Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Figos cristalizados da Beira Baixa

Ir para baixo

Figos cristalizados da Beira Baixa Empty Figos cristalizados da Beira Baixa

Mensagem por Viriato Ter Set 21, 2010 5:28 am

Figos cristalizados da Beira Baixa

Figos cristalizados da Beira Baixa Figos+020


Tinha que escrever este post enquanto ainda é tempo dos figos.
Deram-me um cesto com figos. Não percebo nada de variedades, mas eram uns figos pequenos roxos. Abri-os ao meio e comi o interior. Nada de entusiasmante. Mas quando me decidi a comê-los com a pele percebi que eram extraordinários.
Lembrei-me então que a minha mãe costumava fazer uns figos cristalizados, pequenos e verdes, que ficavam depois quase transparentes. Uma delícia que eu tinha esquecido.
Não consegui descobrir a receita da minha mãe nos seus muitos apontamentos, que ainda tenho desorganizados, mas procurei e encontrei a receita dos figos cristalizados da Beira Baixa.

É uma receita fácil que só exige paciência.

Figos cristalizados da Beira Baixa Figos+026

Receita:
500 mg de açúcar por cada 50 figos

Lavam-se e limpam-se os figos. Leva-se ao lume, num tacho, o açúcar com 2 dl de água e deixa-se ferver até obter um ponto pérola apurado. Juntam-se 2 paus de canela e introduzem-se os figos. Deixa-se ferver. Primeiro estes vão inchar, depois perdem água. Quando o ponto pérola recupera o ponto anterior retiram-se os figos. Põem-se a escorrer num tabuleiro inclinado.

Repete-se a operação mais dois dias.
Ao fim do terceiro dia está pronto. Deixam-se secar. Passam-se depois por açúcar e guardam-se numa caixa.

Figos cristalizados da Beira Baixa Figos024

Como alguns figos se emborracharam tirei-os, deixei-os ferver depois mais tempo, esmagando-os ligeiramente com a espátula de madeira e obtive um extraordinário doce de figos.

Figos cristalizados da Beira Baixa Figos03

Do ponto de vista teórico estes figos cristalizados duram imenso tempo. Não o posso confirmar contudo. Cá em casa, quando tentei fotografá-los novamente, porque não encontrei as fotos iniciais deles já prontos, dificilmente arranjei um dúzia.
São os últimos. Para o ano há mais.

Publicada por Ana Marques Pereira

Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos