Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O vizinho do Mango

Ir para baixo

O vizinho do Mango Empty O vizinho do Mango

Mensagem por Viriato Ter Dez 28, 2010 8:30 am

Através do Mango, aquando das minhas deslocações esporádicas ao Palácio, já tive oportunidade de conhecer a casa onde nasceu Mouzinho da Silveira. Hoje fiquei a saber que o nosso herói tinha algumas tendâncias estranhas que o levaram ao suicídio. Teria sido um acto guerreiro ou a prisão do Gungunhana teria outros objectivos mais carnais??

FAZ HOJE 115 ANOS

Já poucos devem saber quem foi o Gungunhana, i.e., Mdungazwe Ngungunyane Nxumalo (1850-1906), último imperador do Império de Gaza, capturado por Mouzinho de Albuquerque, em Chaimite, precisamente a 28 de Dezembro de 1895. Faz hoje 115 anos. Transportado (e à sua corte) para Lisboa, onde foi exibido como troféu de caça, D. Carlos desterrou-o em 1896 para os Açores, onde viveu dez anos até morrer. Com a sua prisão, Mouzinho garantiu o controlo de Moçambique nos termos da Conferência de Berlim.

Publicado em Moçambique em 1896, pela Tipografia Sampaio & Carvalho, de Lourenço Marques, o relatório dessa prisão foi agora recuperado pela Angelus Novus na colecção Experimente no Sofá — livrinhos de 15x10,5cm de autores tão diferentes como o marquês de Sade, Nuno Júdice, Alexis de Tocqueville, Henry David Thoreau e, às voltas com Sherlock Holmes, O. Henry, Bret Harte e John Kendrick Bangs —, tão heterodoxa que até tem um volume sobre relatos das aparições de Fátima.

Sobre Mouzinho de Albuquerque (1855-1902), o herói de Moçambique, o volume inclui uma breve cronologia: o suicídio é atribuído ao «clima de intriga [e] decadência da monarquia». O livro não diz, mas digo eu, que a intriga estava associada a rumores de homossexualidade.

posted by Eduardo Pitta
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos