Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Waldorf, a Salada

Ir para baixo

Waldorf, a Salada Empty Waldorf, a Salada

Mensagem por Viriato Seg Nov 08, 2010 2:49 am

Waldorf, a Salada

Waldorf, a Salada LisboaNov10-0001+(59)

Após ter falado no edifício, tenho que mencionar uma figura chave no início do funcionamento do Hotel Waldorf-Astoria: Oscar Michel Tschirky (1866-1950), de origem suíça, que anteriormente havia trabalhado no restaurante Delmonico. Foi “maitre de hotel” no Waldorf onde trabalhou de 1893 a 1943. A sua acção neste hotel foi de tal modo importante que ficou conhecido como o "Oscar do Waldorf".

Waldorf, a Salada Oscar-TschirkyTime1944

Oscar Tschirky junto ao relógio do hall principal, em 1944


No espólio do Hotel, que já referi, encontra-se um frasco de “Relish” que tem o seu nome no rótulo e que mostra como a sua acção foi ecléctica.


Waldorf, a Salada Waldorf-NY-Out10+058

No livro que publicou em 1896, “The Cook Book”, incluía já a sua mais famosa criação: a “Salada Waldorf”. Inicialmente feita com aipo, maçã e maionese, viria depois a incluir também nozes.
A fama desta salada foi tal que Cole Porter a consagrou numa canção de sucesso, «You are the Top», mais tarde interpretada por Ella Fitgerald e outros.

https://www.youtube.com/watch?v=bzfrcPJinVY&feature=player_embedded


Não é no entanto linear a paternidade desta salada. Há quem atribua a Salada Waldorf a Auguste Escoffier. Não me parece provável. No seu Livro «Guide Culinaire», ela surge integrada no capítulo das saladas, mas sem qualquer relevância que nos leve a essa teoria. Seria interessante consultar toda a documentação deixada por Oscar Tschirky que, para além de incluir receitas, tem papéis de reconhecimento escritos por pessoas notáveis, apontamentos sobre a vida no Hotel e sobre a sua actividade e um notável colecção de menus e que presentemente se encontram na Divisão de Manuscritos e Documentos Raros da Biblioteca da Universidade de Cornell.

Waldorf, a Salada Waldorf-NY-Out10+059

Vejamos a receita:

INGREDIENTES

100 gr de nozes com casca, 250 gr de talos de aipo, 250 gr de maçãs, 1/2 chávena de maionese, 2 colheres de sopa de sumo de limão.

PREPARAÇÃO:


- Quebre as nozes e pique-as. Descasque os talos de aipo, isto é, retire os fios e corte-os em tiras finas. Descasque as maçãs, que se cortam em quadrados e se regam com o limão. Numa saladeira coloque as nozes, o aipo e as maçãs. Misture-lhe a maionese. Conserve no frigorífico até à altura de servir.
Esta salada pode também ser servida sobre folhas de alface, ou de endívias, como entrada.
Publicada por Ana Marques Pereira

Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos