformidade com os resultados obtidos, o reeleito presidente da ACIMC promete uma política de continuidade. No entanto, não deixa de reclamar voz mais activa em aspectos que digam respeito ao desenvolvimento da cidade. Quer, por exemplo, que a Câmara Municipal ouça mais as associações do concelho, em geral, e a ACIMC, em particular. Em sua opinião, há matérias de política autárquica relativamente às quais a direcção da associação deveria ser escutada, nomeadamente nas áreas do urbanismo, da cultura e do desenvolvimento económico. Em seu entender, as situações que hoje são matéria de polémica pública, algumas das quais ainda poderão vir a causar imbróglios de alguma complexidade, poderiam ter sido evitadas, se a ACIMC tivesse sido ouvida. Como exemplos refere casos como o dos terrenos que estão previstos para a construção dos acessos à futura Central de Camionagem, parte dos quais estará ainda por negociar, ou o do impasse provocado pela demolição do prédio situado na Rua Pereira Charula, onde se pretende construir o acesso ao projectado parque de estacionamento, ou ainda o do terreno do cemitério velho, cuja demolição e processo de trasladação das ossadas só se justificariam se já houvesse um projecto definido para o local.

Mas o presidente da ACIMC tem também algumas ideias sobre o futuro da cidade, relativamente às quais acha que o poder autárquico não deveria ser indiferente. Refere-se à sua já assumida posição sobre o acesso directo da cidade à estância balnear do Azibo, através da abertura de uma grande avenida até à Arrifana. Na sua perspectiva, essa seria a obra mais estruturante para o desenvolvimento económico da cidade. É que, seria através dela que se faria o acesso, não apenas à futura praia fluvial de Vale de Prados, mas também às já existentes da Ribeira e da Fraga da Pegada, utilizando a marginal existente naquela área ao longo da albufeira, cujo piso deveria ser pavimentado para o efeito.

Relativamente à Feira de S. Pedro, António Cunha tem o propósito de manter a qualidade, no futuro, embora reduzindo às despesas como já assumiu ter feito, na edição deste ano. Quer também dar continuidade à Festa do Emigrante, dada a importância que a mesma representa para a cidade, no período de férias.


João Branco, Semanário Transmontano, 2010-12-28

Macedo de Cavaleiros Tiphat

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Macedo de Cavaleiros Empty Sequestrado em Macedo aparece manietado na mala do carro em Mirandela

Mensagem por Joao Ruiz Qua Jan 05, 2011 8:09 am

.
Natural de Arrifana

Sequestrado em Macedo aparece manietado na mala do carro em Mirandela

Um homem de 46 anos, que estava desaparecido de Macedo de Cavaleiros desde domingo, foi encontrado ontem de manhã, ferido com gravidade, dentro da mala do carro.

Natural de Arrifana, Vale Prados, o indivíduo ter-se-á deslocado à zona industrial para um encontro, às duas da madrugada, mas não voltou a casa.

O alerta foi dado à GNR pela companheira, ontem, por volta das 10 da manhã.

A GNR iniciou de imediato as buscas mas quando suspeitou de crime de sequestro encaminhou o caso para a Polícia Judiciária.

O homem acabou por ser encontrado junto à localidade de Eixos, em Mirandela, dentro da mala do seu carro, manietado e em hipotermia.

Apresentava diversos ferimentos tendo sido assistido pelo INEM e transportado para o Hospital de Mirandela.

As autoridades suspeitam de um possível ajustes de contas que poderá envolver a companheira, de nacionalidade brasileira e que alegadamente se dedicava ao alterne.

Brigantia, 2011-01-05
In DTM

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Macedo de Cavaleiros Empty Desculpa para poder passar a noite com uma amante

Mensagem por Joao Ruiz Sex Jan 07, 2011 9:45 am

.
Sequestro terá sido encenado

Desculpa para poder passar a noite com uma amante

Afinal tudo não terá passado de uma encenação.
O homem que foi encontrado manietado na mala de um carro em Mirandela terá simulado o seu próprio sequestro.

Ao que tudo indica, o indivíduo de 46 anos que desapareceu de Macedo de Cavaleiros na madrugada de domingo encenou um rapto.
Fonte da Polícia Judiciária, que está a investigar o caso, confirmou isso mesmo à Brigantia sem no entanto revelar mais pormenores.

A PJ está a preparar a divulgação de um comunicado onde deverá explicar os contornos desta situação caricata.
Ainda assim, ao que conseguimos apurar, o indivíduo terá usado o sequestro como desculpa para poder passar a noite com uma amante, de nacionalidade brasileira.

De recordar que o indivíduo desapareceu de Macedo de Cavaleiros na madrugada de domingo e foi encontrado dois dias depois, manietado, na mala do carro em Mirandela.
Um cenário que levou as autoridades a suspeitar de sequestro.

O homem apresentava diversos ferimentos, tendo sido assistido no hospital local.

Apesar das escoriações e dos hematomas, encontrava-se bem fisicamente.

Brigantia, 2011-01-06
In DTM

Embarassed Laughing

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Macedo de Cavaleiros Empty Empresário reclama dívidas da Câmara

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Jan 08, 2011 8:48 am

.
«Má pagadora»

Empresário reclama dívidas da Câmara

Um empresário de Bragança anunciou hoje que vai protestar, sexta-feira, em frente à Câmara de Macedo de Cavaleiros pelo incumprimento da autarquia, que acusa de «má pagadora» e de «acumular dívidas a empresas da região».

António Vieira Teixeira, gerente da SOPEDRA, uma empresa da área da transformação de granitos e mármores a laborar há 15 anos em Bragança, garantiu à Agência Lusa que «outras empresas vão juntar-se ao protesto», na sexta-feira, às 10:00.

O empresário, que emprega dez trabalhadores, remeteu para a hora do protesto a divulgação dos montantes das dívidas, mas assegurou que o incumprimento por parte do executivo social-democrata de Macedo de Cavaleiros está a «contribuir para o encerramento de algumas empresas».

Lusa, 2011-01-07

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Macedo de Cavaleiros Empty Empresário com dívida de 484 euros em protesto solitário contra Câmara

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Jan 08, 2011 8:52 am

.
«É aquilo que deve»

Empresário com dívida de 484 euros em protesto solitário contra Câmara

Um empresário de Bragança anunciou para hoje uma manifestação contra a Câmara de Macedo de Cavaleiros por dívidas a empresas da região, que resultou apenas num protesto solitário, por uma fatura de 484 euros.

"Uma valor ridículo e irrisório", explicou o vereador de Obras Públicas do município, Carlos Barroso, que considerou o protesto um "`fait-divers`" e "normal" existirem no volume de negócios da autarquia montantes superiores no relacionamento com empresas.

O empresário, conhecido por António "Leitão", reconheceu que a fatura de material fornecido em junho de 2010 para obras numa aldeia "é uma insignificância", mas justificou ter-se deslocado a Macedo de Cavaleiros por "aquilo que deve (a Câmara) a outros".

Lusa, 2011-01-08

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Macedo de Cavaleiros Empty Histórias do antes 25 de Abril em palco

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Jan 22, 2011 8:09 am

.
«O Baú das Memórias»

Histórias do antes 25 de Abril em palco

O Grupo de Teatro de Morais vai apresentar amanhã, no Centro Cultural, a sua nova peça: «O Baú das Memórias». O espectáculo revive histórias decorridas no período anterior ao 25 de Abril, como a falta de liberdade de expressão, a emigração «a salto» ou os duros tempos das jeiras. São apresentadas numa conversa de avó para neto, mostradas numa televisão gigante que serve de cenário.

O Grupo de Teatro de Morais é constituído por cerca de duas dezenas de pessoas, a sua maioria já idosos. Nascido através de uma iniciativa da Rede Social que vem combater a solidão e reunir em convívio várias gerações, o grupo entra em cena com a sua terceira peça.


ST, 2011-01-21
In DTM

Macedo de Cavaleiros Amigos

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Macedo de Cavaleiros Empty Feira da Caça de Macedo de Cavaleiros arrancou ontem com algumas novidades

Mensagem por Joao Ruiz Dom Jan 30, 2011 10:00 am

.
Feira da Caça, do Turismo

Feira da Caça de Macedo de Cavaleiros arrancou ontem com algumas novidades

Começou ontem a Feira da Caça, do Turismo e Festa dos Caçadores do Norte que decorrem em simultâneo até Domingo em Macedo de Cavaleiros. O Parque Municipal de Exposições é palco de mostras de fauna viva, espécies cinegéticas e falcoaria, entre outras actividades.

Sílvia Garcia, vereadora da cultura, refere que a procura por parte de comerciantes tem aumentado.

Este ano são cerca de 140 os expositores vindos de todo o país e também da vizinha Espanha.

“Houve uma procura muito grande e muitas rejeições. Penso que a nível de expositores tivemos um aumento em relação ao ano anterior. Temos tentado gerir melhor o espaço, de forma a darmos resposta a mais solicitações que temos todos os anos”.

Actividades como a Copa Ibérica de Cetraria, Montarias, corrida de galgos e o raide turístico fazem parte do cartaz, à semelhança de anos anteriores.

Este ano a novidade é uma largada de perdizes.

“Vamos manter a maior parte das actividades do ano anterior, desde as cinegéticas, às de animação. Este ano, e pela primeira vez, vamos ter uma largada de perdizes, a realizar na sexta-feira, a partir das 14 horas, ali junto à zona de caça de grijó. A novidade para este ano será a largada de perdizes, uma área que tem muitos adeptos e bastantes inscrições. Esperamos que haja boa adesão do público.”

Esta actividade conta já com várias inscrições de portugueses e espanhóis.

No ano passado passaram pela feira cerca de 20 mil pessoas.

Este ano Sílvia Garcia prevê uma adesão semelhante mas admite que a previsão de mau tempo e queda de neve possa levar a uma menor afluência ao certame.

“Espero atingir esse número, já não digo ultrapassar porque as condições climatéricas previstas não nos irão ajudar, mas penso que iremos ter muitos visitantes e que os 20 mil do ano passado seja um número que possa referenciar no término desta edição.”

A 15ª Feira da Caça e 5ª Feira do Turismo decorre até domingo em Macedo de Cavaleiros.


Brigantia, 2011-01-28
In DTM

Macedo de Cavaleiros Smilie34

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Macedo de Cavaleiros Empty Macedo tem novo limpa-neves

Mensagem por Joao Ruiz Qui Fev 03, 2011 6:03 am

.
Usado, veio da Alemanha

Macedo de Cavaleiros Limpa_neves_macedo

Macedo tem novo limpa-neves

Os bombeiros de Macedo de Cavaleiros têm agora mais um limpa-neves.

Adquirido há cerca de 15 dias, é usado, veio da Alemanha e já foi testado na neve que caiu na semana passada.

O novo equipamento traz mais valias.

“Para além de aumentar a nossa capacidade de espalhar sal que passa de duas para seis toneladas, tem ainda a particularidade de ter dois frontais” explica o comandante dos bombeiros de Macedo de Cavaleiros. “O primeiro vai até cinco metros de largura para limpeza de via e a segunda lamina lateral tem três metros de comprimento” acrescenta.

“Em pleno funcionamento, o carro dá para cobrir oito metros de limpeza de via e evita fazer diversas passagens” salienta.

No entanto o equipamento veio da Alemanha e não é novo.

Custou 60 mil euros já com legalização e transporte incluídos.

Se fosse novo rondaria os 150 mil euros o que, em tempos de crise, seriam insustentáveis.

“Este foi comprado na Alemanha. Não trabalhou muito pois era de uma empresa que faliu e o valor da compra foi óptimo pois as associações têm cada vez mais dificuldades de financiamento” sublinha João Venceslau.

O novo limpa-neves é de grandes dimensões e não cabe mesmo no quartel dos bombeiros de Macedo de Cavaleiros.

“As dimensões são enormes e por isso vamos ter de tirar meia dúzia de sinais para não os derrubarmos. Os primeiros tempos vão ser de adaptação, mas como aquilo é tudo material amovível podemos tirar as peças e montar conforme a necessidade” explica o responsável.

É mais uma resposta para fazer face aos nevões na região.

Brigantia, 2011-02-01
In DTM

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Macedo de Cavaleiros Empty População manifestou-se em Chacim contra encerramento de dependência bancária

Mensagem por Joao Ruiz Ter Mar 08, 2011 5:49 am

.
Aldeia de Chacim

Macedo de Cavaleiros Manif_chacim

População manifestou-se em Chacim contra encerramento de dependência bancária

Cerca de uma centena de populares da aldeia de Chacim, concelho de Macedo de Cavaleiros, manifestaram-se, esta manhã, contra o encerramento da Caixa de Crédito Agrícola.

A dependência vai abrir as portas apenas à segunda-feira e a população está revoltada e ameaça mesmo transferir as contas para outro banco. Às 8h a população estava concentrada na principal rua de Chacim e aguardava a chegada da funcionária do banco, que acusam de ajudar fechar a dependência.

Meia hora depois, funcionária, acompanhada pelo gerente da Caixa Agrícola de Macedo, foram vaiados pela população.
“Respeitem a gente, mais nada”, dizia um dos manifestantes, enquanto os funcionários pediam para os deixar ir trabalhar.

O presidente da Junta de Freguesia esteve reunido com o gerente do banco.
No final, José Génio não estava satisfeito com a decisão.

“Estivemos a falar com o director, em voz alta, e diz que não se justifica estar aberto um dia por semana. Devia estar aberto todos os dias até ao meio-dia. O director diz que vai a ver o que isto vai dar. Mas isto também vai passar por nós, se virmos que as pessoas vêm trabalhar e ficam com a porta fechada. Aí vamos fazer outra manifestação”, promete.

A Caixa agrícola está em Chacim há mais de cem anos. A abertura do banco apenas um dia por semana deixa a população revoltada, que ameaça tirar o dinheiro da instituição.

“O meu saco-o rápido, seja para Macedo ou para onde for. Tenho cá o seguro da casa, a minha conta e venho cá quase todos os dias carregar o telemóvel. As beiças são como as do Catalão da Torre, quando está frio até lhes custa a sair à rua”, bradava uma das manifestantes. Outro popular dizia que tem lá “o seguro e a conta”. “Ainda na sexta-feira tive de ir a Macedo de propósito a levantar dinheiro, porque não sabia se estava aberto”, conta. “E esta caixa já tem mais de cem anos”, dizia a população.

Depois desta manifestação, como não houve uma reviravolta na decisão de apenas abrir a dependência de Chacim uma vez por semana, a Junta de Freguesia e a população prometem mais manifestações.


Brigantia, 2011-03-08
In DTM

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Macedo de Cavaleiros Empty Heli de Macedo é o mais usado do país

Mensagem por Joao Ruiz Qua Mar 16, 2011 10:05 am

.
Serve dois distritos

Macedo de Cavaleiros Heli_inem

Heli de Macedo é o mais usado do país

O helicóptero do INEM que está estacionado em Macedo de Cavaleiros é o que tem mais utilização no país.

É o que revelam dados do próprio Instituto Nacional de Emergência Médica a que tivemos acesso.

No mês de Janeiro, este meio aéreo foi accionado em 22 ocasiões tendo efectuado o transporte ao hospital 16 vezes.

No mesmo mês registou 24 horas de voo.

Comparativamente com outros helicópteros do país, o de Santa Comba Dão, por exemplo, fez 13 transportes em 19 horas de voo.

Os de Lisboa e Loulé fizeram 12 deslocações, em Janeiro.

O delegado regional do INEM no Norte explica que a maior parte das vezes o helicóptero é accionado para emergências, como é o caso de acidentes.

“Basicamente cumpre dois tipos de missões diferentes: as primárias e as secundárias, que são os transportes inter-hospitalares” explica, sendo que “no primeiro caso, o helicóptero é accionado para acidentes”.

“Os que estão mais no litoral fazem mais missões secundárias, ao contrário do de Macedo e de Loulé”.

Para Luís Meira, o facto de este helicóptero ter uma vasta aérea de abrangência uma vez que serve dois distritos, o de Bragança e Vila Real, pode ser uma das razões para justificar a sua grande utilização.

“Isso é verdade, mas tem também uma justificação adicional que tem a ver com as VMER’s que existem em menor numero nestes dois distritos em comparação com o Porto ou Braga onde o número de VMER’s é maior” salienta. Por isso, “Em Bragança e Vila Real, muitas vezes o helicóptero é a primeira escolha para muitas da ocorrências”.

Sendo o helicóptero do INEM com maior número de transportes e mais horas de voo no país, Luís Meira garante que este meio de emergência é para se manter na região transmontana.

“Obviamente que sim” afirma, peremptório, “embora seja algo que nós estamos constantemente a avaliar, mas neste momento o helicóptero de Macedo é o que teve mais produtividade”.

O helicóptero do INEM de Macedo de Cavaleiros conta com 40 médicos e 30 enfermeiros, nas equipas, sendo que a maior parte são recrutados nos hospitais.

Brigantia, 2011-03-16
In DTM

Macedo de Cavaleiros Smilie34

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Macedo de Cavaleiros Empty Tribunal de Contas quer mais explicações sobre formas de financiamento

Mensagem por Joao Ruiz Qui Mar 17, 2011 10:45 am

.
Central de Camionagem

Tribunal de Contas quer mais explicações sobre formas de financiamento

A Central de Camionagem de Macedo de Cavaleiros corre o risco de sofrer um novo impasse. A obra já foi consignada, mas o arranque está pendente devido «a alguns pontos colocados pelo Tribunal de Contas» a que a Câmara terá de responder.

Para o vereador do Partido Socialista Rui Vaz “cada obra em Macedo é uma novela, da qual apenas se sabe qual é o título, faltando saber o teor do enredo, quantos episódios tem e como e quando acaba”. A metáfora do socialista na última reunião de Câmara veio a propósito da construção da Central de Camionagem, adjudicada no Verão passado, “e que não há meio de arrancar”.

Considerando que “os meses vão passando (este mandato já leva um ano e meio)”, o vereador pediu para o executivo “falar verdade e assuma, de vez, a incapacidade para resolver o problema”. Pelo vice-presidente da autarquia, Duarte Moreno, respondeu o director de departamento, depois de ter abandonado a reunião para consultar o processo, cujos contornos formais não tinha memorizado.

Regressado, poucos minutos depois, informou que, como obra já tinha sido adjudicada também já tinha sido feita a sua consignação, só que a mesma está pendente porque há “alguns pontos colocados pelo Tribunal de Contas” a que a Câmara terá de responder”.

Este já é o segundo impasse depois de a obra ter sido colocada a concurso. O primeiro registou-se no mês de Julho do ano passado, quando a Câmara Municipal manifestou a intenção de entregar a obra à empresa que ficou em segundo lugar no concurso (a Edimarco, de Marco de Canaveses), alegando que à primeira classificada (uma empresa do concelho de Macedo) faltou entregar uma certidão para completar o processo.

Mediante a posição da Multinordeste, que prometia não baixar os braços e recorrer à justiça, se tal fosse necessário, para que a obra lhe fosse entregue, a autarquia acabou por ceder aos argumentos desta última empresa.

Recorda-se que, apesar de ter vindo a ser anunciada pelos candidatos à Câmara nos últimos 18 anos como uma das “prioridades” para o concelho, facto que revela a precaridade do local de paragem dos autocarros (sem área coberta, nem sanitários) com que os passageiros deparam quando têm de viajar em transportes públicos, de ter figurado no Plano de Actividades da autarquia desde 1999 e de ter visto o projecto aprovado em Fevereiro de 2008 – passo que levou a actual gestão da Câmara a prever o lançamento da obra até ao final desse ano – , só na reunião de 20 de Julho de 2009 é que foi aprovada a aquisição do terreno que faltava para avançar com a construção da Central de Camionagem.

Na altura, o vereador da oposição Rui Vaz acusava a gestão da Câmara de estar a ombrear com uma medida eleitoralista, dado o período eleitoral que então decorria, até porque, argumentava o eleito socialista, a escritura do terreno estava aprazada só para daí a um ano (finais de 2010). Não obstante estes constrangimentos, a Câmara garantia que a obra era mesmo para avançar e que o processo do concurso (em 2009) já estava a ser organizado.

De então para cá foi reiterado, pelo presidente da Câmara, Beraldino Pinto, o mesmo propósito nos vários actos públicos em que interveio, nomeadamente na Feira de S. Pedro do ano passado. No Boletim Municipal de Junho do ano passado, dava-se até relevo ao valor em causa (835 mil euros) e referia-se que o prazo de construção estabelecido para a obra seria de 300 dias, prazo esse que estará prestes a expirar.

João Branco, Semanário Transmontano, 2011-03-17

Twisted Evil

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Macedo de Cavaleiros Empty Banda de Lamas comemora 100 anos de existência

Mensagem por Joao Ruiz Sex Mar 25, 2011 8:59 am

.
Fundada em 1911

Macedo de Cavaleiros 7300_st

Banda de Lamas comemora 100 anos de existência

A Banda Filarmónica 25 de Março, de Lamas, inicia hoje, sexta-feira de manhã, com uma missa no santuário de Nossa Senhora do Campo, em Lamas, em memória dos músicos falecidos, presidida pelo bispo da diocese de Bragança e Miranda, D. António Montes Moreira, as comemorações do seu 100º aniversário.

Para a noite está marcado um concerto com a Orquestra do Norte na igreja matriz da aldeia. Os festejos prosseguem amanhã (sábado) com a recepção às entidades oficiais e com a inauguração, em frente á sede da Banda 25 de Março, de um monumento de homenagem aos músicos, constituído por um painel em azulejaria portuguesa, oferecido pela Junta de Freguesia local e pela Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros. Para a tarde estão marcados concertos com a Banda da Associação do Brinço, a Banda Municipal de Alfândega da Fé e a Philarmonique Portugaise, de Paris.

Fundada em 1911, com a designação de Banda de Lamas de Podence, só em 1980 é que a filarmónica passou a adoptar a designação de Banda 25 de Março. Para este “baptismo” foi escolhido o dia consagrado à sua “madrinha”, Nossa Senhora do Campo, que se celebra anualmente, naquele dia, no santuário a ela dedicado, situado numa colina próxima da aldeia. A filarmónica possui uma sede própria, inaugurada em 1998. É ali onde a banda faz os seus ensaios e funciona a escola de música, actualmente com 18 alunos, com idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos. A banda, constituída por 42 elementos, é dirigida pelo maestro José Manuel Meireles Coelho, cargo que acumula com a de professor da referida escola.

No passado mês de Fevereiro, a Assembleia Municipal aprovou a atribuição â Banda 25 de Março a Medalha Municipal de Mérito, grau ouro, “pelo trabalho de prestígio e reconhecimento, que contribuíram para a projecção do Município de Macedo de Cavaleiros e da freguesia de Lamas, bem como pela contribuição para a formação musical e cultural de muitos jovens, ao longo destes anos”.

João Branco, Semanário Transmontano, 2011-03-25
In DTM

Macedo de Cavaleiros Smile21

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Macedo de Cavaleiros Empty População de Chacim ameaça voltar a sair à rua

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Mar 26, 2011 9:29 am

.
Fecho da Caixa Agricola

População de Chacim ameaça voltar a sair à rua

A população de Chacim ainda não teve resposta da Caixa de Crédito Agrícola e ameaça sair à rua em nova manifestação.

Já no passado dia 7 houve uma manifestação popular contra o encerramento da dependência bancária da aldeia quatro dias por semana.

Mas, até agora, mantém-se a decisão de abrir apenas à segunda-feira.

José Génio, o presidente da Junta de Freguesia, diz que vai dar algum tempo para a gestão do banco mudar de opinião.

Se isso não acontecer, promete sair à rua em novas manifestações.

“Ainda não deram resposta nenhuma, continua a funcionar uma vez por semana. A população não está contente mas vamos ter de partir para outro tipo de acções. Nem que façamos outra manifestação”, ameaça.

O presidente da Junta de Freguesia espera uma reviravolta nesta questão, mas dificilmente haverá uma mudança de opinião por parte da administração da Caixa de Crédito Agrícola.

O movimento semanal da Caixa, em Chacim, correspondia ao movimento diário numa outra qualquer dependência mais central.

A ameaça dos populares em retirar as contas do banco pode levar ao encerramento definitivo da dependência de Chacim.

Brigantia, 2011-03-26
In DTM

Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Macedo de Cavaleiros Empty Re: Macedo de Cavaleiros

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos