Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Noruega

Ir para baixo

Noruega Empty Noruega

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Abr 09, 2011 10:01 am

.
63 são retirados de plataforma petrolífera

por Lusa
Hoje

Mais de 60 pessoas foram hoje retiradas de uma plataforma petrolífera na costa oeste da Noruega devido a uma fuga de gás detectada pela empresa norueguesa Statoil.

Num comunicado da Statoil, divulgado pela agência de notícias Associated Press, a empresa responsável pela extracção de gás natural e petróleo diz que mobilizou as suas equipas de resgate de emergência depois de ter sido informada sobre uma fuga de gás na plataforma Visund.

A plataforma Visund fica a cerca de 150 quilómetros a noroeste da cidade de Bergen.

De acordo com um dos coordenadores da equipa de resgate 63 pessoas foram já retiradas de helicóptero da plataforma Visund, mas outras 60 permaneceram para controlar a situação.

A plataforma Visund fica a cerca de 150 quilómetros a noroeste da cidade de Bergen.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Noruega Empty Polícia encontrou ilesas duas bebés raptadas brutalmente

Mensagem por Joao Ruiz Qua Jun 22, 2011 11:06 am

.
Polícia encontrou ilesas duas bebés raptadas brutalmente

por Lusa
Hoje

A polícia norueguesa anunciou hoje que encontrou ilesas duas bebés brutalmente raptadas na terça-feira e que prendeu seis suspeitos, incluindo provavelmente o pai.

Confiadas aos serviços sociais, as duas crianças, de origem iraquiana, de 1 e 3 anos, tinham sido raptadas à frente da mãe por dois homens encapuçados e munidos com pistolas eléctricas paralisantes e gases lacrimogéneos perto de Oslo, durante uma reunião de contacto organizada pela assistência social.

As bebés foram encontradas um pouco mais de 24 horas depois, num apartamento de Hoenefoss (sudeste), cujo ocupante foi detido, declarou Linn Hilde Fosso, um responsável pela polícia local. No total, seis pessoas, incluindo várias de origem iraquiana, foram detidas no âmbito do que parece ser um drama familiar.

"Nós temos boas razões para acreditar que, entre as pessoas, está o pai das crianças", declarou Fosso. As crianças foram entregues aos serviços de assistência social.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Noruega Empty Polícia norueguesa confirma para já 17 mortos

Mensagem por Joao Ruiz Sex Jul 22, 2011 4:47 pm

.
Polícia norueguesa confirma para já 17 mortos

por DN.pt
Hoje

Noruega Ng1587331

A explosão junto do edifício do gabinete do primeiro-ministro em Oslo foi provocada por uma bomba e fez pelo menos sete mortos. Seguiu-se um tiroteio num encontro de jovens. Há pelo menos 17 mortos a registar nos dois ataques.





As autoridades norueguesas acabam de dar uma conferência de imprensa onde confirmam pelo menos 10 mortos no tiroteio ocorrido em Utoeya, uma ilha nos arredores de Oslo. E avisaram que durante a noite o número de vítimas deve aumentar.

A estes juntam-se os sete já confirmados no atentado junto do edifício do gabinete do primeiro-ministro, ocorrido uma hora antes.

A polícia confirmou ainda a detenção de um homem branco, de 32 anos, com 1,90 metros de altura. E informou ainda que encontrou na ilha um carro armadilhado que pertencia ao homem detido. Os disparos foram feitos com uma arma automática equipada com mira telescópica. A polícia sabe que o mesmo homem foi responsável pelos dois ataques, pois foi visto dentro de uma carrinha junto do edifício do gabinete do primeiro-ministro pouco antes do atentado.

Tiroteio em Uteya depois do atentado

Um homem disfarçado de polícia, de nacionalidade norueguesa e que foi entretanto detido, abriu fogo ao final da tarde num encontro da juventude trabalhista em Utoeya, uma ilha nos arredores de Oslo, cerca de uma hora após o rebentamento de uma bomba perto do edifício do gabinete do primeiro-ministro que causou pelo menos dez mortos e vários feridos.

Este encontro registava cerca de 700 jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos. A polícia confirmou que estava previsto que o primeiro-ministro se deslocasse para dar uma conferência.

Uma fonte hospitalar deu conta da existência de centenas de feridos, a maioria deles ligeiros mas que foram obrigados a receber tratamento.

Um porta-voz da polícia, entretanto, informou que as autoridades estão a controlar todos os terminais de aeroportos e outros transportes. O centro de Oslo está também a ser evacuado. O mesmo porta-voz não confirmou que a explosão tenha sido feita através do rebentamento de um carro. Há ainda outra notícia que dá conta de um pacote suspeito na televisão estatal norueguesa.

A polícia noruguesa acredita que existe uma relação entre o atentado à bomba e o tiroteio que se seguiu na ilha de Utoeya. "Temos boas razões para crer que há uma relação entre os acontecimentos. Há testemunhos que reforçam esta ideia", declarou o comissário Sveinung Sponheim numa conferência de imprensa em Oslo.

Explosão fez pelo menos sete mortos

A explosão ao início da tarde junto ao edifício do gabinete do PM norueguês foi provocada por uma bomba ou mais bombas. A polícia confirma sete vítimas mortais (suspeita-se que haverá mais vítimas) e vários feridos. Por causa da explosão, os escritórios da zona da baixa de Oslo tiveram de ser evacuados. A detonação rebentou com a maioria das janelas do edifício governamental, onde se localiza o gabinete do primeiro-ministro, Jens Stoltenberg, que não estava presente na altura da explosão.

O El Mundo escreve no seu site que a polícia norueguesa admite que um número ainda por determinar de pessoas morreram vítimas da explosão. Existem também vários feridos.

A BBC avança que um dos edifícios atingidos era a sede do maior tablóide norueguês, VG. Um jornalista descreveu a situação: "Vi algumas janelas do edifício da VG e também do edifício do governo rebentarem. Algumas pessoas estavam deitadas no meio da rua, cobertas em sangue. Há vidro por todo o lado. É o caos total. As janelas de todos os prédios que nos rodeiam explodiram." Segundo o canal inglês há "pelo menos oito" feridos.

Rapidamente apareceram uma série de vídeos amadores em blogs do país, como é o caso de um que encontra clicando aqui.

In DN

Embarassed Rolling Eyes Twisted Evil

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Noruega Empty Polícia: Ainda há corpos nos escombros dos edifícios

Mensagem por Joao Ruiz Dom Jul 24, 2011 4:29 am

.
Polícia: Ainda há corpos nos escombros dos edifícios

por Lusa/DN.pt
Ontem

Noruega Ng1587825

A polícia norueguesa reconheceu hoje que o número de vítimas mortais dos atentados de sexta-feira pode aumentar, já que ainda há corpos nos edifícios do governo em Oslo e pessoas desaparecidas na ilha de Utoeya.

Um porta-voz das forças de segurança norueguesas disse, em conferência de imprensa, que os "corpos" ainda não foram recuperados do edifício governamental, em Oslo, devido ao risco de existirem "explosivos por detonar" no interior.

As autoridades adiantaram ainda que quatro a cinco pessoas estão desaparecidas após o tiroteio de sexta-feira na ilha a 40 quilómetros de Oslo.

"O número final de mortos pode aumentar", disse o porta-voz da polícia.

As autoridades revelaram ainda que o homem disparou ao longo de 90 minutos e que a polícia demorou 40 minutos a chegar à ilha desde o momento em que foi chamada.

Na sexta-feira, a explosão de um carro-bomba no centro governamental de Oslo e um tiroteio num campo de férias organizado pelo Partido Trabalhista, numa ilha fora da capital, provocaran a morte pelo menos de 92 pessoas.

Destas, 85 foram mortas na ilha de Utoeya e sete no centro de Oslo, segundo o último balanço oficial.

O suspeito detido após o tiroteio admitiu que abriu fogo sobre os jovens presentes no acampamento do Partido Trabalhista, disseram ainda as autoridades, acrescentando que, após os relatos de algumas testemunhas, os investigadores estão ainda a tentar determinar se um segundo atirador estava presente na ilha.

O duplo ataque foi realizado com apenas duas horas de intervalo, pelo que a polícia levantou a hipótese de o suspeito ter agido sozinho, ativando o carro-bomba que explodiu na capital e partindo de seguida para a ilha, a cerca de 40 quilómetros de Oslo.

No entanto, os investigadores não descartam agora a hipótese de que este tivesse cúmplices, especialmente para perpetrar o ataque ao complexo do governo em Oslo.

Ainda assim, a polícia afirmou que será "difícil" saber com segurança se o suspeito agiu sozinho ou como "parte de uma rede maior".

As autoridades têm estado a inquirir o suspeito, mas a comunicação tem-se revelado "complicada", acrescentaram.

Os investigadores estão também a investigar os ferimentos para perceber quantas armas foram utilizadas no massacre.

Descrito no seu próprio perfil do Facebook como "conservador" e "cristão", Anders Breivik Behring estava ligado a movimentos de extrema direita e "islamófobos". Entre 1999 e 2006, o suspeito fez parte do Partido do Progresso norueguês, uma formação da direita populista.

In DN

Embarassed Twisted Evil

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Noruega Empty Suspeito diz que ataques foram "cruéis" mas necessários

Mensagem por Joao Ruiz Dom Jul 24, 2011 4:34 am

.
Suspeito diz que ataques foram "cruéis" mas necessários

por Lusa
Hoje

Noruega Ng1588136

O suspeito dos dois ataques sangrentos que levaram à morte de pelo menos 92 pessoas na Noruega confessou hoje à polícia que agiu sozinho.Para o jovem de 32 anos, os ataques foram foram "cruéis", mas necessários.

Na sexta-feira, a Noruega foi abalada com dois ataques, um à bomba em Oslo e um a tiro na ilha vizinha de Utoeya num acampamento de jovens, que causaram a morte a pelo menos 92 pessoas e ferimentos em 97. A polícia deteve um norueguês de 32 anos, identificado como Anders Behring Breivik, que já confessou a autoria dos ataques, considerando que foram "cruéis", mas necessários.

Anders Behring Breivik, 32 anos, está a ser interrogado pela polícia norueguesa que tenta apurar se os disparos na ilha de Utoeya foram perpetrados apenas por um ou por vários atiradores. Segundo um responsável da polícia de Oslo, o suspeito garantiu hoje que agiu sozinho.

"Durante os interrogatórios, disse que era único", declarou o responsável policial Sveinung Sponheim em conferência de imprensa, adiantando que as autoridades vão continuar a investigar tendo em conta que alguns sobreviventes indiciam a possibilidade de o ataque na ilha ter sido realizado com um segundo atirador.

In DN

Twisted Evil

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Noruega Empty Número de vítimas mortais em Oslo sobe para 93

Mensagem por Joao Ruiz Dom Jul 24, 2011 4:32 pm

.
Número de vítimas mortais em Oslo sobe para 93

por Lusa
Hoje

Noruega Ng1588291

O número de mortos nos dois atentados da Noruega subiu hoje para 93, depois da morte de um dos feridos no ataque contra o acampamento da juventude na ilha de Utoeya.

Com esta morte, sobe para 86 o número de mortos do segundo ataque, principalmente adolescentes, que ocorreu num campo de férias organizado pelo Partido Trabalhista, numa ilha fora a 40 quilómetros da capital. Este ataque aconteceu apenas duas horas depois de um carro-bomba ter explodido no complexo do governo em Oslo, matando sete pessoas.

A polícia supõe que o suposto autor do duplo atentado, Anders Breivik Behring, agiu sozinho, mas não descarta cúmplices. Já hoje, o corpo especial da polícia norueguesa deteve seis pessoas numa operação especial nos arredores de Oslo na sequência do duplo atentado de sexta-feira.

Segundo relata a imprensa, equipas especiais das forças de segurança participaram numa operação que levou ao cerco de uma casa numa zona industrial que poderá ter escondidos dois contentores de produtos químicos.

In DN

Twisted Evil

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Noruega Empty Barroso na lista de potenciais alvos de assassino norueguês

Mensagem por Joao Ruiz Seg Jul 25, 2011 3:51 am

.
Barroso na lista de potenciais alvos de assassino norueguês

por DN.pt
Ontem

Noruega Ng1588882


'2083: Uma Declaração da Independência Europeia' tem 1518 páginas e está a ser atribuída a Anders Behring Breivik, o fundamentalista cristão que na sexta-feira matou 93 pessoas


Durão Barroso surge como exemplo de figuras que poderiam ser alvo de ameaças ou até de acções terroristas num manifesto que apareceu na internet e está a ser atribuído pelos media noruegueses e pelas agências internacionais a Anders Behring Breivik, o fundamentalista cristão, de 32 anos, que na sexta-feira matou 93 pessoas no centro de Oslo e na ilha de Utoya.

(Veja o vídeo colocado no YouTube em que o "manifesto" é resumido)


"2083: Uma Declaração da Independência Europeia" tem 1518 páginas e é um misto de opiniões pessoais e de transcrições de textos da autoria de outras pessoas. No documento, o assassino que já confessou a autoria do massacre e vai hoje a tribunal, descreve ao pormenor a forma como planeou tudo.

Breivik, que no documento escrito em inglês é Andrew Berwick, explica que a barbárie teve como objectivo lançar "uma guerra preventiva contra os regimes marxistas-multiculturalistas da Europa e enfraquecer a invasão-colonização islâmica em curso".

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Noruega Empty Procurador quer duplicar prisão preventiva para Breivik

Mensagem por Joao Ruiz Seg Jul 25, 2011 4:05 am

.
Procurador quer duplicar prisão preventiva para Breivik

por Lusa
Hoje

Noruega Ng1588876

A polícia norueguesa vai pedir excepcionalmente oito semanas de prisão preventiva para o suspeito dos atentados de Oslo, quando for presente hoje perante um juiz, anunciou o tribunal.

"O procurador vai pedir oito semanas de prisão preventiva para Anders Behring Breivik", anunciou o tribunal de Oslo em comunicado, citado pela agência francesa AFP. Segundo o tribunal, "o procurador vai pedir também que a audiência se realize à porta fechada".

Normalmente, a duração máxima da prisão preventiva na Noruega é de quatro semanas renováveis, mas em circunstâncias especiais o prazo requerido pode ser de oito semanas, também com possibilidade de poder ser prolongado, disse uma porta-voz da polícia norueguesa, Viola Bjelland.

Anders Behring Breivik, 32 anos, deverá comparecer perante um juiz no tribunal de Oslo às 13:00 locais (12:00 em Lisboa), depois de ter sido detido pela polícia na sexta-feira, acusado da morte de 93 pessoas devido à explosão de uma bomba na capital e de um tiroteio num acampamento de jovens.

O suspeito, que confessou os crimes, pretende que a audiência no tribunal seja pública e que possa comparecer usando um uniforme militar, segundo anunciou o seu advogado, Geir Lippestad, no domingo à noite.

In DN

Noruega Smile14Noruega Smile14Noruega Smile14Noruega Smile14Noruega Smile14

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Noruega Empty Advogado acredita que Breivik está louco

Mensagem por Joao Ruiz Ter Jul 26, 2011 8:04 am

.
Advogado acredita que Breivik está louco

por DN.pt
Hoje

Noruega Ng1590129

Assassino não está arrependido e ficou surpreendido por ter conseguido matar 76 pessoas sem ser abatido.

O advogado de Anders Breivik, o único detido pelo duplo atentado na Noruega, acredita que o seu cliente "está louco". Geir Lippestad disse em conferência de imprensa que Anders Breivik "não se mostra arrependido" pelas 76 vítimas mortais.

Segundo o advogado, Breivik assumiu fazer parte de uma rede anti-islâmica que conta com dois grupos na Noruega e outro no exterior. Breivik, ainda segundo Geir Lippestad, acredita viver num "estado de guerra" e mostrou-se surpreendido por ter conseguido matar tanta gente sem ser abatido pelas autoridades policiais.

Segundo Geir Lippestad, a primeira audiência de Anders Behring Breivik em tribunal, na segunda-feira, foi fechada por receio das autoridades de que o suspeito enviasse sinais para outras células. Breivik "detesta todos os que acreditam na democracia", disse o advogado, acrescentando que o seu cliente considera que os ataques foram "necessários" porque a Europa vive em estado de guerra.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Noruega Empty Breivik detido numa cela de sete metros quadrados

Mensagem por Joao Ruiz Qua Jul 27, 2011 4:32 pm

.
Breivik detido numa cela de sete metros quadrados

por DN.pt
Hoje

Noruega Ng1591141

Autor de duplo atentado está em regime de isolamento no estabelecimento prisional de Ila, a oeste de Oslo. Só pode contactar com o seu advogado e com as autoridades policiais.

O autor confesso do duplo atentado da Noruega, que tirou a vida de 76 pessoas, Anders Behring Breivik, encontra-se detido numa cela de 7 metros quadrados no estabelecimento prisional de Ila, em Sandvika, a oeste de Oslo, informou nesta quarta-feira o jornal "Verdens Gang" em sua edição digital.

O norueguês, de 32 anos, permanecerá nesta cadeia por quatro das oito semanas em prisão preventiva. Vai ser vigiado 24 horas do dia para evitar que se suicide, acrescentou a publicação.

Segundo o director do centro penitenciário, Knut Bjarkeid, a cela de Breivik tem apenas com uma cama, uma sanita, uma cadeira e uma mesa.

Durante o primeiro mês de detenção, o autor do duplo atentado não se poderá relacionar com nenhum outro preso. Só poderá comunicar com seu advogado e com as autoridades policiais.

Também está previsto que dois psiquiatras avaliem o estado mental de Breivik.

In DN

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Noruega Empty Palácio real e sede do partido do governo eram alvos

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Jul 30, 2011 11:37 am

.
Palácio real e sede do partido do governo eram alvos

por Lusa e DN.pt
Hoje

Noruega Ng1593983

Anders Behring Breivik, autor confesso dos atentados na Noruega, tinha planos para colocar bombas no palácio Real de Oslo e na sede do Partido Trabalhista.

O Palácio Real da Noruega e a sede do Partido do Trabalhista também constavam da lista de alvos do autor confesso dos ataques em Oslo, Anders Behring Breivik, noticia hoje o jornal norueguês Verdens Gang, citando fonte judicial.

Anders Behring Breivik "revelou durante o seu interrogatório que planeava atacar outros alvos", confirmou o procurador-geral da Noruega, Paal Fredrik Hjort Kraby, ao jornal norueguês.

O Verdens Gang avança que o Palácio Real constava da lista de alvos devido ao seu valor simbólico, a sede do Partido do Trabalhista pela culpa que esta formação política, segundo Breivik, teria na instauração de uma sociedade multicultural, que este repudiava.

Breivik foi novamente interrogado na sexta-feira pela polícia norueguesa, uma semana depois do duplo atentado, com base em novos dados obtidos pela investigação em curso, informaram fontes policiais.

O advogado de Breivik, Geir Lippestad, adiantara na sexta-feira ao diário norueguês Aftenposten que o seu constituinte planeava mais ataques bombistas contra dois edifícios. "Não vou comentar sobre o número ou a natureza dos alvos que tinha em mente. Estes são alvos óbvios para os terroristas e cuja ideia era atingir o governo", afirmou, por sua vez, Hjort Kraby ao jornal Verdens Gang.

No interrogatório de sexta-feira, as autoridades informaram Breivik sobre o número de vítimas que fez - a nova contabilidade aponta para 77. "Não mostrou qualquer tipo de reacção. Não lhe vi um sorriso, nem sinais de arrependimento", referiu o advogado do autor confesso dos atentados, Geir Lippestad.

A maioria das vítimas dos atentados tinha entre 14 e 16 anos. A mais velha contava 61 anos.

In DN

Twisted Evil

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Noruega Empty Anders Breivik pediu um psiquiatra japonês

Mensagem por Joao Ruiz Ter Ago 02, 2011 5:09 pm

.
Anders Breivik pediu um psiquiatra japonês

por Lusa
Ontem

Noruega Ng1596580

Anders Behring Breivik, o extremista que confessou ser o autor do duplo atentado de 22 de Julho na Noruega, pediu para ser observado por um psiquiatra japonês, disse hoje o seu advogado a um jornal.

"O meu cliente exprimiu o desejo de ser seguido por um perito japonês. Este desejo tem a ver com o seu conceito de honra, ele considera que um japonês vai percebê-lo melhor do que um europeu", declarou Geir Lippestad ao jornal Dagens Naeringsliv.

Dois psiquiatras noruegueses, Synne Soerheim e Torgeir Husby, foram já nomeados por um tribunal de Oslo para decidir se Behring Breivik, que segundo o advogado parece "demente", pode ser considerado penalmente responsável.

Thomas Heggammer, um perito norueguês em terrorismo e islamismo, revelou numa entrevista recente à France Presse que no seu manifesto de 1.500 páginas publicado pouco antes dos atentados, Behring Breivik, que se vê como um cruzado contra o Islão, mostra-se "fascinado com o Japão e com a Coreia".

A 22 de julho, 77 pessoas foram mortas por Anders Behring Breivik, em dois ataques: oito morreram na explosão de um veículo armadilhado no centro de Oslo e 69 pessoas foram mortas a tiro numa universidade de verão do partido trabalhista, na ilha de Utoya.

Breivik confessou ser o autor dos atentados, mas considera que não cometeu qualquer crime.

In DN

Twisted Evil

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Noruega Empty Prolongada por 12 semanas prisão preventiva de Breivik

Mensagem por Joao Ruiz Seg Nov 14, 2011 9:18 am

.
Prolongada por 12 semanas prisão preventiva de Breivik

por Lusa
Hoje

Noruega Ng1709605

Breivik à chegada ao tribunal / Fotografia ©️ Reuters/Jon Eeg/ScanpixO tribunal de Oslo decidiu hoje prolongar por mais 12 semanas a prisão preventiva do extremista de direita Anders Behring Breivik, autor confesso dos ataques de 22 de Julho na Noruega.

A instância judicial norueguesa deliberou ainda, de acordo com o juiz Torkjel Nesheim, que o extremista não terá acesso a meios de comunicação social durante as primeiras quatro semanas, bem como será mantido um regime de controlo de visitas e de correspondência por mais oito semanas.

Breivik, de 32 anos, compareceu hoje pela primeira vez a uma audiência do tribunal de Oslo.

A audiência, a quarta do processo, foi pela primeira vez aberta à imprensa e aos familiares das 77 vítimas dos ataques.

Durante a sessão, o extremista tentou falar com os familiares das vítimas presentes no tribunal, mas o juiz impediu-o.

O tribunal também o interrompeu diversas vezes quando tentava justificar os seus actos e fazer um discurso político, segundo a agência local NTB.

Breivik apenas podia falar sobre a situação na prisão - cumpre hoje 16 semanas de detenção - e a questão da prisão preventiva.

O extremista reconheceu ser o autor do atentado à bomba contra a sede do governo norueguês e de um tiroteio na ilha de Utoya, perto de Oslo, a 22 de Julho deste ano. Os dois ataques causaram 77 mortos, a maioria jovens que estavam a participar num acampamento da Juventude Trabalhista, na ilha de Utoya.

O julgamento de Breivik deve começar em Abril de 2012, caso o acusado seja considerado imputável pelos peritos em psiquiatria.

Os dois especialistas responsáveis pela avaliação psiquiátrica do extremista pediram em meados de Outubro um prolongamento e só deverão apresentar o relatório em finais deste mês.

In DN

Twisted Evil

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Noruega Empty Psiquiatras querem internar Anders Breivik

Mensagem por Joao Ruiz Qua Jan 25, 2012 9:51 am

.
Psiquiatras querem internar Anders Breivik

por DN.pt
Hoje

Noruega Ng1794374

Numa avaliação anterior foi diagnosticado a Breivik esquizofrenia paranóide

Os dois novos peritos que vão pronunciar-se sobre o estado mental do autor dos massacres de 22 de julho querem Breivik internado para avaliar o estado mental do norueguês.

Na avaliação divulgada no final do ano passado, foi diagnosticado a Breivik esquizofrenia paranóide, situação que o deveria impedir que o norueguês de 32 anos fosse preso, sendo antes internado num estabelecimento para receber cuidados psiquiátricos.

Porém, Breivik deverá ser novamente observado e os dois novos psiquiatras encarregues de o fazer querem que o autor dos massacres de 22 de julho na Noruega seja internado. Um dos psiquiatras explicou, citado pela AFP, que o objetivo é mapear o comportamento de Breivik, para perceber como ele irá agir a longo prazo. Os especialistas querem observar o norueguês na interação com outros doentes internados e também quando ele está isolado.

Breivik poderá ser internado no Hospital Psiquiátrico Dikermark, em Oslo, mas aguarda-se a decisão do tribunal. A avaliação deverá ocorrer durante duas a três semanas. O opinião dos psiquiatras será conhecida a 10 de abril e seis dias depois começa o julgamento.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Noruega Empty Tribunal obriga Breivik a fazer novo exame psiquiátrico

Mensagem por Joao Ruiz Qua Fev 15, 2012 4:31 pm

.
Tribunal obriga Breivik a fazer novo exame psiquiátrico

Hoje

Noruega Ng1823744

O Supremo Tribunal da Noruega rejeitou o apelo feito por Behring Anders Breivik para não ser submetido a um novo exame psiquiátrico. O autor do massacre que fez 77 mortos na Noruega vai assim ser sujeito a uma segunda opinião.

O tribunal rejeitou o argumento do advogado de Behring Breivik segundo o qual o Oslo City Tribunal não tinha autoridade para pedir uma segunda opinião contra o extremista antes do julgamento, uma vez que a acusação não o requereu.

Perante um protesto contra o relatório oficial feito pelo primeiro psiquiátrica que concluiu que o autor do massacre de 22 de julho que fez 77 mortos era psicótico, o Oslo City Tribunal ordenou uma nova avaliação de Behring Breivik a 13 de janeiro.

Os peritos devem apresentar as suas conclusões até 10 de abril, poucos dias antes do julgamento do extremista de 33 anos, agendado para dia 16 do mesmo mês. Se o diagnóstico inicial se confirmar, o autor do pior ataque na Noruega desde a Segunda Guerra Mundial provavelmente será punido com reclusão num centro psiquiátrico em vez de uma prisão clássica. Mas seja qual for a conclusão dos especialistas em matéria de responsabilidade criminal, caberá ao juiz decidir ditar a sentença.

A 22 de julho, disfarçado de policial, Breivik Behring disparou durante mais de uma hora contra um acampamento de jovens em Utoeya Island, perto de Oslo. Isto aconteceu após a explosão de uma bomba perto da sede do governo da Noruega .

Dos ataques resultaram 77 mortos, incluindo muitos adolescentes.

In DN

Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Noruega Empty Breivik considera que ser internado é "pior que morrer"

Mensagem por Joao Ruiz Qua Abr 04, 2012 11:03 am

.
Breivik considera que ser internado é "pior que morrer"

por Lusa
Hoje

Noruega Ng1888862

Anders Behring Breivik, que será julgado a partir de 16 de abril por ter matado 77 pessoas em Oslo e na ilha de Utoya em julho de 2011, considera numa carta hoje divulgada que ir para um estabelecimento psiquiátrico é "pior que morrer".

"Enviar um ativista político para um asilo é mais sádico e cruel que o matar! É um destino pior que a morte", afirma Breivik numa carta de 38 páginas, da qual o jornal 'Verdens Gang' (VG) publicou alguns extratos.

A carta pretende desmontar ponto por ponto o relatório de dois psiquiatras mandatados pela justiça norueguesa, que concluíram no ano passado que o extremista atualmente com 33 anos era psicótico, sofrendo de "esquizofrenia paranoica", e que portanto era penalmente inimputável.

Se os juízes de Oslo chegarem à mesma conclusão na sequência do julgamento, que terá início a 16 de abril, Breivik será condenado a um tratamento psiquiátrico num estabelecimento fechado, provavelmente para sempre.

No entanto, o acusado pretende, segundo os advogados, declarar-se são de espírito, não invalidando o manifesto ideológico que difundiu no dia dos ataques, os quais devem precisamente servir para atrair a atenção para o documento repleto de tiradas contra o Islão e hostis ao multiculturalismo.

"Devo honestamente reconhecer que é o pior que me podia acontecer na medida em que é uma humilhação", adianta Breivik na carta.

Segundo o jornal VG, o extremista afirma que detetou mais de 200 erros no relatório dos dois psiquiatras desde pormenores linguísticos a declarações completamente inventadas, segundo o próprio.

Invertendo os papéis, Breivik põe a hipótese na carta de que os dois psiquiatras que o examinaram possam ter ficado de tal forma traumatizados com os ataques que não tenham conseguido "ser objetivos".

Os psiquiatras "tinham a intenção clara de reunir as condições que justificassem o diagnóstico ao qual chegaram muito rapidamente", afirma na carta.

A 22 de julho, disfarçado de polícia, Behring Breivik abriu fogo durante mais de uma hora contra jovens trabalhistas reunidos na ilha de Utoya, perto de Oslo, depois de ter provocado a explosão de uma bomba perto da sede do Governo norueguês.

"Eu sabia evidentemente fazer a diferença entre o bem e o mal, mas agi instintivamente", adiantou o extremista que se descreve como sendo "uma pessoa extremamente pragmática".

Nos dois ataques morreram 77 pessoas, maioritariamente adolescentes.

In DN

Twisted Evil

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Noruega Empty Breivik recebe cartas de simpatizantes de todo o mundo

Mensagem por Joao Ruiz Qua Abr 18, 2012 10:21 am

.
Breivik recebe cartas de simpatizantes de todo o mundo

Hoje

Noruega Ng1905272

O assassino de extrema-direita, Anders Behring Breivik, que está a ser julgado em Oslo pelos ataques a 22 de julho passado na Noruega, onde matou 77 pessoas, mantém contacto com simpatizantes de todo o mundo através de cartas que estes lhe enviam para a prisão.

"Estas cartas são declarações inequívocas de apoio, de pessoas com os mesmos valores e pontos de vista políticos. Nas cartas os simpatizantes usam a mesma linguagem e terminologia que Breivik", afirmou o psiquiatra Terje Torrissen que efetuou ao assassino um segundo estudo da mente, escreveu o jornal norueguês "VG".

Algumas das pessoas que escreveram a Breivik afirmaram ser hoje mais radicais porque os seus atos os tinham inspirado.

Anders Behring Breivik garantiu aos psiquiatras que mantém contacto com simpatizantes de mais de 20 países e o volume de cartas

In DN

Noruega Icon_mrgreen

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Noruega Empty 40 mil pessoas cantam em Oslo música odiada por Breivik

Mensagem por Joao Ruiz Qui Abr 26, 2012 10:54 am

.
40 mil pessoas cantam em Oslo música odiada por Breivik

por Lusa
Hoje

Noruega Ng1915555

Cerca de 40 mil pessoas concentraram-se hoje em Oslo para cantar uma música que é odiada pelo extremista de direita Anders Behring Breivik, autor confesso dos ataques de julho passado na Noruega, divulgou a polícia local.

A iniciativa pretendeu ser um sinal de desagrado para com os ideais defendidos pelo extremista, que está a ser julgado num tribunal em Oslo pela morte de 77 pessoas.

Apesar da chuva, a multidão concentrou-se numa praça próxima ao tribunal e entoou a canção "Crianças do arco-íris" de Lillebjoern Nilsen, um músico que o extremista odeia.


Com chapéus-de-chuva, bandeiras da Noruega e rosas nas mãos, milhares de anónimos cantaram em coro a letra da música, tocada no local pelo próprio compositor.

Também aderiram à iniciativa alguns ministros da Cultura de países nórdicos.

"A canção nunca foi tão bonita", afirmou à agência noticiosa francesa AFP Lill Hjoennevaag, uma das promotoras desta ação lançada na rede social Facebook em reação a uma resposta de Breivik.

O extremista de direita, de 33 anos, afirmou na passada sexta-feira diante do tribunal que o cantor norueguês era "um bom exemplo de um marxista" que se infiltrou no meio cultural e cujas composições serviam para "fazer uma lavagem cerebral aos noruegueses em idade escolar".

"A mobilização foi além das minhas expectativas", referiu Lill Hjoennevaag, uma vez que pouco mais de cinco mil pessoas tinham anunciado a participação no evento através da rede social.

Breivik, opositor da multiculturalidade e da "invasão muçulmana" na Europa, foi o autor do atentado à bomba contra a sede do Governo norueguês e de um tiroteio na ilha de Utoya, perto de Oslo, a 22 de julho do ano passado.

Os dois ataques causaram 77 mortos, principalmente jovens que participavam num acampamento da Juventude Trabalhista, na ilha de Utoya.

O julgamento de Breivik começou a 16 de abril na capital norueguesa.

In DN

Noruega Smilie34

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Noruega Empty "Nós ganhámos, ele perdeu", dizem vítimas de Breivik

Mensagem por Joao Ruiz Seg maio 14, 2012 4:38 pm

.
"Nós ganhámos, ele perdeu", dizem vítimas de Breivik

por DN.pt
Hoje

Noruega Ng1938022

Jovens que ficaram feridos no tiroteio na ilha de Utoya compareceram pela primeira vez em tribunal, em Oslo, para descrever a forma como Anders Breivik disparou indiscriminadamente sobre eles a 22 de julho de 2011 enquanto participavam num acampamento de verão da juventude trabalhista

"Nós ganhámos, ele perdeu. Os jovens noruegueses sabem nadar", disse Frida Holm Skoglund, uma jovem de 20 anos.

Facto inédito ao longo do julgamento do extremista de 33 anos, que começou a 16 de abril, as declarações da jovem suscitaram risos discretos na sala 250 do tribunal de Oslo.

Visivelmente ansiosa pelo facto de estar a testemunhar, Frida Holm Skoglung explicou como foi atingida por uma bala a 22 de julho e como retirou ela própria a bala do seu corpo.

Para escapar à fúria assassina de Breivik, a jovem fugiu a nado de Utoya com alguns dos seus amigos. Ao tribunal contou ter visto o extremista a disparar contra jovens que tentavam escapar a nada, gritando "Parem, Voltem".

Breivik, que diz ter agido para proteger a Noruega e a Europa da ameaça do islão e do multiculturalimo, matou 69 pessoas na ilha de Utoya, depois de já ter morto outra oito num atentado à bomba no centro de Oslo. Ao todo, 77 pessoas foram mortas na ação do terrorista de extrema-direita.

In DN

Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Noruega Empty Homem tenta imolar-se do tribunal que julga Breivik

Mensagem por Joao Ruiz Ter maio 15, 2012 9:46 am

.
Homem tenta imolar-se do tribunal que julga Breivik

por Lusa
Hoje

Um homem tentou imolar-se pelo fogo diante do tribunal de Oslo onde o extremista de direita Anders Behring Breivik , autor confesso dos ataques de julho passado na Noruega, está a ser julgado, divulgou a polícia local.

"Um homem atravessou a rua e ateou fogo a si próprio", afirmou Kjell Jan Kvarme, chefe de operações no local. "Os polícias tiraram-lhe as roupas e apagaram o fogo", acrescentou o mesmo responsável.

O homem, cuja identidade não foi até ao momento divulgada, foi transportado para o hospital Ullevall com queimaduras no corpo. O indivíduo ficou gravemente ferido, disse Kjell Jan Kvarme.

"Até ao momento, não temos qualquer razão para pensar que o ato está relacionado" com o julgamento de Breivik

Os dois ataques causaram 77 mortos, na maioria jovens que participavam num acampamento da Juventude Trabalhista, na ilha de Utoya.

In DN

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Noruega Empty Polícia diz que Breivik não teve cúmplices

Mensagem por Joao Ruiz Qua maio 30, 2012 10:26 am

.
Polícia diz que Breivik não teve cúmplices

por DN.pt
Hoje

As autoridades policiais da Noruega excluíram, hoje, a existência de cúmplices do assassino Anders Behring Breivik, que disse pertencer a um grupo pronto a atacar novamente.

Anders Behring Breivik revelou à policia num manifesto ideológico de 1500 páginas publicado na internet pouco antes dos ataques, que era membro de uma organização pan-europeia, os cavaleiros templários, que terá nascido em Londres em 2002, para proteger a Europa do Islão e do multiculturalismo.

Reconhecendo que se tratou de uma apresentação "demasiado pomposa", o radical de 33 anos esclareceu que a organização, afinal, tinha seis membros, garantindo, contudo, que as "outras células" podem atacar a qualquer momento.

"A polícia não encontrou evidências de que os cavaleiros templários existam como foi mencionado pelo acusado" acrescentou Wilberg, apresentando as conclusões do maior inquérito jamais realizado na Noruega, que mobilizou cerca de 1000 gentes policiais.

No entanto, Breivik admitiu em tribunal que a polícia de Oslo não conseguiria identificar entre as 8 mil pessoas a quem tinha enviado o seu manifesto, no dia 22 de julho, um cavaleiro templário.

Dos 8 mil relatados ,o manifesto acabou por ser enviado apenas para mil destinatários devido a um filtro que limita o número de envios.

In DN

Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Noruega Empty Relatório diz que ataque de Breivik podia ser evitado

Mensagem por Joao Ruiz Seg Ago 13, 2012 8:21 am

.
Relatório diz que ataque de Breivik podia ser evitado

por Leonor M. Ferreira com AFP, editado por Helena Tecedeiro
Hoje

Noruega Ng2071778

Uma comissão independente criada para investigar os ataques de 22 de julho de 2011 em Oslo, criticou hoje o trabalho da polícia e afirma que os crimes podiam ter sido evitados e Anders Breivik travado mais cedo.

"O ataque contra a sede de ministérios a 22 de julho poderia ter sido evitado através da implementação efetiva das medidas de segurança existentes", concluiu o relatório apresentado pelo primeiro-ministro Jens Stoltenberg. "A intervenção policial era possível. O autor dos ataques podia ter sido parado antes", acrescentou.

No rescaldo dos ataques, a polícia foi criticada pela sua lentidão (passaram três horas entre o atentado e a detenção) e incapacidade em usar meios aéreos quando foi alertada para o tiroteio na ilha e a tentativa fracassada de chegar lá num barco insuflável. O relatório elogia ainda as comunicações do governo para o público naquele dia.

Anders Behring Breivik, de 33 anos, confessou ter assassinado 69 pessoas num campo de juventude de verão na ilha de Utoya e outras oito pessoas num ataque à bomba no centro da capital, mas pediu para ser ilibado das acusações de terrorismo, alegando que estava a defender a Noruega do multiculturalismo e da imigração.

A sentença do julgamento deve ser conhecida a 24 de agosto e Breivik poderá passar o resto da vida num hospital psiquiátrico se for considerado mentalmente doente

In DN

Twisted Evil

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Noruega Empty A direita ganhou as eleições na Noruega

Mensagem por Joao Ruiz Ter Set 10, 2013 10:25 am

.
A direita ganhou as eleições na Noruega

por Lusa, editado por Ricardo Simões Ferreira
Hoje

Noruega Ng2750765
Erna Solberg, do Partido Conservador, irá negociar um governo à direita Fotografia © REUTERS/Stian Lysberg Solum/NTB Scanpix

A oposição de direita, liderada pela conservadora Erna Solberg, ganhou ontem as eleições legislativas norueguesas com 54,7 por cento dos votos.

Projeções realizadas quando estavam contados 52,6 por cento dos votos, davam como certo que o bloco da oposição obteve 99 dos 169 assentos do Storting (parlamento), contra os 69 deputados e 40,5 por cento dos votos da coligação "Vermelho e Verde" do primeiro-ministro, o trabalhista Jens Stoltenberg, no poder desde 2005.

O Partido Trabalhista, conservou, contudo, o lugar de formação política mais votada, com 30,7 por cento dos votos e 56 assentos parlamentares, o que representa uma queda de quase cinco pontos percentuais e oito deputados em relação a há quatro anos.

O Partido Conservador foi a segunda força mais votada, com 27,4 por cento e 50 mandatos, uma subida de 10 pontos percentuais e de 20 mandatos em comparação com 2009.

O ultranacionalista Partido do Progresso foi o terceiro, com 16 por cento dos votos, quase menos sete pontos percentuais, e 30 assentos parlamentares, menos 11 do que nas últimas legislativas.

O Partido Democrata-Cristão manteve o resultado de 2009, com 5,5 por cento dos votos e 10 deputados, enquanto o Partido Liberal subiu para cinco por cento dos votos e passou de dois para nove deputados.

Os parceiros minoritários da coligação "Vermelho e Verde" obtiveram resultados díspares: o Partido Centrista caiu apenas algumas décimas, para 6,2 por cento e manteve 11 deputados, e o Partido da Esquerda Socialista caiu dois pontos percentuais, para quatro por cento, e passou de 11 para dois deputados.

O Partido do Meio Ambiente "Os Verdes" entrou no parlamento com um deputado, graças aos votos pessoais, já que se ficou pelos 2,6 por cento de votos, abaixo da barreira mínima de quatro por cento.

In DN

Noruega Images?q=tbn:ANd9GcSHVQ5W3eaergyK9mLacldcsskPmjipU6O7Z3govRqSZjMjIyNd

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Noruega Empty Re: Noruega

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos