Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A fé em um Egito democrática é Êxodo moderna de Israel

3 participantes

Ir para baixo

A fé em um Egito democrática é Êxodo moderna de Israel Empty A fé em um Egito democrática é Êxodo moderna de Israel

Mensagem por Vitor mango Ter Fev 15, 2011 4:48 am

A fé em um Egito democrática é Êxodo moderna de Israel
Se o Egito consegue a sua transição para a democracia viável, Israel vai ter a coragem de se relacionar com os palestinos a partir de uma posição de reciprocidade e não a postura de dominação que herdou do passado colonial do Ocidente.
Por Carlo Strenger Tags: noticias de Israel do Egito

A queda de Hosni Mubarak por protestos pacíficos de base tem sido aclamado como o acontecimento histórico que é. O Mundo Livre e muitos no mundo árabe foram alegria, e para a maioria dos comentaristas tem sido positivamente eufórica por boas razões. Esta é a primeira vez que um líder árabe tem sido deposto por uma revolta popular, ea maioria dos ocidentais vozes e muitos analistas árabes vêem a possibilidade de que a revolta egípcia pode anunciar uma nova era no Oriente Médio.

Em Israel, essa esperança tem sido uma raridade, exceto nos círculos liberais. O governo deixou claro que preferia faraônica Mubarak, o regime repressivo, e temem que sua alternativa será uma república islâmica do tipo iraniano. O ex-ministro da Defesa, do Likud Moshe Arens foi tão longe como a escrita de que Israel só pode fazer as pazes com os ditadores.

Porque é que muitos Israelenses convencido de que egípcios e, mais geralmente árabes, a democracia é uma ilusão? Existem, é claro, alguns motivos racionais para o ceticismo que vão desde o estado da economia do Egito e do sistema educativo à sua falta de democracia estável documentados no relatório de desenvolvimento humano das Nações Unidas em 2009. Além disso, como já referi em artigos anteriores, história de Israel torna difícil mover-se do medo à esperança.

Mas para compreender a profundidade do medo de Israel, um outro nível mítico e teológico precisa ser tratada. O Oriente Médio é, afinal de contas, o berço da tradição monoteísta: Todas as três religiões abraâmicas: judaísmo, cristianismo e islamismo (em seqüência histórica) evoluíram nesta parte do globo.
Egito protesto - AP - 2011/12/02

Um egípcio acenando a bandeira nacional na frente de um veículo blindado do Exército na Praça Tahrir, no Cairo, Egito, 12 de fevereiro de 2011.
Foto: AP

Egiptólogo Jan Assmann, em seu estudo justamente celebrada Moisés, o egípcio: Memória do Egito, no oeste Monoteísmo, mostrou que o Egito tem desempenhado um papel especial no imaginário monoteístas. A história bíblica de Moisés guiando os judeus "êxodo para a liberdade eo monoteísmo do Egito, descrita como a terra da escravidão dominado pelo politeísmo, é um dos documentos que definem a tradição monoteísta.

Substituir "judeus" por "The West" e "Egito" por "O mundo árabe", e você começa a distinção entre o moderno, racional capaz de democracia ocidental eo mundo islâmico condenado ao atraso e incapaz de verdadeira democratização.

Monoteísmo é baseado no que Assmann chama de "Distinção Mosaic", a clivagem radical entre o verdadeiro monoteísmo religião alegou, e as religiões politeístas nega. Isto, Assmann, argumenta, foi uma mudança radical de antigas tradições religiosas: o politeísmo permitiu a coexistência de várias religiões: era uma coisa natural que há muitos deuses e religiões vizinhos podiam se comunicar e até mesmo mesclar, colocando deuses diferentes no panteão, às vezes, fusão e identificação entre vários deuses.

Uma vez que a distinção Mosaic foi criada, a convivência entre as religiões já não era possível. Isso transformou a história das religiões monoteístas em uma série de confrontos sangrentos, muitas vezes entre as três religiões abraâmicas cada um dos quais alegou a verdade absoluta, e foi definido pela negação dos anteriores.

A distinção de Moisés é uma poderosa fonte de discórdia e violência, e que abastece o conflito entre o Ocidente eo Islão, bem como o conflito entre Israel, visto como representante do Ocidente no Oriente Médio eo mundo árabe. Ele leva de imagens de maniqueísta, com o Ocidente retratado como o locus da verdade, única em sua capacidade para a democracia liberal. O mundo árabe é descrito como o locus de falsidade regulado pelas forças das trevas do tribalismo e uma religião, o Islã, que tem guerra escrito tudo sobre ele, e é, portanto, incapaz de uma verdadeira democracia.

Esta tem sido perpetuada pela noção do choque de civilizações, um conceito originalmente cunhado por Bernard Lewis, mas ficou famoso por Samuel Huntington, que era profundamente cético sobre a idéia de que a democratização de estilo ocidental, é de se esperar a varrer todo o mundo. Ele, portanto, se opõe fortemente à invasão do Iraque em 2003 ea crença neoconservadora da democratização norte-americana do mundo árabe.

Huntington estava certo em se opor a noção de neoconservadores que a democratização poderia ser desencadeada no mundo árabe através da intervenção americana, como a falha de os EUA para estabelecer democracias no Iraque e no Afeganistão mostra. Enquanto Huntington deu um cuidadosamente argumentado, embora o argumento, discutível, a crença generalizada na incapacidade inerente ao mundo árabe para a democracia repousa sobre a distinção mosaica que retrata o Egito como o locus de falsidades pagã.

É por isso que a revolta egípcia, a derrubada de Mubarak, e esperemos que a democratização do Egito é importante para o mundo como um todo - e pode ser crucial para Israel. O Ocidente não era, de modo envolvidos nesta transição, é a expressão da vontade do povo egípcio, e uma fonte de autonomia e de orgulho ao invés de outra experiência de ser instigada e pressionado pelo Ocidente. Ele iniciou uma transformação dos egípcios do Ocidente imagem, que agora são vistos como indivíduos orgulhosos que lutar por seus direitos.

Se o Egito consegue a sua transição para a democracia viável, as implicações vão muito além das evidentes vantagens que isso mantenha para o Egito e no Oriente Médio. Isto pode tornar-se nada menos que uma transformação das categorias míticas que dividem as imagens do mundo e se alimentam de eterno conflito.

Para Israel, isso é de importância verdadeiramente impressionante. Um dos poucos conservadores que aderiram à chamada para a colocar a fé na democracia egípcio é Natan Sharansky em uma entrevista em movimento, e nós devemos seguir este conselho. Isso vai dar a Israel mais esperança de paz com seus vizinhos, e coragem para se relacionar com o povo palestiniano a partir de uma posição de reciprocidade e não a postura de dominação que herdou do passado colonial do Ocidente.

Esta seria a verdadeira conclusão do Êxodo de Israel e do povo judeu: a transição da escravidão pelos mitos do passado para a liberdade de criar um futuro melhor.

mais recente livro de Carlo Strenger é o medo da insignificância: em busca de significado no Século XXI

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
A fé em um Egito democrática é Êxodo moderna de Israel Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117325

Ir para o topo Ir para baixo

A fé em um Egito democrática é Êxodo moderna de Israel Empty Re: A fé em um Egito democrática é Êxodo moderna de Israel

Mensagem por Joao Ruiz Ter Fev 15, 2011 5:49 am

.
Perorar sobre uma situação, a partir de comparações (nem sempre correctas e fiáveis) é fácil.

Acertar no desenvolvimento futuro, é um pouco mais difícil, dependendo da opacidade da bola de cristal utilizada...

Laughing Laughing Laughing Laughing

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

A fé em um Egito democrática é Êxodo moderna de Israel Empty Re: A fé em um Egito democrática é Êxodo moderna de Israel

Mensagem por Vitor mango Ter Fev 15, 2011 7:08 am

Joao Ruiz escreveu:.
Perorar sobre uma situação, a partir de comparações (nem sempre correctas e fiáveis) é fácil.

Acertar no desenvolvimento futuro, é um pouco mais difícil, dependendo da opacidade da bola de cristal utilizada...

Laughing Laughing Laughing Laughing

nunca aqui viram nem verao ( primavera incluida ) o Mango a pregar alguem na Cruz fomentar a violencia ou a converter pecadores a meu DEUS poderoso que me deu o Dom de adivinhaçao ( a porra é que nao funciona para o Totolçoto )

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
A fé em um Egito democrática é Êxodo moderna de Israel Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117325

Ir para o topo Ir para baixo

A fé em um Egito democrática é Êxodo moderna de Israel Empty Re: A fé em um Egito democrática é Êxodo moderna de Israel

Mensagem por Kllüx Ter Fev 15, 2011 8:40 am

O "nosso Boss" Mango, hoje estendeu lançois por todo o lado........Tem sorte k não anda por ai o meu amigo Tribunus e o Lagostas foi insdiskriminadamente (palavra no√@) pünido até 2038 affraid
Kllüx
Kllüx

Pontos : 11225

Ir para o topo Ir para baixo

A fé em um Egito democrática é Êxodo moderna de Israel Empty Re: A fé em um Egito democrática é Êxodo moderna de Israel

Mensagem por Vitor mango Ter Fev 15, 2011 9:35 am

insdiskriminadamente
olha olha ...o lagostas bateu ka porta
Sobre o Tribunus akilo que sei é que vive ou veio viver para Portugal ..sofrendo de uma doença grave
Nunmca o mango mesmo com o lagostas jamais e em MP esticou as goelas para converter fosse quem fosse
A razão ?
É bem simples
Descobri que afinal GOD nao criou nem a Adao nem a Erva nem o ervanário
...foi muito alem disso criando o DNA ..e com o carbono pelo meio gritou
- Agora desenrasquem-se
criou igualmente a imortalidade que através da keka faz nascer um novo SER igual ao pai ( é sempre parecido ku pai porque da mãe a gente ouve
e mais pah
Jamais o mango quando discute ou argumenta visa a canela do adversário ( não sou odioso como o Xou Silva ...e sempre respeitei os adversários que com ideias proféticas que eu não tenho gritam e pensam que descobriram a Pólvora
a pólvora eu ainda não descobri mas sei fazer pah
amen

e alem do amen informo quew os meus e mails com o tribunus eram cordiais e ate com o lagostas ...mas seja feita a verdade que ele andou por ai a dizer coisas que ele diz que eu disse qie não disse em MP
jamais o mango diria o que sabe about lagostas o que iria divertir o pessoal e ate mesmo about o trakas

E como viram o Kuze e a Zab esgravata4rm a net com queixinhas e queixolas about me ..and ...passeie ao largo ja quew
Da Zab nunca percebi a raiva mas sempre soube que as madames rebentam pelas costuras
o Kuze veio aqui mandar-me levar nuku e desse facto sentiu-se o maximo ...o que da minha parte me fez semtor tristeza ja que lhe reconhecia uns dotes de maior nivel
Kuanto á Buffa sempre a considerei algo de especial mas com um defeito ...
sexo sexo sexo e apendices

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
A fé em um Egito democrática é Êxodo moderna de Israel Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117325

Ir para o topo Ir para baixo

A fé em um Egito democrática é Êxodo moderna de Israel Empty Re: A fé em um Egito democrática é Êxodo moderna de Israel

Mensagem por Kllüx Ter Fev 15, 2011 10:41 am

Mangoes - High in fiber and vitamins A, B6, and C. lol! king A fé em um Egito democrática é Êxodo moderna de Israel 26-1 in the cool cool cool of the evening...Hello!!!..
Kllüx
Kllüx

Pontos : 11225

Ir para o topo Ir para baixo

A fé em um Egito democrática é Êxodo moderna de Israel Empty Re: A fé em um Egito democrática é Êxodo moderna de Israel

Mensagem por Vitor mango Seg Jul 30, 2012 12:39 pm

amen

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
A fé em um Egito democrática é Êxodo moderna de Israel Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117325

Ir para o topo Ir para baixo

A fé em um Egito democrática é Êxodo moderna de Israel Empty Re: A fé em um Egito democrática é Êxodo moderna de Israel

Mensagem por Vitor mango Qui Set 13, 2012 1:46 am

and

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
A fé em um Egito democrática é Êxodo moderna de Israel Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117325

Ir para o topo Ir para baixo

A fé em um Egito democrática é Êxodo moderna de Israel Empty Re: A fé em um Egito democrática é Êxodo moderna de Israel

Mensagem por Vitor mango Qua Out 24, 2012 3:02 pm

amen

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
A fé em um Egito democrática é Êxodo moderna de Israel Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117325

Ir para o topo Ir para baixo

A fé em um Egito democrática é Êxodo moderna de Israel Empty Re: A fé em um Egito democrática é Êxodo moderna de Israel

Mensagem por Vitor mango Dom Mar 31, 2013 9:22 am

amen

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
A fé em um Egito democrática é Êxodo moderna de Israel Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117325

Ir para o topo Ir para baixo

A fé em um Egito democrática é Êxodo moderna de Israel Empty Re: A fé em um Egito democrática é Êxodo moderna de Israel

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos