Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Nacionalismo económico

Ir para baixo

Nacionalismo económico Empty Nacionalismo económico

Mensagem por Viriato Ter Jun 08, 2010 11:02 am

Nacionalismo económico

Os alemães preferem produtos fabricados na Alemanha, os espanhóis orgulhosos preferem uns sapatos Zara aos melhores sapatos portugueses, os franceses nem sabem que Portugal produz vinho, os portugueses calçam sapatos italianos, vestem calças da Zara e vão de BWM à casa dos amigos acompanhar o jantar com um “chateau”.

É assim, somos maus, temos a pior opinião daquilo que produzimos, temos vergonha de ser portugueses, descarregamos nos políticos dizendo que eles são culpados e exibimos o êxito consumindo estrangeiro. O fenómeno não é novo, é muito antigo e até serviu para David Ricardo, o percursos da teoria económica que ainda hoje domina explicasse a vantagem do comércio, os ingleses bebiam o Vinho do Porto e nós vestíamos os têxteis ingleses.

Com o fim das taxas de inflação de dois dígitos, a redução das taxas de juro a quase nada e os bancos a multiplicarem esquemas para vender dinheiro a crédito o nosso pobre riquismo ficou deslumbrado, em vez de viajarem tranquilamente para as praias do Algarve, as melhores da Europa e arredores, optam por irem atulhados num voo charter para molharem os ditos nas águas de uma praia da República Dominicana onde mal podem sair do hotel e correm o risco de apanharem com um furarão, para depois andarem a ganir porque o governo português não os foi logo buscar em classe executiva.

De pouco serve Cavaco Silva apelar ao nacionalismo económico na sua forma mais primária, sempre que aqui abordei a questão tive comentários negativos. Quando a Opel fechou a fábrica da Azambuja defendi que se os portugueses reagissem deixando de comprar automóveis daquela marca os seus responsáveis teriam pensado duas vezes. Foi o que fiz, mas na ocasião fui muito criticado, basta ir à rua para perceber que a muitos portugueses nem lhes passou pela cabeça que estão a conduzir um automóvel que foi fabricado em Espanha, mas devia ter sido produzido por um operário português que muito provavelmente ainda está desempregado.

Agora que estamos com a corda ao pescoço Cavaco apelou ao nacionalismo, fazendo algo que numa comunidade económica é uma aberração, é aceitável da parte de grupos de cidadãos ou de associações empresariais mas é um absurdo vindo de um Presidente, ainda por cima de alguém que quando foi primeiro-ministro não hesitou em suspender os mecanismos de protecção da agricultura portuguesa adoptados no Tratado de Adesão, para promover a importação de produtos agrícolas mais baratos e dessa forma combater a inflação.

De pouco serve Cavaco Silva armar-se agora em arauto do nacionalismo ou propor aos portugueses o regresso às alpargatas com solas de pneus, afinal ele é o símbolo do novo riquismo nacional, do dinheiro fácil à custa dos fundos europeus, foi ele que em tempos promoveu a ideia da democracia de sucesso.

É tarde para mudar uma cultura, até para muitos portugueses mudarem as suas férias a pedido de Cavaco Silva, isso se não estivermos perante mais uma intriga palaciana pois como todos sabemos o primeiro-ministro costuma passar férias no estrangeiro. Esperemos que alguém da direita que venha sugerir que Sócrates faz como fazia Durão Barroso que passa férias à borla em ilhas paradisíacas de amigos ou em veleiros de luxo, tudo à borla incluindo transportes, do nacionalismo económico passaríamos ao nacionalismo da pedincha.

Publicada por Jumento
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos