SCUT: Cobrança de portagens transferiu muitos condutores para estradas nacionais alternativas - SÍNTESE

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

SCUT: Cobrança de portagens transferiu muitos condutores para estradas nacionais alternativas - SÍNTESE

Mensagem  KllüX em Sex Out 15, 2010 12:36 pm

Porto, 15 out (Lusa) – O Destacamento de Trânsito da GNR/Porto afirmou à Lusa que, às 11:30, o trânsito estava ainda “muito intenso” na EN13, na zona da Maia, via alternativa à A28, autoestrada com portagens desde as 00:00.

“Na zona das Guardeiras, na Maia, o trânsito está muito intenso em ambos os sentidos”, afirmou a fonte, acrescentando que as filas de trânsito atingem entre três a quatro quilómetros.

Com a cobrança de portagens desde as 00:00 na antiga SCUT Douro Litoral (A28), a EN 13 é a via alternativa para quem se desloca entre o Porto e Viana do Castelo.

O representante da comissão de utentes desta SCUT estimou hoje que o tráfego na EN13 aumente cerca de 70 a 80 por cento por causa do início do pagamento de portagem na A28.

Ao início da manhã, a GNR afirmou à Lusa que não se registava qualquer alteração significativa em termos de tráfego rodoviário nas autoestradas agora portajadas, nem nas vias alternativas.

Já os automobilistas espanhóis queixaram-se de “enorme confusão” e “grande falta de informação” quanto à forma de pagamento de portagens nas SCUT, mas muitos já começaram a adquirir o dispositivo eletrónico de matrícula (DEM).

Na estação de serviço de Neiva, Viana do Castelo, da A28, os CTT montaram “de emergência” um posto de atendimento e de venda dos DEM, expressamente destinados aos veículos estrangeiros, que logo ao início da manhã começou a ser muito requisitado.

Também utentes da A41 decidiram hoje optar por fazer a viagem diária pela EN13 para evitar as portagens da A41.

O mesmo aconteceu com utentes da A29, entre Aveiro e Porto, optaram no primeiro dia de pagamento de portagens nas Scut, por um percurso alternativo, como a Estrada Nacional 109.

Um dos representantes da comissão de utentes das SCUT do Norte Litoral afirmou que muitos automobilistas estão a passar as portagens sem pagar por falta dos dispositivos necessários, adiantando que se continuam a ouvir buzinas de protestos.

“Há muita gente que não teve tempo nem condições para poder ter acesso aos dispositivos eletrónicos nem ao sistema de Via Verde” necessários para pagar as portagens das SCUT, disse José Rui Ferreira.

O representante, que também lidera a comissão nacional de utentes, admitiu mesmo que ele próprio “passaria hoje sem pagar porque ainda não tem o dispositivo eletrónico”.

A Confederação Empresarial de Pontevedra (CEP) já apresentou uma queixa em Bruxelas contra o processo de cobrança de portagens nas SCUT de Portugal, considerando ser “inadmissível” que o pagamento não possa ser feito em dinheiro.

“É inadmissível, talvez mesmo ilegal e contraria frontalmente o princípio da livre mobilidade em vigor na União Europeia”, disse hoje o presidente da CEP, acrescentando que a introduão de portagens nas SCUT, designadamente na A28, constituem "grandes pedras" colocadas nas relações entre o norte de Portugal e a Galiza.

Os veículos estrangeiros que queiram circular nas autoestradas portuguesas que até hoje funcionavam em regime SCUT têm duas opções para pagar as portagens: ou aderem à Via Verde ou adquirem um dispositivo eletrónico temporário.

Na Zona Norte, os veículos que circularem na A41 pagam dois euros, um pouco acima do valor pago na A42, que é de 1,65 euros.

No que se refere à concessão da Costa de Prata, quem circula na A17 tem que pagar 2,15 euros. A A25 custa aos utentes 1,40 euros e a A29 chega aos 2,95 euros.

O Governo criou um regime de discriminação positiva para os utilizadores locais, que vigorará de forma universal até 30 de junho de 2012.

A partir dessa data, as isenções e descontos apenas vão abranger os utilizadores das regiões onde o PIB per capita seja inferior a 80 por cento da média do PIB per capita nacional).

KllüX

Re: SCUT: Cobrança de portagens transferiu muitos condutores para estradas nacionais alternativas - SÍNTESE

Mensagem  KllüX em Sex Out 15, 2010 12:39 pm

A Câmara da Maia anunciou hoje que vai exigir ao Governo o pagamento integral dos custos de todas as obras que vai ter de fazer nas estradas municipais devido ao aumento de tráfego provocado pela cobrança de portagens nas antigas SCUT.

Em comunicado, a Câmara da Maia afirma que a manhã foi “caótica” em termos de tráfego nas entradas e saídas do concelho, devido à cobrança de portagens na A41 e A28.

“A câmara vai ser obrigada a executar obras nas suas estradas municipais, fruto do aumento de tráfego provocado pela introdução de portagens, e irá processar o Governo, a quem vai exigir o pagamento integral dos custos com as obras de adequação das vias a esta nova realidade”, refere o texto da autarquia.

Protestando “violentamente pela anarquia instalada” esta manhã nas estradas do concelho, a autarquia responsabiliza o Governo, em especial o secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos, “pela vergonha a que se assistiu esta manhã”.

Acusa Paulo Campos de tomar decisões sem conhecer a realidade local e lamenta que “os avisos que ao longo destes últimos anos fez sobre a inexistência de alternativas ao concelho não tenham sido ouvidos pelo Governo”.

Para a autarquia, as longas filas de trânsito que provocaram o caos nas estradas municipais implicaram um aumento da poluição ambiental e sonora e certamente prejuízos para as empresas, pelo facto dos seus trabalhadores não terem conseguido chegar a horas aos seus postos de trabalho.

Concluiu ainda que, tudo isto, “resulta num elevado prejuízo social e económico para o país, bem superior aos eventuais ganhos com a cobrança de portagens nas SCUTS – onde hoje se circulava sem qualquer problema”.

KllüX

Re: SCUT: Cobrança de portagens transferiu muitos condutores para estradas nacionais alternativas - SÍNTESE

Mensagem  KllüX em Sex Out 15, 2010 3:41 pm

SCUT

Muitos automobilistas do Norte Litoral passam portagem sem pagar
15 | 10 | 2010 11.51H

O representante da comissão de utentes das SCUT do Norte Litoral afirmou hoje que muitos automobilistas estão a passar as portagens sem pagar por falta dos dispositivos necessários, adiantando que se continuam a ouvir buzinas de protestos.
Destak/Lusa | destak@destak.pt
“Há muita gente que não teve tempo nem condições para poder ter acesso aos dispositivos eletrónicos nem ao sistema de Via Verde” necessários para pagar as portagens das SCUT, disse José Rui Ferreira.

O representante, que também lidera a comissão nacional de utentes, admitiu mesmo que ele próprio “passaria hoje sem pagar porque ainda não tem o dispositivo eletrónico”.

Nesses casos, explicou José Rui Ferreira, as autoridades permitem pagar nos cinco dias a seguir com um acréscimo de 25 cêntimos ou cobram uma coima no final desse prazo.

O início do pagamento das portagens nas SCUT é visto pelo representante da comissão de utentes como “uma grande injustiça” perante a qual não pretende “cruzar os braços”.

Apesar de já se estar a concretizar o pagamento “não consideramos o processo irreversível”, disse, acrescentando que os condutores também estão a mostrar indignação.

“Tanto quanto sei, há mesmo muitos condutores que quando passam nos pórticos buzinam a protestar”, adiantou.

Os condutores começaram hoje, à meia noite, a pagar para circularem nas autoestradas Norte Litoral, Grande Porto e Costa de Prata.

A A28, no Norte Litoral, é a Scut mais cara, com os condutores (classe 1) a pagarem 4,05 euros nos novos troços pagos, enquanto que a A4 (Porto) é a mais barata, tendo os utentes de pagar 50 cêntimos pela viagem nos troços com portagem.

O Governo fixou em oito cêntimos por quilómetro o valor de referência a cobrar na A28, A29, A41 e A42, preço igual às autoestradas já com portagem.

Nas restantes Scut - Interior Norte, Beiras Litoral e Alta, Beira Interior e Algarve - a cobrança de portagens arranca até 15 de abril de 2011.

O Governo criou um regime de discriminação positiva para os utilizadores locais, que vigorará de forma universal até 30 de junho de 2012.

A partir dessa data, as isenções e descontos apenas vão abranger os utilizadores das regiões onde o PIB per capita seja inferior a 80 por cento da média do PIB per capita nacional.

KllüX

Mensagem  KllüX em Sex Out 15, 2010 3:49 pm

√azzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzi@$!!!

KllüX

Mensagem  Joao Ruiz em Sex Out 15, 2010 4:44 pm

Kllüx escreveu:

Vamos ver quanto tempo isso vai durar...

Laughing Laughing Laughing

Joao Ruiz

Mensagem  Viriato em Sex Out 15, 2010 4:50 pm

Kllüx escreveu:

Ok Kllux. Essa fotografia não é de nenhuma SCUT. É de uma portagem de qualquer auto-estrada já existente e portageada, talvez fotografada de madrugada para impressionar os incautos, como faz a nossa CS diáriamente. As novas portagens não têm cabine. São como mostra a imagem abaixo...

Viriato

Mensagem  KllüX em Sex Out 15, 2010 5:20 pm

Very Happy eskreceu:

"São como mostra a imagem"

No No No No No No Éçç@$™ √ias √erde$, existem em todo o mundo.
Só k tem de haver uma alternati√√√√√√√√√√√√√√a para kem não posüí um E-ZZZZZZZZZZZ PASS....Kürrrrrrektü??? Ou seja ter lá um füncionário para receber ´ü gra√√√√√√êtü. Ou um türista ou terrorista, k se deslok a Portugal é obrigado a √iajar só pelas estradas das retündas?
Konkordo kom as portágens, mas têm k ser ekilibrada$ em füncão dakilo que as popülações podem gastar e pagar. Se o$ ordenado$ em Portugal são üma werd@,
the werda têm k ser @$ portagen$.........

Sabem k √os diga? A UE andou a dar pérolas a "poukü$" e agora os "porküs" não sabem k fazzzzzer kas pérola$. (Kulpa do SalaXar naturalmente)
Se for √i√o - espero bem k sim - ainda me √ou rir, küando essas infra-estruturas modernas kü - messarem a necessitar de manütenção.

Lá √ai a karroça há frente dos bois!!! Kü-mü diz o Mango: À Toiro Lindo! Marra aki neste filhü da Früt@! afro

KllüX

Mensagem  Viriato em Sex Out 15, 2010 5:31 pm

O meu comentário e a foto apresentada apenas pretendia desfazer a imagem mostrada pelo mano sobre portagens vazias. Mais nada....

Sobre o preço a pagar, dou-lhe razão. Talvez por isso o governo pretendesse só aplicar nas zonas com alternativas e com PIB grandinho. Mas, como se lembra, foi imposto pela oposição que fossem todos e em qualquer circunstância. E foi aprovado na AR.

Quanto ás cabines, estou em completo desacordo. Se um turista ou terrorrista precisar de money á noite vai a uma ATM. Não existe bancário. Nisso, creio, estamos muito á frente da concorrência externa. Cenas destas são para acabar...

Viriato

Mensagem  Vitor mango em Sex Out 15, 2010 5:32 pm

Vai para anus que eu tenho um salvo conduto de passagem nas portagens
Paço e passo e depois eles descobrem o meu IP e enviam-me a conta para o banco e o Banco abanca

Vitor mango

Mensagem  Viriato em Sex Out 15, 2010 5:33 pm

Vitor mango escreveu:Vai para anus que eu tenho um salvo conduto de passagem nas portagens
Paço e passo e depois eles descobrem o meu IP e enviam-me a conta para o banco e o Banco abanca

O autocolante do Rei não dá desconto????

Viriato

Mensagem  KllüX em Sex Out 15, 2010 5:44 pm

√erifikü k o Rüí não kompreendeu, ou eu não me expressei da melhor forma.........Dizia eu então k...... Um turista não é obrigado a ter um E-Z Pass.
Terá sempre, assim kumo outro kualker cidadão de ter a opção de pagar em dinheiro a sua portagem.

KllüX

Mensagem  Viriato em Sex Out 15, 2010 6:08 pm

Kllüx escreveu:√erifikü k o Rüí não kompreendeu, ou eu não me expressei da melhor forma.........Dizia eu então k...... Um turista não é obrigado a ter um E-Z Pass.
Terá sempre, assim kumo outro kualker cidadão de ter a opção de pagar em dinheiro a sua portagem.

Não sei, Kllux. O mundo vai mudando. Há bombas de gasolina que, durante a noite, ou tem cartão multibanco ou não abastecem. Há uns tempitos, para apanhar um autocarro para o aeroporto de Bruxelas, ou tinha bilhete ou não entrava. Como não sabia e não tinha previamente comprado e ás 3 da matina ninguém vendia, lá fui de taxi. Creio que os enormes garrafões a que nos habituámos aqui e em todo o mundo vai deixar de fazer sentido. Acredito, que numa fase inicial, seja complicado. Mas em todas as fronteiras adquire-se o livre trânsito. Se se está a instalar novos sistemas de portagens não faz sentido manter o quadro antigo... creio que nessa matéria temos e continuamos a dar cartas.

Viriato

Mensagem  KllüX em Sab Out 16, 2010 1:16 am

41 usuários online :: 1 usuário cadastrado, Nenhum Invisível e 40 Visitantes :: 2 Motores de busca
O recorde de usuários online foi de 67 em Seg Ago 23, 2010 8:45 pm

Usuários registrados : Kllüx
Robôs (motores de busca) : bing (3), Google
Membros conectados nas últimas 48 horas: Joao Ruiz, jpsatanaz, Kllüx, OASISNODZRT, ricardonunes, Vagueante, Viriato, Vitor mango

Legenda : 0]Administrador ] 0]Moderador ]

lol! lol! lol! lol! lol! lol! lol! lol! lol! lol!

KllüX

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: