Os guarda-redes morrem ao domingo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Os guarda-redes morrem ao domingo

Mensagem por Viriato em Sex Ago 27, 2010 11:03 am

«Ora, Ora! Isto é coisa de Robertos!»

Nasci em 1951. No meu tempo de menino, as estradas eram de macadame, havia pó no Verão e lama branca no Inverno. Às vezes lá apareciam na minha terra (Santa Catarina – Caldas da Rainha) uns «Robertos» que armavam a sua tenda branca umas vezes triangular, outras vezes quadrada. As suas histórias metiam muita traulitada com frases do género «Rais ta parta!» ou «Lá vai a cachaporra!». A minha avó via mas não gostava de «Robertos» e dizia baixinho: «Isto é uma miséria…». Esta história nacional (sim, nacional…) do guarda-redes do Benfica que se chama Roberto fez-me lembrar a história do meu tempo de criança quando os saltimbancos apareciam não se sabe de onde. Para ir à minha terra há três estradas (Alcobaça, Rio Maior, Caldas) mas eles apareciam tão sem avisar que nunca se percebia de onde vinham. Eram pobres, invariavelmente pobres, magros e tristes. Não tinham o porte altivo dos ciganos, eram humildes, quase pediam desculpa por aparecerem ali. Muitas vezes se dizia, entre a nossa gente, quando uma coisa parecia absurda: «Ora, Ora! Isso é coisa de Robertos!».Pois este pobre Roberto, desajeitado, confuso, atónito, tem feito desesperar quem no Benfica pagou por ele quase nove milhões de euros mas ao mesmo tempo tem povoado os cafés portugueses de piadas sem fim. Com o Benfica é sempre assim. Não basta a data falsa da fundação trocando 1908 por 1904, não basta a anedota das «Ligas» entre 1934 e 1938 que, de repente, já eram campeonatos como se o Campeonato de Portugal tivesse sido «escondido» entre 1934 e 1938, temos aí o guardião Roberto. Afinal já todos nós sabemos que, tal como no livro, os guarda-redes morrem ao domingo.

Publicado por jcf
Viriato

Pontos : 16657

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: