Desporto Sénior

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Desporto Sénior

Mensagem por Joao Ruiz em Seg Jul 05, 2010 4:39 am

I Torneio de Boccia Sénior

Projecto PALMUS – Partilhar Alijó

O Projecto PALMUS – Partilhar Alijó, Murça e Sabrosa em parceria com o Centro de Dia São Pedro – Celeirós, realizou no final de Junho um Torneio de Boccia Sénior.

Este torneio tem como objectivo dar continuidade à actividade do Boccia - envelhecer activamente, desenvolvida pelo Projecto Palmus junto da comunidade sénior, com o intuito de promover a integração do idoso na sociedade, valorizando e estimulando a prática da actividade física, factores essenciais na promoção de saúde e bem-estar.

Este evento contou com a participação de 12 equipas, dos Utentes do centro de dia de Celeirós, Associação de Roalde, Centro de dia de Sabrosa e Santa Casa da Misericórdia de Sabrosa, proporcionando-se assim um dia de saudável competição, convívio e animação. O balanço foi muito positivo, pois os seniores das instituições do concelho mostraram capacidades de aprendizagem das regras do jogo, bem como uma grande receptividade por esta actividade.

No final do torneio, todas as instituições tiveram direito a um pequeno troféu e a um lanche convívio, tendo-se prolongado um pouco mais a interacção entre estes.

, 2010-07-05
In DTM


_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
avatar
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Voltar ao Topo Ir em baixo

Autarquia leva ginástica a idosos das aldeias

Mensagem por Joao Ruiz em Sex Fev 04, 2011 9:35 am

.
«Desporto Sénior»


Autarquia leva ginástica a idosos das aldeias

Para promover um envelhecimento activo dos idosos do concelho, a câmara de Bragança arrancou ontem com o projecto «Desporto Sénior no Meio Rural».

Uma vez por semana, os técnicos de desporto da autarquia vão deslocar-se às aldeias para praticar ginástica com as pessoas de idade.

“A câmara tomou a iniciativa de levar o desporto ao meio rural e o objectivo fundamental é contribuir para um envelhecimento saudável destas pessoas que normalmente estão mais afastadas dos equipamento desportivos da cidade” refere o vereador do desporto da câmara de Bragança.

Para já, a iniciativa arranca em Baçal, Coelhoso, Grijó de Parada, Parâmio, Salsas e S. Julião de Palácios, mas mais freguesias podem vir a integrar o projecto.

“Para já é um projecto experimental. Numa fase inicial pretendemos começar por oito freguesias e mais tarde, depois de uma avaliação, veremos se haverá interesse em implementar noutras freguesias pois algumas delas estão a fazer recolha de inscrições” acrescenta Hernâni Dias.

A primeira sessão decorreu ontem em S. Julião de Palácios onde participaram 30 idosos.

Margarida Pires, de 70 anos, e Infância Marrão, de 77, principiantes na ginástica, mostravam-se motivadas.

“Já vamos para velhas vão-se-nos encolhendo os osso e assim vamos a ver se estendem alguma coisa” refere Margarida Pires que nunca tinha feito ginástica. “Faço-a em casa a subir e descer as escadas” acrescenta.

“O meu problema é mais nos braços que não os posso levantar” queixa-se Infância Marrão. “Já fiz fisioterapia mas foi pouco tempo, não voltei a fazer e fiquei na mesma. Vim porque acho que esta ginástica me pode ajudar” salienta.

A autarquia está ainda a tentar envolver nesta iniciativa uma equipa multidisciplinar de cuidados na comunidade através do centro de saúde.

Brigantia, 2011-02-04
In DTM




_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
avatar
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum