Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Costa Macedo acusada de falsidade de testemunho

Ir para baixo

Costa Macedo acusada de falsidade de testemunho Empty Costa Macedo acusada de falsidade de testemunho

Mensagem por Vitor mango Qua Set 24, 2008 2:08 pm

Costa Macedo acusada de falsidade de testemunho
Por Ana Paula Azevedo
O Ministério Público (MP) deduziu despacho de acusação contra Teresa Costa Macedo por «crime de falsidade de testemunho», cometido quando esteve a prestar declarações no julgamento do processo Casa Pia, em Janeiro de 2007

No depoimento, a ex-governante negou ter entregue à jornalista Felícia Cabrita um documento por si manuscrito com uma lista de nomes de envolvidos no caso, entre os quais o do apresentador de televisão Carlos Cruz e o de diplomatas.

Confrontada com o documento – que Felícia Cabrita entregara meses antes ao tribunal, quando foi depor ao mesmo julgamento –, Costa Macedo não o reconheceu e disse até que não era a sua letra.

A jornalista moveu então uma queixa contra a antiga secretária de Estado. O MP instaurou um inquérito e foi feito um exame pericial que concluiu que a escrita no documento é de Teresa Costa Macedo, pondo de lado a hipótese de pertencer à jornalista.

«Admite-se como muito provável a escrita suspeita constante dos dizeres Carlos Cruz, Embaixador António Monteiro – Embaixador em França, Embaixador Brito e Cunha, João Quintela – Chefe de Gabinete? manuscritos a azul e apostos na parte superior esquerda do rosto do documento seja da autoria de Maria Teresa Paulo Sampaio da Costa Macedo» -- concluem os peritos.

Em face disto, o MP deduziu acusação contra Teresa Costa Macedo, por falsidade de testemunho. «A arguida sabia que ao negar perante o tribunal a autoria do texto faltava à verdade e prestava uma falsa informação ao tribunal, tendo a consciência que estando sob juramento e tendo sido devidamente advertida de que deveria falar com verdade sob pena de incorrer em responsabilidade criminal, incorria efectivamente nessa responsabilidade».

«A partir de agora, e tendo em conta esta acusação do MP, todas as declarações que Teresa Costa Macedo fez no julgamento do processo Casa Pia deverão ser revistas» , comenta Felícia Cabrita.

Ausente do país, em viagem a Macau, Costa Macedo disse ao SOL que ainda não tem conhecimento da acusação do MP, pelo que não quis fazer comentários.

Fernando Sobreira, seu advogado, disse ao SOL, que ainda não recebeu a acusação do MP: «Não fui notificado de qualquer acusação. Depois reagirei como entender, mas não deixo de manifestar a minha surpresa, uma vez que ainda há pouco tempo tinha sido notificado de que o prazo para deduzir acusação tinha expirado».

O julgamento do processo Casa Pia entrou na fase final, estando o início das alegações marcado para o dia 20 de Outubro.

paula.azevedo@sol.pt
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117360

Ir para o topo Ir para baixo

Costa Macedo acusada de falsidade de testemunho Empty Re: Costa Macedo acusada de falsidade de testemunho

Mensagem por Vitor mango Qua Set 24, 2008 2:13 pm

Manos estamos em plena guerra aberta entre os Poderes deste pais Bostado á beira mar
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117360

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos