UE/Religião: Decisão sobre proibição de símbolos religiosos cabe aos Estados-membros

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

UE/Religião: Decisão sobre proibição de símbolos religiosos cabe aos Estados-membros

Mensagem por Kllüx em Seg Jul 19, 2010 6:22 am

UE/Religião: Decisão sobre proibição de símbolos religiosos cabe aos Estados-membros – Durão Barroso



O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, escusou-se hoje a assumir uma posição sobre a proibição de símbolos religiosos, apontando que essa é uma questão da exclusiva competência dos Estados-membros da União Europeia, e não das instituições comunitárias.

Durão Barroso foi questionado sobre o crescente combate a símbolos religiosos na Europa, como a proibição do uso em público do véu integral islâmico ou da exibição de crucifixos em escolas já em vigor em alguns países, no final da sexta edição do encontro inter-religioso, que juntou na sede da Comissão Europeia representantes de diversas confissões e Estados-membros.

O presidente da Comissão, que lançou a iniciativa dos encontros inter-religiosos em 2005, explicou que não ia tomar qualquer posição sobre o assunto, já que essa é uma questão de “competência nacional”.

“Sabemos que há respostas diferentes em diferentes Estados-membros, mas trata-se uma competência nacional e não cabe à União Europeia e às instituições europeias ditarem qual a resposta a dar” à questão, afirmou.

Também o presidente do Conselho Europeu, Herman van Rompuy, questionado sobre o mesmo assunto, e confrontado com o facto de o seu país, a Bélgica, ter sido o primeiro da UE a proibir o uso da “burqa”, escusou-se a tomar posição, e, respondendo a seguir a Durão Barroso, proferiu apenas três palavras: “a mesma resposta”.

A convite da Comissão Europeia, Conselho e Parlamento Europeu, representantes das religiões cristãs (católica, ortodoxa, protestante e anglicana), judaica e muçulmana, bem como das comunidades sikh e hindu, oriundos de 14 Estados-membros - Portugal não incluído -, discutiram a importância do combate à pobreza e exclusão social na perspetiva da governação europeia.
avatar
Kllüx

Pontos : 11181

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: UE/Religião: Decisão sobre proibição de símbolos religiosos cabe aos Estados-membros

Mensagem por Vitor mango em Seg Jul 08, 2013 2:04 pm

amen

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
avatar
Vitor mango

Pontos : 108852

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum