Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O que é hoje ser de esquerda ou de direita

2 participantes

Ir para baixo

O que é hoje ser de esquerda ou de direita Empty O que é hoje ser de esquerda ou de direita

Mensagem por Viriato Qua Fev 23, 2011 3:57 am

Comntário tirado do blog Aspiriba B

joão viegas

Em Portugal não sei.


Em minha casa (portuguesa), por referência às primeiras manifestações da distinção, logo a seguir à revolução francesa, reputa-se de esquerda quem pugna pela igualdade efectiva entre as pessoas : igualdade política (cidadania), igualdade económica (redistribuição da riqueza), igualdade moral (respeito da liberdade e da dignidade da pessoa humana).

Em contrapartida, situa-se à direita quem se contenta com uma proclamação no papel da tríade liberdade-igualdade-fraternidade, na qual vê essencialmente uma metáfora destinada a ilustrar a fatalidade da ordem pré-existente, ordem que pensa só dever ser modificada marginalmente e formalmente, de maneira a que tudo fique na mesma. Esta visão direitista das coisas esconde-se por detrás da sacralização de ideias (mal) feitas : a « liberdade individual » (que assenta num contra-senso e serve de disfarce ao egoismo puro e simples) e a « propriedade privada » (expressão barroca de muito difícil entendimento, que se procura fazer passar por um pleonasmo).

A linha de separação situa-se, quanto a mim, na exigência de efectividade, ou seja na vontade de ver realizadas concretamente as ideias abstratas que temos sobre o que deve ser a sociedade.

Curiosamente, penso que esse é precisamente o ponto mais desprezado, sobretudo em Portugal.

Finalmente, a nível do discurso, julgo que a maioria das pessoas de esquerda admite que a distinção terá nascido com a revolução francesa, precisamente acerca das questões levantadas pelo cumprimento do seu programa. Pela parte que me toca, tenho muitas dúvidas a esse respeito. Julgo que a ideia já vem de longe e que se enraiza nas reflexões dos antigos em torno da justiça (uma espécie de igualdade, dizia Aristóteles), e talvez também numa arte essencialmente prática inventada pelos Romanos, a que chamaram arte jurídica.

Qualquer semelhança entre as considerações expostas acima e em discussões passadas com o Valupi é pura coincidência…

Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

O que é hoje ser de esquerda ou de direita Empty Re: O que é hoje ser de esquerda ou de direita

Mensagem por Viriato Qua Fev 23, 2011 11:15 am

joão viegas

Bom Valupi, vejo que afinal sempre leste o que eu escrevi.

Mas estas enganado, redondamente enganado. A direita não defende a igualdade efectiva. Concedo que às vezes usa o argumento de forma retorica (por exemplo na teoria economica), mas quando vais ver de perto, verificas sempre que a direita não quer a igualdade efectiva.

Ela concorda com a igualdade de principio, abstrata, ideal. Por exemplo assina de olhos fechados a lenda que reza que os homens nascem todos livres e iguais (o que é uma completa fantasia). Mas de cada vez que se fala em medidas concretas para restabelecer a igualdade na pratica, por exemplo nas dimensões que disse acima (politicamente, economicamente, moralmente) a direita é contra. Ela concorda que a tia Ermelinda, que nasceu na Beira Trasmontana para lavrar a terra e levar pancada do marido NASCEU livre (no papel) e igual a ti , caro Valupi, que és um produto urbano muito refinado e também a mim que sou outro. Mas experimenta imaginar medidas que façam com que ela tenha tantos bens como tu, e tantos poderes, e tantos beneficios, e vais ver que as pessoas de direita acham todas que tais medidas são contra natura.

Ora bem, eu sou de esquerda enquanto acredito que não sou mais, nem menos, do que a tia Ermelinda e que não mereço menos, nem mais.

Podes andar à volta com a questão o tempo que quiseres. Vais sempre chegar à conclusão que a diferença entre esquerda e direita esta aqui.

Mas que é uma boa pergunta, em Portugal em 2011, é claro que é…


Talvez esse tema devesse estar em "Debates". Mas vale a pena ser esmiuçado. O que é ser de direita ou esquerda? Aceitam-se opiniões.
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

O que é hoje ser de esquerda ou de direita Empty Re: O que é hoje ser de esquerda ou de direita

Mensagem por Vitor mango Qui Jul 12, 2012 1:31 am

aMEN

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
O que é hoje ser de esquerda ou de direita Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117360

Ir para o topo Ir para baixo

O que é hoje ser de esquerda ou de direita Empty Re: O que é hoje ser de esquerda ou de direita

Mensagem por Vitor mango Qui Jul 12, 2012 1:32 am

O que é hoje ser de esquerda ou de direita Images?q=tbn:ANd9GcT3Bwql-Cw39C2MFHjrZNYXwl7QnNucqzZwKM2RVKGDBKuukY0w

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
O que é hoje ser de esquerda ou de direita Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117360

Ir para o topo Ir para baixo

O que é hoje ser de esquerda ou de direita Empty Re: O que é hoje ser de esquerda ou de direita

Mensagem por Vitor mango Sex Jul 27, 2012 5:37 am

amen

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
O que é hoje ser de esquerda ou de direita Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117360

Ir para o topo Ir para baixo

O que é hoje ser de esquerda ou de direita Empty Re: O que é hoje ser de esquerda ou de direita

Mensagem por Vitor mango Ter Nov 12, 2013 5:12 am

amen

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
O que é hoje ser de esquerda ou de direita Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117360

Ir para o topo Ir para baixo

O que é hoje ser de esquerda ou de direita Empty Re: O que é hoje ser de esquerda ou de direita

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos