Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gerard Castello-Lopes (1925-2011)

Ir para baixo

Gerard Castello-Lopes (1925-2011) Empty Gerard Castello-Lopes (1925-2011)

Mensagem por Viriato Dom Fev 13, 2011 4:03 am

Gerard Castello-Lopes (1925-2011)

Gerard Castello-Lopes (1925-2011) Gerard+castello+lopes6

Há quase dois anos, tive o prazer de estar presente na inauguração de uma exposição de fotografia de Gérard Castello-Lopes, num festival próximo de Angoulême. O fotógrafo estava, de há muito, incapacitado por doença. Faleceu ontem, aqui em Paris, aos 85 anos.


Conheci Gérard Castello-Lopes num daqueles divertidos almoços de Agosto, em casa do Bartolomeu Cid dos Santos, em que o também já desaparecido anfitrião tinha o condão de juntar um grupo magnífico, de alguns dentre os seus inúmeros amigos. Recordo-lhe a voz forte e as gargalhadas francas, com que desfiava e acompanhava histórias da vida. Conhecia as suas anteriores andanças pelo quadro do meu ministério, quando fora tentado por José Cutileiro a fazer parte da delegação junto do Conselho da Europa, em Estrasburgo. E, naturalmente, sabia do seu trabalho na área da cultura, em especial ligado ao cinema, uma paixão de família.


Curiosamente, iria ser na fotografia que Gérard Castello-Lopes viria a merecer um maior reconhecimento público. Os seus magníficos trabalhos, onde se podem ver as influências de Cartier-Bresson, desenharam um inultrapassado retrato antropológico de Portugal e colocaram-no na escassa galeria dos nossos grandes fotógrafos. Por isso, creio que a melhor maneira de lembrá-lo hoje é publicar uma das suas belas fotografias.


À Danielle, deixo aqui o nosso abraço solidário.

Postado por Francisco Seixas da Costa

Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos