Pelé

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Pelé

Mensagem por Viriato em Dom Out 17, 2010 3:14 am



Nos 70 anos de Pelé – mais uma vez o nojo do costume

Edson Arantes de Nascimento nasceu em 21-10-1940 e esta efeméride começa a ser festejada nos jornais. O Diário de Notícias de hoje (16-10-2010) recorda o rei Pelé mas da pior maneira: repetindo um erro cometido por jornalistas brasileiros ignorantes e complexados sobre o que se passou de facto em 1966 no Reino Unido. Na «caixa» intitulada «Uma carreira quase sempre em festa» surge a seguinte legenda: «A lesão no Mundial de 1966 no jogo com Portugal que deixou o Brasil fora da prova».

A verdade é outra: não foi Morais que arrumou Pelé em 19-7-1966 porque ele já estava «arrumado» desde o dia 12-7-1966. De facto o jogador Voutsov no jogo Brasil-Bulgária arrumou mesmo Pelé com uma entrada violenta. De tal modo foi a entrada violenta que no dia 15-7-1966 Pelé não alinhou no jogo com a Hungria sendo substituído pelo jogador Tostão. Em 19-7-1966 Pelé ainda não estava (nem podia estar) recuperado da cacetada de Voutsov mas o treinador brasileiro resolveu arriscar. Colocou Pelé no «onze» e fez alinhar um grupo de jogadores que não tinha jogado nos jogos anteriores: Manga, Fidelis, Brito, Orlando, Rildo, Denilson, Lima, Silvas e Paraná. Foi um «tudo por tudo» que não resultou nem podia resultar pois estes jogadores nunca tinham jogado juntos no Mundial de 1966.

Fingir que Pelé não saiu lesionado no jogo com a Bulgária, fingir que Pelé não foi impedido de alinhar com a Hungria por lesão e afirmar que foi o jogo com Portugal que afastou o Brasil só por má-fé ou por ignorância. Basta! Não sabem? Agarrem-se aos livros! Já passaram 44 anos e está tudo explicado até em livros de autores brasileiros.

Publicado por jcf

avatar
Viriato

Pontos : 16657

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum