Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Jogos Olímpicos 2016

Ir para baixo

Jogos Olímpicos 2016 Empty Jogos Olímpicos 2016

Mensagem por Joao Ruiz Dom Jul 04, 2010 9:34 am

Mensagem em forma de cascata

por CLÁUDIA MELO
Hoje

Jogos Olímpicos 2016 Ng1314011

Projecto: Solar CityTower. Com 105 metros de altura e o aspecto de uma imponente cascata artificial, pretende ser o edifício mais emblemático de uma nova postura de sustentabilidade ligada aos Jogos Olímpicos de 2016.

Os Jogos Olímpicos de 2016 do Rio de Janeiro pretendem ser o primeiro evento planetário com baixas emissões de CO2, e a Solar City Tower - SCT (Torre Solar da Cidade) quer tornar-se no edifício mais emblemático desta nova postura de sustentabilidade. Mais de 20 anos após a conferência que a Organização das Nações Unidas promoveu no Rio de Janeiro - que procurou uma nova postura face aos problemas globais de saúde e sustentabilidade -, a cidade brasileira procura ser outra vez palco de uma nova visão de sustentabilidade, um exemplo prático das medidas e políticas que anunciou em 1992.

E o atelier suíço RAFAA - que venceu o concurso público internacional - enfatiza toda a vertente ecológica do evento neste projecto. O colectivo de arquitectos refere que, mais do que um mero edifício, a SCT "representa uma mensagem para a sociedade que olha o futuro", um ícone dos "desafios da iminente era pós-petróleo". Ambiciosos, pretendem criar um manifesto político recorrendo à arquitectura.

Localizada na ilha de Cotunduba, perto da praia de Copacabana, a SCT é composta por uma estrutura vertical, que funciona como ponto de alimentação de energia para o Rio de Janeiro e a Cidade Olímpica. Albergará ainda como anfiteatro, auditório, cafetaria e lojas e um miradouro a localizar no ponto mais elevado da estrutura, com vista de 360º sobre o Rio de Janeiro e o oceano Atlântico.

Com 105 metros de altura e o aspecto de uma imponente cascata artificial, a SCT será também um símbolo de boas-vindas para quem chegar ao Rio de Janeiro por via aérea ou marítima e uma expressão das forças da natureza, refere o colectivo RAFAA.

Funcionalmente é extremamente simples, mas eficaz: trata--se de uma grande turbina, que recolhe as águas do oceano Atlântico para a produção de energia durante o dia, e que se socorre de uma torre secundária que permite o armazenamento de energia durante a noite. Neste período, a água que circula e alimenta o sistema será devolvida ao oceano, e a energia remanescente poderá ser utilizada para iluminar artificialmente a torre.

O acesso à estrutura é feito a partir de uma praça e de um anfiteatro, situados 60 metros acima do nível do mar. Esta entrada poderá também ser utilizada para a realização de eventos sociais. Um elevador panorâ-mico irá dar acesso aos pisos superiores, que incluem os restantes espaços públicos - cafetaria, restaurante, auditório, a localizar debaixo da cascata e com uma vista "de cortar a respiração", enfatiza RAFAA - e os escritórios da administração. No topo, o miradouro, ou "varanda urbana", conforme apelida o atelier suíço, permite a vista desafogada da cidade, e simultaneamente a experiência de "andar sobre as águas", uma vez que o pavimento sobre o topo da cascata é em vidro.

A SCT "será, talvez, o símbolo dos primeiros Jogos Olímpicos com pegada ecológica de zero", i.e., o primeiro evento em que o balanço da energia consumida e produzida com sistemas naturais e renováveis será nulo, sintetiza o colectivo de arquitectos.

In DN

Jogos Olímpicos 2016 00020666

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos