Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Os passaportes de SAR

Ir para baixo

Os passaportes de SAR   Empty Os passaportes de SAR

Mensagem por Vitor mango Ter Dez 14, 2010 5:24 am

Os passaportes de SAR


Os passaportes de SAR   Untitled%255B1%255D
Com a sincera advertência de ser um dos meus predilectos, não posso concordar, perdoe-me o confrade Laranja, com o seu desabafo sobre o Senhor Dom Duarte. Julgo que Bic Laranja, boa pluma e homem culto, quis dizer algo diferente, mas há dias em que não nos conseguimos exprimir com felicidade.

O Chefe da Casa Real solicitou ou vai solicitar as nacionalidades timorense e brasileira. Ora, se em tal pedido parece haver algo de incorrecto é a modéstia com que o faz e a inibição em terminar o raciocínio. Se eu fosse SAR, requeria também as cidadanias cabo-verdiana, são-tomense, angolana e moçambicana. Sei que os portugueses cairam na falácia de se pensarem "europeus" e muito "patriota" por aí se ufana de conhecer melhor as narrativas heróicas de galos, teutões e italiotas que a coisa portuguesa. Sei que, sentindo-se europeus, gostariam de um Portugal no braço de ferro com as Burgúndias, as Morávias, as Alsácias e Lorenas, mais as Silésias e os Wurtembergs. Portugal é mais que isso: mais que a soma de todos os bantustões que fizeram rolar tantas cabeças e pelos quais a Europa se esvaiu em sangue ao longo de séculos. Eu não sou europeu, pois nasci em África e sou portador, naturalmente, dos dieitos jus sanguinis e jus solis a ser maçambicano. Só não tenho a dupla-cidadania porque a minha terra foi declarada independente sem plebiscito, sem referendo, sem negociações e eu, com toda a família - pais, avós, bisavós - metidos num avião e despejados em Lisboa, que é a capital da nossa nação, mas não é a minha pátria.

Depois, incomoda-me que a nossa direita tivesse feito à esquerda o favor de se tornar racista, quando a história da liberdade e independencia portuguesas só se explica no Brasil, na Ásia e em África. A direita portuguesa - a mais incongruente, estúpida e iletrada da Europa - anda há 200 anos a fazer favores a todos quantos diz detestar; logo, perdeu todos os combates e ofereceu em terrina o manjar das "boas causas" à sinistra. Não me incomodou o texto de Bic Laranja, mas os comentários, que de tão roncantes e baixos só deslustram aquele que é um dos mais nobres, elegantes e simpáticos blogues portugueses.

O meu sonho é o passaporte da Confederação de Estados Lusófonos. Que tremendo coice naqueles que me privaram da minha condição natural de português africano !

Publicada porCombustõesem8.12.103comentários
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117360

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos