Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Valentim Loureiro e filho absolvidos no Boavista-Estrela

Ir para baixo

Valentim Loureiro e filho absolvidos no Boavista-Estrela Empty Valentim Loureiro e filho absolvidos no Boavista-Estrela

Mensagem por Joao Ruiz Ter Jul 20, 2010 8:44 am

Valentim Loureiro e filho absolvidos no Boavista-Estrela

por Lusa
Hoje

Os Juízos Criminais do Porto absolveram hoje Valentim Loureiro e o seu filho João Loureiro no processo do Apito Dourado relativo ao jogo Boavista/Estrela de Amadora de 03 de Abril de 2004.

Também os coarguidos Jacinto Paixão (árbitro), José Alves (observador) e Pinto Correia (responsável pela arbitragem) foram absolvidos pela juíza Maria Cristina Brás.

A magistrada considerou que o Ministério Público deduziu uma acusação apoiado em suposições.

Trata-se do único caso que chegou a julgamento de entre as 17 certidões extraídas do processo Apito Dourado de Gondomar visando directamente Valentim Loureiro.

Outra certidão que implicava igualmente o antigo presidente do Boavista e antigo dirigente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, relacionada com um jogo entre a Naval 1.º de Maio e o Chaves, encontra-se no Tribunal da Figueira da Foz em fase de instrução. As restantes acabaram arquivadas pelo próprio Ministério Público.

O caso Boavista/Estrela foi a julgamento depois de o Tribunal Constitucional ter rejeitado um recurso de Valentim Loureiro que apontava uma alegada falha no despacho de pronúncia do Tribunal de Instrução Criminal do Porto.

No jogo que deu azo a este processo, da época 2003/2004, o Boavista perdeu por 1-0 com o Estrela da Amadora (0-1).

Mesmo assim, a investigação avançou porque a Polícia Judiciária escutou conversas telefónicas alegadamente indiciadoras do propósito de favorecer o clube do Bessa.

As escutas relativas a este caso revelariam que João Loureiro falou com um vogal da comissão de arbitragem sobre os árbitros auxiliares para o jogo do Boavista. E, depois do jogo, Jacinto Paixão terá dito a Valentim Loureiro que "não podia fazer mais".

A acusação do processo foi deduzida em 12 de Março de 2007, sendo a primeira proferida pela Equipa de Coordenação do Processo Apito Dourado (ECPAD), liderada pela procuradora geral adjunta Maria José Morgado.

O processo "Apito Dourado" relaciona-se com suspeitas de corrupção e tráfico de influências no futebol profissional e na arbitragem.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos