Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pessegada, uma salada da região saloia

2 participantes

Ir para baixo

Pessegada, uma salada da região saloia Empty Pessegada, uma salada da região saloia

Mensagem por Viriato Seg Ago 16, 2010 3:45 pm

Pessegada, uma salada da região saloia

Pessegada, uma salada da região saloia Pessegada.jpg+022

Almocei há pouco tempo num restaurante da zona de Loures e comi à sobremesa pessegada, que achei muito boa. Resolvi agora fazê-la em casa e como me agradou o resultado, não posso deixar de falar nela.

A pessegada é uma salada fria de pêssego, muito fácil de fazer e extrememente agradável nesta época quente.

Para a fazer cortam-se os pêssegos em quadradinhos, polvillham-se com açúcar e canela e regam-se com vinho branco. Deve fazer-se a salada com antecedência para os pessêgos marinarem no vinho tempo suficente. Pôe-se a salada no frigorífico e serve-se bem fresca. Nada mais fácil e agradável. Se gostar pode pôr um raminho de hortelã, mas não faz parte da receita.

Pessegada, uma salada da região saloia Pessegada.jpg+025

O meu amigo Zé Rosa, que é daquela região, disse-me que a mãe dele fazia esta salada com pêssegos rosa e com vinho tinto. Mas este hábito do vinho tinto perdeu-se e hoje faz-se com vinho branco.
Apesar de ser tradicional naquela região não encontrei referência a esta receita.
Quando se fala em pessegada entende-se o doce feito com pêssego que, à semelhança da marmelada, fica com um aspecto sólido. Corresponde ao que os ingleses chamam “curd”, palavra de tradução exacta difícil (pasta?).

Pessegada, uma salada da região saloia Pessegos-jpg+004

No “Livro de Cozinha” da Infanta D. Maria, neta do rei de D. Manuel I, com receitas do século XV, aparece já a receita da pessegada. É um doce cozinhado, semelhante à marmelada, em que aos pêssegos se adiciona marmelo e assúcar fazendo uma pasta. É portanto uma conserva de fruta.
Os brasileiros têm também essa tradição na sua doçaria. E tal como fazem goiabada, fazem perada, e pessegada, o que penso ser uma herança portuguesa.

O Oleboma no livro «Culinária» tem uma receita semelhante em que usa vinho do Porto, mas isso torna a salada muito semelhante às de outros frutos e faz-lhe perder a frescura transmitida pelo vinho branco.

Esta é, portanto, uma outra «pessegada».
Experimentem. Vão gostar.

Publicada por Ana Marques Pereira

Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Pessegada, uma salada da região saloia Empty Re: Pessegada, uma salada da região saloia

Mensagem por Vitor mango Ter Ago 17, 2010 1:04 am

sou como sabem um expert em pessego e nem todas as variedades teem a textura para isto
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117434

Ir para o topo Ir para baixo

Pessegada, uma salada da região saloia Empty Re: Pessegada, uma salada da região saloia

Mensagem por Vitor mango Ter Ago 17, 2010 7:52 am

agora é que me lembrei que ja bebei com champagne ortela e pessego num almoço em Castelo Branco
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117434

Ir para o topo Ir para baixo

Pessegada, uma salada da região saloia Empty Re: Pessegada, uma salada da região saloia

Mensagem por Vitor mango Seg Jun 23, 2014 12:37 am

amen

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Pessegada, uma salada da região saloia Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117434

Ir para o topo Ir para baixo

Pessegada, uma salada da região saloia Empty Re: Pessegada, uma salada da região saloia

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos