Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Moçambique com 1.º centro de investigação agrária em Outubro

Ir para baixo

Moçambique com 1.º centro de investigação agrária em Outubro Empty Moçambique com 1.º centro de investigação agrária em Outubro

Mensagem por Vitor mango Sex Ago 06, 2010 6:06 am

Moçambique com 1.º centro de investigação agrária em Outubro
África
05/08/10, 17:35
OJE/Lusa
O Centro de Investigação Agrária de Boane, província de Maputo, o primeiro de dez estruturas a serem construídas no continente africano, no âmbito da cooperação China-África, vai estar pronto em Outubro, disse hoje o ministro moçambicano da Ciência e Tecnologia.



O ministro Venâncio Massingue visitou hoje as obras do novo centro, que está quase concluído, e garantiu que a construção da nova estrutura está dentro dos prazos previstos inicialmente e será inaugurada em Outubro.


O objectivo é fazer investigação nas áreas da agricultura e pecuária, através da partilha de tecnologias e experiências entre especialistas. Os resultados chegarão depois às comunidades, com o objectivo de melhorar a produção de sementes, qualidade dos solos e introdução de novas culturas.


"O centro tem de produzir para si e servir de referência tanto a nível nacional como internacional. Tem de produzir para o consumo interno e para a exportação", explicou Venâncio Massingue, no final da visita.


Aliás, "o ponto de partida não é a disponibilidade de recursos, mas a aplicação de novos conhecimentos para a exploração desses recursos", acrescentou o ministro da Ciência e Tecnologia, citado pela Agência de Informação de Moçambique.


Entre outras infra-estruturas, o centro terá laboratórios, uma residência para os técnicos, salas de aula, armazéns e campos de produção.


Segundo o acordo celebrado entre os dois países, nos primeiros três anos de funcionamento cientistas chineses vão treinar quadros nacionais que irão integrar a equipa de trabalho do centro. Além dos especialistas, que estão a fazer mestrado em Moçambique, a equipa já conta, actualmente, com cerca de 200 formandos no estrangeiro.


O Ministério da Ciência e Tecnologia vai ainda lançar um concurso público para os que também pretendam vir a integrar o grupo de trabalho do centro, que, defendeu Venâncio Massingue, "vai jogar um papel fundamental para o desenvolvimento económico e combate à pobreza em Moçambique".


O projecto está orçado em cerca de 4 milhões de euros, valor disponibilizado pela China e a ser complementado com a participação de Moçambique nas despesas referentes a energia, água e outros materiais necessários à construção do edifício.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117472

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos