Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Isra<zel e as suas armas nucleares in haaretz

Ir para baixo

Isra<zel e as suas armas nucleares in haaretz  Empty Isra<zel e as suas armas nucleares in haaretz

Mensagem por Vitor mango Qui Ago 26, 2010 7:10 am

Avner Cohen.
Foto: Natasha Mozgovaya

Avner Cohen, que afirmam que o tempo veio para Israel para abandonar a sua política de ambiguidade nuclear. Por agora, e por isso seria bom para Israel?

"Ambigüidade nuclear é uma pedra angular do pensamento estratégico israelense. Ele nasceu há muitos anos, e selado como parte de um acordo global com os Estados Unidos em 1969. Foi apropriado no momento, mas hoje, na minha opinião, não é apenas anacrônico, mas tolos e anti-democrático. Mesmo em termos de realpolitik, é um "gol contra" para Israel. Na minha opinião, é uma verdadeira mina os interesses israelenses, incluindo a necessidade de obter reconhecimento e legitimidade e deve ser contado entre os responsáveis Membros neste domínio estratégico. "

Tem certeza de que a pressão sobre Israel é tão grave? Se Israel é criticado por seu programa nuclear, normalmente é marginal. O peso das críticas é sobre o seu tratamento dado aos palestinos.

"Israel recebeu o consentimento tácito para o seu programa nuclear do mundo ocidental, já que parecia ser uma pequena, apenas um estado cercado por inimigos, ea memória do Holocausto ainda estava fresca. Israel imagem foi diferente.

"No longo prazo, a Israel mais parece rejeitar a paz e ser aquele que se opõe a uma solução de dois Estados, mais ele será percebido como um valentão regional que possui armas nucleares. Assim, o mundo será muito menos indulgente sobre a questão nuclear. A situação de ambigüidade, em que você não tem legitimidade real, não é um bom lugar para estar. "

Os Estados Unidos instou Israel a aderir ao Tratado de Não Proliferação, mas durante a visita do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu a Washington, E.U. presidente Barack Obama disse que reconhece a natureza especial das ameaças que Israel enfrenta, e estas ameaças mandado de medidas especiais de segurança.

"Os americanos querem parecer justo e correto, porque o problema é visto em Israel como totalmente sagrado. Eles querem olhar como se o respeito que eles. Esse acordo [com a] E.U. foi transmitida ao longo de presidente para presidente, mas eu não Não acredito que esta questão é tão sagrado para os americanos quanto para os israelenses. "

Você dá crédito à teoria de declive escorregadio, em que o abandono ambiguidade levaria a demandas que desarmar Israel?

"Esses são clichês utilizados pelo estabelecimento defesa. Ninguém exige que Israel fazer tal anúncio, sem primeiro fazer o trabalho de preparação entre os seus aliados e os países árabes. Esta grande temor de uma ladeira escorregadia é ridículo." Israel tem seus próprios interesses, ninguém pode forçá-lo a fazer coisas. "

E quanto à alegação de que a ambigüidade é o que mantém os estados árabes de sentir a necessidade de lançar uma corrida armamentista contra Israel?

"Eu não julgar que o pedido fora de mão, e se, após estudo e de pensamento, esse medo acaba por se justificar, eu estaria disposta a esperar. Mas em alguns aspectos, a ambigüidade é um insulto para os árabes. A alegação de que mencionar trata os árabes, como se fossem filhos: Se eles dizem que Israel não admite isso, que os liberta da necessidade de lidar com a realidade. Acredito os países árabes não querem jogar um jogo de faz-de- acreditar, mas quer discutir o assunto diretamente e de forma realista. "

Você diz, basicamente, que o Irã está imitando o comportamento nuclear de Israel. Essa comparação seria certamente rankle apoiantes de Israel.

"Mas a maneira como o Irã avançou em direção a armas nucleares não é através de anúncios e testes, mas sim por boatos. Ele pode até mesmo permanecer dentro dos limites do Tratado de Não-Proliferação Nuclear. Se alguém que irrita, deixa inflamar.

"Se o Irã não é atacado, ele vai querer atingir um estatuto de ambiguidade, eu vejo isso como quase certo. A comunidade internacional tem, portanto, outra razão para não aceitar a idéia de ambigüidade como legítima. A norma que um Estado com armas nucleares deve dizê-lo claramente faz parte do regime de não-proliferação. Quanto mais o Irã continuar neste caminho, menos paciência o mundo vai ter de Israel. "

Como você vê o cenário de 'sair do armário nuclear? "

"A censura tem um papel muito central na aplicação da ambiguidade nuclear. Enquanto houver] [censura militar, é muito difícil alterar a ambigüidade. Se a censura não existisse, os jornais israelenses seria capaz de escrever sobre o assunto mais abertamente.

"Outra questão é a necessidade de uma lei que aborda o tema nuclear. Existe uma segurança Shin Bet [lei] do serviço, mas não há nenhuma lei para o Mossad e nenhuma lei para a Comissão de Energia Atômica de Israel. Esta é uma situação muito problemática .

"Em nível internacional, é um assunto delicado, que exige trabalhos preparatórios. Finalmente, vejo uma declaração política do governo de Israel em que o primeiro-ministro iria encontrar o caminho certo para colocar este assunto na mesa. Ele iria falar sobre o contexto histórico ea maneira responsável Israel tem lidado com este tema. Com raras exceções, essas armas não têm uso militar, Israel vê como um meio de dissuasão. Eu não acho que Israel precisaria entrar em detalhes sobre como bombas de muitos [ ] tem ou exatamente o que ele tem.

"Israel tem o direito de a bomba não inferior a Nova Deli, ou mesmo os Estados Unidos. Ambiguidade cria uma sensação de que somos pecadores, como se tivéssemos feito algo tão terrível que não podemos dizer a verdade terrível - e eu não t 'acho que é tão terrível. Este é um país que o mundo tem visto como um estado nuclear por um longo tempo, e chegou o momento para dizer algo positivo sobre este tópico imenso e complicado e inspiradora ...

"Todos estes estados são, em última instância cometidos sob o tratado que assinado para alcançar um mundo sem armas nucleares. Seja o que vai acontecer em nossas vidas que não posso dizer."

Você diz que a ambigüidade enfraquece a democracia israelense e impede debate sobre questões da vida e da morte, como a questão de quem será o dedo no botão. Você acha que o público israelense está pronta para essa discussão?

"Tem havido muito pouco o pensamento criativo nessa área, e ambigüidade é um dos fatores sufocante que têm produzido uma inaceitável, cultura fechada incapaz de pensamento criativo. Potência ambigüidade deriva do fato de que a sociedade israelense aceita, e parece que a público que qualquer tentativa de desviar causaria danos graves à segurança de Israel.

"Ambiguidade criou um público incapaz de lidar com o tema, que tem medo dele e prefere a questão a ser tratada por" mãos confiáveis "para que ele não tem que assumir a responsabilidade em si.

Ambigüidade criou um ignorante, covarde público que, em certo sentido, traiu sua cidadania, os direitos democráticos sobre este assunto. "

Que é como pesquisar um assunto que ninguém discute?

"Quando eu comecei a estudar este assunto há 25 anos atrás, tive a sensação de que eu estava entrando em um palácio onde nada pode ser tocado. Levei anos para encontrar o caminho certo para lidar com o assunto de forma responsável - a partir de uma perspectiva do investigador, e não do ponto de vista de quem está diretamente envolvido no assunto.

Hoje eu acho que é possível iniciar um diálogo significativo sobre o concreto, as questões de real. "
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117496

Ir para o topo Ir para baixo

Isra<zel e as suas armas nucleares in haaretz  Empty Re: Isra<zel e as suas armas nucleares in haaretz

Mensagem por Vitor mango Qui Ago 26, 2010 7:13 am


"Se o Irã não é atacado, ele vai querer atingir um estatuto de ambiguidade, eu vejo isso como quase certo. A comunidade internacional tem, portanto, outra razão para não aceitar a idéia de ambigüidade como legítima. A norma que um Estado com armas nucleares deve dizê-lo claramente faz parte do regime de não-proliferação. Quanto mais o Irã continuar neste caminho, menos paciência o mundo vai ter de Israel. "
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117496

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos