Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Os 70 pratos a concurso para as 7 Maravilhas

Ir para baixo

Os 70 pratos a concurso para as 7 Maravilhas Empty Os 70 pratos a concurso para as 7 Maravilhas

Mensagem por Joao Ruiz Qui Abr 14, 2011 11:35 am

.
Os 70 pratos a concurso para as 7 Maravilhas

11 Abril 2011

Os 70 pratos a concurso para as 7 Maravilhas Ng1498870

Conheça aqui os 70 pratos pré-finalistas na eleição das "7 Maravilhas da Gastronomia". Esta é uma primeira selecção realizada por um painel de 70 especialistas, de entre as 433 candidaturas apresentadas. Clique em cada região para ver a listagem dos pratos.

http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1827553

Dos 70 pratos, 21 serão escolhidos por figuras convidadas a seleccionarem os 21 finalistas, que serão apresentadas a 7 de Maio.

Inicia-se então a votação pública por SMS, chamada telefónica, internet e Facebook, que decorrerá até 7 de Setembro.

Os 7 vencedores são revelados a 10 de Setembro.

In DN

Os 70 pratos a concurso para as 7 Maravilhas Cuisiniers-01

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Os 70 pratos a concurso para as 7 Maravilhas Empty Portugueses podem escolher as 7 Maravilhas da Gastronomia

Mensagem por Joao Ruiz Seg maio 09, 2011 1:02 pm

.
Portugueses podem escolher as 7 Maravilhas da Gastronomia

por Lusa

Os portugueses podem, até dia 7 de Setembro, votar nas 7 Maravilhas da Gastronomia, que incluem pratos como coelho à caçador, chanfana, pastel de Belém, alheira de Mirandela, amêijoas à Bulhão Pato, bacalhau à Gomes de Sá ou açorda à alentejana.

Os 21 pratos seleccionados são apresentados por sete categorias - entradas, sopas, marisco, peixe, carne, caça e doces -, cada uma das quais com três iguarias da gastronomia portuguesa, mas os votantes são convidados a escolher os sete pratos que mais lhe agradam, independentemente da categoria.

Para a categoria "entradas", a escolha recaiu na alheira de Mirandela (Trás-os-Montes e Alto Douro), pastel de bacalhau (Lisboa e Setúbal) e queijo da Serra da Estrela (Beira Interior/Beira Litoral).

As "sopas" escolhidas são açorda à alentejana (Alentejo), caldo verde (Entre Douro e Minho) e sopa da pedra (Ribatejo/Estremadura).

Os "mariscos" colocados a votação são amêijoas à Bulhão Pato (Lisboa e Setúbal), arroz de marisco (Estremadura e Ribatejo) e xarém com conquilhas (Algarve).

Já no "peixe", as opções são bacalhau à Gomes de Sá (Entre Douro e Minho), polvo assado no forno (Açores) ou a popular sardinha assada (Lisboa e Setúbal).

Na categoria "carne", os pratos colocados a votação são chanfana (Beira Litoral), leitão da Bairrada (Beira Litoral) e tripas à moda do Porto (Entre Douro e Minho).

Para "caça", os 21 especialistas convidados pela organização do evento, escolheram coelho à caçador (Beira Litoral), coelho à Porto Santo à caçador (Madeira) e perdiz de escabeche de Alpedrinha (Beira Interior).

Os "doces" selecionados foram pastel de Belém (Lisboa e Setúbal), pastel de Tentúgal (Beira Litoral) e pudim Abade Priscos (Entre Douro e Minho).

A selecção dos 21 finalistas culmina um processo iniciado a 7 de Fevereiro último e que passou pela apresentação de candidaturas (433 ao todo) e um primeiro processo de seleção, por um painel de 70 especialistas, cujo resultado (70 pré finalistas) foi anunciado a 07 de abril. Os 21 pratos selecionados são apresentados hoje em Santarém, cidade escolhida como "anfitriã" da iniciativa.

Os interessados podem votar por telefone, SMS ou via Internet, neste caso no site do evento (www.7maravilhas.pt) ou através do Facebook (www.facebook.com/7MGastronomia), usando os códigos relativos ao prato da sua preferência. A organização já disse que espera críticas, algo que considera "natural" e que até ajuda ao sucesso da iniciativa.

"Quanto mais tivermos mais sucesso terá, porque mais gente estará interessada em saber do que se trata", disse Luís Segadães à Lusa na fase de pré seleção, sublinhando que este concurso avalia os pratos, não pela sua confeção, mas "enquanto representantes culturais das suas regiões".

In DN

Os 70 pratos a concurso para as 7 Maravilhas Plats-05

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Os 70 pratos a concurso para as 7 Maravilhas Empty Alheira de Mirandela candidata a maravilha da gastronomia

Mensagem por Joao Ruiz Ter maio 10, 2011 4:30 pm

.
Votar no facebook

Os 70 pratos a concurso para as 7 Maravilhas Alheira

Alheira de Mirandela candidata a maravilha da gastronomia

A alheira de Mirandela é uma das finalistas das sete maravilhas da gastronomia. Após a divulgação e promoção do património histórico e natural do nosso país, as «7 Maravilhas», promotor por excelência da identidade nacional, decidiu agora avançar para divulgação e promoção do património gastronómico nacional.

A assembleia de “notáveis” deliberou, no passado sábado, o panteão das especialidades da nossa cozinha que passam à votação pública e onde se destaca a Alheira de Mirandela como finalista na Categoria de Entrada e como única representante da região de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Este novo concurso pretende reflectir todas as componentes da boa mesa portuguesa, e iniciou -se com mais de 430 candidaturas. A selecção inicial teve o apoio do Conselho Científico, constituído, entre outras entidades, pela Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, a Federação Minha Terra, a Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal, as Escolas de Hotelaria do Turismo de Portugal.

A nível da nossa região a DESTEQUE, representando os municípios de Alfândega da Fé, Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros, Vila Flor e Mirandela, na qualidade de associada da Federação Minha Terra, submeteu 11 receitas que foram seleccionadas para as “7 Maravilhas da Gastronomia”.

Deste conjunto três pratos foram seleccionadas como pré-finalistas, sendo a Alheira de Mirandela seleccionada na categoria de Prato de Entrada; a Alheira de Mirandela com grelos salteados, na categoria de Prato de Carne e Tordos Fritos ou Fritada dos Passarinheiros na categoria de prato de caça.

Agora, a Alheira de Mirandela foi eleita na categoria de Prato de Entrada, sendo neste caso, a única representante da região de Trás-os-Montes e Alto Douro, nas 21 finalistas. António Branco, vogal da DESTEQUE, não esconde a satisfação por estar entre os finalistas.“A nossa primeira grande vitória foi quando conseguimos passar às 70 pré-finalistas onde a alheira teve duas representações que foi na categoria de entradas e prato de carne.

Isso trouxe-nos algumas esperanças” refere, acrescentando que “ficar entre as três finalistas ao nível das entradas para nós tem é uma enorme vitória porque significa que a alheira de Mirandela é um produto de destaque nacional”.

António Branco considera que esta distinção é mais um reconhecimento nacional da qualidade da alheira de Mirandela e assume uma maior responsabilidade por ser o único produto transmontano nos finalistas das sete maravilhas da gastronomia.“Eu julgo que é um reconhecimento feito pela qualidade do produto que é o único que neste momento está a representar a região de Trás-os-Montes neste processo” afirma, salientando que “é um produto importantíssimo para a economia local e nós vamos aproveitar todos os meios de comunicação possíveis para valorizar a alheira”.

Os 21 produtos distribuem-se em sete categorias: entradas, sopas, marisco, peixe, carne, caça e doces. Cada uma das categorias conta com três pratos típicos da gastronomia portuguesa. Nas entradas, a alheira de Mirandela vai ter como adversários o pastel de bacalhau (Lisboa e Setúbal) e o queijo da Serra da Estrela (Beira Interior/Beira Litoral).

A votação já começou e pode ser feita por telefone, SMS ou pela internet. Apesar de considerar que será uma luta desigual, António Branco acredita que a Alheira de Mirandela pode sair vencedora, até porque esta é uma oportunidade de demonstrar que o Interior tem capacidade para responder a estes desafios.“Sem dúvida que é uma luta desigual porque a alheira está um bocado confinada ao nosso concelho e nós estamos a debater-nos com um produto de uma região que é o queijo da Serra e com o pastel de bacalhau que quase tem uma representação nacional” afirma António Branco.

“Eu espero que as pessoas que vão votar saibam distinguir o tipo de produtos” ainda assim, “nós temos de mostrar ao país as qualidades deste produto pois é uma oportunidade de mostrar que as regiões do interior têm capacidade de responder a estes desafios”. A alheira de Mirandela é uma das 21 finalistas das sete maravilhas da gastronomia.

A votação já começou e prolonga-se até 7 de Setembro.As plataformas de votação atribuídas à Alheira de Mirandela são através de Chamada telefónica para o número 760 302 701. Na internet, através do site www.7maravilhas.pt, cada endereço de e-mail tem direito a votar uma vez.Via SMS é possível votar, bastando para isso enviar o número 701 para o nº 68933.
Brevemente também será possível votar através do Facebook.

Brigantia, 2011-05-10
In DTM

Os 70 pratos a concurso para as 7 Maravilhas 00020441

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Os 70 pratos a concurso para as 7 Maravilhas Empty Re: Os 70 pratos a concurso para as 7 Maravilhas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos