Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Abstencionistas do pensamento

Ir para baixo

Abstencionistas do pensamento Empty Abstencionistas do pensamento

Mensagem por Viriato Qui Fev 17, 2011 10:41 am

Abstencionistas do pensamento

Passos Coelho tem um problema assim um bocadinho para o aborrecido em quem pretenda fazer carreira como líder partidário e chefe de Governo: quando fala, desaparece. Quer-se dizer, as suas declarações levam a que metade da audiência adormeça e a outra metade deixe de estar acordada. O período de vigília no espectador não chega aos 10 segundos, não importando o assunto na berlinda. A sua oratória, de um convencionalismo soporífero nessa simulação oh tão artificial da gravitas, terá parte da responsabilidade, mas não é causa – a causa é o vazio de ideias. Se o seu discurso tivesse alguma relevância, mesmo que mínima, alguém iria interessar-se o suficiente para superar a barreira dos 10 segundos de atenção. E eu, que não tenho a pretensão de saber mais de política do que este antigo presidente da JSD, muito menos quero cometer a indelicadeza de lançar suspeitas acerca das suas capacidades intelectuais, culpo aqueles que o aconselham, sejam eles quem forem, pela sucessão de calinadas de palmatória desde que substituiu aquela senhora do abalozinho.

Veja-se este caso da moção de censura do BE. Para além de ter sido um desvario do alucinado Louçã, foi igualmente um ataque à dignidade do Parlamento ao se anunciar com um mês de distância, assim pervertendo o seu sentido ao serviço de um tacticismo rasteiro e imbecil. Mas pior: no dia seguinte, o BE acrescentava que não queria que ela fosse votada favoravelmente por parte da oposição, o que é uma inovação legislativa nacional absoluta, talvez estreia parlamentar mundial. E o pior do pior: o BE apontava a moção também contra parte da oposição. Meus amigos, não se pode errar mais – isto é, corrijo apressadamente, pode; e pode muito.

Começou pelo CDS, em que Portas admitiu votar a favor desta aberração se viesse a concordar com o texto. Continuou com o CDS, que se antecipou ao PSD no anúncio da abstenção. Temos aqui dois erros: a abstenção e a antecipação. Os que se abstêm não se afirmam, por um lado, e quem se antecipa pode acabar precipitado, pelo outro. Felizmente para o CDS, está a lidar com o PSD; ou com este PSD, sejamos justos, embora este, no que à inteligência política diga respeito, seja igual aos do passado desde a fuga do Barroso. É que o risco para Portas era enorme, a baliza estava escancarada e o guarda-redes estatelado no meio-campo.

Se Passos tivesse decidido votar contra a moção de censura do BE, teria conseguido atingir três objectivos cruciais num só momento: (i) afirmava-se como baluarte do regime democrático, castigando quem o ameaça nos seus fundamentos, (ii) de caminho, reduzia o CDS à abjecção dos mornos, dos que perderam a alma e (iii), como corolário não menos importante, conquistava uma autoridade no partido que o começaria a blindar contra a oposição interna, pois teria dado provas de ser um verdadeiro líder ao exibir a sua força onde outros apenas mostrariam a sua inevitável mediocridade. O facto de ter perdido aqui mais uma ocasião de se destacar perante o partido e o País não surpreende, porém. É que estar rodeado de abstencionistas do pensamento faz mal a muito boa gente.

Valupi
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos