Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

PORTUGUÊS MALACCA

Ir para baixo

PORTUGUÊS MALACCA Empty PORTUGUÊS MALACCA

Mensagem por Vitor mango Dom Jul 25, 2010 9:52 am

PORTUGUÊS MALACCA

1511-1641

Escrito por Marco Ramerini
Portuguese Flag


CONQUISTA DO PORTUGUÊS


No momento da chegada Português nos mares da Ásia, Malaca , graças à sua estratégica posição sobre o rumo estreito do mesmo nome, foi um notável centro comercial para o comércio e desvio de especiarias. Naquela época, Malaca foi governada por um sultanato muçulmano.
A cidade estendeu sua influência ao longo de um vasto território , que incluía todo o Malaya Península.
Seu porto era frequentado por uma multidão de navios e comerciantes de todas as nações da Ásia da época: Arábia, Pérsia , China, Índia, Japão, Indonésia , Ceilão e Bengala. Nela foram recolhidos e vendidos todos os temperos asiáticos: pimenta, cravo, gengibre , canela, noz-moscada, etc

Após sua chegada na Índia, o Português tornou-se logo Consciente da importância da cidade. Uma expedição partiu de Malaca , em 1509 , mas falhou, e muitos dos Português foram capturados e presos pelo sultão .
Em 1511, o vice-rei da Índia, Afonso de Albuquerque, decidiu organizar uma expedição destinada a conquistar Malaca. Na cabeça de 1,100-1,200 homens e 14 navios, Afonso de Albuquerque chegou a ver de Malaca , em junho de 1511 e imediatamente pediu o resgate do Português que foram feitos prisioneiros na expedição de 1509. O Sultão tentou ganhar tempo para reforçar as defesas da cidade. Ele estava bem consciente do pequeno número de tropas Português e estava confiante em seu poderoso exército de 20.000 homens e 2.000 armas.


Remains of the Portuguese fortress, Malacca.
Albuquerque não perdeu tempo. Em baixo de 25 julho de 1511 o Português atacaram a cidade concentra o ataque à ponte sobre o rio dividindo a cidade. Depois de uma batalha feroz a ponte foi conquistada pelo Português , mas ao cair da noite eles foram forçados a recuar.
Depois de alguns dias de preparação , em 10 de agosto de 1511 , o Português renovou o ataque. Albuquerque teve a ajuda de alguns juncos chineses que estavam ancorados no porto. O utilização de uma sucata oferecidos pelos comerciantes chineses foi decisivo , como este lixo foi usado como um ponte. Desta vez, o ataque foi bem sucedido e conseguiu finalmente Português estabelecer uma ponte na cidade.
Havia então vários dias de cerco em que o Português bombardearam a cidade . Em 24 de Agosto 1511 o Português novamente atacado apenas para descobrir que o sultão havia escapado. Com Malaca estava agora nas mãos de Português , eles saquearam a cidade, mas a seguir ordens de Albuquerque, eles respeitavam a propriedade de quem ficou do lado deles.
BW Diffie e GD Winius no livro "Fundamentos do Império Português 1415-1580 ", escrevem : " a captura da cidade da Ásia a maior negociação de um mero 900 Português e 200 índios deve se classificar como um evento na história da expansão européia não menos espetacular do que a conquista de Tenochtitlan mais conhecido por Hernando Cortés ".



O portão de Albuquerque fortaleza "A Famosa ". Aqui, o Vice Roy ordenou a construção de um grande monumento de pedra inscrita com o nome de os homens terem tomado parte na exploração.

MALACCA A CIDADE PORTUGUÊS

Malaca foi um dos três pontos-chave , com Goa e Ormuz, que deu a Portugal controle sobre as principais rotas comerciais asiáticas.
Após a conquista , Albuquerque ordenou imediatamente a construção de uma fortaleza no lado sul do rio. Esta fortaleza foi chamada de " A Famosa "e foi concluído em novembro de 1511. Ruy de Brito Patalim foi nomeado capitão da Fortaleza de Malaca " e cerca de 500 soldados Português foram deixados como guarnição.
Pouco tempo depois, Albuquerque preparou os navios para o retorno com o de Malaca saque. No entanto, durante a viagem de regresso a Goa o navio "Flor do Mar " afundou-se durante uma tempestade e todos os tesouros buscados em Malaca foram perdidos .
Vários comerciantes florentinos participou do Português empresas da Ásia. Entre deles, Giovanni da Empoli, esteve presente em Malaca durante o cerco e da conquista. Ele descreveu suas experiências em uma carta interessante para seu pai.

Depois da conquista de Malaca , a política de Portugal no Península Malaya foi tanto para estabelecer alianças com os governantes locais ou para convencer o Reinos vizinhos a aceitar a suserania Português .
De sua base em Johore , o sultão de Malaca velho repetidamente atacado Malaca , em 1517, 1520, 1521 e em 1525. Finalmente, em 1583, um tratado de paz foi assinado.
Malaca foi repetidamente sitiada em 1550, 1567, 1571 e os principais inimigos foram Johore e Atjeh (em Sumatra ).
Em Malaca , Albuquerque estabeleceu um novo governo, cunhou uma nova moeda e construído uma capela de madeira perto da fortaleza .
Adjacente à fortaleza, uma igreja de pedra dedicada a Nossa Senhora da Anunciada " Foi erguido em 1521 e, posteriormente, " Nossa Senhora da Assumpção ". Em 04 de fevereiro 1558 esta igreja foi consagrada como uma catedral .
Muitos Português " Casados " , a maioria artesãos, comerciantes ou agricultores, estabeleceu-se em Malaca.
Em 1532 , a Confraria da Misericórdia foi fundada e um hospital bonito de madeira para os pobres também foi construído . A igreja também iniciou uma escola.
Active o trabalho missionário começou em 1545 com a chegada de S. Francisco Xavier.
Em 1552 foi criada a Câmara "( Conselho Municipal) de Malaca.

Em 1602-1603 a Malaca holandês bloqueou pelo mar, mas Esta foi apenas uma primeira tentativa tímida.
Em 1606 Johore e os holandeses concluíram uma aliança contra a Português e em 1607 eles definir novamente a cidade sitiada. Reforços de Goa abortada a tentativa.
Eredia estima-se que a população cristã em Malaca , em 1613 foi de cerca de 7,400 . Lá Foram oito paróquias da cidade.
Em 1629 Atjeh feito um esforço grande de novo , mas desta vez novamente o Português foram vitoriosos .
Os holandeses fizeram várias tentativas infrutíferas entre 1623 e 1627, e em 1633 um bloqueio foi criada .

O último cerco de Malaca Português iniciado em junho de 1640 quando uma frota combinada Johore -holandesa de 1.500 holandeses , 1.500 malaios , 12 navios holandeses , seis saveiros e 40 navios Johore foi vista ao largo do porto de Malaca. O cerco foi extremamente difícil e quase 1,500 holandeses perderam seus vidas. Após cinco meses de cerco , os defensores Português foram , sem pólvora e com uma grave escassez de alimentos. Apesar das dificuldades, sob o comando de Dom Manuel de Sousa Coutinho , que estava doente, eles foram capazes de resistir ao cerco . No momento da o ataque holandês , em Junho de 1640, houve, em Malaca, uma guarnição de cerca de 50 Português soldados, mais de 300 Português " Casados ", com suas famílias e 2.000 ou 3,000 mestiços e os habitantes nativos.
Em 14 de janeiro de 1641 , o comandante holandês Willmsoon Kartekoe ordenou o ataque desesperado . Os defensores Português fez uma feroz resistência final da Velha e Fortaleza Holandeses foram finalmente expulsos .

Detalhe da porta de "A Famosa ", onde o Português fez a última tentativa de resistir à ataque holandês .


Em Desesperado, o comandante holandês ofereceu aos termos de rendição honrosa Português . O bravo (e morrer) Português comandante aceitou os termos generosos. Morrendo dois dias mais tarde , ele foi enterrado pelos holandeses , com honras militares , na igreja de São Domingo.
A cidade de Malaca foi, assim, nas mãos de Português de 24 de agosto de 1511 até 14 janeiro de 1641 .
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117360

Ir para o topo Ir para baixo

PORTUGUÊS MALACCA Empty Re: PORTUGUÊS MALACCA

Mensagem por Vitor mango Dom Jul 25, 2010 9:57 am

traduçao google
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117360

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos