Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Naftalina pode causar o cancro e deve ser banida

Ir para baixo

Naftalina pode causar o cancro e deve ser banida Empty Naftalina pode causar o cancro e deve ser banida

Mensagem por Vitor mango Ter Dez 21, 2010 1:07 am

Naftalina pode causar o cancro e deve ser banida
00h22m
Eduarda Ferreira

Banir a naftalina de casa é o conselho dado num documento da Organização Mundial de Saúde. Nele, 60 especialistas mundiais indicam níveis máximos de exposição a nove poluentes comuns no ar das nossas casas, na sua maioria causadores de cancro.

O ar interior - de habitações, escritórios, escolas, lares, edifícios públicos e de prestação de cuidados de saúde - pode estar mais ou menos contaminado por substâncias que provocam efeitos nefastos na saúde. A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou linhas de orientação para que autoridades, profissionais de saúde e especialistas envolvidos nos projectos de construção e equipamento de edifícios conheçam os riscos dos materiais e do ambiente próximo.

Nove poluentes foram analisados e alguns deles, como a naftalina, têm uso decidido pelos moradores das habitações. Este é um material que os peritos recomendam mesmo que seja abolido do nosso ambiente doméstico.

O benzeno é um dos poluentes analisados. Está presente, também, no ar exterior, mas "as suas concentrações são maiores" no interior, pois provém de várias fontes: dos materiais de construção, do trânsito, do tabaco e dos solventes de limpeza. O seu efeito é carcinogéneo, sendo o maior risco de leucemia. Não estão, até agora, definidos valores-limite de exposição. No entanto, a sujeição continuada a esta poluição parece aumentar a probabilidade de doença.

Já para o monóxido de carbono foram calculados limites, quer haja exposição crónica ou ela aconteça apenas durante um período do dia. Numa concentração elevada, este gás é mortal, mas com teores mais baixos reduz a capacidade de movimentos em pessoas saudáveis ou desencadeia angina em quem tenha problemas cardiovasculares.

Outro poluente com efeitos analisados por este documento da OMS, destinado a reduzir os riscos de saúde através da redução dos níveis de inalação de nove químicos, é o formaldeído. Este é um componente de muitos vernizes, nomeadamente de mobiliário doméstico, e pode até ser encontrado em vernizes para unhas. Irritação e vermelhidão nos olhos e pestanejar mais frequente são os efeitos mais leves do formaldeído, que pode provocar cancro.

Perigosa, sobretudo para crianças, é a naftalina, que ainda não abandonou os armários de muitas famílias e marca presença, com diversos aromas, em instalações sanitárias de acesso público e mesmo no interior de viaturas, por exemplo em táxis. Anemia, lesões no aparelho respiratório e tumores são o resultado já comprovado em ratinhos de laboratório.

Também cancerígenos são os hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (existem cerca de cem e a nafatlina é um deles). Eles resultam do processo de queima da madeira e combustíveis, bem como dos churrascos. também estão presentes no alcatrão dos cigarros e até em cosméticos que usam alcatrão.

A lista analisada pela OMS inclui ainda o dióxido de nitrogénio, gás irritante que afecta os pulmões e tem origem nos trânsito automóvel, e outros processos de queima de combustível. Um fogão a gás produz maior quantidade do que o alimentado por corrente eléctrica. Cerca de 20% dos problemas respiratórios em crianças devem-se ao dióxido de nitrogénio.

O radão, gás presente em diversas zonas de Portugal onde abunda o granito, está classificado como cancerígeno. Na exposição a longo prazo, é mais perigoso para fumadores e, ainda que em menor grau, para ex-fumadores.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117360

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos