Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Daniel de Oliveira não pára de me surpreender pela positiva

Ir para baixo

Daniel de Oliveira não pára de me surpreender pela positiva Empty Daniel de Oliveira não pára de me surpreender pela positiva

Mensagem por Viriato Seg Fev 14, 2011 7:18 am

Cinco más razões para um disparate

por Daniel Oliveira


Cinco dias depois de criticar a ameaça que o PCP fez de avançar com uma moção de censura, o Bloco de Esquerda desdisse-se e anunciou a sua. E anunciou-a para daqui um mês, coisa no mínimo bizarra. Tentemos descortinar o objetivo da apresentação de uma moção de censura por parte do Bloco de Esquerda. Cinco possibilidades: o Bloco queria eleições antecipadas, queria que o PSD clarificasse a sua posição em relação ao governo, queria antecipar-se ao PCP, queria pedir desculpas por ter apoiado Manuel Alegre ou apenas queria aparecer na televisão durante um mês.

1 - O Bloco de Esquerda quer provocar eleições antecipadas. Caso o conseguisse, segundo todas as sondagens, estaria a entregar o governo à direita mais extremista do ponto de vista social e económico que já pôde vencer eleições em Portugal. Ou seja, tudo o que move o Bloco na sua justa contestação a este governo - direitos sociais, emprego, defesa do Estado Social - só poderia piorar. O resultado para o Bloco de Esquerda, caso isto acontecesse, é facilmente previsível: o mesmo que aconteceu ao PRD quando avançou com a sua. Dificilmente o eleitorado do BE perdoaria a entrega do poder ao PSD.

Mas foi o próprio Bloco que, em mais um gesto incompreensível, pediu aos deputados do PSD para não votarem a sua moção. Acho que nunca tinha visto um partido fazer campanha pelo voto contra uma proposta sua. E o facto de ter sentido necessidade de o fazer demonstra como se deixou embrenhar na sua própria tática estapafúrdia e que rapidamente se apercebeu disso mesmo. As coisas fazem-se com convicção. Quando assim não é, dá disparate.

O Bloco atirou-se para uma aventura em que, apesar dos enormes riscos para si próprio e para o País, não controla o resultado final. Ficou nas mãos dos caprichos do PSD. Entre a fome de poder do aparelho social-democrata ou medo da nova liderança perder o comando do partido antes do governo cair e o receio da reacção do seu eleitorado ao precipitar uma crise política, Passos Coelho vai pelo caminho mais cauteloso. Aliás, toda a estratégia - avançar depressa e deixar para as vésperas de um Conselho Europeu a sua votação - parece ter sido desenhada para obrigar o PSD votar contra. O Bloco avança com uma moção de censura de forma a ter a certeza absoluta que ela é chumbada. Percebe-se o absurdo disto?

Com esta estratégia só havia um vencedor garantido: o PSD. Se aprovasse a moção, chegava ao poder. Se a inviabilizasse, voltava a fazer o papel de responsável. E um perdedor: O Bloco de Esquerda. Se a sua moção fosse aprovada o seu eleitorado não lhe perdoaria; se fosse chumbada todos perceberiam a futilidade deste gesto, que beneficiaria, como vai beneficiar, José Sócrates, que assim tem um balão de oxigénio: fica claro que o governo não vai cair até ao Orçamento. Ou seja, o Bloco censura o governo e acaba por lhe dar espaço de manobra.

2 - O Bloco de Esquerda quer comprometer o PSD com as políticas do PS. Quer um momento de clarificação. Este tem sido o argumento mais usado. E é o que melhor explica o facto do Bloco ter esvaziado a sua moção quando percebeu que, escrevesse o que escrevesse nos considerandos, havia quem, entre os social-democratas, quisesse aproveitar este momento para fazer cair o governo. O PSD viabilizou os dois PEC. O PSD viabilizou o Orçamento de Estado. Essa clarificação está feita há imenso tempo e não vai ser nem maior nem menor a quando da votação da moção de censura. O PSD vai dar o mesmo argumento de sempre: abstém-se por causa da estabilidade económica do País. Só que desta vez é ainda mais fácil: a proposta atacará o próprio PSD; ao abster-se o PSD não viabilizará nenhuma medida prática do governo, ao contrário do que fez das outras vezes; a votação será nas vésperas de um Conselho Europeu fundamental; a moção vem de um partido que lhe está politicamente distante. Não se clarifica nada que não esteja, de forma bem mais evidente, clarificado. Tanto risco para uma redundância.

3 - O Bloco de Esquerda quis-se antecipar ao PCP, que ameaçou com uma moção, que o próprio BE tinha criticado. Esta obsessão com o PCP dificilmente encontra uma justificação política racional. O Bloco não disputa eleitorado com o PCP. O Bloco não é oposição ao PCP. O Bloco disputa e é oposição ao PS e à direita. Só recuando muito na história, a um período em que o Bloco de Esquerda nem existia, e pensando nas velhas guerras de alguns setores que deram origem ao BE, é que podemos compreender este obsessão com os comunistas. Um reflexo condicionado que leva o Bloco, mesmo quando já tem mais peso político do que o PCP, a teimar em ser o seu eco ou uma versão modernizada dos comunistas. O resultado, mais uma vez, é o contrário ao pretendido: o PCP prova que tem um ascendente sobre o Bloco e que este vive num incompreensível complexo de inferioridade em relação aos comunistas. Uma vitória que o PCP não esperava: basta ameaçar fazer que o BE faz. E faz o que, no primeiro minuto, criticou.

4 - O Bloco de Esquerda quis conter os danos da derrota de Manuel Alegre. Uma espécie de pedido de desculpas pela ousadia. E com isto consegue fazer o pleno da derrota: depois de irritar o seu eleitorado que não gostou de o ver a apoiar o mesmo candidato que o PS, irrita o eleitorado que votou em Manuel Alegre, que além de se sentir traído percebe a inconsequência estratégica do Bloco. E deita a perder as relações de confiança que, apesar de tudo, foi construindo com independentes e socialistas críticos de Sócrates. Dois anos de trabalho atirados para o lixo.

Não é a primeira vez que isto acontece. Já com José Sá Fernandes, depois de uma tentativa de alargamento da sua base política e social, o Bloco entrou em pânico, meteu os pés pelas mãos e acabou com uma estrondosa derrota nas urnas: os eleitores do Bloco mostraram que são bem menos propensos ao sectarismo do que alguns dos seus dirigentes. Só que dessa vez o próprio Sá Fernandes teve algumas responsabilidades na rutura. O mesmo não se pode dizer agora. O Bloco não pode continuar a fazer é este jogo do toca e foge, em que tenta seguir um caminho e à primeira contrariedade se arrepende. Caso contrário, o seu eleitorado fica tonto com tanta volta e reviravolta. O Bloco tem de aprender a viver com as derrotas. Elas acontecem na política e devem ser geridas com inteligências e ponderação.

Mas há uma possibilidade um pouco mais assustadora: que esta moção queira garantir uma clarificação, sim, mas interna. Que tenha como principal função mostrar que se desistiu definitivamente da ideia de reconstruir a esquerda, sabendo que para isso seria fundamental contar com uma parte da base social de apoio do PS, descontente com Sócrates mas pouco interessada em partidos que se acham autossuficientes e vanguardistas. Para isso já tinham o PCP e não consta que alguma vez o tenham escolhido como alternativa ao PS. Uma coisa é certa: sem esse povo de esquerda que vota tradicionalmente no PS não haverá nenhuma reconstrução do espaço político à esquerda. E se o Bloco julga que lhe chega o voto de protesto momentâneo está a enfiar-se num beco sem saída. Esse voto vai e volta, com ele não se tem um crescimento sustentável e, talvez mais importante, sendo inorgânico não se constrói com ele qualquer movimento político e social digno desse nome. Garante apenas vitórias de ocasião que dependem mais do populismo e da simpatia mediática de cada momento do que da construção sólida de um movimento político.

5 - O Bloco avançou com esta moção como mero truque mediático para garantir a atenção das televisões e jornais durante um mês. Além da futilidade da coisa, que corresponde a um frenesim inconsequente, ela acaba por revelar a fragilidade do próprio Bloco. Às vezes, "no news, good news". Sim, o Bloco vai estar na berlinda. Suspeito é que o vá lamentar demasiadas vezes.

Não é fácil descobrir o que estaria na cabeça dos dirigentes do Bloco quando resolveram avançar com este disparate. Seja qual for a razão, todas elas são más. A primeira é irresponsável, a segunda redundante, a terceira complexada, a quarta inconsequente e a quinta fútil. E seja qual for a verdadeira, todas garantem uma derrota para o Bloco e todas revelam impreparação tática, calculismo inconsequente e falta de solidez estratégica.

O meu problema não é a censura ao governo, que só pode contar com o meu apoio. São as consequências práticas desta moção. E um partido não se limita a gritar a revolta. Tem de lhe dar um caminho medindo as consequências de cada ação. Se alguém, para censurar o governo, avançar com a ideia de nos atirarmos todos ao rio eu serei contra. Porque sou menos convicto na oposição às políticas do primeiro-ministro? Não. Sou só menos maluco.

Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos