Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

vinhos ...sabe o que é o TCA ?

2 participantes

Ir para baixo

vinhos ...sabe o que é o TCA ? Empty vinhos ...sabe o que é o TCA ?

Mensagem por Vitor mango Qui Jun 10, 2010 10:41 am

TCA [abreviatura de 2,4,6 tricloroanisol] é a substância química que faz os vinhos apresentarem um gosto de cartão húmido e mofo, a que normalmente se dá o nome de “sabor a rolha”, proveniente de uma contaminação por uso de uma rolha de cortiça de má qualidade.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117325

Ir para o topo Ir para baixo

vinhos ...sabe o que é o TCA ? Empty Re: vinhos ...sabe o que é o TCA ?

Mensagem por Vitor mango Qui Jun 10, 2010 10:43 am

2,4,6-Tricloroanisol: avaliação por um painel de consumidores

O denominado “gosto a rolha” é um problema de grande importância para a indústria vitivinícola e constitui um defeito que aparece por contaminação dos vinhos. Esta contaminação é normalmente atribuída à rolha de cortiça e o 2,4,6-tricloroanisol (TCA) é o composto mais frequentemente associado a este “off-flavour”. Neste trabalho, um painel de consumidores efectuou ensaios triangulares de resposta obrigatória, com vista à determinação dos Limiares de Detecção Olfactivos (LDO) e Limiares de Detecção Gustativos (LDG) do TCA em água, soluções hidroalcoólicas (11,5 e 18% etanol) e vinho de mesa branco e tinto. Um ensaio de comparação por pares foi utilizado pelo painel para avaliar o Limiar de rejeição Olfactivo (LRO) em vinhos brancos e vinhos tintos aos quais foi adicionado TCA. Os resultados obtidos mostram que o LDO e LDG em água correspondem respectivamente a 0,2 e 0,3 ng/L, em soluções hidroalcoólicas a 11,5 e 18% o LDO foi de 4 e 10ng/L respectivamente. Nos vinhos tintos o LDO e LDG foi de 0,9 e 1,7 ng/L e nos vinhos brancos foi respectivamente 1,5 e 1,0. O LRO obtido para o vinho branco foi de 10,4ng/L e para o vinho tinto 16,0 ng/L. Os resultados obtidos indicam que, embora este grupo de consumidores tenha detectado a presença de TCA em baixas concentrações nas diferentes amostras testadas, não rejeitaram as amostras de vinho que apresentavam estes teores.


Palavras chave: TCA; gosto a rolha; vinho; avaliação sensorial
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117325

Ir para o topo Ir para baixo

vinhos ...sabe o que é o TCA ? Empty Re: vinhos ...sabe o que é o TCA ?

Mensagem por Viriato Qui Jun 10, 2010 12:57 pm

Vitor mango escreveu:TCA [abreviatura de 2,4,6 tricloroanisol] é a substância química que faz os vinhos apresentarem um gosto de cartão húmido e mofo, a que normalmente se dá o nome de “sabor a rolha”, proveniente de uma contaminação por uso de uma rolha de cortiça de má qualidade.

É o que dá beber zurrapa. Karataxos e quejandos. Meta nas beiças um bom Douro e depois falamos de TCA's. Lá não conhecem tam palavrão...
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

vinhos ...sabe o que é o TCA ? Empty Re: vinhos ...sabe o que é o TCA ?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos