Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

''Israel agiu para impedir um Estado palestino''

Ir para baixo

''Israel agiu para impedir um Estado palestino'' Empty ''Israel agiu para impedir um Estado palestino''

Mensagem por Vitor mango Seg Jun 21, 2010 12:37 am

''Israel agiu para impedir um Estado palestino''
Rashid Khalidi. Historiador americano
20 de junho de 2010 | 0h 00
.

Gustavo Chacra - O Estado de S.Paulo

Os palestinos distanciam-se cada vez mais do sonho de conseguir seu país, os EUA são ainda a única superpotência e a Turquia pode começar a incomodar os países árabes. Esta é a análise da situação no Oriente Médio atual, feita pelo historiador de origem palestina, Rashid Khalidi. Nascido e criado em Nova York, nos últimos anos ele passou a ser considerado o maior intelectual árabe no Ocidente. A seguir, trechos da entrevista concedida ao Estado.

Você escreveu no seu livro "Iron Cage", de 2006, que é cético com a possibilidade de ser criado um Estado palestino por causa de instituições militares-burocráticas dependentes da ocupação. Hoje aumentou a chance de nascer a Palestina?

Continuo cético com a possibilidade de um real Estado palestino ser criado nos territórios ocupados em 1967, com Jerusalém Oriental como capital. Os governos israelenses agiram continuamente para garantir a impossibilidade de um Estado palestino contínuo, viável e soberano. Isso foi feito por meio do enfraquecimento da economia palestina, a eliminação de uma liderança independente e da criação de assentamentos ilegais de uma forma que domine estrategicamente a Cisjordânia.

Ao mesmo tempo, uma matriz de controle sobre o movimento e outras atividades da população palestina foi adotada nas últimas quatro décadas, determinando quem pode sair e entrar e o que pode ser importado e exportado. Todas as decisões importantes dos palestinos são afetadas por esta matriz de controle. O estabelecimento de um Estado palestino real depende do completo desmantelamento dos assentamentos e da matriz. Mas os colonos e essa matriz tornaram-se cada vez mais poderosos e hoje formam um importante grupo de interesse da política israelense.

O premiê palestino, Salam Fayyad, pode ser considerado um líder tão bom como dizem analistas?

A Autoridade Palestina em Ramallah e a de Gaza (Hamas) não possuem soberania, jurisdição ou real autoridade a não ser em algumas cidades. Ambos têm uma legitimidade decrescente e apoio popular limitado por causa de suas respectivas estratégias - negociações sem fim de um lado (Fatah) e a chamada "resistência" do outro. Não creio que o povo palestino tenha a liderança que merecia.

Os países árabes e o Irã aceitarão a Turquia como líder regional?

A balança doméstica da Turquia, atualmente mais envolvida com o Oriente Médio, pode se mover por qualquer razão, e, se isso acontecer, tudo muda. Apesar disso, uma Turquia mais forte, rica e confiante passou a ter um papel mais adequado ao seu tamanho e poder. Isso pode incomodar as potências na região e especialmente os EUA, acostumados a uma Turquia obediente desde 1945, e também Israel. Mas a emergência turca pode também ameaçar as posições de Ira, Egito e Arábia Saudita.

O Brasil e a Turquia conseguem contrabalançar a forca das potências no Oriente Médio?

As pessoas antecipam mudanças que podem demorar anos. Os EUA são a única superpotência e isso continuará por muito tempo.

Por que o Oriente Médio não consegue se democratizar, como outras regiões do mundo?

Muitos culpam o islamismo, mais isso é um erro. Tenho duas explicações: o impacto destrutivo da renda do petróleo e do gás, que fortalecem o absolutismo das monarquias, e os contínuos conflitos fortalecem os serviços de segurança, o Exército e o Poder Executivo em detrimento da sociedade civil. Mas estas explicações são parciais.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117360

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos