Carta aberta a João Adelino Faria – que talvez não a leia…

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Mensagem por Viriato em Dom Jul 25, 2010 12:46 pm

Acabo de ouvir no telejornal da RTP 1 das 20 horas de hoje 21-7-2010 o «pivot» João Adelino Faria a confundir «maturity» com «maturidade» que são duas coisas completamente diferentes. Tratava-se de empréstimos bancários de um país e obviamente, neste contexto, «maturity date» quer dizer «vencimento» e nada mais. Naquele que é para mim (opinião discutível) o melhor dicionário de inglês do Mundo – o Webster´s Seventh New Collegiate Dictionary – da empresa G & C Merriam Company Publishers de Springfields, Massachusetts, USA – lá está bem explicado na página 522 palavra «mature». No nº 4 dos sinónimos surge: «mature» – «due for payment» e, entre parêntesis, a palavra-chave para perceber tudo – «loan».

De facto tratando-se de um empréstimo («loan») a palavra «maturity» significa vencimento ou, por outras palavras, dia de pagamento.

Lidei entre Setembro de 1966 e Novembro de 1996 no Departamento de Estrangeiro do BPA com outros e com estes assuntos mas, mais do que uma questão técnica, trata-se de uma matéria de cultura geral.

Nós, os jornalistas, temos especiais obrigações neste campo. O campo das palavras. Reparei por exemplo que o João Adelino Faria confundiu o Largo do Rato com o Largo do Caldas ou seja, trocou o PS pelo CDS e nem sequer brincou com o facto de haver no Largo do Caldas um rato da política ou, para muitos, um ratão. Mas isso é outra conversa. Não foi ironia, foi apenas uma confusão. Obviamente percebe-se que o erro não pode ser atribuído ao «pivot» mas foi o «pivot» que deu a cara…

José do Carmo Francisco.
Viriato

Pontos : 16657

Re: Carta aberta a João Adelino Faria – que talvez não a leia…

Mensagem por Vitor mango em Qui Set 06, 2012 5:18 am

amwen

Pontos : 108830

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: